08 Jun 2005
4 comentários

Tauromaquia en España: A cultura dos Toros e Toreros

Vida na Espanha

Recém cegada de uma viagem ao sul da Espanha, alguns pontos da cultura dessa regiao ficaram mais marcadas na minha memoria. A Andaluzia nao é a regiao mais rica, nem mais poderosa nem mais influente na Espanha atual, mas quase todos os “estereotipos” que identificam o povo espanhol tiveram origem nessa parte do país. Tópicos como as Touradas, o Flamenco, o Gazpacho, o calor ardente, as castanholas, etc… sao na verdade, antes de serem espanholas, cultura Andaluza.


Plaza de Sevilla

As touradas, ou Corrida de Toros sao pratica muito comum em todo territorio, mas teve sua origem indiscutivelmente no sul do pais. Quase todas as festas populares da Espanha envolvem de alguma maneira o ritual (por exemplo, a mais famosa de todas, San Fermin em Pamplona), e apesar da controversia mundial e nacional, os espanhois (mesmo os que sao contra a pratica) de alguma forma defendem a Tauromaquia como uma forma explicita da cultura espanhola, e sua aboliçao seria renegar e apagar um pouco de uma cultura tao rica.

Para os espanhois ser Torero Matador é sinonimo de valentia e bravura, o ponto maximo que pode chegar o Macho Iberico, e sao tratados como celebridades nacionais de primeira linha; mais que muitos atores e jogadores de futebol, e seu estilo de vida é mais ou menos o mesmo… Namoram modelos e apresentadoras de tv, perticipam de jartar com a familia Real, estao sempre em festas badaladissimas, etc. E ganham MUITO, mas muito dinheiro!

O espetáculo da-se numa Plaza de Toros (Praça de Touros). Na Arena. Algo parecido a um campo de futebol, porém com outras características. Neste lugar, as pessoas se sentam em arquibancadas (Tendidos) para assistirem a tourada (Corrida). Em todas as corridas o toro sai sacrificado (e em algumas outras – porém poucas – o torero tambem).
Inicia-se com a solta do touro na arena, onde se dará a primeira das três fases da corrida, que são chamadas de Tercios. Na primeira etapa, denominada de Tercio de Varas, o matador enfrenta o touro com uma capa vermelha, o qual é ajudado pelos Peones, seus assistentes, os quais buscam levar o touro para ser perfurado pelo Picador (cavaleiro com lança), este monta um cavalo todo protegido contra as centenas de chifradas que o touro manifesta. Assim que o picador dá as suas estocadas no touro, enfraquecendo os seus músculos, inicia-se a segunda etapa, o Tercio de Banderillas. Onde os banderilleros enfiam as banderillas (dardos afiados) nas costas do touro provocando ainda mais o touro e debilitando este também. A terceira e última etapa, Tercio de Muleta, o toureiro faz o espetáculo ficar bem bonito, com os gritos da platéia de olé-olé, ele usa a Muleta (capa) fazendo passes para que o touro fique cada vez mais cansado, e tira os suspiros da torcida. As vezes, os toureiros perdem a vida neste tão perigoso tercio. Como foi o caso de Manolete, um dos maiores matadores que já existiu. Morreu em 1947 ferido pelo touro Islero em Linares, Jaén. E tantos outros toureiros. Enfim, depois de tantos passes, gritos de olé, o matador se prepara para dar a estocada final. Com um movimento da muleta e a aproximação do touro, este enfia toda a sua espada fazendo o touro cair. É o final do espetáculo. Caso o touro não chegue a morrer com essa estocada. Rapidamente ele é sacrificado, para não ocorrer o sofrimento do animal. Com o termino da festa, vem uma carroça, com cavalos todos enfeitados e faz o arrastre de toros (tiram o touro morto da arena).

Não poderia deixar de falar que, quando no tendido (arquibancada) as pessoas acenam com lenços brancos, é em sinônimo da glória do toureiro. Ou seja, como ele está indo bem na arena. E no final da corrida, o juiz dirá se o toureiro terá o direito de tirar uma ou as duas orelhas do touro morto. E se ele for realmente um torero excepcional, ele tb ganha o rabo do toro (premio maximo!)

As duas mais famosas Plaza de Toros de Espanha são Las Ventas (em Madrid) e La Maestranza (em Sevilha). Tourear em uma dessas duas praças, é algo para os melhores matadores do mundo taurino.

Curiosidades da Taurimaquia:

– Até uns 20 anos atras os cavalos dos Picadores nao tinham nenhuma proteçao contra as chifradas do Toro, entao em cada corrida, morriam em media 25 cavalos. Porque todo mundo fica tao horrorizado com a morte do Toro e ninguem fala nada sobre os pobres cavalinhos…?!

– Um toro que foge do Torero e pula o muro da arena, é considerado um mau touro, medroso, e o torero pode exigir que troquem de toro, e o animal pode vir a ser sacrificado por isso.

– Um touro é um animal que tem no minimo 4 anos de vida (antes disso ele é um novillo) e pesa em media 700 kilos. Ha 100 anos atras os touros pesavam em media 400 kilos.

– O touro que matou Manolete (o Toureiro mais famoso da espanha e que morreu jovem) foi obviamente sacrificado, mas o seu dono, se sentindo culpado, tb matou a vaca que era sua mae (parece que estou chingando alguem né?!) para impedir que ela desse a luz a outros assassinos. Sua cabeça esta exposta no museu da Plaza de Sevilla.

A cabeça da Vaca mae

– Os Toreros sao submetidos a rigorosos controles de peso e altura, e devem seguir a um padrao estetico especifico para poderem usar as roupas tipicas do espetaculo.

Traje y Mantilla

– A santa protetora do Toreiros á a Virgem de la Macarena (eu e a Milagros começamos a dançar a “macarena” quando a guia disse isso, mas ela nao gostou muito da brincadeira, e os outros turistas morreram de rir! Aposto que todo mundo pensou a mesma coisa!) e apesar de nao terem uma padroeira, todos entoam a mesma oraçao.

– Cada corrida é composta de 6 atos, com 3 toreros e 6 toros. Cada torero mata 2 toros por corrida.

– A portinha por onde saem os toros na arena fica exatamente de frenta pro camarote do Rei.

– Já perguntei pra varias pessoas, mas ninguem sabe oque fazem com a carne do touro morto…

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. ric - 10/12/08 - 16h37

    informação e cultura

    informação e cultura se você está procurando
    informação e cultura
    visite
    http://nnoticia.wordpress.com

    Responder
  2. Jennifer - 26/02/10 - 23h26

    Ei dri, eu adoooooooooooooooooooro, o seu blog é de grande utilidade e fundamental para todos os viajantes brasileiros! Agora, tenho uma dúvida crucial, meu sonho é estudar espanhol na espanha, qual cidade vc sugere, como é o esquema de dividir apt. entre estudantes, eu adoraria q fossem brasileiras, e quanto custa + ou – , estdar em Salamanca durante 1 mês? Eu tb gostaria de saber como é o esquema , as procedências q devo tomar para ficar em apt. com estudante é vantajoso? OBRIGADA!!!!!!!! Tenho 26 aninhos, quero ainda aproveitar a pouca juventude q me resta…

    Responder
    • Adriana - 27/02/10 - 01h37

      OI Jennifer,
      Nao sei as informcoes especificas sobre Salamanca, pois estudei em Madrid. Porem todas as minhas informacoes estao reunidas na tab ai em cima “Informacoes sobre a Espanha”. Tuso que eu sei (e elembro!) esta lá!
      Abs
      Dri

      Responder
  3. La Fuencisla - 14/01/11 - 09h35

    […] que aquilo ali nao eh um lugar comum! O dono (o Don Gregorio) eh um viciado em Touradas e a cultura Tauromaquia da Espanha, e como seu sonho de infancia nao se realizou (virar toreiro, que eh uma profissao super […]

    Responder