15 Nov 2007
11 comentários

Levado a serio

Estudos

Essa semana entreguei meu primeiro projeto na universidade. O primeiro de 4, mas pelo menos jah me livrei.

Para comecar que, como jah tinha falado aquí antes, a Westminster esta a anos luz de de qualquer outra universidade que eu jah tenha estudado (UERJ e Complutense de Madrid) no quesito organizacao.

Talvez seja por ser uma universidade particular, pela primeira vez na vida; e talvez seja por ser na Inglaterra.

Soh sei que a coisa eh boa. Tao organizada que chega a encher o saco. Mas nao estou reclamando. Melhor assim.

Pois bem. Para comecar todos os “standards” na preparacao do trabalho (numero de palabras, paginas, espacamento, parágrafo, numeracao, etc), oque eh padrao num nivel de mestrado, mas nem todos os prefessores levam a serio.

Depois o nivel de detalhe em relacao as referencias. TUDO tem que ser referenciado (essa palavra existe??) nos minimos detalhes, para nao ser considerado plagio. E as datas de entrega.
Todos os trabalhos tem que ser entregues no formato impresso e eletronico. O formato impresso nao eh no estilo “imprime, vai na aula e deixa na mesa do professor”. Tem um lugar especifico na cordenacao de pos graduacao onde se colocam os trabalhos, tipo uma caixa de correio, e todos tem que ser entregues antes das 18:00. As 18:00 em ponto, o trocinho fecha, e jah era. Soh podera entregar no dia seguinte, e jah perdeu 10% da nota. Entao, lógicamente todos entregamos nossos trabalhos na vespera.

A segunda via, eh em formato eletronico. Mas nao eh um e-mail pro professor. Eh num sistema de deteccao de fraude. Isso mesmo! Um sistema via intranet do site da Westminster, com varios codigos e passowrds fornecidos pelos professores pra cada materia, e nesse sistema o seu trabalho eh comparado com uma database de livros academicos, internet, google, etc, pra garantir que NADA foi copiado, ou se vc esta mencionando as palavras ou ideias de outra pessoa, vc fez a referencia correta.
Aff!!!

Eu suei pra fazer esse projeto! E ainda tenho mais 3!!! E eh soh meu primeiro termo!!

E pensar que na UERJ a maioria do pessoal da minha turma comprou a monografica, ou baixou na internet… Aqui, isso ia dar expulsao na certa! (Na UERJ eu fui uma das UNICAS a fazer minha monografinha direitinho, comecei minha pesquisa 2 anos antes, etc, e fui a que tirou uma das notas mais baixas!! Que raiva!)

Nao copiei absolutamente NADA, e tive o mior cuidado do mundo quando queria discutir ideias de outras pessoas, mas memso assim estou morrendo de medo!
Ser expulsa do mestrado, logo no primeiro trabalho por causa de plagio, ninguem merece!Uma das instrucoes que eles dao no student handbook, eh para evitar fazer qualquer tipo de pesquisa na Internet. Alem das fontes nao serem seguras, tudo eh muito bem “trackable” e qualquer material que vc use vindo via google, wikipedia etc, sao logo flagrados no sistema…
Ai ai…
Mas pelo menos as universidades tem certeza absoluta que todo mundo esta APRENDENDO de verdade em seus cursos!!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. catita - 15/11/07 - 15h27

    Dri, eu passei por isso e te entendo completamente.
    Na faculdade do Brasil, o povo chegou ir na em outras Universidades pegar tudo escrito…

    Eu fiz a minha e levei 8.0 e achei um absurdo, depois de tanto tempo escrevendo, fazendo estagio de graca para obeter maiores informacoes sobre minha pesquisa e so levo isso… afff

    Boa sorte e tenho certeza que tudo vai dar certo.
    Catita

    Responder
  2. Adriana - 15/11/07 - 16h01

    Eu tb!!
    Fui ateh me palestra na USP, pra fazer pesquisa pra minha monografia e tirei 8,5. E teve gente da minha turma que nem sequer sabia de que tratava sua monografia e tiraram 10!!!
    Mas agora pelo menos sei que no minimo serao justos!

    Responder
  3. Gabriela - 15/11/07 - 18h06

    Adriana,
    Primeiro queria dizer que fiquei contente por saber que tudo correu bem com sua mae. Claro que tudo isso é chato, mas é uma coisa possivel de ser resolvida e isso é o que importa.
    Sobre ter trabalhado realmente na sua monografia e ver que os que nao fizeram a mesma coisa “se deram bem”, a verdade é que os verdadeiros espertos trabalham, estudam, ralam. Os “expertos” querem encurtar um caminho que, no final, so’ lhes prejudica.
    Qual tera’ sido o destino profissional desses seus colegasl? Sera’ que algum deles estaria capacitado para fazer um mestrado na Inglaterra? Que frutos estao colhendo de toda aquela “experteza”?
    Tudo bem, eu sei que tem muita gente que “se da’ bem”, especialmente no Brasil (mas nao so’), porque é filho desse, amigo daquele ou é tao “experto” que consegue enganar todo mundo. Mas ai’ é uma questao de carater. Eu nao gostaria de ser assim.
    No Brasil os professores, assim como grande parte dos funcionarios publicos (sim, porque na empresa privada séria a coisa é mais dificil), usa a tatica do “to nem ai'” e se justifica dizendo que ganha pouco, tem péssimas condiçoes de trabalho e tal. Admito que seja verdade, mas sera’ que o jeito de reverter esse processo é fingir-se de morto, deixar que monografias copiadas fiquem impunes?
    Enfim, nao quero dar uma de ingenua, mas acho que fazer as coisas do modo certo, ainda que mais trabalhoso, é a melhor coisa a fazer.
    Ciao

    Responder
  4. Flavia - 15/11/07 - 23h15

    Acabei de passar por isso tambem na minha faculdade dos States. Pra mandar eletronicamente tinha que ser pelo site da escola e tudo mais. Da uma trabalheira neh? Mas vale a pena, pois depois vc tem aquele sentimento de que fez bem feito.

    Bjs e boa sorte para os outros trabalhos!

    Fla

    ps-vamos fazer o encontro ano que vem em Fevereiro? Em Londres vai ser o melhor lugar pra encontrar todo mundo e a Victoria vai com certeza!!!

    Responder
  5. Re Coelho - 16/11/07 - 11h35

    Adriana, Essas coisas acontecem só nas públicas e nas particulares “meia-boca” aqui do Brasil. Acabei de passar por isso na minha pós e as exigências para o trabalho são iguais as suas, cópia eletrônica, colocar a fonte de tudo, graças a santa ABNT. Fica tranqüila, vai dar tudo certo, e que bom que a sua mãe já está bem. Bjos. Renata.

    Responder
  6. dedeia - 16/11/07 - 18h29

    Acho esse metodo totalmente questionavel, por um simples motivo:

    Pelos varios relatos que ja ouvi de estudantes aqui, na graducao ou pos-graduacao, o lance eh mesmo escrever trabalho cheio de referencias. No meu tempo isso tinha nome: FICHAMENTO.

    Onde estao as conclusoes, as discussoes, o pensamento critica, a capacidade analitica? Acho que falta isso na educacao inglesa, apesar de tanto metodo e organizacao. Sera que eh mesmo valido tanta disciplina e metodologia quando pensar eh o que mais importa?

    Apenas estou trazendo uma coisa pra ser pensada….eh isso.

    beijoooo!

    Responder
  7. Barbara - 20/11/07 - 14h51

    Adriana

    Fiquei feliz em ler esse comentário a respeito da universidade em que você está cursando o mestrado em Londres.

    Eu tenho me sentido muito frustada em relação ao curso de pós-graduação no qual estou inscrita aqui no Brasil.

    Primeiramente, a uma demanda por trabalhos em grupo, ou seja, maior parte das atividades e apresentações são em em duplas, trios, ou quartetos e você consequentemente acaba facilitando a nota do seu companheiro de classe. Além disso, não há muita organização e eu sou crítica em relação a isso. Eu acho que trabalhos acadêmicos deveriam ser feitos individualmente e que deveria ter apenas um trabalho em grupo. Estou cansada de ver gente tirando nota a custas de outros, isso não é nada ético e muito menos correto. Ponto x da questão é que os professores pedem trabalhos de 2 páginas a 4 páginas, o que eu considero fraco quando comparado com 2500 palavras que vc citou que o seu projeto teria que ser elaborado. Além de pedirem trabalhos resumidos e enxutos, creio que os mesmos tem preguiça de corrigí-los, já que a moda é essa, quanto menos melhor.

    Então, além de ser um curso em uma universidade privada, a toda hora entra um novo aluno, tipo reality show… Sai e entra outro no lugar… Mais uma vez eu questiono que tipo de educação temos aqui neste país e até quando irá reinar esse jeitinho Brasileiro? Até quando vou ver pessoas passando uma por cima das outras para atingirem seus objetivos? É revoltante, ver tais acontecimentos e só não dou por finalizado o bendito curso porque acho que estaria jogando o dinheiro que investi no lixo. Claro, para aqueles que se acham os espertinhos e usam as outras pessoas para ganharem as notas, eu deixo um recado: Eles podem enganar os outros mas não a si mesmos… não dá para fingir o tempo todo, dá?

    E mais, se você reclamar, vai soar para os organizadores do curso que é vc que é chata e exigente. Nesse repudiante cenário, só me resta remar a favor da maré e continuar fingindo que não vejo o que vejo! Se reclamar, vou ter que me expor e no final, onde o jeitinho brasileiro prevalece, tanto faz como tanto fez, vou ter que aturar!

    Gosto do seu blog e espero que vc coloque mais informações sobre os projetos e a qualidade do mestrado na universidade em que vc estuda.

    Responder
  8. […] em relacao a qualidade dos trabalhos eh altissima, como jah contei em outros posts (sobre notas, plagiarismo e prazos), e nao existe segunda chance, ninguem quer saber dos seus problemas pessoais e outras […]

    Responder
  9. - 06/08/11 - 12h17

    Oi dri,
    Eu sei que este post já é antigo e eu só estou perguntando agora, mas só comecei a ler o seu blog direitinho faz pouco tempo. Porque quando comecei a ler o seu blog era pela preferencia dos países que gostava e acabei perdendo muitos posts.
    Então, eu estou pensando em estudar na Inglaterra. E tenho dúvidas em relação a várias coisas que você explicou:
    1º pergunta: Sistema contra plágio? Eles têm um sistema de detecção de palavras que foram copiadas em relação as fontes da internet e livros também? Mas se você referenciar as frases, mesmo que elas estejam parecidas com a fonte, já não é considerado plágio? Ou seja, se referenciar já não tem problema mesmo que esteja parecido com o livro onde você se baseou?
    2º pergunta: Quais foram as outras opções (universidades) que você escolheu para além da Westminster?
    3º pergunta: Eu queria fazer um MBA ou qualquer mestrado relacionado com Business. Você recomenda alguma universidade boa para fazer MBAs??
    4º pergunta: Você mencionou noutro post que não é preciso preocupar em traduzir nenhum documento quando se está candidatando para as universidades. Tipo as notas da sua faculdade do curso no Brasil e em Espanha não tem que ser convertidos para as notas equivalentes do sistema Ingles?
    Muito obrigado, Você vai-me ajudar bastante se me esclarecer com estas perguntas.
    Beijo

    Responder
    • Adriana Miller - 06/08/11 - 13h08

      OI Catarina,

      É o seguinte:

      Todos os trabalho universitarios tem que ser submetidos no sistema on lina da unversidade, e esse sistema “anti plagio” detecta qualquer frase ou ordem de palavras que aparece em algum outro trabalho da universidade, sites, livros e afins. Você logicamente pode (e deve) consultar mil fontes pra seus trabalhos, mas oque voce coloca no seu trabalho final deve ser sempre escrito com suas proprias palavras, e caso queria parafrasear outra pessoa entao essa referencia deve ser demarcada e identificada como tal (tem um monte de regrinha de como fazer isso). Se vc tiver referenciado de maneira correta o sistema sabe identificar isso, caso contrario você será chamada pra se explicar e justificar sua escolha de palavras.
      Uma vez eu tive que me justificar no “comitê” porque usei a mesma frase e a mesma referencia de um outro trabalho do semestre anterior, ou seja “copiei” de mim mesma já que os temas eram parecidos, e ainda assim a universidade considerou isso como uma forma de “plagio” e eu tive que me justificar. NO final não teve problema nenhum, mas é um pequeno exemplo de como eles levam direitos autorais e autenticidade do seu ensino super a serio!

      Eu tambem apliquei e fui aceita na Kings College da University of London e na London School of Economics, mas acabei optando pela Westminster porque era a unica Business School com aulas noturnas e eu nao queria (nem podia) parar de trabalhar pra me dedicar ao mestrado. Westminster não foi minha primeira opção pois fui aceita em universidades melhores, mas no final das contas a Westminster acabou sendo minha unica opção.

      Sobre universidades boas aqui tem otimas. Se vc quer fazer uma MBA mesmo e não um mestrado numa Business school (como foi o meu caso) então pra “valer a pena” tem que ser numa escola MUITO boa mesmo, se não vira acessorio… A Londons school of Economics é super bem conceituada, a CASS tambem, a University of Oxford e Cambridge.

      Eu nao precisei traduzir nem converter diplomas pois meu diploma valido e minha “higher education” era da universidad Complutense em Madrid, que por ser uam universidade Europeia, tem equivalencia automatica.
      Se seu “ultimo” diploma é de universidade Brasileira (ou qualquer não Europeia) o melhor a fazer é entrar em contato com cada universidade e esclarecer seu caso. Cada universidade tem seus criterios, e só posso responder pelo meu caso, no curso de RH da Westminster.

      Responder
  10. - 11/08/11 - 09h18

    Muito obrigada Dri, você me ajudou muito mesmo! Impecável!!
    E já agora queria-te dar os Parabéns porque depois de ler todos os post vi o quanto você se dedicou e esforçou nessa tese =)
    Beijo

    Responder