22 Sep 2008
21 comentários

Passei!

Estudos

Finalmente recebi minhas notas finais da ultima prova que fiz pro mestrado!!

PASSEI! Aleluia! Repetir materia nunca eh bom, mas essa materia em especial seria uma desgraca pois faz parte das minhas materias “core” que sao obrigatorias. Agora, completei o primeiro ano, e mesmo se quisesse trancar ou cancelar o mestrado, jah receberia um diploma de pos-graducao. Mas obviamente vou terminar tudo (mais 1 ano e dissertacao) para receber o titulo de Mestre.

E agora tambem jah sou part-qualifyed pelo CIPD!! Que alivio!

Estudar na Inglaterra eh engracado, pois os conceitos deles de nota sao muito diferentes. No outro dia estava conversando com o Aaron sobre isso, e ele estava morrendo de raiva que a media dele no curso de Portugues foi 68%, que pra ele equivale a um “C” (logo ele que sempre foi aluno nerd e nunca tirou menos de “A” na vida!), mas a professora dele veio cheia de parabens, etc, e ele nao conseguia entender porque.

Aqui funciona assim: a media “pra passar” eh 50%, oque significa que quem sabe TUDO recebe 50%. Quem erra alguma pergunta tira menos que isso, logo nao passa.

Lembro que nos primeiros dias de aula ano passado, uma das minhas professoras disse que ninguem NUNCA tira mais que 60% nas aulas dela (eu passei com 58%! Hooray!) e eu fiquei escandalizada! 60% eh muito baixo! Eh abaixo da “media”! (no meu conceito de Brasileira)

Mas na verdade as provas e trabalhos aqui funcionam assim: se o maximo eh 100% e a media eh 50%, uma prova (ou trabalho) que tenha 5 perguntas, cada pergunta vale apenas 10 pontos.

Logo, se voce estudou muito, foi em todas as aulas, leu todos os livros, vai acertar todas as perguntas, tirar 50% e passar.

Porem voce pode vir a receber pontos “extras” por informacoes “extras”, por mencionar dados, pesquisas, graficos, autores, etc que nao fazem parte da resposta “padrao”. Entao se voce incluir referencias sobre livros e autores na resposta de dissertacao, recebe X pontos extras. Se incluir um grafico ou uma tabela na resposta de calculo, recebe X pontos extras, e assim por diante.

Mas eh tudo muito subjetivo e depende do professor. Em uma das minhas materias consegui passar com media 64%, que foi um aconteceimento, pois usei como “business case” uma situacao real que aconteceu no trabalho. A professora em questao adorou que eu estava usando a materia dela na “pratica” e me deu varios pontos extras.

Jah outro professor nao gostou nem um pouco que eu usei um outro caso “real” para um de seus trabalhos, pois segundo ele, eu estava “colando” e usando uma vantagem competitiva que outros alunos nao tinham; logo ele me tirou varios pontos (e por isso eu tive que refazer a prova dele em agosto).

Entao, com as medias que tirei (todas entre 55% e 64%), consegui passar em todas as materias “core” e significa que acertei tudo e mais um pouco!

Sao momentos assim, de imensa satisfacao pessoal que fazem tudo valer a pena… As noites sem dormir, os fins de semana trancafiada em casa, enfrentar aulas noturnas depois de trabalhar o dia todo, voltar pra casa no frio/escuro/chuva no meio do inverno, etc, etc…

A sensacao de que quem conquistou fui eu, com meu esforco pessoal e nada mais!

As aulas recomecam segunda que vem. Em teoria o ultimo ano eh mais facil, pois agora tenho apenas materias eletivas, que eu mesma escolhi segundo que especializacao quero fazer. Mas em compensacao tenho que comecar a escrever minha tese e nao soh nao sei ainda sobre oque quero fazer minha pesquisa, tambem nao sei quem sera meu orientador! Perdi todos os workshops sobre a tese porcausa das minhas idas e vindas pra Espanha e Brasil em Junho e Julho…

Algo me diz que vou pegar a sobra…

Mas estou feliz! Adoro recomecar as aulas! Adoro a sensacao de algo novo, de recomecar!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Ro Costa - 22/09/08 - 10h47

    Adriana parabéns pela dedicação… como já o disse bem Einstein: ‘É só no dicionário que a palavra sucesso vem antes do trabalho.’

    Boa semana para voces.

    Responder
  2. Angie - 22/09/08 - 11h24

    Parabéns pela conquista!!! :o) Trabalho e estudo juntos nao é nada facil :o((( Mas, se fosse fácil, nao tinha graca, né? :o)
    Bjs,
    Angie

    Responder
  3. Virgínia - 22/09/08 - 12h15

    Complexo o sistema, heim?! Eu também ficaria arrasada… 68%? Isso não é nota, diria minha mãe! asdhausdhausdhauhd Para nós que estamos acostumados com 10 e depois ir tirando as notas dos erros, o negócio daí é (claramente) mais difícil…

    Responder
  4. Fabiane - 22/09/08 - 13h04

    Parabéns!!!!
    Eu acompanhei aqui o quanto vc se esforçou para conseguir. Segundo mestrado, isso que é ser nerd.
    Beijos

    Responder
  5. Catita - 22/09/08 - 15h57

    Dri, Parabens. Imagino o que vc esta sentindo… eu so far to indo bem… amando loucamento o meu curso, me dedicando e lendo com prazer… acho que descobri o que realmente o que quero fazer

    Bjs

    Responder
  6. Catita - 22/09/08 - 15h58

    Dri, Parabens. Imagino o que vc esta sentindo… eu so far to indo bem… amando loucamento o meu curso, me dedicando e lendo com prazer… acho que descobri o que realmente o que quero fazer

    Bjs

    Responder
  7. Adriana - 22/09/08 - 16h42

    Catita!
    Seu blog desapareceu! Tentei acessar hoje de manha e nao consegui! Vc deletou de novo?
    Bjs!

    Responder
  8. Gorete - 22/09/08 - 17h07

    Parabéns, Adriana, pelo esforço.
    Faço um doutorado e sei o que significa vencer cada etapa e se aproximar cada vez mais do final, da tese. Terminei as disciplinas e agora sacrifico minhas madrugadas, fins de semana e feriados, ralando.
    Mas, vale a pena.
    Ponto pra vc!
    Bjs

    Responder
  9. Vanessa Silva - 22/09/08 - 17h10

    Parabéns, Dri!
    Essa satisfação pessoal é uma coisa louca! um sentimento só nosso…. depois do resultado, nós vemos o quanto foi importante a nossa dedicação.
    bjo.

    Responder
  10. Aêêê! Parabéns! Eu te entendo direitinho!
    Lembro que no meu primeiro dia de aula, a coordenadora do mestrado veio para explicar os detalhes do curso, dar informações etc (algo como uma aula-inaugural no Brasil) e eu fiquei apavorada com o mesmo comentário que ela fez: acima de 60% só se for algo muito excepcional, que nunca acontece.
    Como eu sou normalíssima, apesar de sempre ter sido boa aluna no Brasil, só consegui tirar mais de 60% em 3 displinas. E uma, acredite, consegui 74% (não sei como, pois não havia nada de especial nas minhas respostas) e ganhei até parabéns da coordenadora. :) Acho que no meu caso, tinha muito a ver com o professor ir com a sua cara ou não…
    Aproveite o 2o ano! Passa rapidinho e já, já, vc estará livre para voar. ;) Bjs.

    Responder
  11. Lu Francesa - 22/09/08 - 21h17

    Oi Adriana, td bom?

    Parabéns :)

    Te fiz uma pergunta no post sobre a mudança de vcs, se puder responder :)

    Bjos

    Responder
  12. Adriana - 22/09/08 - 21h20

    Oi Liliana,
    Eh dificl responder usa pergunta, porque os alugueis variam MUITO em londres.
    Mas um flat de 1 quarto, na zona central de Londres (que nao seja no suburbio) pode varias entre 1000 libras a 2000 (e se for em area nobres do centrao, ai pode chegar a bem mais!)
    BJs
    Adri

    Responder
  13. Anna Bia - 22/09/08 - 22h31

    complicado esse sistema daí , ok é estranho passar com notas tão baixas pro nosso conceito mas o q importa é que para aí vc passou bem. Parabéns!!!
    bjsss

    PS:Será que vai aparecer alguma invejosa falando que vc teve sorte e só está se exibindo? rsrsrsrs Eu antes fui ler sua resposta no outro post e foi inevitável não pensar nisso!

    Responder
  14. edna - 22/09/08 - 23h34

    Parabéns!!!!!
    É maravilhosa a sensação de dever cumprido,de realizar-se depois de tanta dedicação e esforço.

    Beijos

    Responder
  15. Mila - 23/09/08 - 10h48

    Olá Adriana,

    encontrei o teu blog através do site “os casadinhos” e chamou-me a atenção por seres portuguesa.

    Eu sou portuguesa também, moro em Lisboa mas costumo passar férias perto de Cinfãoes. :)

    Gostaria que lesses o meu blog, mas como é privado pedia que me enviasses o teu mail para flor.estufa@yahoo.com.br, para te poder convidar a lê-lo.

    Um beijinho,

    Mila.

    Responder
  16. Lu Francesa - 23/09/08 - 12h20

    Super obrigada querida :), era só pra ter uma idéia. Em Nice é carinho, mas não tanto, agora Paris já é bem mais.

    Então os 68% do Aaron foram pra lá de bom, visto que aí ninguém tira muito além dos 50% no geral.

    Beijocas

    Responder
  17. Alda - 23/09/08 - 12h49

    Adriana,
    Parabéns vc é uma super super mulher tantas coisas ao mesmo tempo.
    Queria que vc desse dicas a todos quanto aos lugares (melhores escolas) em Londres que tem cursos de inglês para extrangeiros e se é possível com visto de estudante obter um emprego de meio período para ajudar a pagar o curso?

    Responder
  18. Anathalia - 23/09/08 - 15h14

    Ixi, imagino como deve ser dificil escolher um tema pra dissertacao… Eu tive a maior dificuldade pra escolher um pra monografia no final do meu curso, imagino pra um mestrado como deve ser… Boa sorte no ultimo ano!

    Responder
  19. Flavia - 23/09/08 - 19h39

    E quando termina a satisfacao eh otima, aquele diplominha que foi conquistado com tanto esforco!

    Parabens pelas notas!!!!

    bjs

    Responder
  20. LUCIANA COSTA - 24/09/08 - 12h02

    PARABÉNS E PREPARE-SE PARA O PRÓXIMO ANO!!!
    BJS

    Responder
  21. […] em relacao a qualidade dos trabalhos eh altissima, como jah contei em outros posts (sobre notas, plagiarismo e prazos), e nao existe segunda chance, ninguem quer saber dos seus problemas pessoais […]

    Responder