08 Jan 2009
10 comentários

Kuala Lumpur

Dicas de Viagens, Lua de mel, Malasia

Selamat datang!!!
Significa “bem vindo” em Malai!

A decisao de passar uns dias em Kuala Lumpur foi na verdade baseada em conexoes de voos, e porque queriamos passar uns dias em alguma das grandes capitais modernas asiatica, e Malasia estava logo ali.

Ao chegar no aeroporto jah deu pra perceber a diferenca gritante entre a Tailandia e a Malasia: avenidas largas, ruas limpas, edificios modernos, novos e bem cuidados.
Outra grande caracteristica eh a etnia local; nao existe uma caractiristica especifica dos Malais. Sem me alongar muito na historia local (ateh porque nao sei muito…) a Malasia (ou oque era antes) sempre foi um importante ponto de passagem que conectava a China com a India, entao jah foi ocupada e colonisada por infinitas racas: hindus, chineses, japoneses, portugueses, holandeses e por ultimo os britanicos. Entao aqui tem de tudo!

A Malasia eh um pais predominantemente Islamico, mas tambem tem grandes faccoes budistas e hibdus. Todos convivendo em harmonia.
No geral, o islamismo praticado na Malasia eh considerado “liberal” e nem todas as mulheres usam veu, e muito raramente se ve alguma totalmente coberta. Alem disso, “vicios” como bebidas e cigarro tambem sao aceitos na sociedade.

A Malasia de hoje em dia eh um pais super jovem, que soh se tornou independente em 1957, e Kulala Lumpur soh se tornou capital em 1974.

O simbolo principal do pais, e da cidade sao as torres gemeas Petronas, entao foi por lah que comecamos nosso dia!!

As torres Petronas medem 461 metros e ateh 2003 eram os predios mais altos do mundo (mas ainda sao as torres gemeas mais altas, e a Sky Bridge que conecta as duas eh a passarela mais alta do mundo), e sao a sede corporativa da compania de petrolio da Malasia, “Petronas”.

Na base das torres esta um super shopping, super ultra luxuoso, onde se podem encontrar toda e qualquer marca de luxo e high street do mundo.

Pra quem quiser visitar, a entrada pra visitar o Sky Bridge eh de graca, mas tem que chegar cedo pra pegar sua entrada. Por medidas de seguranca, soh eh permitido um limite minimo de pessoas lah em cima por dia, e todas as visitas sao guiadas. Nos chegamos lah de manha e demos sorte de conseguir ingresso pra uma das ultimas visitas, as 5 da tarde.

Passamos a manha toda em volta das torres, tirando zilhoes de fotos dos mais variados angulos. Bem na base das torres fica o KLCC (Kuala Lumpur City Center) um parque perfeitamente planejado, bem cuidado e limpo, que eh a equivalencia do Central parque da Asia – e que de quebra ajuda e muito na hora do calor mortal.

Como nos fazemos de tudo por uma boa foto, resolvemos ser cara de pau e pedir pra subir num dos hoteis que ficam bem de frente pras torres, e deu certo!! Fica ai a dica!

De lah, seguimos a peh pra segunda principal atracao da cidade: KL tower, que eh a torre de comunicacao da cidade. O calor estava de arrazar, perto dos 40 graus, sol a pino e humidade de mais de 80%!!
Andamos, andamos, nos perdemos; iamos parando em lojinhas pra nos resfrescar, e iamos continuando.

A Menara KL nao eh nada demais, mas tem um observatorio 360 graus, de onde dah pra ver a cidade toda, com um guiazinho que vai te explicando oque eh oque.

Porem o calor estava demais, e resolvemos fugir do calor da tarde batendo perna no shopping, ateh a temperatura acalmar um pouco.

As 5 da tarde tinhamos nossa hora marcada pra subir na Petronas Tower. A visita comeca com um filminho que explica direitinho como as torres foram construidas, o simbolismo para a nacao e o mundo, os principios do islam que guiaram o projeto.
De perto as torres sao impressionantes, contruidas puramente de concreto, aco e vidro.

O Sky Bridge nao eh naaaada demais, mas foi legal ir lah em cima e ver o a estrutura de pertinho, olhar dentro dos escritorios e lembrar do filme com a Catherine Zeta-Jones!! Hahahahaha

Para terminar o dia, resolvemos ira pra area de China Town, que em KL eh combinada com a Little India.
No mesmo barro fica tambem o mercado central, com zilhoes de pequenas lojinhas e barraquinhas vendendo artigos de couro, seda, madeira, artesanato local, etc. Eh o paraiso das quinquilharias, decoracao etnica e afins. Mas em qual outro lugar eu poderia encontrar um enfeite de Natal, na Malasia com o simbolo da estrela do Islam?!




 

Seguimos o passeio pelo mercado noturno de China Town, mas soh por pura curiosidade; como jah falei antes, eu nao sou muito chegada em china towns… Acho todas muito iguais, e pouco autenticas… Prefiro guardar minha energia pra quando puder ir de fato na China!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
10 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
10 comentários
  1. Alison - 09/01/09 - 02h03

    oooia soh andando por cenarios d filme xD

    Bjuu

    Responder
  2. Marcelao - 09/01/09 - 17h58

    oi Dri
    uma pena vc nao estar postando as fotos da viagem…..
    Aproveite…..

    Hj em Coimbra ta 3 graus!!!! FRIIIIIIOOOOOO!!!!
    Curte um poko de calor por mim ai…..

    Bjka

    Responder
  3. Burj Khalifa e Dubai Mall - 22/02/10 - 19h12

    […] predio foi contruido pela mesma empresa que construiu o Taipei e as Petronas Tower em Kuala Lumpur, e faz parte do complexo empresarial e comercial onde esta tambem o Dubai Mall, que […]

    Responder
  4. […] vez a viagem pra Asia nao incluiu Malasia no roteiro – mas ainda assim, gracas as maravilhas dos voos low cost, nao escapamos de passar […]

    Responder
  5. Mariana - 02/03/12 - 03h57

    Oi Adriana, tudo bem?! Em duas semanas estarei indo para as Filipinas e de lah vou para Amsterdam…meu voo tem escala em Kuala Lumpur e a diferenca de preco pra fazer dois voos separados eh bem pequena entao pensei em passar uns 2-3 dias em Kuala Lumpur. Gostaria de saber se voce acha tranquilo viajar sozinha por lah…viajo bastante e sou bem descolada em viajar sozinha, soh queria saber mesmo sobre o clima da cidade…se nao eh um daqueles lugares que assusta( nao sou das mais mongas,mas tambem nao tenho um GPS instalado no cerebro igua meu namorado!hahahaha) Brigada e beijos!

    Responder
    • Adriana Miller - 06/03/12 - 10h56

      Sim, achei super tranquilo, apesar de nao ter ido pra la sozinha.
      Eles sao muculmanos, entao eh sempre bom ficar de olho nas roupas que vc vai usar (mesmo no calor Senegales da Malasia), comportamento etc.
      Ja viajei sozinha por muitos paises muculmanos e nunca tive problemas – se voce respeitar os costumes deles, eles respeitarao voce de volta.
      Mas a cidade em si eh super moderna, bem organizada, limpa e segura.
      Tranquilissimo de viajar sozinha pra la.
      Acho que 2 ou 3 dias talvez sejam um pouco demais, mas com certeza vale a pena um pit stop!

      Responder
  6. Mariana - 07/03/12 - 13h58

    Obrigada Dri!

    Responder
  7. Mariana - 07/03/12 - 15h30

    Ah, e quando vcs forem para as Filipinas volto aqui para tentar ajudar com minhas humildes dicas…porque o viagen mais chatinha pra planejar, viu?! E olha, que como voce, adoro a etapa do planejamento…mas essa me deu uma leve dor de cabeca! Mas no final dah tudo certo…assim espero…rsrsrs :)

    Responder
    • Adriana Miller - 07/03/12 - 16h36

      Nem fala – minha primeira opcao entre Filipinas e Indonesia era sem duvidas ir pras Filipinas, mas ai comecou a complicar tanto o pinga pinga de ilha em ilha e acabamos decidimos simplificar e fica pela Indonesia mesmo…

      Responder
  8. […] lumpur | LINK 42. @drimiller | conheça kuala lumpur – cidade mais famosa da malásia | LINK 43. @idasevindas | relatos de uma viagem por kuala lumpur | LINK 44. @idasevindas | um dia […]

    Responder