14 Apr 2009
23 comentários

S.A.L. – Fotografias

Blog, Dicas (Praticas!) de Viagem, Fotografia Everywhere, S.A.L.

Imagens e fotografias sempre fizeram parte da minha vida. Meu pai trabalha no meio fotografico ha varias decadas, no Brasil, nos EUA e em Portugal.

Eu cresci numa familia onde os passeios e as viagens giravam em torno das fotos que iriamos tirar, e meus primos jah sabiam que onde o Tio Carlos estivesse, teriam que passar horas sorrindo e posando pra fotos.

Eu era a criancinha da escola que dentro da merendeira levava uma fruta, um sanduiche, suco, maquina fotografica, 3 filmes de ISO diferentes (caso estivesse sol, nublado, ou fotos em ambientes fechados) e pilhas extras. Meus amigos ficavam de saco cheio (e ficam ateh hoje!) mas no final, todo queriam pegar meus negativos emprestados pra fazer copias.

As maquinas digitais foram um marco na minha vida! Lembro da primeira que ganhei… uma Minolta de 2 mega pixels, as fotos impressas ficavam todas com cara de boneco de cera… mas isso significou que poderia tirar quantas fotos quisesse, ad eternum sem me preocupar em trocar o rolo de filmes!

Todas as minhas amigas tem algum historias engracada (ou tragi-comedia) pra contar que envolva minhas maquinas fotograficas ou as fotos que tiro das pessoas sem que elas percebam, ou queiram!

Quando estava em preocesso de despedida do Brasil, um dia resolvi escanear TODAS as minhas fotos antigas. TO-DAS. Passei horas e mais horas, dias e mais dias sentada na escrivaninha do meu pai, escaneando e formatando minhas fotos. E na minha festa de despedida, dei CDs pra todas as minhas amigas com as nossas fotos antigas. E fiz a mesma coisa quando fui embora da Espanha.

Alguns dos meus amigos sequer tinhas cameras fotograficas, e sempre me sacaneavam, pois eu perco o amigo, mas nao perco a foto!

No dia do casamento, minha monstrinha, ops, “noivinha” carregava orgulhosamente uma mala e uma camera fotografica!

Porem nao sou uma artista. Gosto de fotos cotidianas, espontaneas (ou posadas) mas que prepresentam aquele momento instantaneo. Se tiver que parar pra trocar de lente, ajustar a cor, a luz, etc, jah perdi o instante, e a vontade passou.

Por isso sou um tanto quanto relutante em comprar uma maquina mais “profissional”, que venha a exigir lentes e filtros diferentes. Ha um tempo atras o Aaron comprou uma, e ainda etsa tentando aprender a usar todos os mecanismos, esta sempre comprando lentes novas, etc. E acha que eu deveria ter uma camera melhor. Eu concordo. E modestia a parte, realmente acho que minhas fotos sao muito boas, e se tivesse uma maquina mais profissional, ficariam melhores ainda. Mas nao sei se eh isso que quero.

Hoje em dia eh facil encontrar maquinas compactas “point and shoot” excellentes, relativmanete baratas e de extrema qualidade. Todas as fotos que vcs veem aqui no Blog sao tiradas com minhas camera e nao a do Aaron. E como ele mesmo diz, apesar de super camera, dos varios livros e cursos que anda fazendo, a unica garantia de que vai tirar boas fotos e me seguir por onde vou e tirar as mesmas fotos que tiro!

 

Mas vamos lah, respondendo as perguntas de voces:

A minha maquina atual eh um Sony Cybershot DSC-w170, que ganhei de Natal ano passado. Antes dessa tinha  Sony CyberShot DSC-W100, que era a versao “inferior”. Pra mim a principal vantagem da W170 eh a grande angular 28mm que me permite tirar fotos mais “largas” de paisagens e monumentos, sem ter que finar naquela de “mais um passinho pra tras”. As cores das cameras Sony sao sensacionais, e eu sempre seleciono o mode “vivid”, que apesar de deixar meus cabelos cor de laranja, deixa os azuis mais azuis, os verdes mais verdes, e todas as cores muito mais legais. Alem disso esse modelo tem estabilizador de imagem, um ISO super alto (bom para fotos noturnas), identificador de rostos e de sorrisos.

Eu carrego pra tudo quanto eh canto um “MokeyPod” que eh um mini tripe que imita um mecanismo de peh de macaco, e eh a melhor invencao do mundo! Ele eh feito de plastico e borracha, bem levinho, porem resistente, e mede uns 20 centimetros. Esta sempre na minha bolsa, e garante que sempre teri fotos do grupo completo. Com o MonkeyPod aclopado na minha camera, consigo apoiar em capos de carro, latas de lixo, em volta de galhos de arvores, bracos de estatudas, parapeitos de janelas, etc, etc, e assim sempre tenho fotos com o Aaron ou um grupo de amigos.

O Aaron usa a Canon 40D, manual e profissional. Eh uma maquina excellente, sem duvidas alguma, mas eh super pesada (um saco carregar), complicada (beeeem manual), e cheia de truques. Ele esta ficando cada dia melhor, mas ainda eh bem frustrante pois genralmente suas fotos nunca ficam como ele queria que ficassem! Entao acaba apelando pro Photoshop, Lightroom, HDR e afins.

Alem disso ele ainda carrega umas 3 lentes na mochilinha e o tripe. O tripe eh de aluminio, entao eh mais leve que o normal, mas ainda assim pesadinho, e sempre que ele esta andando pra cima e pra baixo com o tripe nas costas eu fico apavorada achando que ele vai nocautear alguma velinha desavisada pelo caminho… Mas o tripe eh indispensavel pra tirar boas fotos noturnas, ou tirar fotos de nos dois quando nao tem nenhum lugar por perto pra apoiar meu MonkeyPod.

De quebra ainda tenho uma Vivitar a prova d’agua, que comprei bem baratinha na Amazon ano passado antes de ir pra Asia. Apesa da camera nao ser um primor de excelencia e qualdiade, o custo beneficio eh otimo, pois conseguimos tirar varias fotos super legais na praia e mergulhando na Tailandia, andando de kayake no Vietnam, etc.

Espero ter respondido as duvidas de voces!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
23 comentários
  1. Mel - 14/04/09 - 16h03

    e eu pensava q as fotos que aparecem vc e o aaron,vcs pediam pra alguma pessoa que estava ali tirar de vc…hehehehe
    vi que vc comentou no casar é facil e entrei logo aqui pra ver se tem news…hehehe

    ja virou vicio sue blog adriana!!

    bj Mel

    Responder
  2. Adriana - 14/04/09 - 16h08

    Oi Mel, as vezes fazemos isso tambem, mas essas fotos tiradas por outras pessoas sempre ficam pessimas!! Desfocadas, cortam um pedaco dos monumentos, etc, entao acabamos deletando essas fotos, e abrindo o tripe!

    Responder
  3. Raquel - 14/04/09 - 16h24

    Ah, isso é óptimo. Tenho que arranjar um mini tripé como o teu, pelo menos onde houver um sitio pra apoiar vai dar o maior jeito.

    Das vezes que também pedimos a alguém para tirar, normalmente também fica ruim, pois pessoa não tá habituada com câmera ou não apanha aquilo que queremos, e sempre achei as tuas fotos tãaao boas que imaginei que não fossem outras pessoas, ou então vocês teriam uma sorte que mais ninguém tem.

    Bjs

    Responder
  4. Lorena Leone - 14/04/09 - 16h38

    Oi Dri!

    Nossa…também sou viciada em fotografia! AMO! E todos os meus amigos e meu marido também sempre reclamam…quando saimos e eu começo a dar uma de fotografa falam:” Lá vem Lore com seu vício…kkkk…e são praticamente forçados a tirar todas as fotos comigo…kkkkk!” Mas no final adoram e pedem cópia.

    Bjão!

    Responder
  5. Lorena Leone - 14/04/09 - 16h39

    Oi Dri!

    Nossa…também sou viciada em fotografia! AMO! E todos os meus amigos e meu marido também sempre reclamam…quando saimos e eu começo a dar uma de fotografa falam:” Lá vem Lore com seu vício…kkkk…e são praticamente forçados a tirar todas as fotos comigo…kkkkk!” Mas no final adoram e pedem cópia.

    Bjão!

    Responder
  6. Marília - 14/04/09 - 20h24

    AMOOOOOO suas fotos… você é quase uma profissa!! rsrsr
    Também sou apaixonada por fotos. Queria tanto comprar uma melhor! rsrsrs

    bjo

    Responder
  7. Graciela - 14/04/09 - 22h33

    Oi Adriana, encontrei o seu blog pelo blog da Fabricia Soares e adorei!!! Morei 10 anos na Espanha (Barcelona) e agora faz 1 ano que estou de volta no Brasil!!! Faz tempo que as minhas amigas pedem para eu fazer um blog com dicas de viagem, assim como você, sou louca por viagens, e nunca tinha uma inspiração… agora sim, depois de ver o seu, estou animadíssima. Tenho uma amiga que vai para Londres e as suas dicas ajudaram muito… Se quiser me adiciona no orkut (Graciela Lindner) e continuamos o contato. Beijos. Graciela.

    Responder
  8. Thaís Nascimento - 14/04/09 - 22h41

    Muuito obrigada pelo post, Dri! Adorei esse MonkeyPod, eu tbm achava que vcs pediam pras pessoas tirarem..
    Bjos!

    Responder
  9. Carol - 15/04/09 - 11h56

    Adoreeeei o “monkey pod”!!! Será que acho aqui no Brasil?? Vou procurar JÁ!!!

    E eu tenho a mesma preguiça que vc em relação às máquinas profissionais…amo fotos e já quase comprei uma, mas quando me imaginei carregando o trombolho pra cima e pra baixo, desanimei…gosto de fotos cotidianas e de viagens que fazemos…e convenhamos que nem é tão seguro viajar e sair com uma máquina dessa aqui no Brasil…e em nenhum outro lugar que vc não conheça o “território”…então fico com a minha compata mesmo…que não é das melhores (sony T100), mas consigo fazer fotos boas!!

    As suas fotos são realmente lindas!! As cores, os ângulos…tudo muito lindo!! Teve dias que fiquei hoooras passeando pelo seu álbum…dá vontade de pegar uma mochila e viajar o mundo inteiro!!

    Quando eu crescer quero ser igual a vc!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Bjooooooooooo

    Responder
  10. Alessandra - 15/04/09 - 16h32

    ahh, adorei as dicas e o monkeypod! haha tô dando uma pesquisada, pq tô querendo comprar uma máquina nova pra mim..vou dar um jeito de comprar esse monkeypod tb!! =) suas fotos sao òtimas, continuem mostrando-as pra gente!! bjs x

    Responder
  11. Carol Gavião - 15/04/09 - 18h43

    Fotografia é tudo de bom mesmo. Sempre gostei muito. Comecei na área aos 16 anos fazendo curso de analógica. Como eu fotografei a Urca nessa época! Jisuis! Conheço cada canto de lá. (Inclusive, em um desses passeios fotográficos, fui pedir autorização a um rapaz para fotografá-lo e não é que o cretino aproveitou para me pedir um ensaio erótico pq estava pintando uma oportunidade no ramo para ele? HAHAHAHAHAHA… Agora fico na dúvida. Se não peço autorização para fotografar, posso levar uma porrada. Se peço, posso ouvir um treco desses!! Portanto, cuidado!!! hahahaha)

    Mas enfim… A fotografia que me fez escolher a minha profissão (designer). Foi nela que eu encontrei o que eu realmente amo fazer e, modéstia à parte, faço bem. Foi a melhor coisa que eu poderia ter descoberto!!

    E concordo com você… Fotografar viagens tem que ter uma máquina com um ajuste rápido. Parar para ajustar diafragma, velocidade, foco e o cacete a quatro, é perda de tempo demais e numa dessas o momento já passou e a gente fica com cara de tacho.

    Já falei demais, né? Agora deixa eu ir fuxicar o Beauty Every Where…

    Beijos,

    Carol

    Responder
  12. Paula - 16/04/09 - 23h10

    Adorei suas dicas.Viajo muito e sempre tiro fotos e estou pensando comprar uma maquina mais moderna,mas nada de profissional e complicado-vou ver essa sua Sony.Você já pensou ter um album virtual,como um portfoglio só de fotos,alem do blog?Queria guardar as minhas todas juntas-pensei no Flickr,ou no Picasa-mas de modo a que outras pessoas tenham acesso…
    As suas fotos são o máximo…beijo.

    Responder
  13. Luísa - 12/11/09 - 22h39

    Adriana!!! queria Parabenizar pelo Blog!!!

    já fiquei viciada… sempre quando tenho tempo eu leio!!!

    acho que se um dia eu encontrar você, vou pedir um autógrafo… hehehe

    Um beijo e muitas felicidades

    Responder
  14. Caramba, adoramos o seu senso de humor!! Já para o favoritos! E com certeza vai ganhar um lugarzinho no blog Próximo Destino: Brasil!, na seção Este são legais. Depois vai lá conferir! :)

    Responder
  15. Lu - 09/04/10 - 07h28

    Dri,
    sou apaixonada pelo seu blog e pela maneira como vc descreve suas viagens.

    Acabei caindo nesse post sobre fotografia pois vou viajar em breve e quero aproveitar para comprar uma câmera. Sou 100% leiga, então procuro uma point and shoot mesmo. O modelo mais moderno da sua antiga Sony seria o DSC-W230? Pensei em comprar esta. Ou você teria outra sugestão?
    Bjs,
    Lu
    .-= Lu´s last blog ..Quer ganhar um Nintendo Wii? =-.

    Responder
    • Adriana - 11/04/10 - 16h46

      Nao sei… É provavel que sej, mas é melhor verificar no site da Sony… Eu adorava a minha, é bem facil de usar e a qualidade das fotos é excelente!

      Responder
  16. Juliana P. Galvão - 11/03/11 - 18h37

    Oi Dri,

    Lí outro dia no seu twitter que vc estava pensando em trocar de máquina.

    Já tem algum modelo em mente?

    Estou pesquisando máquinas para comprar uma para mim e como você é muuiiitttooo mais entendida do que eu neste assunto, se tiver alguma sugestão, manda aí!

    Bjs

    Responder
  17. Fernando Braz - 15/04/11 - 01h48

    Oi Dri, eu também compartilho do mesmo gosto por fotografias e pela “resistência” em utilizar uma câmera compacta, rsrs.

    Eu já tirei ótimas fotos com uma Sony Cybershot 7.1, mas agora, eu tenho uma Canon sx210, que na minha opinião, é a melhor da categoria atualmente: http://www.youtube.com/watch?v=MPe-K9zkRGA

    Ah, eu comprei o meu tripé flexível no Mercado livre, aqui no Brasil, é barato e muito útil… É só procurar por tripé flexível ou tripé gorila.
    Abs

    Fernando Braz

    Responder
  18. Patricia A. - 19/04/11 - 20h41

    DRI,
    Qual foi a nova camera que voce comprou!? 2011
    me da detalhes, e se possivel explicar qual a diferenca com esta sua anterior SONY DCS-HX1.
    obrigada,
    Patricia

    Responder
  19. […] eu levei duas cameras (a Sony Cybershot HX1 e a Sony Cybershot DSC-W170) e como sempre tiro muitas fotos, seja qual for a viagem ou ocasião, eu tenho duas baterias para […]

    Responder
  20. […] Pod: Ele também ja apareceu em outro post, com dicas de fotografia, mas é outro item essencial em viagens. Temos dois tamanhos diferentes, […]

    Responder
  21. Roberta - 07/01/14 - 22h13

    Oi Adriana, não sei se você vai ler esse comentário, mas estou precisando comprar uma câmera que tire fotos debaixo d’àgua e gostaria de saber se você ainda usa essa máquina. Se não, qual é a que indica atualmente? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 08/01/14 - 09h11

      Nao, nao uso mais essa maquina (nao era muito boa nao…).
      Na verdade no momento nao tenho nenhuma camera a prova d’agua… temos usado a GoPro, mas ela eh otima para videos, mas bem ruinzinha para fotos (recomendo muitissimo para videos e coisas mais “radicais” – ski, surf, mergulho e afins – mas nao pra usar apenas como uma camera fotografica).

      Responder