05 May 2009
18 comentários

Pais de Gales – Wales

Dicas de Viagens, Pais de Gales

O Pais de Gales eh o “primo” menos charmoso dos reinos que compoem o Reino Unido. Todo conhece um pouco (ou quer conhecer…) da Inglaterra, Escocia e Irlanda, mas poucos tem sequer curiosidade sobre o Pais de Gales.

O pequeno reino, que fica no canto oeste da Inglaterra jah sofreu grandes penas durante sua historia de guerras e invasoes, estando numa posicao geografica desvantaosa na luta contra todos os seus inimigos. Porem o passado atribulado e sangrento contribui para que o pais tenha uma das culturas mais ricas e as paisagens mais “conto de fadas” da Gran Bretanha.

Os castelos imponentes, a paisagem verdissima, a quantidade infinta de ovelhas, gado e cavalos por todos os cantos e o orgulho da cultura Celtica que ainda sobrevive, e eles fazem de tudo para mante-la.

Os Galeses sao o povo “nativo” das Ilhas, que mais tarde foram invadidas pelos Anglo-Saxoes, Barbaros e Vickings, que hoje compoem o melting pot que eh UK. Mas os Galeses modernos (Welsh) ainda mantem os tracos historicos com os cabelos bem pretos, olhos pequenos e altos e fortes. A lingua inteligivel tambem esta por todos os cantos, e nao se parece em nada com o Ingles moderno.

O carro chefe do pais sao os castelos, que sao centenas espalhados pelos vilarejos, e quase sempre em otimo estado de conservacao.

O Pais de Gales tambem eh conhecido por ceder o titulo de Principe de Gales ao principe Britanico herdeiro do trono. O Principe de Gales Atual eh Charles, e no futuro sera William. A tradicao comecou em 1301 quando Edward I “deu” o “reino” de presente a seu filho Eduardo (que virou o Rei Edward II) apos a integracao de Gales ao reino Britanico. Segundo lenda, para tentar acalmar a populacao durante (uma das) guerras o Rei Eduardo disse que nomearia um principe Gales (nascido no Pais de Gales) e que nao falasse Ingles para reinar. Entao, enquanto lutava em Gales, na cidade de Caernarfon, seu filho Edward nasceu. Logo, o bebe, que ainda nao falava Ingles e nasceu em territorio Gales foi nomeado o primeiro Principe de Gales, tradicao que continua ateh hoje; uma especia de pre-titulo aos futuros Reis.

CARDIFF

O nosso passeio principal foi para Cardiff, que eh a atual capital do Pais de Gales (desde 1955, uma das capitais mais novas da Europa).

Cardiff eh uma cidade sem grandes atrativos turisticos, mas pouco a pouco vem criando sua identidade de capital cultural. O principal ponto turistico eh o Castelo de Cardiff, que teve sua primeira estrutura contruida pelos Romanos em 75 A.C.

 

Bem ao lado do castelo (que fica no centrao da cidade) estao os predios do Centro Civico, contruidos em estilo Neo-Barroco e sao os hosts de alguns dos festivais de musica e cultura mais famosos da cidade.

Mais ao sul da cidade, esta o Cardiff Bay, que eh a zona portuaria que foi totalmente reformada e hoje em dia eh repleta de bares, restaurantes e pubs na beira do mar, e o famoso MIllenium Center, de estrutura super moderna e futiristica, bem ao lado da Igreja Norueguesa.

CAERPHILLY

Caerphilly eh uma micro cidade que fica a apenas 20 minutos do centro de Cardiff. Resolvemos dar uma esticada ateh lah, pra fugir da confusao dos jogos de Rugby no domingo a tarde (Os Galeses sao fissurados por Rugby, e no domingo estava justamente acontecendo a semi-final do campeonato no estadio de Cardiff).

O castelo de Caerphilly eh super bem conservado, e eh considerado um dos maiores da Europa, e um dos poucos que sobraram em estilo Normanda. Uma das torres do castelo foi tomabada durante a guerra Civil Inglesa, e hoje em dia apresenta uma inclinacao maior doque a Torre de Pisa, na Italia.

NOs fomos pra Cardiff de Mega Bus, que ao contrario da viagem para Oxford, foi suuuper desconfortavel. Mas pelo preco que pagamos, nem deu pra reclamar muito, e a viagem desde de Londres foi rapidinha (cerca de 3,5 horas). Saindo de Londres, nao dah pra fazer uma viagem day trip, pq acho que ficaria muito corrido, mas dah pra fazer tudo tranquilamente em 2 dias, ou 1 dia e meio.

Caerphilly fica a menos de 10 kilometros do centro de Cardiff, e os trens sao a meneira mais facil de chegar lah.

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
18 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
18 comentários
  1. Gisele - 05/05/09 - 13h26

    Sensacional essa história do herdeiro do trono que nasceu em Gales e não falava inglês! hahahaha Eu nunca tinha entendido isso.

    Ah, como faz falta uma zona portuária levada a sério, né?

    Beijos

    Responder
  2. helo - 05/05/09 - 13h32

    vou sim, dia 16 esta otimo pra mim!!! podem contar comigo!!! eu topo qqer coisa, pic nic, pub… eh soh falar!!!! bjao

    Responder
  3. Flavia Julião - 05/05/09 - 13h34

    Adriana,
    As fotos em que você e o Aaron Aparecem simultâneamente, são tiradas com a juda do cavalete ?

    Responder
  4. Adriana - 05/05/09 - 13h50

    OI Gi!
    Nem fala… o Rio de Janeiro tinha que tomar vergonha na cara e recuperar o cais do porto… nao ia ter pr amais ninguem! Hahahahahha

    Flavia,
    As fotos de nos dois juntos sao tiradas com meu mini tripeh, e com ajuda de alguma late de lxo, capo de carro, mureta, etc… onde de pra apoiar o tipe!

    Responder
  5. Alessandra - 05/05/09 - 14h51

    adorei as dicas!! um dia ainda faço uma viagem mais longa pra conhecer melhor o reino unido!!
    aquela foto de vcs juntos, com o castelo ao fundo é minha preferida, parece cartao postal..perfeito!
    Adriana, vc conhece algum site vende esse seu tripe?
    bjs

    Responder
  6. Adriana - 05/05/09 - 15h01

    Oi Alessandra, tenho quase certeza que na Amazon vende… nao sei se entrega no Brasil, mas acho que comprei o meu lah. mas faz tanto tempo que nem lembro! Procura por “Monkey pod” ou “monkeypod” ou algo do genero…

    Responder
  7. Perdida pelo mundo - 05/05/09 - 15h39

    Ohhh God o que dizer dessas fotos?!!!
    Estou a apaixonar-me por cada lugar daí, se enquadram perfeitamente na minha visão romantica da Inglaterra. E muito bom tu nos dares a conhecer as maravilhas daí, sem ser só Londres. Estou a adorar!

    Ou eu me engano ou aquela bolsa da oasis já é tua!!!

    Bjs
    Raquel

    Responder
  8. Edna - 05/05/09 - 18h42

    Adriana, belas fotos, adorei as tulipas, gosto muito dos jardins e qdo vc puder coloque fotos dos jardins floridos de Londres. Amo.

    Beijos

    Responder
  9. Claudia Acourt - 05/05/09 - 19h59

    Amooooo de paixao os castelos. Sao como entrar num livro de historia e retornar no tempo. É como se eu ouvisse os sons daquela época .. tudo me inspira, me transporta. Lindas fotos e o passeio.

    Adriana, ja te disse que vc me inspirou muito para vir para a Europa, né! Bem, eu ganhei um selinho (o primeiro) o Mulher Bem Resolvida e estou passando tbem para vc. De uma passadinha no blog e pegue-o.

    Bacio

    Responder
  10. Tati - 05/05/09 - 20h51

    Dri, lindas as fotos e a bolsa nova!!!
    =)
    beijos

    Responder
  11. Flavia - 05/05/09 - 21h34

    Oi Adri, pelo pouco que vi de wales, achei lindo, lindo. Nao paramos em Cardiff, foi de passagem mesmo, mas deu para ver um pouco. E as placas… que lingua mais complicada eh essa!!! Vc foi em algum Tesco, muito engracado.

    bjs

    ps- tenho uma pergunta sobre o mega bus! Qual o motivo de vc nao ter gostado da segunda viagem? Depois que li sua dica me empolguei e vi uma passagem para edinburgh, overnight com o Paul e a Victoria… serah querer demais??

    Responder
  12. Marília - 05/05/09 - 22h43

    Ameii Dri…. tudo muito lindo, histórico. Imagino que aí deve ter milhaaares de castelos belíssimos!

    Bjo

    Responder
  13. Renata B. - 05/05/09 - 23h28

    Lindas as fotos!!!
    To esperando uma máquina igual a tua (dica de um post), não vejo a hora dela chegar iupiii!
    E a ideia do tripè é òtima!!!
    Beijooo

    Responder
  14. leticia - 06/05/09 - 05h36

    muito legal essa tradição de nomear o futuro rei da gra b. primeiro como principe de gales.
    no sabia.

    Responder
  15. Marina - 06/05/09 - 06h00

    So pra te dizer que AMO seu blog =)

    Responder
  16. Sofia - 07/05/09 - 15h41

    Oi Adriana,
    Vc me fez voltar no tempo. Eu morei em Cardiff tres anos. E em Londres alguns meses. No inicio fpi dificil pq me decepcionei um pouco com Cardiff, tinha em mente a cosmopolita Londres. Mas com o tempo a vidinha pacata de quae interior foi me conquistando. Nunca mais voltei..quemsabe um dia com os meus filhos ja grandinhos…Hoje moro no EUA e estou muito satisfeita pq minha cidade lembra muito a Gra-bretanha.
    bjs

    Responder
  17. […] referenciada com a cidade Rosa pelo simples motivo de que… é cor de rosa! Em 1853, o então Principe de Gales Britanico visitou a cidade, e o entao Maraja Sawai Ram Singh resolveu mandar a populacao pintar […]

    Responder
  18. Alderiva Moreno - 23/09/14 - 00h34

    Estive nesta linda cidade, passei um final de semana com minha família. Só achei diferente das nossas lindas e fantásticas Praias que não perde pra ninguém.

    Responder