29 Jul 2009
15 comentários

Descobrindo Praga: Roteiro de viagem

Dicas de Viagens, Republica Checa

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer quanto estou planejando uma viagem eh ;ler muito a respeito do lugar, sua cultura e sua historia. E apesar de nao ter tido muito tempo de fazer o mesmo antes da viagem a Praga, eh impossivel nao sentir arrepios ao ler cada linha do capitulo “Historia” do livrinho de viagem…

Sendo um pais que eh estrategicamente localizado no centro da Europa, A Republica Checa jah viu de um tudo por ai. Jah foi atacada, dominada, destruida, governada, etc por uma inifidade de racas, imperios, reis e ditadores.

Comecando por sua historia milenar, do estabelecimento da “divisao” das margens do Rio Vltava por tribos Eslavadas nomades inimigas, e passando pelo dominio do Principe Venceslau (que “mitologia” Boemia acabou virando o santo padroeiro da Republica Checa) e dos “anos dourados” do Rei Carlos IV ateh a mais recente caida do Imperio Habsburg em 1918, a ocupacao pelos Nazistas em 1938, a criacao da Checoeslovaquia e sua posterior queda durante a sangrenta “revolucao de Veludo” em 1993 e a entrada para a Comunidade Europeia em 2004. Pra quem gosta de historia (EU!) Praga eh um prato cheio!

Entao comecamos nosso fim de semana pela Praca Venceslau (Vaclavske Namesti), que na verdade eh uma enorme avenida, com um canteiro largo cheio de flores, com o Museu Nacional e a Opera de Praga bem ao fundo. A Atracao principal da “praca” (alem dos inumeros hoteis, lojas e restaurantes) eh a estatua de Sao Venceslau a cavalo, que foi assasinado por seu irmao, ha mais de mil anos atras.





Essa mesma praca eh o principal cenario politico de Praga, comportanto cerca de 40.000 pessoas, e foi aqui que o mundo assistiu eventos como a “Primavera” de Praga” e a “Revolucao de Veludo” em manifestacoes anti-comunismo.

Seguindo o boulevard, chegamos ao centro historico de Praga, na famosa Praca da Cidade Antiga (Staromestske Namesti), que ha cerca de 6 seculos atras era a area principal da cidade. A Praca eh enorme e eh cercada por predios barrocos, Romanescos e goticos, alem das famosas igrejas Sao Nicolaus e Nossa Senhora de Tyn, e o “cartao” postal de Praga, o antigo predio da Prefeitura e o relogio Astronomico!






O relogio Astronomico (Praha Orloj) eh uma atracao a parte! Foi inicialmente contruido no seculo 15, e eh composto por 3 partes: O ponteiro Astrologico, que representa a posicao do sol e da lua (com a Terra ao centro, pois na epoca que foi contruido, ainda se acreditava que a terra era o centro do universo!), os Apostolos e um calendario astrologico/zodiaco representando os meses do ano.




Toda hora, na virada da hora, uma multidao se aglomera em frente ao relogio pra assistir a “danca dos apostolos” onde a caveira que representa a “morte” se mexe e puxa uma cordinha, que soa os sinos da torre, uma portinha de abre e as estatuas dos apostolos entram e saem do predio, representando o fim do mundo.

O “espetaculo” em si, eh beeeem decepcionante, e nao dura mais que alguns segundos, mas jha que por coincidencia estavamos lah, resolvemos esperar pra ver.

Esse relogio eh cercado um dezenas de mitos e historias, inclusive que o Rei mandou arrancarem os olhos do contrutor (Jan Taborský) para que ele nunca mais pudesse construir nada tao bonito em nenhum outro lugar do mundo. O problema eh que ele morreu logo depois, e o relogio paraou de funcionar, e permaneceu parado ateh 1866. Depois o Orloj sofreu danos novamente em 1945 durante um dos ataques nazistas a cidade.

Eu me surpreendi com o quao “baixo” o relogio eh! Achei que estaria lah em cima, no topo da torre, mas na verdade ele eh bem perto do chao, bem visivel aos olhos (principalmente de pessoas ceguetas como eu) e impossivel parar de tirar fotos!!

De lah seguimos pra Ponte Carlos (Karlův most), que eh o outro cartao postal da cidade!

O inicio de sua contrucao foi em 1357, por ordem do Rei Carlos IV e soh foi concluida quase 200 anos depois! A ponte foi contruida em pedra macica, e eh considerada uma das melhores estruturas Goticas do mundo. A ponte liga o Castelo a  praca da cidade antiga e eh decorada com cerca de 30 estatuas Barrocas, e por torres protetoras dos dois lados.





Pro nosso azar, a ponte estava parcialmente em obras e LO-TA-DA o tempo todo! foi dificil conseguir tirar boas fotos…

De lah resolvemos nao cruzar a ponte para subir ao castelo, pois a bateria da minha camera estava quase acabando!!!

Entao fomos andando ateh o bairro judeu (Josefov). Que fica do laso leste da cidade, conectado a Praca da Cidade antiga pela rua Pariska. Essa parte da cidade hoje em dia eh conhecida como “pequena Paris” por ter alguns dos predios mais bonitos de Praga, e por hospedar a rua mais cara da cidade. Inicialmente os Judeus em Praga eram isolados no “gueto Judeu”, que era um bairro amuralhado, os separando do resto da populacao. Ateh que o Imperador Joseph II decretou o “tratado da Tolerancia” e permitiu, oficialmente, que os Judeus desenvolvessem o bairro.


Durante a dominacao Nazista, o bairro foi novamente quase totalmente destruido, sobrando apenas 6 sinagogas e o cemiterio Judeu, onde os Nazistas trouxeram pecas e relicarios de toda Europa e onde plenajaram construir um museu da “raca extinta” (que gracas a deus nunca aconteceu!). E eh lah tambem que nasceu e morou Franz Kafka, um dos Checos mais ilustres da historia recente do pais.

Nos demos azar que acabamos indo pro Josefov em pleno sabado a tarde, e tudo estava fechado! Entao nao pudemos entrar no museu e na antiga prefeitura Judaica, que dizem ter um dos maiores emais bonitos acervos da cultura judaica do mundo!



Mas mesmo assim, o Cemiterio Judaico eh outra atracao do bairro, com suas tumbas “desorganizadas” que datam ha mais de 500 anos!

Pra terminar nosso dia, fomos beirando o Rio em direcao a parte moderna da cidade (Nové Město), mas que na verdade foi fundanda em 1348 por Charles IV por fora dos muros da antiga cidade. Na verdade a “cidade nova” eh quase tao antiga quanto o resto da cidade, mas oque me surpreendeu foi a quantidade infinita de predios e estruturas lindas, uma ao lado da outra.

O ponto alto do bairro eh a polemica “casa dancante” (ou “casa bebada”, que eh mais de acordo com a fama festeira da cidade), que eh um predio de arquitetura Art-neveau e neo-gotico que foi originalmente nomeada em homenagem a Fre Asteire e Ginger Rogers, por paracer com um casal dancando. Os planos originais eram para um centro cultural (e soh assim foi aprovado), mas hoje em dia virou um predio comercial e abriga varias multinacionais…



E dai pra frente, paramos os passeios turisticos (e o dia jah tinha acabado!) para nos preparar e arrumar pra comemoracao do nosso aniversario de namoro, que o Aaron tinha preparado uma super surpresa!!

Planejando uma viagem para a República Checa?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Adriana Miller
15 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
15 comentários
  1. Perdida pelo mundo - 29/07/09 - 15h14

    Mais uma vez fotos MARAVILHOSAS.
    João é louco para ir a Praga, e está tentar me convencer de a proxima viagem ser pra lá em vez de Londres.
    Eu tb quero muito conhecer Praga, mas na minha loucura, acho que não faz sentido conhecer mais paises na europa antes de ir a Londres. Já fui a França, Espanha e Alemanha, e acho inadmissivel ainda não ter ido a inglaterra… Coisa de louca!

    Parabens pelo aniversario. E boas futuras viagens, que já vi nos comments a programação.

    Responder
  2. Deiatatu - 29/07/09 - 18h34

    Oi Dri

    Muito bom o seu relato, super bem explicado de ponto a ponto, parabéns!! Já fui três vezes para lá e sempre me surpreendo com esta belíssima cidade. Vou levar uma amiga q esta vindo do Brasil agora até lá e a “licao de casa” dela vai ser ler o seu post antes de ir hahahaah
    bjs

    Responder
  3. Amanda - 29/07/09 - 21h18

    To boba com essa cidade! Mará demais!! As casas parecem de açucar!
    Mas gostei mesmo foi da sua bolsa! :-)
    Chiquetééérrima!
    Bjokas!

    Responder
  4. kassi - 30/07/09 - 08h39

    Ola Adriana,

    Praga parece ser muito bonita mesmo!! Deixa eu te perguntar uma coisa, to querendo ir pra la e gostaria de saber c vc recomenda algum guia de viagem!!
    beijos

    Responder
  5. Adriana - 30/07/09 - 08h59

    OI Kassi,
    VC quer saber de guis de viajem em “papel” (livros) ou “pessoas” (um guia pra andar com vc pra cima e pra baixo?
    Se vc quiser livros-guia eu tenho varias dicas pra dar!
    Aliais, vou fazer um post sobre isso, pois muita gente me faz a mesma pergunta!
    Bjs
    Dri

    Responder
  6. Mile - 30/07/09 - 09h48

    Praga é minha paixao, fui em 2006 e fiquei em estado de choque de tanto encantamento. Eu gostei de todos os lugares que já visitei, mas as únicas cidades que eu realmente sinto saudades de voltar é Praga e Istambul.
    Bjoks…belo post e belas fotos

    Responder
  7. kassi - 30/07/09 - 20h57

    Oi eh um guia de papel sim!! Mas pode ser um da internet que eu possa imprimir tb!! Eu tenho um guia da europa da DK Eyewitness Travel Guide, mas eu nao acho ele muito bom nao, ele eh um pouco superficial de mais!!
    brigadinha
    beijos

    Responder
  8. CarlaZ - 30/07/09 - 23h44

    Dri, esse post ficou ótimo! Com várias explicações…
    Sabe que já vi esse relógio em mil fotos e também pensava que era no alto…agora não vou ter mais surpresas quando chegar a minha vez de conhecê-lo…

    Responder
  9. jorge fortunato - 18/11/10 - 21h48

    Olá
    Gosto muito de Praga, já visitei duas vezes. Ao caminhar pela cidade parece que estamos ouvindo uma sinfonia. Parabéns pelo post e pelas belas fotos.
    .-= jorge fortunato´s last blog ..Conversando com Mamãe =-.

    Responder
  10. Ljubljana - 13/03/11 - 10h00

    […] a ponte tripla de arte barroca, com arquitetura inspirada nas pontes e predios de Viena e Praga, e que fica exatamente em frente a catedral Franciskanska Cerkev, que é a igreja cor de rosa, e […]

    Responder
  11. Luffi - 10/12/11 - 00h17

    Adorei tanto este Post de Praga com adorei a cidade, muito bom e excelentes fotod, alaiz o seu blog é 5* mesmo, virei fã. estou a escrever sobre Praga gora no meu. Boas viagens

    Responder
  12. Debora - 12/07/12 - 15h10

    Muito bom seu blog. Estou adorando! Obrigada pelas dicas!

    Responder
  13. […] Mas não dá negar que Riga realmente é uma cidade linda! Assim como Vilnius e Tallin, a cidade foi totalmente reconstruida na decada de 90, mas sua essência medieval foi mantida e sem duvida alguma entrou pra minha lista de cidade pitorescas e fofas da Europa (minha all time preferida ainda é Praga). […]

    Responder
  14. Rosily - 06/05/15 - 01h57

    Oi dri vc indica algum guia local pra fazer Budapeste, praga e Viena.?

    Responder
  15. […] de uma nova cidade), mas por outro lado, quando fui tentar bolar um novo roteiro de viagem, acabei chegando de volta a meus primeiros posts, la de 2009 – e as dicas ainda estao todas […]

    Responder