15 Mar 2010
20 comentários

Sob o sol da Toscana

Dicas de Viagens, Florenca, Italia, Pessoal, Pisa, Viagens pela Italia

Voltar a Pisa e Florenca 6 anos depois que cheguei lah, foi uma experiencia bem interessante.
Foi meio engracado estar andando novamente por Florenca, dessa vez como puramente turista e “abrir” minha mente para a cidade.

Quando sai do Brasil, ha (quase exatamente) 6 anos atras, minha primeira parada foi a Italia, onde tinha ganhado uma bolsa de estudos atravez do consulado Italiano no Rio (onde estudava na epoca). Fui cheia de expectativas, sonhos e afins, e meu primeiro mes foi um sonho realizado. Morei em Castelraimondo, fazendo um curso intensivao 100% inclusivo. Passiei e viajei bastante, conheci muita gente legal e aprendi demais. Logo depois fui direito pra Florenca, onde tinha ganhado uma segunda bolsa de estudos, que nao quis desperdicar de jeito nenhum.

Eu achava que poder morar um tempinho em Florenca seria o auge supra-sumo da minha vida, e o tombo nao poderia ter sido maior. Um ambiente completamente diferente, sem conhecer ninguem, morando com duas irmas Italianas ultra antipaticas, e enfim…. odiando!

Soh quando fui embora de lah eh que me dei conta do quanto tinha detestado morar em Florenca, de como as pessoas lah sao esnobes e antipaticas e como tinha sido dificil pra mim me sentir “obrigada” a amar toda a experiencia o tempo todo.

Entao nos 6 anos seguintes nunca cheguei a ter intencoes de um dia voltar lah. Ficou marcado: Fiorentinos sao antipaticos, xenofobistas e esnobes. Tudo bem que hoje em dia estou longe de ser a pessoa que era naquela epoca, mas as primeiras intencoes, nesse caso, ficaram.

Ateh que ha uns 6 meses tras o Aaron viu uma promocao da Ryanair pra Pisa. Vamos?

Entao o tempo passou, e nesse fim de semana voltamos pra Toscana para passar o fim de semana.

Voamos Londres – Pisa, onde passamos a primeira noite e algumas horinhas do sabado de manha pra ver a torre. Logo depois encaramos um trem regional e 50 minutos depois, lah estava eu, novamente na Stazzione Santa Maria Novella.

Foi incrivel como em questao de segundos eu jah lembrava o caminho a seguir, que ruela pegar pra cortar o caminho, e entao me dei conta de como fui sortuda de ter tido a oportunidade que tive.

A ficha soh caiu quando ao voltar da Piazzale Michelangiolo depois do por do sol, e lembrando de todos os atalhos, fomos andando ateh minha antiga casa – um predio tipicamente Fiorentino, antigao, com uma porta gigante de madeira e janelonas com flores na sacada, e o Aaron, no auge de seu Americanismo-novo-mundo soltou uma “UAU”! Voce jah morou aqui?!”.

E entao me dei conta de que sim, jah morei ali. Sei como eh subir as escadas antigas de madeira, gastas pelos anos num predio tipicamente Toscano, como eh sentar nos degraus da Piazzale Michelangiolo no por do sol com os amigos, assistir os artistas de ruas na Ponte Vecchio, aprender sobre arte Renascentista direto na fonte e saber andar pelas ruas sem precisar de mapas.

E eu tambem sei que esse post esta piegas pacas, mas voltei pra casa no domingo com uma nova paixao por Florenca. E sendo muito, muito grata pelos apertos que jah passei na vida, que me ajudam a dar valor pela pessoa que sou hoje em dia.

Entao nos proximos dias vou baixar as fotos e preparar os posts com dicas insider de Florenca – que nunca tinha feito!

Alem de me preparar para uma semana intensa de dieta! Serio! Como se come bem naquele lugar! Ainda bem que morei por lah pouco tempo, e agora passamos apenas um fim de semana! Afinal nao eh normal comer sorverte de Nocciola 3 vezes por dia (alguem me explica porque nao vende nocciola em outros paises?!?!), gofre com nutella mais 1 ou 2 vezes, almocar pizza e jantar pasta, regado a vinho Chianti e Lemoncello!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. Gabriela - 15/03/10 - 15h15

    Olá, tudo bem?
    Nossa até fiquei com vontade de ir pra Pisa, já que era um lugar fora do meu roteiro. Já estou tratando de incluir!
    Seu site está me ajudando muito nas dicas de viajens.
    Obrigada.
    Bjos.

    Responder
  2. Karina - 15/03/10 - 15h22

    Dri, estou louca pra ver suas dicas de Firenze!!! E que bom que vc deu uma segunda chance a cidade e ela lhe trouxe boas lembranças!!! Bjo

    Responder
  3. Tanylle - 15/03/10 - 16h06

    Não sei o porquê (n conheço a Itália), mas me emocionei com o post!
    Vc consegue passar sentimento na sua escrita!!

    I can’t wait pra conhecer Pisa e Florença pelo seu relato!

    Boa Semana. Bjos

    Responder
  4. g. - 15/03/10 - 16h11

    ótimo que vc abriu o coração de novo para florença!
    acho a disney (relação a roupas e museus) para os adultos!
    e me traz as mais belas e … recoradações!
    bjs

    Responder
  5. GabiGPS - 15/03/10 - 16h20

    Pisa, pisa, na verdade, não tem muito pra visitar. Só a pracinha da torre. Então, nada mais do que um diazinho é suficiente. Mas comi uma pizza deliciosa e incrivelmente barata (6 euros) com vinhozinho delícia. Porém, achei mto caro o hotel. Era ótimo, com cafe da manhã delicioso, mas custou 100 euros…

    Floreça tb é linda, mas me assustei com a quantidade de imigrantes africanos perambulando pelas ruas. Ah, e o bom de ir no verão é que, com sol a pino de 40/45ºC, tem bem menos filas para entrar nos lugares. ;P

    Sem contar os gelatos deliciosos e baratinhos (1 euro na ponte depois da Vecchio). No meio da cidade, os gelatos custam em torno de 3 euros…

    Dry, eu tb conheci uma pracinha perto da porta da cidade velha que da pra fazer pic nic ou dormir (o que fizemos… rs). Além disso, em Florença as frutas são deliciosas em bem mais baratas que em outras partes da Itália!

    Adorei seu post! Espero as fotos pra relembrar minha viagem do ano passado :)

    Responder
    • Adriana - 15/03/10 - 16h30

      Um dia todo! :-)
      Nos passamoa apenas umas 3 horas da nossa manha, e quando fui em 2004, tambem nao passei mais que uma tarde por lah…! mas sem duvidas, vale a pena!

      Na verdade gabi, esse problema com os imigrantes Africanos eh um assunto bem serio na Italia e Espanha, e ateh qeu achei Florenca bem “contida” em comparacao com Roma ou Veneza.
      Em Veneza ano passado presenciamos perseguicao e cacetada digna de hollywood entre policia e vendedores africanos!
      Em Madrid e barcelona o problema tambem eh serissimo e rola uma alta mafia…

      Responder
  6. Lu Francesa - 15/03/10 - 16h37

    Adoro provar comidas diferentes nas viagens,mas é verdade, é um perido,rs

    Vc já pensou em ir ao Japão? :)

    Beijocas,Lu

    Responder
    • Adriana - 15/03/10 - 16h49

      Nem fala!
      Sim, Japao eh um dos meus destinos “sonho de consumo”, mas eh tao longe e caro, que sempre que comeco a planejar, acabo desistindo…
      mas do jeito que adoro comida japonesa! Pelo menos eh bem saudavel, neh?

      Responder
  7. Débora - 15/03/10 - 20h06

    Adriana,
    sempre leio seu blog e nunca comentei, mas adoro. E esse post eu tinha que comentar. Tive a sorte de ir para Florença no meio do ano passado. Amei!! Não tem outra palavra!! A gente passa perrengue mesmo, é normal, mas ainda bem que vc superou e agora se sente privilegiada! Porque é isso… poder viajar, ainda mais se puder morar em outros países, é a maior benção que alguém pode ter na vida, na minha opinião!
    Quero muito ver suas fotos e matar um pouquinho da saudade de lá!
    Ah! E os gelatos são um assunto a parte… se morasse lá, ia virar uma baleia, com certeza! haha

    Responder
  8. Ligia - 15/03/10 - 21h15

    OBA! Em maio vou para Florença, vai ser ótimo ter suas dicas de insider :)

    Beijo Dri!
    .-= Ligia´s last blog ..Ah, Lisboa =-.

    Responder
  9. myiska - 16/03/10 - 02h53

    oi -Adriana – q bom q superou a antiga impressão,mas é sempre assim. tb o amadurecimento nos dá outra visão das coisas. eu só conheci Florença co. turista e desde q estudei o Renascimento me encantei por ela. adorei tudo.acho super especial e qto à comida é um capitulo a parte. qto ao problema dos imigrantes tb achei mais contido.

    Responder
  10. Priscila - 16/03/10 - 13h42

    Oi Adriana
    To curiosissíma esperando as fotos e as dicas pra continuar planejando a viagem, ja tinha ate descartado pisa do roteiro mas acho q vou colocar de volta….
    bjz

    Responder
    • Adriana - 16/03/10 - 14h03

      OI Priscila!
      Inclui Pisa sim!
      Fica a menos de 1 hora de trem de Florenca, e apesar de nao ter muito oque fazer por lah, eh um daqueles lugares do mundo, que vale a pena gastar 3 horas do seu dia, nem que seja pra chegar lah e tirar uma foto sua “segurando” a torre!

      Responder
  11. Aquiemnewyork - 16/03/10 - 14h14

    Dri, estou pensando em passar parte da minha lua-de-mel em Florenca, tenho uma ideia ultra-romantica da cidade? Sera que vou me decepcionar com a cidade? beijoo Ariana
    .-= Aquiemnewyork´s last blog ..TPM =-.

    Responder
    • Adriana - 16/03/10 - 14h17

      Oi Adri,
      Imagina, Florenca eh super romantico! Vcs vao adorar!
      No meu caso foi diferente porque morar lah nao foi tao conto de fadas como imaginava, mas em termos de turismo, Florenca eh uma das cidades mais lindas do mundo, e perfeita pra lua de mel!
      Boa comida, bons vinhos, sobremesas melhores ainda, vistas, por do sol, arte, cultura, musica… enfim, tudo!

      Responder
  12. Marília Lucena - 17/03/10 - 02h52

    Aiiiiiiiii como sou louca para conhecer a região de Toscana!!! Dri, vc já viveu tanta coisa,tantas experiências… que maravilha!
    Adoro o filem Sob o sol da Toscana!!
    Beijos

    Responder
  13. Luciana Pires - 20/03/10 - 07h44

    Adriana, como foi o processo para sua obtenção das bolsas de estudo na Itália?

    Busco informações sobre estudo/vida na Itália, você poderia compartilhar sua opinião sobre o programa de bolsas que participou?

    Atenciosamente,
    Luciana.

    Responder
    • Adriana - 20/03/10 - 10h53

      Shiiiiii… nao lembro!
      Foi ha muito tempo atras, mas foi totalmente atravez do consulado Italiano do Rio, onde eu jah estudava ha 3 anos. Meu professor de Italiano que “mexeu os pauzinhos” pra mim, e foi inclusive sugestao dele que eu passasse um tempo na Italia, já que estava largando tudo pra ir pra Espanha.
      Entao depois que ganhei as bolsas, adiantei minha mudança por uns meses e fui pra Italia primeiro.

      Responder
  14. Isvania - 21/06/10 - 19h51

    Oi Adriana
    Estou programando uma viagem para a Italia e estou achando suas dicas ótimas!
    Vou fazer uma viagem de trem e nao consigo ver o preço das passagens entre pequenas cidades,como: Florença/Vinci/Pisa/Lucca
    Entrei no site da Trenitalia,mas nao consegui ver os valores.Voce teria alguma informacao?
    Obrigada

    Responder
  15. […] a sensaçãoo do “conhecido”. As vezes é uma segunda chance de rever um lugar que de repente você não gostou tanto da primeira vez. Ou rever um lugar que voce adorou, e poder dividir isso com uma pessoa querida. Ou simplesmtente […]

    Responder