28 Mar 2010
53 comentários

Arrumando a mochila

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Egito, Fazendo as Malas

Como jah contei em outro post, nossa viagem ao Egito vai ser bem mochileiros-raizes, que em essencia significa que queremos poder aproveitar o maximo possivel, porem gastando o minimo possivel.

Porem a decisao de viajar com nossas fieis mochilonas em vez da costumeira mala de rodinha surgiu como trauma da viagem a Tailandia: eu achava que meu dias de mochileira jah tinham ficado pra tras em minha vida, ate que me vi atolada na lama, numa ilha paradisiaca, pagando muito mico (e pagando mais caro por tudo, pois o preco das coisas eh acertado depois que olham pra sua cara!), apenas porque eu era aquela garota arrastando uma mala rosa-pink de rodinhas estrada de barro a fora. Foi cansativo, nada pratico, uma preocupacao a mais e enfim… desnecessario!

Entao quando comecamos a planejar a viagem pro Egito e os meios de transporte escolhidos (aviao + trem + barco + onibus) decidi que nao estava disposta a ser aquela turista novamente.

A verdade eh que viajar com mochila tem muitas vantagens (mais pratico, mais economico, cabe em qualquer canto, limita a tentacao de carregar muita coisa, etc) mas tambem tem suas desvantagens (as roupas ficam amassadas no fundo da mochila, eh dificil achar alguma peca com rapidez, e o peso eh limitado), entao sao precisos alguns macetes pra conseguir viver/viajar feliz com o mochilao.

O primeiro passo eh aceitar que menos eh mais. E ponto. Realmente nao dah mesmo pra carregar 4 pares diferentes de sandalia plataforma, combinando com o respectivo sapato e cinto. E se vc conseguir o milagre de fazer tudo caber na sua mochila, nao esqueca que voce sera a responsavel por carregar aquilo nas suas costas – entao re-avalie: esse 4º par de sapato (ou 2º, 3º…) realmente eh necessario? Se a resposta for positiva, entao reavalie toda sua viagem… uma mochila provavelmente nao eh a melhor opcao pra voce.

Defina a estacao. Mochilar no verao, com pecas leves e finas eh bem mais facil doque mochilar no inverno. Simples lei da fisica – sua mochila tem uma capaticadade limitada e roupas invernais pesam mais e ocupam mais espaco doque chinelo + biquine/sunga + camiseta e short.

Duracao da viagem. Em uma viagem relativamente curta a tentacao de carregar menos pecas de roupa eh bem menor doque quando vc pensa que tera que sobreviver 6 meses usando as mesmas roupas todo.santo.dia.

Viajar por apenas alguns dias ou semanas com uma mochila eh facil. Mas vai viajar assim por 1 ano inteiro? Sera que dah pra aguentar? E quantas estacoes diferentes vc vai enfrentar nesses X meses? Eh viavel viajar com apenas um mochila e se planejar pra carregar biquine e Havaianas, ao mesmo tempo que vc vai precisar de bota de neve e casacao no mes (e hemisferio) seguinte? Será que é melhor separar uma parte do orçamento da viagem para comprar coisas pelo caminho (que alem de as vezes sair mais barato, poupa a dor de cabeça de tentar encaixar um down-jacket com sua sunga).

Meios de transporte. Se sua viagem sera toda feita na base do aviao, taxis pra cima e pra baixo, possivelmente um cruzeior aqui e outro ali… Porque carregar uma mochila se vc poderia levar uma mala “normal”? Mas se vc vai viajar em cias de Low Cost, pegar ferrys, onibus, trens e afins, subindo e decendo escadas, sentando no chao e se hospedando em hoteis pequenos (e possivelmente em dormitorios), entao mochila eh sua melhor opcao – pois se vc for teimoso e levar uma mala de rodinhas, sua viagem em trens desconfortaveis, quartos pequenos, e subindo e descendo as escadas do metro, sera um inferno!

Use cores neutras e escuras. Pensa comigo: Se vc vai passar muitos meses ou semanas viajando usando todo dia uma quantidade limitada de pecas de roupa, o efeito “nao tenho nada pra vestir” da viagem sera mais controlado se suas pecas forem combinaveis entre si e de cores neutras. Vai ser bem diferente rever suas fotos da viagem caso vc tenha passado 3 meses revezando entre 3 blusas branca/preta/cinza, doque caso voce passe 3 meses viajando revezando entre uma blusa florida/de bolinha/listrada. A sensacao de que vc esta usando todo dia a mesma coisa quando se usa pecas nao-basicas eh sempre maior (isso vale pra qualquer viagem, nao soh mochileira)

Acessorios: Sao leves, nao acupam espaco na mochila e deixam sua blusa branca/preta/cinza com cara nova todo dia!

Pecas versateis. Um vestido ocupa menos espaco/peso na mochila do que calca jeans + camiseta. Para os homens (e mulheres tambem!), uma calca cargo convertivel em bermuda (aquelas que tem um ziper acima do joelho) ocupa menos espaco que uma calca + uma bermuda, por exemplo.

E fique de olho tambem nos tecidos! Hoje em dia existem tantas milhares de opcoes de tecidos “tecnologicos” que sao mais duraveis, nao amassam quando ficam embolotados no fundo da mochila, nao precisam lavar com tanta frequencia, e quando lavam, secam ultra rapido, que tambem vai ajudar a deixar sua viagem mais pratica (ou voce quer perder tempo de viagem trancado na lavanderia da esquina?).

Entao pronto! Montou o “guarda roupa” na sua cabeca?

Na hora de arrumar a mochila propriamente dita, isso muda bastante se sua mochila eh de modelo “tradicional” (Top Load – com abertura no topo) ou tipo “mala” (Front Load – que abre como se fosse uma mala, deixando o interior da mchila todo aberto ao mesmo tempo). A minha eh das antigas, entao eh de modelo tradicional, oque dificulta demais na hora de arrumar, desarrumar, e arrumar de novo.

Entao oque facilita eh planejar a ordem em que as coisas serao usadas (no caso de uma viagem curta como a nossa pro Egito), assim vc jah sabe que calca jeans esta no fundo, neceesaire no topo, etc, etc.

Eu tambem prefiro “enrrolar” todas as pecas de roupa. Assim alem de amassar menos, eh mais facil de tirar cada peca de dentro da mochila sem desfazer a “pilha” e otimiza o espaco interno da mochila.

Por ultimo, a infalivel tecnica de colocar os itnes pesado no fundo da mochila, e os level no topo – pelo simples motivo de distribuicao de peso: minha mochila tem um suporte “cinto” que prende na cintura, e isso diminui DEMAIS o peso que vai nas suas costas. Na verdade com esse tipo de mochila (com estrutura de aluminio nas costas, alcas reajustaveis e “cinto”) voce pode ficar hoooooras andando de um lugar pro outro, ou plantada em peh, e mal sente o peso nos seus ombros – justamente porque o peso esta todo no seu quadril e nao nas costas.

A minha mochila tambem tem um compartimento separado no fundo, que eu uso pra itens soltos e deificeis de arrumar – tipo sapatos, cabos da camera fotografica, chinelo, roupa suja, etc.

Entao no final, voila!

No meu caso especificamente, a viagem sera relativamente curta, apenas 10 dias entao nao preciso me preocupar muito com a quantidade de coisas a levar nem com o peso da mochila (eu sou uma viajante economica no que diz respeito a malas, e vamos voar BA, que eh mais flexivel com o peso das bagagens), entao minha lista de viagem ficou assim:

MInha "mala" pronta pra entrar na mochila

Já o Aaron não é tão metodico...

– 5 vestidos: variando entre os maxi (cumpridos) e na altura do joelho (e sempre com mangas/cobrindo os ombros, pois o Egito eh um pais muculmano). Sao leves (se carregar na mochila e de vestir, pois vai estar um calor desgracado!) e de tecidos de malha que nao amassam.

– 1 calca jeans (que vou usar na viagem)

– 1 short jeans (ou 2… ainda nao decidi)

– 4/5 camisetas

– Biquine/saida de praia

– 1 jaqueta de algodao (para noites mais fresquinhas e pra combrir os ombros/colo ao entrar me mesquitas, igrejas, mercados, etc)

–  calcinha, sutia, meias e afins

– Acessorios (colares e brincos)

– 1 (par) Chinelo + 1 (par) sandalia + 1 Allstar (que vai no pe, e talvez nao volte, pois esta caindo aos pedacos!)

Mini farmacia

– Necessaire e afins (pente/escova, secador de cabelo)

Necessaire que "pendura" e com compartimentos, pois assim fica mais facil de achar suas coisas num banheiro apertado de albergue, de trem, etc.

A moral da historia eh que viajar de mochila eh uma coisa bem pratica, e mais que tudo, um estilo de vida.

Mas ao mesmo tempo, ser “mochileiro” nao significa que vc precisa virar um sujismundo-hippie, que dorme no chao, passa dias sem tomar banho, nao faz a barba, nem raspa as pernas…!

Pode sim usar maquiagem, secar o cabelo e usar roupas bonitinhas – a intencao de viajar de mochila eh facilitar sua vida de turista, e nao te fazer morrer de vergonha na hora de mostrar as fotos pros colegas no escritorio!

Sempre que eu falo pra alguem que vou mochilar, ou que me hospedo em albergues e viajo Ryanair, as reacoes sao as mesmas: “SERIO, VOCE?!?!?” como se eu praticamente sofresse de dupla personalidade, mas na verdade essa eh apenas a meneira que eu escolhi pra chegar o meu destino e carregar minhas coisas – de resto, tudo eh exatamente igual (peruagem and all!).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
53 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
53 comentários
  1. Re Coelho - 28/03/10 - 15h32

    Dri.. uma dica q me ajudou bastante viajando de mochila.. eu comprei na The North face uma espécie de necessárie.. ela é quadrada e tem uma divisão no meio com um zíper de cada lado.. de um coloquei todas as blusinhas.. e do outro os shorts e tals.. resolveu muito esse quesito de organização dentro da mochila.. tem gente que coloca em sacolinhas.. tb resolve. assim fica subdividido dentro da mochila.. bjs.

    Responder
  2. blog viagem afora - 28/03/10 - 15h39

    Excelentes dicas !! Cada um tem um jeito de arrumar a sua mala/ mochila, dependendo tbém de suas necessidades, mas o nosso é muito similar a esse que vc colocou aqui, principalmente na nossa uma viagem que durou 5 meses …
    Bjs

    Responder
  3. lucia - 28/03/10 - 16h48

    Voce eh doida, nem morta eu viajaria de mochila nas costas. Pode me chamar de fresca, mas prefiro pagar mais e ficar num hotel razoavel do que carregar minhas coisas nas costas e nao ter onde deixa-las pra curtir o lugar. Fora nao poder levar tudo o que quero. Isso realmente nao eh pra mim, rs. bjos
    .-= lucia´s last blog ..4 aninhos!!! =-.

    Responder
    • Adriana - 28/03/10 - 21h35

      Realmente nao é pra qualquer um… e tambem nao é qualquer viagem que dá pra encarar, ou que combinam com mochilagem…
      Mochilar é uma coisa que ou voce ama, ou odeia!

      Responder
  4. Thaís Nascimento - 28/03/10 - 16h49

    kkkkkkkkkk transtorno de dupla personalidade detected xD
    Mas falando serio, super axo ‘mochilar’ um estilo de vida tao legal.. vc une peruagem + praticidade, eh lindo!
    Quando tiver ai na Europa (ai jisuis, agosto chega logo!) soh vou viajar assim.. E me empolgo horrores pensando no combo ryanair + mochilao + albergue kkkkkk
    .-= Thaís Nascimento´s last blog ..O que você vestiu hoje? =-.

    Responder
    • Adriana - 28/03/10 - 21h34

      Tambem acho… Se o Aaron topasse ia viver a vida num mochilão…. (mas ai depois lembro que ia sentir falta das minhas bolsas! hahahahah)

      Responder
  5. Vanessa - 28/03/10 - 16h54

    Oi Adriana!
    Viajar de mochila realmente é muuuuito mais prático!
    Lembra que te escrevi falando da viagem pro Chile? Fui pra Bolívia antes tb! E foi simplesmente sensacional! Passei 2 semanas nessa viagem e com uma mochila de quase 10kg me virei super bem! Comprei algumas roupas com tecidos mais tecnológicos e mesmo pegando um frio de -8ºC nos Geiseres El Tatio, não passei nenhum frio! E olha que depois fui pro Atacama e encarei uns 35ºC durante o dia!
    Poste muitas fotos do Egito, com certeza é um lugar que vale a pena visitar!
    beijão e boa viagem! =)

    Responder
    • Adriana - 28/03/10 - 21h33

      Pode deixar! Já até comprei cartao de memoria e bateria extra!!

      Responder
  6. Renilse - 28/03/10 - 19h05

    Adorei o post!!! Isso que é versatilidade na hora de viajar..beijos

    Responder
  7. Lu francesa - 28/03/10 - 20h09

    Para mim é algo impossível, muito peso para as minhas costas rs, não estou mais na idade! rsrs

    Responder
    • Adriana - 28/03/10 - 21h32

      Pois é, nao viajo com mochila ha anos!! Nao sei como minhas costas vao aguentar! hahahaha! Mas é mais o “estilo” da viagem, do que “como” carregar suas cosias propriamente dito.

      Responder
  8. Stephanie - 28/03/10 - 22h27

    Nossa, muito bom esse post sobre como arrumar mochilas e sua lista de roupas que vai levar para a viagem. Eu só viajei de mochila uma vez e foi um caos porque eu queria levar o guarda-roupa inteiro e acabei levando muitas coisas que nem cheguei a usar. De uns tempos pra cá estou aprendendo a fazer melhor minhas malas. Vou usar todas as suas dicas, muito boas mesmo.

    Beijos e boa viagem.

    Responder
  9. Maria Antonietta - 29/03/10 - 01h29

    Dri, concordo com vc!
    Viajar de mochila é um “estado de espírito”, porque te obriga a descobrir como vc pode ser super feliz usando tão pouco! Essa foi a maior lição da minha única experiência de mochileira na vida, apesar de ter passado alguns perrengues com o jeito de arrumar a tal da mochila! Não sei se farei de novo, mas já valeu a experiência e me ajudou a ser econômica até mesmo na hora de arrumar a minha mala vermelha de rodinhas!

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 07h51

      Eu tambem só aprendi a ser economica depois que passei a viajar “mochilando” e viajando pela Europa em geral (nada como ter que pagar carissimo pela bagagem, pra me fazer desistir de levar qualquer cosa!). NUnca vou esquecer uma das viagens que fiz pra Florianopolis, por uns 10 dias e levei 3, isso mesmo TRES malonas, com praticamente minha casa toda, “só por via das duvidas”… Vergonha alheia de mim mesma quando lembro disso! :-)

      Responder
      • Maria Antonietta - 29/03/10 - 23h01

        Dri, eu tbem ja fui para o mesmo destino que o seu (Floripa!) carregando o MUUUNDO nas malas, achando que iria passar o maior frio no sul e, imagina, só passei vergonha! E o pior: eu achava que era chique levar aquilo tudo! Pode isso? Por isso, viajar de mochila foi uma licao de vida, porque me fez colocar os pes no chao e sair daquele mundo “patricinha de ser”! Hoje minha mochila esta guardadinha para o meu marido, que tem vontade de fazer o caminho de Sao Tiago de Compostela. Detalhe: ele só náo sabe que terá que me levar na mochila, porque eu nao posso ficar de fora dessa!

        Responder
  10. Livia H - 29/03/10 - 02h58

    Já passei muito perrengue com malas de rodinhas e excesso de coisas. Tenho um trato comigo mesma que é: só levo o que posso carregar sozinha (carregar mesmo, não arrastar). Não viajo muito a lazer, nem me considero uma verdadeira mochileira, mas viajo a trabalho, sempre de mochila nas costas. Não me importo com roupas amassadas, já aprendi a levar só o necessário e preciso de pouca coisa pra sobreviver. rsrs
    Às vezes preciso carregar duas mochilas, daí vai uma na frente e outra atrás. rsrs
    Bjos e boa viagem!

    Responder
  11. Luciana Bordallo Misura - 29/03/10 - 05h10

    Eu nunca viajei de mochila e albergues nao fazem muito o meu estilo mesmo, mas pra certas viagens realmente uma mochila faz mais sentido. Quando fomos ao Japao teria sido melhor levar uma mochila dessas por causa das inumeras viagens internas de trem que fizemos, de repente se fizermos uma outra viagem assim no futuro eu compro uma mochila dessas :-)

    Detalhe nada a ver: a sua colcha da cama e da IKEA nao e? Igualzinha a que dei de presente pro meu irmao, haha.
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Censo no blog =-.

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 07h48

      É!! Meu edredon é da Ikea sim!
      Na verdade minha casa inteira é da Ikea… da colcha a colher de cafezinho, ou sofa ao tapete do banheiro…. :-)

      Responder
  12. Cristina - 29/03/10 - 07h59

    voce ‘e chatissima!

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 08h00

      HAHAHAHHHAH!
      Igualmente!

      Responder
  13. Luisa - 29/03/10 - 09h17

    Dri,
    Sabe que a mochilha nao me assustou tanto quanto os hoteis de 5 libras que vc arrumou! :)
    To curiosa pra saber sua opiniao sobre eles.
    Bjs
    .-= Luisa´s last blog ..Ghar Dalam =-.

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 15h21

      Hhahaahhahaha!

      Eu tambem estou curiosa pra ver esses albergues “ao vivo”!

      Responder
  14. Jacqueline - 29/03/10 - 13h06

    mto legal! ainda bem q vc leva jeito pra isso! Eu adoro viajar, mas arrumar as malas… hora chata! rsrsr
    Boa Viagem!!!
    Jacq

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 15h20

      Basta pratica! (e uma dose de paciencia… eu acho super legal fazer mala, meu problema eh desfazer e lavar/passar tudo depois! Credo!)

      Responder
  15. Letícia R. - 29/03/10 - 14h23

    Eu me identifico totalmente com o mochilão! Nunca deixei de peruar por causa disso – já embarquei até num cruzeiro de mochilão. Sim, foi estranho, haha… mas era parte de um roteiro e, no restante da viagem, eu não seria feliz com mala de rodinhas. Valeu a pena! Coordenando acessórios e peças neutras, tô arrumadinha e garanto fotos diferentes! Pensando bem, acho que fico mais bem cuidada nas viagens de mochilão, porque acessórios realmente valorizam o visual e no dia a dia não tenho muita paciência pra me “montar”! (putz, agora fiquei neurada… acho que é hora de rever meus conceitos rs)

    Sobre a necessaire, o que você está levando? Maquiagem, por exemplo, você adapta ao clima do lugar ou leva o que já usa em Londres?

    Beijos, boa viagem, e ótimas fotos – com visual superlindo, claro ! =)

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 15h20

      Eu tenho minhas frescuras-padrao, e cosias que “nao vivo sem”! hahahaha!
      mas sei que eh bem diferente meu dia a dia no escritorio em Londres versus viajar por algum lugar que seja o maior calor!
      Ainda nao montei meu necessaire de make, porque vou levar muitas cosias que uso no dia a dia (ou seja, aidna vou usar essa semana toda), mas oque muda mesmo quando viajo pra lugares assim (=calor) eh que nao dah pra usar base, nem sombra, nem blush cremoso nem gloss! Derrete, tudo, vira aquela melecacao, gruda… ai, eca!
      Entao geralmente uso: poh compacto da Shiseido (com filtro) + blush em poh (no momento eh um da MAC) + delineador (de canetinha, da Max Facor, que he facil de usar e nao precisa de poncles nem grandes habilidades) + rimel (que no momento eh um baratinho da Eyeko, e soh!

      Responder
  16. Carla - 29/03/10 - 15h12

    Adorei!!! Vou fazer meu primeiro mochilao no fim de Maio pela Grecia e Suiça. Meu marido é mochileiro “de carteirinha”,daqueles que se duvidar leva o mochilao ate em viagem de trabalho HAHAHA …Mas pra mim vai ser a primeira viagem sem muita frescura e carregando minhas coisas nas *minhas* costas! (ja fizemos mini viagens so com o marido carregando o mochilao dele com nossas coisas rsrsrs)
    Levando pelo menos meu secador de cabelo e os creminhos, o resto eu passo tranquilo sem!

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 15h16

      Tenho certeza que voce vai voltar com sua “carteirinha” plastificada tambem!! hahahah

      Responder
  17. Carla - 29/03/10 - 15h13

    Ah, Boa viagem!!!! :)

    Responder
  18. Priscila - 29/03/10 - 15h44

    Nossa eu apoio totalmete o mochilão….ficar andando arrastando aquelas rodinhas pelas escadas ningume merece….Boa Viagem e mts mts fotos…
    Uma perguntinha nas viagens pela europa as pessoas usam mt mochila, pq eu falei pro meu marido q na nossa a gnt vai de mochila?

    Responder
    • Adriana - 29/03/10 - 16h35

      Sim! Muita mochila!
      mas reparei que ultimamente isso tem diminuido um pouco, porque as cia aereas de Low cost cobram muito caro para despachar bagagem, e a mochilona tradicional dos backpackers nao dah pra carregar como bagagem de mao, entao hj em dia vejo menos mochilonas e mais malinhas pequenas de mao 9que eh oque geralmente faco em 99,9% das minhas viagens!)

      Responder
  19. Aline Machado - 29/03/10 - 18h00

    Adriana, adorei esse post! Me deu saudade da minha viagem de mochilão com minha família pela Europa há 10 anos atrás. Fomos no invernão, e ficamos um mês. duas calças, dois casacões, algumas blusas, um tênis e uma bota. E só! Como éramos três mulheres, íamos trocando as peças, assim ninguém enjoava das roupas! Na próxima viagem vou usar essas dicas!! Beijos!
    .-= Aline Machado´s last blog ..Nivea + Alex – Casamento =-.

    Responder
  20. Carol - 29/03/10 - 18h47

    Dri, sabe que eu prefiro viajar com mala de rodinhas? Por pouco eu viajei de mochilão na última viagem…agradeci muito por não ter feito isso!! Prefiro mil vezes andar pra todo lado e subir 10 andares “arrastando” a mala do que nas costas, eu sou muito pequena e não agüento muito peso, então acho que a mochila iria dificultar um bocado pq eu ia ter que sempre tê-la nas costas…já a mala, só em alguns casos que vc precisa levantar ou carregar um pouco, o resto do tempo, só arrastando!! Levei uma mala pequena, então cabia em tudo quanto é canto!! Fiquei em albergues andei de trem, mas não tive problemas com mala de rodinha´se eu tivesse de mochila tava ferrada!! rsrsrs…

    Responder
  21. Andrea - 04/04/10 - 00h04

    Oi Adriana! Quase nao comento aqui mas adoro e acompanho ambos os seus blogs.

    Primeiramente, devo dizer que morri de rir ao ver as suas coisas organizadas sobre a cama e depois as do seu marido!!

    Admiro quem viaja de mochila, mas sinceramente eu nao serviria, assim como nao sirvo para fazer acampamento.

    Posso te perguntar uma coisa?? De onde è essa sua necessaire da foto?? Tenho uma que pendura tb mas essa tua è muito mais “divididinha”! Adorei!

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 04/04/10 - 07h41

      Vc nao vai acreditar, mas ganhei de brinde num congresso!
      Tambem acho esa necessaire otima, e por isso guardei por todos esses anos! (esta caindo aos pedacos!)

      Responder
  22. Roberta - 14/05/10 - 22h33

    Vou em dezembro com meu marido mochilar na Europa. Tem dica de lugares para comprar mochila e roupas especificas? Ficaremos 1 mes e sabemos que o frio vai ser terrivel.
    Bjs

    Responder
  23. Elóide - 12/07/10 - 00h39

    Adorei a sua dica para viajar de mochila.
    Entendo quando você diz que as pessoas se assustam qdo fala que viaja de mochila e fica em albergues.
    As pessoas ficam passadas quando conto que viajamos eu e minha irmã (50 e 66 anos respectivamente) de Ryanair, com uma malinha pequena cada. E ficamos em hostels em algum lugares. Com a economia, pudemos ficar dois meses viajando e fazer muitas compras no final daviagem.
    Suas fotos sã ótimas.
    Parabéns
    Loló

    Responder
  24. Nathalia Tosto - 17/10/10 - 23h40

    Oi Dri!

    Toda vez que entro aqui fico louca. Agora cismei que vou pro Egito também!
    hahahaha Não penso em outra coisa.

    Queria saber se você acha que eles aceitam mal mulheres que usam ombros de fora e roupas que deixam o joelho a mostra. Percebi que em muitas fotos vc cobre os ombros e opta por longos e calças, mas também usou vestidos e shorts, por isso estou te perguntando.

    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 17/10/10 - 23h57

      Oi Natalia,
      o Egito eh realmente um lugar maravilhoso, mas eu não recomendaria pra uma mulher viajando sozinha, principalmente se for sua primeira mochilada…
      Mas em relação as roupas, realmente eles vêem muito mal mulher que mostra “pele” – pernas, ombros pescoço, joelho… Nos fomos no finzinho do inverno e eu passei muuuuuito calor, mas não tinha como evitar. Mesmo com o Aaron do meu lado e estando bem “coberta”, os homens – e mulheres! – encaram descaradamente, apontam, tratam mal.
      Eu só saia na rua completamente coberta! As vezes tirava o lenço dos ombros/ cabeça pras fotos, tentava chamar a menor atenção possível e me cobria de novo.
      Os únicos dias que usei bermuda/vestido no joelho foram em Luxor pq saia do hotel, pra entrar no taxi e ir diretopros templos, que são fechados e todos lá dentro são turistas, ou estão acostumados com turistas.
      Quando voltavamos pro albergue e saiamos pra passear pelas ruas, eu me cobria de novo.
      Então se vc for realmente incluir Egito no seu roteiro, leve lenços, blusas de manga comprida, saias e vestidos longos, tudo sempre larguinho, sem maracar as “curvas” etc, pincipalmente se vc for sozinha – os Egipcios são bem agressivos e não respeitam NADA as mulheres ocidentais, então tenha cuidado.

      Responder
  25. Oswaldo Dias - 01/06/11 - 01h43

    Muito obrigado pelas dicas, irei fazer uma viagem com a minha namorada pela Europa em julho e vamos de mochila, existe alguma dificuldade em levar uma mochila de 65 litros dentro do avião mesmo com o peso e as dimensões permitidas pela companhia aérea? Ou você despacha a sua mochila? E se despacha qual a proteção recomendada?

    Grato.

    Responder
    • Adriana - 01/06/11 - 07h48

      Se sua mochila cabe nas dimensoes dadas pela cia e nao pesa mais de 10 quilos, entao vc pode levar qualquer fomato de mala que quiser.
      Eu geralmente despacho minha mochila (só viajo de mochila quando preciso levar mais coisas que nao cabem numa malinha de mao), mas justamente por ser uma mochila e ser feita “pra bater” nao precisa de nenhuma proteçnao nao. Talvez a cia aerea vai te pedir pra despachar pela esteira especial (por causa das alças e correias), mas tirando isso, nao tem nenhum problema.

      Responder
  26. Roberta - 15/06/11 - 21h02

    Olá, Dri! Viajo ocm uma amiga para Euroap e Reino Unido e fico 25 dias. Farei uma viagem de trem Inglaterra- Paris e umas três de avião interno (PAris-Barcelona-Roma Madrid). Tenho inúmeras dúvidas quanto ao tipo de bagagem que irei usar. Tem momentos que penso em comprar um mochilão desses, em outros penso em levar uma mala média de rodinhas. Uma grande dúvida que tneho é em relação ao limite de peso de malas de mão e malas de rodinhas e se eu posso levar uma mochila de 10 kg comigo sme depsachar e uma mala de 20 kg despachada. Porque não queria despachar a mochila junto com a mala, por precauções de extravio de bagagem e eventuais sumiços das mesmas, para que eu tneha uma muda de roupa disponível na mochila e itens de primeira necessidade caso ocorra um extravio da bagagem despachada, que no meu caso seria só uma mal de 20 kg. É possível levar uma mochila cimgo sem despachar e despachar uma mala de rodinhas, ou seja 10 kg da mochila e 20 kg da mala? Me dê um help, please! Adorei seu Blog!
    Obrigada!

    Responder
  27. […] ja ate falei sobre isso outras vezes, outras viagens e outras mochilas/malas, mas cada nova viagem tras um desafio diferente, entao eh […]

    Responder
  28. André - 13/01/12 - 17h38

    essas dicas eu sabia menos a do necesser isso foi fantastico e resolveu muito a minha vida valeu pela a dica e muita sorte com esse blog que esta d+…

    Responder
  29. Lucas Alves Furtado - 24/10/12 - 05h53

    Morro de vontade mochilar, mas ainda fico na duvida se é melhor coma namorada ou com um amigo…
    deve ser muito legal o contato com culturas diferentes…

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/12 - 11h14

      Ambas opcoes sao otimas! Nao tem porque escolher os amogos ou a namorada.
      Ja mochilei bastante com amigos e sempre foi otimo. Mas tambem mochilei bastante com o namorado/marido e sempre nos divertimos horrores :-)

      Responder
  30. Alice - 15/01/14 - 12h26

    Será que até hoje não inventaram o mochilão com rodinhas?

    Responder
    • Adriana Miller - 15/01/14 - 12h41

      Existe sim! Varios modelos e marcas (acho que sempre existiu…).
      Eu particularmente nao gosto muito pois acho que torna a mochila muito pesada e mais dificil de carregar como “mochila”, nas costas, que eh justamente o motivo de gostar de viajar de mochila :-)

      Responder
  31. Alice - 16/01/14 - 00h50

    Eu pesquisei na internet e vi mesmo… Elas são mais pesadas sim, mas podem até ser uma solução se em determinada viagem serão poucos os momentos que precisa usar nas costas… Obrigada pelo comentário, adoro seu blog! Já cheguei em 2010, estou avançando rsrs Beijos

    Responder
  32. Alice - 16/01/14 - 01h02

    Adriana, essa parece bem legal, pois além de ter as rodinhas, também tem alça de mochila que distribui o peso com a cintura. Pode ser uma dica pra alguém que não aguenta carregar mochila por muito tempo, e que não precisa carregar por muito tempo, se na maior parte do trajeto for possível usar as rodinhas… Mas como vc disse em relação ao peso, parece que ela sozinha pesa quase 5 kg :( The north face doubletrack 28

    http://livedoor.blogimg.jp/five1tnf/imgs/b/1/b11d0361.jpg

    http://www.youtube.com/watch?v=I5rM-yr_R3k

    Beijos

    Responder
  33. Maxsuel Silva - 20/10/15 - 19h39

    Depois de dois anos consultando sites com dicas de viagem essa foi a melhor, simples, coerente, dinâmica! Você está de parabéns!

    Responder