25 May 2010
25 comentários

London Luton – Como chegar e Free Shop

Aeroportos, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra

Ha um tempinho atras eu escrevi um post falando um pouco sobre cada um dos varios aeroportos que servem Londres, e a verdade eh que por um motivo ou outro, todos sao bem chatinhos de chegar e sair. Tirando o London City Airport, todos os outros ficam bem afastados e SEMPRE considere no minimo 1 hora ou 1.5hr pra chegar e sair do aeroporto (tempo e distancia dos aeroportos e o centro de Londres).

Mas mesmo assim as duvidas continuam, entao a medida que for passando por cada um dos outros aeroportos vou dando dicas especificas.

O London Luton eh outro aeroporto bem popular entre as companias aereas de low cost e serve principalmente voos que vao para o leste Europeu. Eu reclamo bastante do Stansted, mas na minh aopiniao nenhuma eroporto eh tao chato de chegar quanto o Luton!

O Luton fica no norte de Londres e ateh que as opcoes de transporte (ao contrario do Stansted) sao boas, mas pra mim o principal problema realmente eh a distancia. Da minha casa ou escritorio (zona 1 de Londres) ao Luton sao pelo menso 1 hora e 40 minutos door to door, ou seja, muitas vezes demoro mais tempo pra chegar no aeroporto doque o voo propriamente dito!

Mas voce pode escolher pega um dos onibus que conectam a cidade ao aeroporto, como o National Express, o Green Line e o Easy Bus. A grande vantagem do Luton ser tao bem servido de linhas de onibus eh que o servico funciona 25 horas, entao mesmo se seu voo atrasar pacas ou se vc for pegar um daqueles voos de 1 Libra da Ryanair que sai as 5 da manha, voce consegue chegar lah (ou voltar pra casa) sem grandes problemas.

Eu pessoalmente nao uso muitos os onibus pra ir pra Luton porque os onibus saem da estacao de Victoria e todos os outros pontos saem de West London, que pra mim eh bem contramao.

Entao prefio ir de trem, e o Luton eh servido de trens que saem de London Bridge, Blackfrias, St Pancras e varias outras, e como eh servico de trem normal (nao rola o monopolio do Stansted) o trajeto pode variar de 40 a 20 minutos, depende da sua estacao de partida e do horario e dia da semana.

Eu sempre prefiro ir e voltar de aeroportos de trem, pois o servico eh mais confiavel e voce nao corre risco de pegar um mega transito, um acidente etc e perder seu voo. mas o unico problema de ir de trem para o Luton eh que ao contrario dos outros aeroportos a estacao de trem nao eh DENTRO do aeroporto… Entao significa que quando voce compra sua passagem pro Luton, na verdade voce compra a passagem que vai pro estacionamento do Luton (Ariport Parkway) e de lah tem que pegar um outro translado (incluido na passagem) que te leva ao aeroporto em 5/10 minutos.

Entao quando voce finalmente chaga no Luton, se prepare porque a seguranca do aeroporto eh a mais cri-cri de Londres e eles sao ultra estritos em suas regras. Sabe a regrinha de soh poder levar uma mala/bolsa de mao que jah contei? Entao, nos outros aeroportos sempre rola de sair escondendo a bolsa dentro da mala de mao na ultima hora, antes de entrar no aviao apenas, mas no Luton, eles nao te deixam nem passar pela seguranca se sua mala nao estiver bonitinha e fechadinha e apenas UM unico volume, incluindo bolsa de mulher, bolsa de ebe, bolsa de laptop, etc, etc. No ifs or buts.

E lah dentro tem o free shop!

Mas infelizmente o Luton em um dos piores free shops de Londres e soh perde mesmo pro City Airport (que eh minusculo!). Ateh tem umas lojas legalzinhas que vendem seus produtos com desconto, como a Acessorize, Kurt Geiger, Adidas e Polo, mas o Duty Free propriamente dito eh dos mais basicos dos basicos.

Entao por lah voce soh vai encontrar os perfumes basicoes das marcas mais conhecidas, e na parte de maquiagem e cremes tambem – Clinique, Estee Lauder, Elisabeth Arden, Lancome, Chanel etc. Nao espere encontrar nadinha de MAC, Shiseido, Bobbi Brown e marcas mais “diferentes”, porque eles sao realmente bem basicos.

Mas em compensacao pra quem estiver atras de eletronicos, dentro da area duty free do Luton tem uma loja Dixons bem legal que vende cameras fotograficas e filmadoras, lentes, laptops, ipods, acessorios e afins sem taxa, oque vale muito a pena!!

Vai chegar ou sair via Stansted? Jah falei desse aeroporto aqui (free shop) e aqui (como chegar lah).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Daiane Tozzi - 25/05/10 - 15h16

    qual é o melhor blog do mundo?

    o da adriaaannnnaaaa

    Responder
    • Adriana - 25/05/10 - 15h17

      Hahahahahaa!
      Agora vou passar o dia todo cabecuda! :-)

      Responder
  2. Bia - 25/05/10 - 16h02

    Adorei o post Dri, principalmente pq foi para Londres em breve e vou chegar pelo Luton. Minha dor de cabeça era saber como me transportar de lá da melhor maneira possível! :)

    bjs
    .-= Bia´s last blog ..A última Freitag… =-.

    Responder
  3. g. - 25/05/10 - 16h37

    dri!
    adorei este post!
    e gostaria de informar que o frank-hahn é um saco com bolsa também! nem vem esconder de última hora que não passa! e tem um bigodudo lá que affe! e além disto tem o lance de ser na alemanha! é o que é e o que não é não é e pronto! levanta a mão quem conchece este bigodudo altão com cara de ter sido da stasi! porque o cara sente o cheiro de longe heim!!!!

    Responder
    • Adriana - 25/05/10 - 16h53

      Aff! Os Ingleses sao assim tambem. Quando nao pode, nao pode e ponto!
      Jah me fizeram desfazer a minha mala inteirinha na fila da seguranca do Luton porque minha bolsa nao cabia na mala, e por sorte estava viajando com um grupo de amigas e cada uma delas foi levando uma das minhas coisas… carteira com uma, oculos com a outra, celular no bolso, agenda com a fulana etc… ateh que minha bolsa ficou vazia suficiente pra entrar na mala de mao!

      Responder
  4. Tanylle - 25/05/10 - 19h47

    Tb já passei por isso de ter colocar a bolsa de mao na mala de mao em algum aeroporto de Londres(n lembro qual). Só que p meu azar, só estava eu e eu uma amiga entao, deixamos várias coisas no aeroporto para a bendita bolsa entrar na mala e no final, qnd chegamos no aviao, tivemos que retirá-la pois a mala n entrava no compartimento de bagagem. Nunca mais na vida quero passar por isso.

    Bjos

    Responder
  5. Gabriela - 26/05/10 - 00h56

    Quando estive a primeira vez em Londres cheguei pelo Luton. Ia apenas passar o dia e não tinha endereço para colocar no formulário da imigração, esperei a mulher grávida nos atender e quando eu e meu marido chegamos nela, maior grossa!
    Expliquei que iria apenas passar o dia, que estava em Paris e tal, só conseguimos entrar porque ela viu o visto dos EUA, ficou folheando o passaporte.
    Fora isso amei Londres, pena ter ficado pouco tempo.
    A-do-ro seu blog e sua dicas, quando crescer quero viajar igual você… hehe, um dia chego lá.
    Bjinhos.

    Responder
    • Adriana - 26/05/10 - 07h53

      Pois é, quando digo que o pessoal da imigração aqui é cri-cri, não falo por mal nem pra assustar ninguem, mas eles criam regras para serem seguidas, e eles seguem todas as regrinhas mesmo! E nao tem jeitinho, nem excessao nem nada. Entao as vezes as pessoas confundem serem corretos com serem “frios” ou “grossos”.
      No seu caso entendo o porque da “grosseria”, mas se vc tinha passagem de retorno no mesmo dia, nao tem grilo.

      Responder
  6. Elisa Hoffmann - 27/05/10 - 15h11

    Nossa, Adri. Esse post foi SUPER útil!!!
    Vou até salvar.
    Porque vou fazer intercâmbio em Dublin em maio de 2011, e já ando vendo umas informaçõezinhas sobre essas trips para passar o fim de semana em outras cidades/países.heheh

    Bah, realmente, teu blog é show!!

    bjoss
    .-= Elisa Hoffmann´s last blog ..Dica pra quem gosta de esmaltes =-.

    Responder
    • Adriana - 27/05/10 - 15h57

      Bah… como eu adoro sotaque Gaucho, tche! hahahahah

      Que bom que o blog tah sendo util Elisa!
      Tenho certeza que voce vai AMAR estudar na Irlanda!

      Responder
  7. […] grande vantagem sobre seus concorrentes (Luton e Stansted) eh que a estacao de trem de Luton nao fica dentro do aeroporto, entao vc ainda tem que […]

    Responder
  8. Cassiara - 28/01/12 - 03h43

    Olá, moro no Brasil e gostaria de ir a Londres com meu noivo esse ano ou mais tardar ano que vem.
    Hoje fomos a uma agência de viagens e eles nos ofereceram o translado do aeroporto ao hotel e do hotel ao aeroporto por 55 libras ou euros não me lembro ao certo por pessoa, achamos caro, mas não temos noção da distância do hotel ao aeroporto e se é possível ir por outros meios de transporte.
    Nós cotamos nossa estadia com o Comfort Hotel Heathrow pq foi o menor valor que achamos até o momento, mas não temos noção da localização e da qualidade desse hotel, caso o conheça peço que me dê informações.
    Gostaria de te pedir indicações de hoteis na zona 1 e 2 por preços acessíveis que seja e facil acesso aos monumentos e locais turisticos já que não conhecemos nada em Londres e o atendimento nas agencias aqui no Brasil é precário.
    Gostaria também de informações sobre o aeroporto que fica mais próximo desse local e possiveis meio de transporte do aeroporto ao hotel e hotel aeroporto.
    Espero anciosa seu contato.
    Obrigada!!

    Responder
    • Adriana Miller - 28/01/12 - 09h21

      OI Cassia,
      55 libras para um translado para duas pessoas é um bom preço sim.
      Se voces pegarem um taxi no aeroporto, custara no minimo umas 80 a 90 libras (sem transito…), e até mesmo de trem, pra duas pessoas vai custar 36 libras, mais uma eventual passagem de metro (4 libras a mais pra cada um) ou um taxi entre a estação de trem e seu hotel (entre 15 e 25 libras).

      (de uma lida em todos os posts na categoria transporte e aeroportos, pois já esta tudo explicadinho por lá. NOs comentarios vcs tambem vao acahar muitas dicas boas.)

      A unica maneira realmente barata é o metro, que custara 6 libras cada um pra chegar no centro de LOndres, mas vai demorar cerca de 1 hora e meia, e voces terao que carregar malas no etro, subir e descer escadas e tal.

      Sobre a localização do seu hotel, apesar de não conhecer esse hotel especificamente, a razao por ele ser tão mais barato é porque de fato a localização é bem ruim.
      Por ser um dos hoteis do aeroporto, significa que esse hotel esta a no minimo 1 hora e meia de distancia (de metro) do centro de LOndres. OU seja, pra cada dia que voces queriam visitar as atrações, gastarão 3 horas do seu dia só pra chegar e voltar de LOndres. OU entao terão que gastar um pequena fortuna todos os dias pegando taxis ou trem.
      E isso se pensarmos que esse hotel esta dentro do aeroporto (que não esta), entao voces ainda terao que pegar um onibus entre o hotel e o aeroporto antes mesmo de pegar o metro.
      OU seja, é um bom hotel apenas pra quem esta de passagem e não pretende sair do aeroporto, não pra quem vem turistar.

      Sobre outros hoteis, voce pode consultar sites como booking.com ou o tripadvisor para as melhores recmendações.

      Responder
  9. joyce - 14/03/12 - 02h37

    olá, vou a londres mês que vem e tenho uma duvida enooorme.
    Sairemos do aeroporto Luton para Amsterdam, e a nossa duvida é exatamente a de como chegar ao aeroporto Luton.
    Por este post compreendi bastante coisa, mas ainda tenho uma pergunta:
    Vou sair de St Pancras para o aeroporto, pelo que entendi pego nesta estação o trem que me leva ao estacionamento do Luton e lá eu ja tenho direito a pegar a proxima condução que me leva ao aeropoto exatamente. Pois bem, uma amiga me disse que este trajeto não ficaria por menos de 50 libras, eu qse morri com essa noticia, compramos o voo saindo no Luton para economizar e agora tem que pagar tudo isso pra chegar no aeroporto??!!
    E na simulação de compra que fiz agora no site que vc deixa no post (first capital connect), ao selecionar este trajeto (London Thameslink – St Pancras a airport Luton) aparece uma pagina onde apresenta o valor de 10 libras.
    A pergunta é, estou fazendo essa simulação errada ou é isso mesmo? afinal, qto vou gastar neste trajeto até o aeroporto?

    espero sua resposta e obrigadaa

    Responder
    • Adriana Miller - 14/03/12 - 10h45

      OI Joyce, o aeroporto de Luton eh meio contramao, mas nao eh caro de chegar ate la nao.
      A simulacao que vc fez de trem no web site esta correto, e o valor por cada perna da viagem fica por ai mesmo, na casa das 10 libras por pessoa.
      Acho que sua amiga deve ter se referido a viagem completa – ida e volta – para duas pessoas, que custaria entre 40 e 50 libras.

      Esse eh o principal problema dos voos low cost em Londres: na maioria das vezes o voo propriamente dito sai bem barato, mas ao somar todos os detalhes do voo (principalmente para conseguir chegar ate o aeroporto!) a economia pode acabar saindo muito caro, e muitas vezes ate mais cara que a propria passagem!

      Responder
  10. Jadi - 18/02/13 - 22h27

    Olá, chegarei em Londres pelo Luton, e estava pesquisando e aqui mesmo no site vi uma indicação da empresa easy bus, que ficaria muuuito mais em conta, cerca de 5 Libras. Eu gostaria de saber se a empresa é confiável, e se ela sai diretamente do próprio aeroporto, sem precisar de deslocar para nenhum outro lugar antes.

    Desde já agradeço.

    Responder
  11. Jadi - 21/02/13 - 20h34

    Olá, irei chegar em Londres em abril, pelo Luton, andei pesquisando por aqui, em outros links, e vi alguém comentando sobre o easy bus, que seria uma opção mais fácil e barata para chegar ao hotel (Mayfair). Gostaria apenas de saber se você conhece a empresa e se realmente é indicado, pois não vi nenhum comentário aqui diretamente na publicação sobre o Luton.
    Obrigada!

    Responder
  12. […] assim como os outros 4 aeroportos de Londres (Gatwick, Luton, Stansted e City) o Heathrow tambem eh afastado do centro da cidade, fazendo com que a locomocao […]

    Responder
  13. Paula - 07/06/13 - 04h49

    Olá, Estou indo para Londres pela primeira vez, e como isso estou chegando pelo aeroporto LHR (Heathrow),porém vou ficar no hotel Days Luton, em Luton. A minha duvida é se este hotel fica muito longe de Londres ou se existe a facilidade de transportes ???Tem como vc me ajudar?? Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 07/06/13 - 13h31

      Oi Paula, eu te respondi por email.
      Luton é MUITO longe de Londres e super contra mão!
      Meu conselho é que vc troque de hotel… O barato muitas vezes sai caro, ja que além de demorar cerca de 1 hora a 1:30 de Luton a Londres (Luton é outra cidade) os trens sao caros (pelo menos 15 libras por dia so de trem entre Luton e Londres).
      E que eu saiba nem sequer existe transporte direto entre Luton e Heathrow, e deve demorar cerca de 3 horas entre uma ponta a outra da cidade.

      Responder
  14. Walter - 30/11/13 - 22h30

    Faltaram os preços. Post muito informativo!

    Responder
  15. Carol Akemi - 01/12/13 - 20h43

    Oi Dri,
    Vou voltar pelo Luton no final de semana. Como nao sei direito o horario, vou deixar para comprar na hora que chegar. A minha duvida eh… terei que pagar esse onibus que leva a estacao de trem? Pois estarei sem passagem pro trem.
    Obrigada
    Bjos

    Responder
    • Adriana Miller - 02/12/13 - 10h31

      Sim, você tem que pegar esse ônibus no aeroporto que te leva até a estação. Eles sempre verificam as passagens na entrada, mas vocie pode comprar na hora, direto com o motorista, ou então com uns carinhas que ficam vendendo no ponto de ônibus (é só ficar de olho no uniforme).
      Na ultima vez que viajei de Luton, se não me engano a passagem de ônibus custou 2 ou 3 Libras.

      Responder
  16. Rafaela - 22/09/14 - 16h07

    Bom dia, você saberia me dizer se existe local de compra de passagem de trem para Londres (independente da companhia) dentro do aeroporto de Luton? Ou somente vende online?

    Muita obrigada pela ajuda.

    Responder
    • Adriana Miller - 22/09/14 - 16h14

      Sim, existe um balcao da “National Rail” (cia ferroviaria da Inglaterra, independente da empresa ou rota) dentro do terminal de chegadas do aeroporto, ou entao diretamente na estacao de trem de Luton.

      Responder