20 Jul 2010
25 comentários

Parlamento Britanico – Tour de verão

Atrações Turisticas, Dicas de Londres, Inglaterra

O verão de Londres pode ter muitos problemas – um deles é a ausencia do calor! – mas uma coisa não dá pra negar: o verão em Londres BOMBA! São muitos festivais, feiras, exposições e eventos especiais que só acontecem no verão, e tanta coisa legal que dá até pra esquecer que as vezes as temperaturas estão abaixo do ideal…

Um dos eventos que acontecem todo ano durante o verão é a abertura do Parlamento Britanico ao publico. Na verdade o Parlamento é aberto o ano todo, mas apenas residentes registrados para votar (voce tem que fazer o pedido de visitação atravez do gabinete do MP do seu County) ou esperando na fila, de 2ª a 6º pra assistir a uma seção parlamentar (que não é uma tour, mas te deixa entrar no predio). Depois vou falar mais sobre essas opções.

Pois bem, esse ano eu me planejei muito bem meses atras em pesquisar e lembrar de todos esses eventos e conseguir reservar os ingressos com antecedencia (geralmente só lembro quando a temporada já esta acabando e os ingressos esgotados…), então estamos fazendo varias cosias bem turisticas, mas super divertidas que acabam ficando pra segundo plano depois que se passa a morar em determinada cidade por muitos anos.

O predio do Parlamento, que é um dos principais simbolos do Reino, na verdade se chama “Palacio de Westminster”, e tem sido um palacio Real ha mais de 1000 anos, e sede do Parlamento ha mais de 500 anos (mas o predio atual, foi construido no seculo 18, tendo como inspiracao o estilo Gotico da catedral de Budapeste, da Hungria. O predio antigo foi destruido num incendio, e apenas a Westminster Hall sobrou do original)

O Parlamento, tanto como instituição politica, quanto predio é dividido em dois segmentos: The House of Lords e a House of Commons, e é o poder Legislativo do Reino Unido.

Não que eu seja uma especialista em politica de pais algum, mas acho politica uma coisa fascinante, principalmente a politica de paises tão antigos e com tantas tradições quando o UK… E essa tour do Parlamento foi otima pra explicar um pouco mais como essa parte do governo funciona:

House of Commons: É a “Casa dos comuns”, numa tradução bem tosca; Ou seja, é a seção Parlamentar “plebéia”, onde pessoas comuns são eleitas pelo povo pra representar a população do Reino. No momento existem cerca de 600 MPs (Members of Parliament) na House of Commons, representando as mais diferentes regiões do Reino. Cada MP (ou candidato a) se afilia a um partido, e quando rola uma General Election (que aconteceu em Maio desse ano por exemplo) os partidos com maior representação de MPs podem escolher seus candidatos a Primeiro Ministro. A General Election desse ano foi considerada historia, pois o Primeiro Ministro foi eleito como resultado de uma colelition, onde os dois partidos principais elegeram o mesmo ministro.

Lá dentro não pudemos tirar fotos, por questões de segurança absoluta (as fotos dos interiores foram retiradas do site do Parlamento), mas ver o salão onde rolam os debates da House of Commons foi muito legal! (as fotos foram tiradas daqui)

O Tour oficial na verdade começa pelo lado Real do Palacio, depois passa pelo lado do Lords e só no final é que chegamos no lado dos pebleus, e é incrivel a diferença de “luxo” a medida que fomos avançando pelo inteiror do predio… Por exemplo, no lado dos Commons a cor oficial é verde, pois o vermelho é considerado apenas uma cor da Nobreza, as paredes não tem pinturas nem tapeçarias e nenum detalhe muito rebuscado.

Mas o curioso é que por morar aqui e conhecer um pouco mais dos politicos eleitos na House of Commons, nós sabemos que a maioria deles na verdade ainda é descendente de nobres, mas que por diferentes motivos perderam seus titulos nas misturas da linhagem familiar, ou são de familias com titulos menos nobres que os Lords e as Ladies (que são os titulos mais altos no escalão de sangue azul). Um exemplo classico é Wiston Churchil, considerado um dos mais importantes Primeiro Ministro da historia do UK e eleito pela House of Commons, mas que (como já contei aqui) é descendente de uma familia de Condes e Barões e cresceu nessa humilde casa… Então dá pra ver que o conceito de “pebleu” e povão da politica Britanica é bem diferente da Brasileira…

Uma outra coisa interessante é que desdo seculo 16, por uma lei criada pelo Rei George I, a Rainha e os Lords não são permitidos no lado dos pebleus do predio. George I achava uma afronta ter que consultar o povo antes de tomar suas decisões, e pra tentar impedir que isso acontecesse, ele limitou o espaço fisico do parlamento. Mas ele esqueceu que os dois lados e a Rainha poderiam se reunir em outras partes do predio…

House of Lords: No outro lado do Parlamento, no lado ultra luxuoso do predio esta a House of Lords. A Casa dos Lords é considerada a parte “neutra” do governo. Seus integrantes são Nobres com titulos de Lord ou Lady, adquiridos por descendencia hereditaria, e apesar de também estarem organizados por partidos politicos, teoricamente eles não são politicos.  Além deles a House of Lords também é constituida por 26 Bispos Senior da Igreja Anglicana (Church of England). O papel e dever de um Lord ou uma Lady no Parlamento é servir de “jurado” no trabalho dos Commons.

Eles se encontram e debatem periodicamente para verificar e aprovar as leis propostas pelos MPs, além se serem também um grupo de verificação aos demais poderes do governo (a Coroa – ou Executivo – e o Judiciario) para evitar corrupção, mau uso de verbas e qualquer outra coisa não-democratica que possa estar acontecendo. Sao eles que decidem também como o Reino Unido vai se posicionar em relação a determinada situação mundial (como por exemplo, participar ou não de uma guerra?).

Uma coisa que achei bem interessante nos dois lados do Parlamento é a presença sa religião. Apesar de que no Reino Unido o Estado e a Igreja são 100% separados, os lideres da Igreja Anglicana (os que ainda são considerados Clero, e portanto semi-Nobres) são considerados parte da House of Lords, e todas as seções do Parlamento começam como uma oração a Deus e a Rainha (God Save the Queen), mas os membros do Parlamento podem ser de qualquer religião que eles queiram, e ambas Casas tem uma estante com cerca de 200 livros representando quase todas as religiões officias do mundo. Então seja voce Hindu, Budista, Judeu, Muçulmano, etc, no dia do seu juramento a Parlamentar, eles podem escolher qual religião preferem (ou se não preferem nenhuma).

Porém todos eles são obrigados a jurar fidelidade a Rainha, e aqueles que se recusarem ainda que sejam considerados Parlamentares (pois foram eleitos pelo povo), mas não tem direito a voto nas decisões das leis! Já os Lords não tem essa opção… Se eles nao jurarem pela Rainha, arriscam perder seu titulo.

Outra parte bem legal do predio são as areas Reais, e a Tour segue passo a passo o trajeto que a Rainha faz durante a cerimonia de Abertura do Parlamento, todos os anos.

Pra começar que ela tem sua propria entrada no predio (Sovereign Entrance) que só pode ser usada pela Rainha, Principe de Gales e a Coroa Real (sim, a coroa fisica, a joia!). A Rainha chega sempre de Carruagem (essa aqui!) vindo do Palacio de Buckingham, enquanto que sua Coroa e seu Manto Real veem do cofre da Torre de Londres, tambem em sua propria carruagem!

Ela segue os corredores de tapete vermelho (por isso que Holywood gosta tanto de um Red Carpet!!) até a sala do Trono, onde ela se veste e segue em procição até a House of  Lords (onde outro trono cravejado em Diamantes e ouro a espera…).

Uma outra area muito importante do predio é o Lobby, ou o hall central do predio, que divide fisicamente a House of Commons e a House of Lords. O lobby era (e ainda é) a area do predio onde os diferentes partidos e os diferentes membros do Parlamento se encontram pra discutir off line os topicos de debate. E é justamente esse ato de “fazer lobby”, e tentar convencer alguem a fazer alguma coisa ali no meio do corredor que gerou o termo “lobby”, “Lobista” e afins usados em varios outros governos e outras linguas ao redor do mundo.

Por fim, a area inicial e final do tour é o Westminster Hall, que é a parte mais antiga e original do Palacio do Parlamento construido ha dezenas de centenas de anos atras. A arquitetura é bem diferente, bem mais “medieval” e simples, e usada até hoje como area para banquetes, funerais Reais ou de pessoas ilustres, e onde lideres mundiais são recebidos para discutir assuntos com as duas Casas ao mesmo tempo. (e essa é a unica parte do predio onde fotos são permitidas).

O Parlamento esta aberto até of final de Setembro, e mais informções sobre tours e ingressos estão AQUI.

Residentes votantes do Reino Unido pode pedir mais informações obre visitas ao longo do ano AQUI. E para visitantes não residentes, AQUI.

A fonte das fotos do interior do predio sao daqui.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Sara Nascimento - 20/07/10 - 13h23

    também há tour na bridge tower? sabe se se pode subir até la em cima?

    Responder
    • Adriana - 20/07/10 - 13h34

      Oi Sara,
      Eu nnca tentei subir na Tower Bridge entao nao sei exatamente oque tem la dentro, mas sei que rola um museu e acho que a casa de maquinas tambem eh visitavel. E a Tower Bridge fica aberta a visitacao o ano todo.

      Responder
  2. Ju - 20/07/10 - 14h53

    Nossa, estou apaixonada pelo seu blog!
    Mas uma dúvida!
    Estou indo pra Londres em agosto e tô morrendo de medo de passar calor!
    No começo do post você diz que as temperaturas, mesmo neste período, são baixas? É isso mesmo? Se for, tomara!
    Bjos!

    Responder
    • Adriana - 20/07/10 - 15h01

      Que nada! Esse ano o verao esta otimo, e tem feito bastante calor! Entao prepare-se pro calorao!
      Principalmente em lugares fechados pois o metro, onibus e afins nao tem ar condicionado, a maioria dos pubs nao tem ar, alguns retaurantes, etc, etc… Entao o verao aqui eh 8 ou 80: ou esta frio, ou entao faz um calorao abafado!
      Esse ano (gracas a Deus!) tem feito bastante calor! :-)
      Enquanto durar, estamos adorando!

      Responder
  3. ana luiza - 20/07/10 - 15h04

    Sara, a tower bridge tem mesmo um museu contanto toda a historia da ponte e um tour pelo maquinario antigo (hoje ela é movida por computadores!)mas, sinceramente, acho que nao vale a pena pra turista com pouco tempo, nao! claro que de la vê-se londres do alto, mas atravessá-la e tirar fotos dela abrindo e fechando da no mesmo!
    Adriana, adorei o post, obrigada por partilhar suas experiencias!

    Responder
  4. […] This post was mentioned on Twitter by Rafael Leick, Adriana Miller. Adriana Miller said: Porque nem só de Big Ben vive o Parlamento Britanico! https://drieverywhere.net/index.php/2010/07/20/parlamento-britanico-tour-de-verao/ […]

    Responder
  5. ISABEL CELIA ALVES - 20/07/10 - 15h59

    Amei vc como sempre surpreendendo em seus posts….adorei (Teresina Piaui)

    Responder
  6. Pedro - 21/07/10 - 14h27

    Sensacional!!!!! Genial a idéia de completar a matéria com essas fotos do interior. As vezes passeio sem poder tirar suas próprias fotos parece frustrante, mas em casos como esse acho que vale a visita!
    abs.

    Responder
  7. Letícia R. - 21/07/10 - 16h02

    Dri, acabo de voltar da lua de mel em Israel… é realmente como você disse (e também outras pessoas que visitaram aquele lugar mágico): não dá pra explicar! Por mais que a gente tente, mostre fotos e conte histórias, tem que ir, tem que ir! Ai, eu quero voltar. E você, voltaria?
    Amei essa história de vocês dois virarem turistas aí. De vez em quando penso que, se eu tirasse uns dias pra ver minha cidade como turista, gostaria mais dela. E eu nem precisaria de muito tempo pra concluir a tarefa, afinal moro em BH kkk…
    Bjos!

    Responder
  8. Cris Esther - 26/07/10 - 02h27

    Oi,Dri:
    Adorei as fotos e tb suas explanações sobre o parlamento e suas divisões,ADORO
    história,viagem,Londres,muito obrigada por manter este blog sempre atualizado e interessante,sabendo que vc tem muitas coisas a fazer.Boa Sorte!!!
    Bjs,Cris.

    Responder
    • Adriana - 26/07/10 - 07h48

      Obrigada!

      Responder
  9. Nanah Pereira - 02/08/10 - 20h58

    Oi Adriana…Acho o seu blog demais…Estou de viagem marcada praí em Setembro e já li e reli quase todo o seu blog.Vc parece já uma velha amiga. Gostaria muito de te conhecer qdo passar por ai…Seria possível… Bjos e sucesso sempre!AH…o tempo nesta época já é muito frio…(final de setembro)

    Responder
  10. Andrea - 05/01/11 - 08h21

    adorei o post!! muito mesmo =)
    acredito q a casa dos comuns deve ser cm a camara dos deputados aqui no Brasil e a dos lords, o senado… hehehe
    ooww… mas na hora q eu vi a foto da casa dos comuns eu pensei “nossa, que bonito!! nem é tão simples assim”… qnd eu abaixei mais e vi a dos lords, foi meio que 0____0 choque.. maravilhaaaa muito lindo!! quero ver isso de perto =((
    adoooro seu blog, to lendo aqui praticamente todos os post =)

    Responder
  11. […] passeio, mas deve ser no mínimo bem interessante. A Dri Miller do famoso blog Dri Everywhere fez um relato detalhado sobre a visita pela “House of Parliament” e no site oficial do Parlamento você […]

    Responder
  12. lea - 23/05/11 - 14h38

    gostei muito das informações, pena que somente li hj, eu fui visitar Londres dia 10 de maio/2011..

    achei caro a preço para entrar na capela de westerminster, 17 libras, da proxima vez, com certeza, irei ver a parte interna da Abbey…

    Responder
  13. Trafalgar Square - 08/06/11 - 06h45

    […] praticamente impossivel evitar a Praca Trafalgar – ela fica exatamente no meio do cominho entre o Parlamento, o Buckingham Palace, Convent Garden e Piccadilly […]

    Responder
  14. Luiza - 12/06/11 - 20h11

    O seu blog é excelente!!!! Vou para UK no dia 6 de julho – Windsor,Salisbury,Bath,Chester, Liverpool,York, Reading, Stratford-upon-Avon,
    Cambridge, Oxford e finalizo minha viagem em londres , de 20 a 28 de junlho.
    Tenho acompanhado o clima e visto a WEB CAM em Abbey Road e vejo que está muito frio par cariocas. A minha dúvida é que roupas levar?
    bjs
    Luiza

    Responder
  15. […] E por estar do lado sul do rio, a partir dessa trilha você terá algumas das melhores vistas da cidade! Incluindo a Torre de Londres, a The City, Saint Paul’s Cathedral e a Millenium Bridge e o Parlamento Ingles. […]

    Responder
  16. […] da estacao de Westminster (Jubilee Line no metro) voce vai dar de cara com o Big Ben e o Parlamente Ingles, entao de cara voce ja vai se sentir em […]

    Responder
  17. […] do alto escalão Naval Inglês, e o resto do grupo Gunpoweder (pólvora) invadiram o porão do Parlamento e colocaram cerca de 46 barrís de pólvora, prontas para serem explodidas durante a abertura da […]

    Responder
  18. […] em 1.842, desenhado pelo arquiteto Sir Charles Barry, o mesmo que arquiteto responsável pelo Parlamento Inglês! E olhe bem, as similaridades realmente são nítidas na arquitetura e estilo dos dois […]

    Responder
  19. […] Porém é o Arcebispo de Canterbury que detém o poder do Clero, sendo o posto de maior poder e prestígio na hierarquia da Aristocracia Britânica, porém que pode ser ocupado por alguém não-Real com o prestigio de por exemplo, sentar-se ao lado na Rainha na Câmera dos Lords no Parlamento Britânico. […]

    Responder
  20. […] região se estica desde a vizinhança do Parlamento e London Eye, passando por toda “orla” do rio Tâmisa até a Torre de Londres e Tower […]

    Responder
  21. […] parque não é muito grande, mas é o mais antigo dos 8 parques Reais de Londres, e ele conecta a Praça do Parlamento, a Horse Guards Parade, ao Palacio de Buckingham, The Mall e a Praça Trafalgar – por todos […]

    Responder
  22. […] no primeiro filme, Hagrid leva Harry pro centro de Londres – passando, é claro, pelo Parlamento e o Big Ben, a caminho do Diagon Alley (Beco […]

    Responder