11 Dec 2010
55 comentários

Como se vestir no inverno II

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Dicas Uteis, Fazendo as Malas

Todo ano vai chegando essa epoca de inicio de inverno e as perguntas sobre oque vestir numa viagem a Europa comecam a aparecer por aqui.
E nao eh a primeira vez que escrevo dando dicas de cómo se vestir adequadamente para o inverno Europeu, mas sempre ficam algumas duvidas.

Esse ano em particular, o frio impiedoso chegou mais cedo na Europa, e com as noticias das nevascas fora de Epoca em cidades como Londres, Paris, Madrid e outras capitais consideradas “moderadas” no quesito frio, deixou os turistas que estao de passagem marcada mais preocupados ainda.

Entao mais uma vez, esse post nao eh necesariamente sobre qual marca eh melhor, ou se as roupas que voce usou nas ferias na Argentina dao para quebrar um galho… (ate porque ja falei sobre tudo isso nesse post AQUI), e sim para dar mais umas dicas que para mim fazem tooooda diferenta!
Porque quando esta frio MESMO, todos os detalhes sao importantes, e nao adianta nada voce comprar o casaco mais caro do Shopping da marca mais especializada de esqui se vc nao se preocupar com essas pequenas dicas.

Comecando pelo basico, no outro post que fiz sobre roupas de inverno eu falei sobre a importancia de se vestir em “camadas”.Eh bem mais eficiente contra o frio, e bem mais pratico, pois vc pode ir adaptando de acordo com o ambiente que esta (na rua, dentro de um restaurante, no metro, etc).
Eu tambem comentei sobre a importancia dos materiais, e como no inverno eh mais importante que nunca usar pecas “tecnologicas” que mantem a temperatura do corpo e repelem umidade, como por exemplo as “base layers” (“Camadas de base”) feitas de La Merino ou Capilene.
Depois veio a dicas de proteger bem as extremidades – nao adianta nada estar com 17 camadas de roupas e com o tronco super quentinho, se seus dedos dos pes e das maos estao congelando!
Eh importantísimo usar um bom gorro ou chapeu para proteger a cabeca (que a perte do corpo que mais perde calor) e principalmente orelhas – eu uso muito umas faixas de fleece ou de la que cobrem apenas a testa e as orelhas (como tenho muito cabelo, dependendo do casaco e do cachecol que uso, os gorros nao ficam no llugar certo, entao as faixas sao mais confortaveis, a pesar de nao serem tao quentinhas).

As luvas sao importantes, mas eu nao as considero tao essenciais nao, pois oque esquenta mesmo suas maos sao os bolsos do casaco (NUNCA compro casaco que nao tenha bolsos!). Mesmo com as maos nos bolsos eu sempre uso luva – no dia a dia, por mais frio que esteja, eu acabao usando luvas mais fininhas mesmo, que apenas protegem as maos, sem esquentar muito – pois assim nao perco totalmente a sensibilidade dos dedos para as cosias normais do dia a dia – tipo achar meu Oyster dentro da bolsa, atender o celular, virar a pagina do livro. Mas quando viajo e sei que vou ficar o dia todo na rua (logo, sentindo mais frio por mais horas doque o normal) eu prefiro usar luvas de couro com forro de la ou fleece.

O couro por si so nao esquenta muito, mas eh um bom “corta vento”, e impede que o ar frio do vento (porque no inverno SEMPRE venta muito, princiapalmente em Londres!) congele seus dedos, e o forro de la, pelo ou fleece, ajuda a manter a temperatura e os dedos quentinhos. Para quem for MUITO friorento (EU!) ou nao acostumado com o inverno, uma boa dica sao os “Hand Warmers” que sao fácilmente encontrados em lojas de esporte por aquí. Eu usei os Hand warmers nos dias finais do Kilimajaro, e nao teria voltado de la com todos os 20 dedos se nao fosse por eles! O calor dura umas 10 horas e eh uma delicia.

Nao eh baratinho, entao nao da para usar isso no dia a dia o inverno todo, mas se vc sabe que algum dia (ou cidade) em particular vai estar especialmente fria, eles sao uma boa solucao (deveria ter levado um par para Suica…!).

E por fim os pes, que para mim sao os mais importantes! Nao tem nada que destrua mais meu humor doque pes congelados! Entao no inverno eh importante considerar algumas coisas: calor, umidade e sola.

Calor porque eh importante usar sapatos/botas que sejam bem revestidos e forrados. Entao alem de confortaveis, seus sapatos precisam ser quentinhos por dentro – e claro, sempre compre um pouquinho maior que seu pe, para que vc possa usar seu sapato/bota com meias extra grossas (e muitas vezes, mais de um par de meias!), que so vao contribuir para manter a temperatura de seus dedos.

Depois eh importantísimo que o sapato/bota seja bem vedado e de um material ipermeavel – seja nylon/Goretex, couro ou borracha. No inverno chove, neva, e todo dia tem geada. O chao e calcadas estao constantemente molhadas, e nao adiante usar 3 pares de meia, se na primeira poca de gelo, a agua vai entrar na bota e molhar suas meias e dedos!

Por fim, a sola, por doi motivos: o primeiro eh o mesmo motivo acima – evitar que a umidade do chao entre na sua bota/sapato, para que seus pes estejam sempre quentinhos, e servir de barreira entre a sola de seus pes e a calcada coberta de gelo. E o segundo motivo segue a mesma linha: solas antiderrapantes (borracha) vao garantir sua seguranca nas mesmas calcadas cobertas de gelo que ja falei acima. Um bom exemplo sao as botas Ugg – todo mundo adora falar como elas sao feias e tals, mas o motivo porque sao tao populares nao eh por seu fator fashion e sim por serem TAO uteis em baixas temperatura!

Sao ultra confortaveis, tem sola de borracha, revestidas de pelo de ovelha e eh garantido que vc nao vai senti nem um pingo de frio! As botas tipo galocha (como as que eu usei nas fotos da Suica) sao boas mas nao sao ideias… Elas protegem bem os pes, sao antiderrapante e anti umidade, mas em compensacao nao sao nada quentinhas! Na viagem para Zurique minha preocupacao principal era a neve e o gelo nas calcadas, mas por outro lado, passei o dia todo, todos os dias com os dedos congelados! (e isso porque estava usando minha meia ultra-mega grossa de La Merino que usei no Kilimanjaro e mais uma “Wellie sock” que eh um meiao de fleece grosso que vai ate o joelho!).

E para completar todas as dicas acima de “camadas”, “materiais” e “extremidades” tem a dica final que he a “vedacao” do pacote final (sim, porque vc vai ficar igual e sentir empacotado com tanta roupa!).

Isso quer dizer que voce nao pode ter NENHUMA fresta na sua roupa que deixe o frio entrar, e o minimo possivel de pele ao léu.

Porque vai por mim, nao adianta nada seguir a risca todas as camadas, gorro, luvas, botas e afins se quando bate um vento de sensacao termica de -10 graus o vento congelado entra pelo seu pescoco, pelo punho, pelas costas e parece que voce vai desabar congelado no meio da rua!!

Entao essas sao as coisas que eu uso/faco para me “vedar” no frio:

Meias de “cano alto” – uma por baixo da calca, outra por cima da calca. Por um motivo simples: eu nao gosto dessa historia de usar meia calca por baixo da calca jeans – nao acho que contribua em nada no aquecimento do corpo e acho muito desconfortavel! Deixa suas roupas mais apertadas, a meia vai escorregando nas pernas ao longo do dia, o elastico aperta a cintura… enfim! Nao gosto mesmo! Entao prefiro usar duas meias.
As meias tem que ser altas (acima da panturrilha), para nao correr o risco da meia escorregar e enrrolar no tornozelo dentro da bota, e a meia que vai por fora da calca, alem de ajudar a manter tudo no lugar, serve como vedacao extra, caso sua bota seja mais larguinha na batata da perna (trauma de perna fina).

Blusas com “dedo”  (que em Ingles se chama Thumb Loops), pois essas blusas tem a manga mais comprida com um buraco que encaixa no seu dedão. Assim a manga da sua blusa sobre até dentro da luva, e voce evita que o ar frio entre pelo punho do casaco pra dentro dos braços ou mãos toda vez que vc tirar as maos dos bolsos, quiser tirar uma fotos etc (faz MUITA diferença!). Outra opção sao as “luvas” sem dedos, que cobrem mais ou menos do cotovelo até o dedão da mão, e podem ser usadas por baixo ou por cima das luvas – oque for mais confortavel pra voce.

Cachecol largo e grosso. Porque pra “vedar” o frio, voce precisa conseguir dar varias voltar com o chachecol no seu pescoço, inclusive cobrindo parte do seu rosto e a parte de tras da sua cabeça. Aqueles nozinhos bonitinhos, ou cachecois fininhos e nada são a mesma coisa…

Dicas finais – Na hora de comprar um casaco de inverno, preste atenção nesses detalhes:

Para casacos tipo sobretudo de lã, o importante é ficar de olho na composição de lã e no forro. Um casaco quentinho tem que ter no minimo 60% de Lã em sua composição (o ideal, claro é chegar o mais proximo de 100% lã possivel), e sempre que possivel um forro duplo.

Composição do casaco 100% lã

A maioria dos casacos de lã de tem forro de nylon/cetin, mas pra garantir proteção extra, alguns temum entre-forro de flanela, que deixa o casaco ainda mais pesado e protegido.

Detalhe do forro: a lã do casaco, o cetin do forro e a flanela no meio

Pra quem prefere casacos de plumas (down jackets), ou para temperaturas super extremas (quando esses casacões são a unica opção) o importante é ficar de olho se o “recheio” do casaco é composto de plumas de ganso (“Goosedown”) mesmo ou se sao fibras de nylon.

Close na etiqueda do casaco com 85% de pena de ganso

Quanto mais alta a composição de plumas naturais de Ganso, mais quente sera o casaco – já reparou que os patos, gansos e cisnes estao sempre nadando despreocupadamente nos lagos congelados?!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
55 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
55 comentários
  1. Letícia R. - 11/12/10 - 14h18

    Uau! Que espetáculo esse post, completíssimo e cheio de dicas realmente úteis! Mas estou sofrendo porque, lendo esse texto, comecei a morreeeer de frio. Tudo bem que o ar condicionado daqui do trabalho é forte, mas acho que essa minha sensação de pés, mãos e nariz congelados se devem ao seu post. =)

    Responder
  2. Clarissa Comim - 11/12/10 - 16h23

    As dicas foram muito boas!!!! ;) Já morei na europa e seu quanto é importante se vestir adequadamente no inverno! ;)
    .-= Clarissa Comim´s last blog ..Mais uma opção de Sushi em Porto Alegre- Shushi Drive =-.

    Responder
  3. Yago - 11/12/10 - 17h02

    nossa, vou no meio de janeiro e estava realmente preocupado, agora estou bem mais tranquilo…já tinha dado uma lida (estou te seguindo…hehehhe) e já estava ligado no negócio das camadas.

    O que vc acha melhor, sendo que não vou usar oq comprar por aí no Brasil: um sobretudo ou uma jaqueta tipo aquelas parkhas de neve?

    bjos

    http://benjaminharries.blogspot.com
    .-= Yago´s last blog ..– FOTO DO DIA – =-.

    Responder
    • Adriana - 13/12/10 - 10h09

      Eu recomendaria um sobretudo, pois acho que sao mais versateis, e geralmente tambem sao bem mais baratos. Entao jah que vc nao vai usar muitas outras vezes, eh melhor nao gastar tanto numa unica peca.
      Entao com um sobretudo voce pode ir variando as camadas que vao por baixo de acordo com as temperaturas, e poderia usar de novo no sul do Brasil ou na Argentina por exemplo… Alem de ser mais versatil tambem na hora de se vestir, e um sobretudo por ficar com aparencia de super arrumado ou super casual dependendo doque vc veste por baixo. Ja uma parka de neve ou down jacket sempre serao mais esporte e mais casual.

      Responder
  4. Thalita - 11/12/10 - 18h34

    Nossa o post tá completíssimo, nao tem como ficar perdida agr, já anotei tudo! x)
    Beijo Dri =)

    Responder
  5. Thais Mittmann - 11/12/10 - 20h48

    Adriana, outra boa dica é que aqueles sapatos de couro com forro de pêlo feito no sul do Brasil, que geralmente as pessoas compram quando vão a gramado, quando usados no frio de verdade não serve para nada. Conheço várias pessoas que investiram (caro) em sapatos feitos aqui e quando chegaram na neve tiveram que comprar outros… Não adianta, não vivemos nas mesmas condições climáticas que o hemisfério norte. bjs

    Responder
  6. viviane velez - 12/12/10 - 02h37

    Dri, vc sugere alguma loja especial em Madrid que possa vir a atender aos quesitos citados acima? Por que nao acredito que zara, HYM, Mango ou até mesmo o corte inglés atendam a tais requisitos, seriam estes produtos melhor encontrados em lojas deportivas? vc poderia dar um help? Obrigada e xerocas!

    Responder
    • Adriana - 13/12/10 - 09h59

      Muito pelo contrario! O El Corte Ingles vende roupas otmas, sejam de marca propria, ou se outras boas marcas para roupa de inverno. E todos os meus sobretudos sao da Zara (inclusive esse da foto com o forro duplo, que na epoca – ha uns 4 anos atras – custou cerca de 70 libras apenas!).
      Eu nao confio nas roupas da H&M pq acho que sao vagabundinhas demais, e como sempre fico de olho na composicao dos tecidos, sei que os casacos de lah nao sao muito apropriados pro inverno, pois sua compisicao eh basicamente toda composta por nylon – e nao esquentam nada.
      Mas lojas como a Declathon por exemplo tambem tem boas opcoes de roupas especializadas para frio/esportes de inverno.

      Responder
  7. […] This post was mentioned on Twitter by Adriana Miller, Caroline Gimenes. Caroline Gimenes said: Como se vestir em uma viagem de Inverno? http://tinyurl.com/26l8fym (by @DriMiller) […]

    Responder
  8. Fabiane de Castro - 12/12/10 - 12h11

    Vixi … eu posso fazer tudo isso que vc falou e eu continuo com as mãos e os pés frios! Eu devo ter um problema, pois eu sozinha não sou capaz de me aquecer. Só quando tenho uma fonte de calor externa (calor do marido, bolsa térmica, manta térmica ou calefação). Qdo inventarem botas e luvas com auto aquecimento, aí sim eu vou ser feliz!

    Responder
    • Adriana - 13/12/10 - 09h55

      Uma boa solucao pra vc seriam os “hand warmers” e os “feet warmers” que sao tipo uma mini bolsa de agua quente (mas sem agua, claro) que encaixa dentro das botas ou luvas e esquentam seus dedos! Usei no Kilimajaro e AMEI!

      Responder
  9. Gabriela - 12/12/10 - 14h38

    Adriana, como sempre, amei o post. Voce eh uma especie de guru das compras para mim. Ja testei algumas dicas e foram altamente aprovadas. Essas de inverno sao preciosas, ja que eu, se pudesse, andaria com uma bolsa termica dentro da roupa, porque sinto muito frio.
    Ja estah tudo devidamente anotado. Desde ja te desejo um feliz Natal e um 2011 de muitas viagens e alegrias.

    Responder
  10. Mallu - 12/12/10 - 21h24

    Oi Dri! Amei o post!!!
    Porem tenho algumas duvidas.
    1 – essas botas Ugg sao impermeaveis? tipo dah para usar na neve e na chuva? sempre fiquei meio receosa para comprar, mas cansei de ter pes e dedos congelados.

    2 – Maioria dos meus scarfs sao finos, grosso mesmo soh tenho um, mas ou eu nao sei usar ou tenho o pescoco muito pequeno, qdu vou usar cobre quase todo meu rosto e eu nao me sinto confortavel >< tipo baixinha, gordinha… (um saco de batatas amarrado) kkkkkkkk.

    Abraco!!!!

    Responder
    • Adriana - 12/12/10 - 21h37

      OI Mallu,

      As respostas:
      1) Existem diferentes modelos de UGGs, e as que sao de couro sao resistentes a agua/chuva/neve, como qualquer bota de couro seria. Porem, como qualquer outro sapato de couro, se vc enfiar os pes completamente numa poça d’agua é capaz de molhar os pés. Eu nunca tive problemas de pes molhadas com minhas UGGs, mas meus modelos sempre foram de couro/camurça. Os modelos mais baratos, que são revestidos de lã, nao são nada reistentes a agua.
      2) Essa é a intençao mesmo, usar o cachecol bem grosso e enrrolar inteiro cobrindo parte do rosto e da cabeça. A sensação é de ser um pacote amarrado mesmo, mas só isso vai te “vedar” do frio. Da só uma olhada nas minhas fotos da Suiça como exemplo (http://public.fotki.com/Adrisn/suica/luzern/dsc05474-jpg.html ou essa aqui http://public.fotki.com/Adrisn/alemanha/berlin/dsc07535-jpg.html), eu pareço mesmo (ou pelo menos me sentia!) um pirulito, com um cabeção todo embrulhado num cachecol que parecia um cobertor! Hahahahah! Mas só assim mesmo pra manter o frio do lado de fora! Na hora do desespero do frio essa vai ser a ultima de suas preocupações, vai por mim!

      Responder
      • Mallu - 12/12/10 - 22h01

        Obrigada minha querida… dicas anotadas!! Agora preciso ir atras de minhas Uggs hehe
        Otima semana para ti!

        Responder
  11. Irene - 12/12/10 - 22h51

    Olá Adriana.

    Há muito tempo que o blog é minha leitura diária mas nunca tinha ganho “coragem” para comentar. Pensei dar o meu contributo para o tema como se vestir (e calçar no frio). Embora agora viva numa cidade litoral de Portugal onde o clima é muito ameno, a verdade é que fui nascida e criada em trás-os-montes (lugar ermo.. ri muito com o post “Bico seco”) onde o Inverno é muito rigoroso, com muita neve e gelo constantes. O vestir por camadas é mesmo A solução para o frio e a dica dos tecidos naturais é óptima… lã e caxemira são os meus preferidos para o inverno. Quanto ao calçado você disse tudo… outra dica é levar botas com sola fininha a um sapateiro: eles colocam umas capas de borracha antiderrapante que resolvem as escorregadelas e afastam o pé do chão. Também vi que você está à procura de uma bota de Inverno… em Madrid comprei no ano passado uma bota tipo montaria de couro da Gant… impermeáveis, forradas com pelinho e com sola grossa de borracha. Óptimo investimento. Desculpa o tamanho do comentário.

    Responder
    • Adriana - 13/12/10 - 08h51

      Nossa! Tras os Montes faz frio MESMO! Digno de Escandinavia! hahahahah! Tenho trauma desse lugar!
      NUnca passei tanto frio na vida quanto nas vez que fui a Tras os Montes e Montesmurro!!
      Obrigada pela dica da Gant! Nunca tinha nem pensado em dar uma olhada lah! Aqui em Londres tb tem essa loja.

      Responder
      • Irene - 13/12/10 - 14h46

        Hahaha. Se você diz que é digno da Escandinávia, eu acredito. Dá uma vista de olhos pela Gant e vê o que você acha. A minha bota foi comprada num momento de desespero em Madrid quando eu não tinha nenhuma bota em pleno Inverno. Nunca tinha comprado nada nessa loja por ser meio fora do meu orçamento mas num passeio pelo Las Rozas Village em Madrid (presumo que seja um primo pobre do Bicester Village que você descreveu)… voilá! Boa qualidade e com o acréscimo de ser “Made in Italy” (dou bastante valor ao fabrico do calçado, vai saber porquê…). Queria terminar expressando a minha admiração por você Adriana.É inspirador o seu percurso pessoal e profissional e é admirável o seu trabalho aqui no blog.

        Responder
        • Adriana - 13/12/10 - 14h49

          Obrigada Irene!

          Responder
  12. Loraine - 13/12/10 - 04h52

    Aqui em DC também está fazendo um frio fora do comum! E acabei de ver no jornal que só vai piorar…

    Você usa as wellie socks só com as botas de chuva, ou dá pra usar com uma bota mais larguinha? Eu relutei pra comprar uma Ugg, pois a bicha é feia demais mesmo, mas olha… depois que comprei, não quero outra coisa. Acho que vou investir numa igual à que você colocou na foto (a preta), pois vi que vale a pena mesmo!

    bjs!

    Responder
    • Adriana - 13/12/10 - 08h48

      Por enquanto so usei com as Wellies, mas acho que daria pra usar com uma bota mais larguinha… nunca tentei… na verdade a Welly sock eh mais tipo uma “capa interna” pra bota doque uma meia, pois nao “veste” certinha no peh, tem umas costuras estranhas e tal. Entao acho que seria desconfortavel usa-la com outras botas…. mas nunca tentei!

      Responder
  13. myiska - 13/12/10 - 19h16

    Admirável trabalho no blog! muita boa vontade e dedicação!

    Responder
  14. Paula - 13/12/10 - 22h27

    Driii!
    Só pra variar, post perfeito! Amei as dicas, e apesar de já ter lido o outro post sobre roupa de inverno, nunca é demais escutar quem conhece do assunto. Já estou de malas prontas pra lua de mel no inverno europeu!

    PS: eu sei q não tem nada a ver com o post, mas preciso dizer que ontem lembrei muuuuuuito de vc. Passou uma reportagem no “Fantástico” sobre a subida do Kilimanjaro com a Sonia Bridi, e tudo que aparecia eu falava pro meu noivo: Já vi isso no blog da Dri! (íntima, né?) rsrsrsrsrs.

    bjss

    Responder
  15. Sylvanne - 14/12/10 - 14h15

    Meus parabéns pelo site. Está me ajudando imensamente!

    Estou saindo do verão nordestino do Brasil para encarar o inverno Inglês!
    Já ouvi muitas opiniões diferentes quanto a o que usar, e senti muita firmeza nas suas informações!
    Parabéns pela organização!

    Abraço!

    Responder
  16. Paula - 18/12/10 - 14h07

    Dri, eu de novo comentando… Mas queria uma dica sua. Já vi em alguns posts seus, um site que vc consulta antes de viajar para verificar o clima e temperatura do lugar. Vc pode me indicar qual é? bjss

    Responder
    • Adriana - 18/12/10 - 17h20

      Oi Paula,
      Eu uso o Weather.com ou o BBC Weather, mas qualquer site de metereologia serve.

      Responder
  17. Maria - 21/12/10 - 22h42

    Dri, para não perder o costume, mais uma dúvida: essas botas de cano alto são confortáveis (sem salto, claro)? Pergunto porque, provavelmente, vai ser meu único par de sapatos da viagem (vou deixar pra comprar aí, semana que vem) e eu passo o dia andando de um lado pro outro…
    Beijos

    Responder
    • Adriana - 22/12/10 - 08h47

      Depende da bota, neh?
      Mas acho que mais que o cano da bota, voc tem que se preocupar com a sola – se for uma boa sola de borracha e confortavel, vc vai poder andar horas e horas como se estivesse de pantufas. mas se for uma bota inflexivel, se solado duro, ai seu dia sera um martirio!

      Responder
  18. […] Porem estava TAO frio, mas TAO frio que mal deu para aproveitar direito (a media, durante o dia, estava na casa dos 10 graus NEGATIVOS!). E quando o frio eh assim TAO extremo, saber se vestir eh quase uma arte… que aliais, virou post especial de como se vestir no inverno! […]

    Responder
  19. Maria - 22/12/10 - 17h56

    Obrigada de novo!!!

    Responder
  20. Rafa - 04/01/11 - 18h42

    Oi, Adriana, parabéns pelo blog, é de utilidade pública mesmo hehe
    Queria saber quais sao suas dicas para os homens, qual é a melhor maneira de nos protegermos do frio? Lembrando que somos mais calorentos do que friorentos! Minha dúvida principal é com relacao aos pés, porque homens nao têm meias grossas nem botas no armário

    Responder
    • Adriana - 05/01/11 - 10h00

      As dicas sao exatamente as mesmas, mas se vc nao eh tao friorento, entao em vez de 5 “camadas”, talvez apenas umas 3 sejam suficientes :-)
      Quanto aos pes, tudo continua igual.
      Mesmo que vc nao tenha meias grossas, compre alguns pares (meu marido tem um monte de meionas grossas de la para usar no inverno) e uma boa bota/sapato de couro com solado de borracha.
      Muitos homens preferem andar de tenis, oque eu nao recomendo (pelo menos em Londres ou na Europa do norte) pois chove muito no inverno e seu peh vai acabar encharcado e congelado! Friorento ou calorento, com os pes molhados no inverno, vc vai setir muito frio!
      Uma boa marca, bastante popular com os homens por aqui eh a Dr Martin. Eu diria que eh o equivalente masculino da UGG para mulheres – o Aaron tem um par e AMA! Se pudesse (e eu deixasse!) ela usaria sua “Doc Martin” o ano todo!

      Responder
  21. Danyelle Melo - 25/02/11 - 14h29

    Adrina,
    vou a Londres semana que vem e seu blog foi muito importante na programação de meus passos em londres. Suas dicas são ótimas e muito interessante a forma bem clara como você se expressa. Amei. Bem, Gostaria de uma “diquinha”. Estou agendando uma chá no Ritz e gostaria de saber de roupa para ir. Tenho receio de chegar arrumada ou desarrumada demais, queria ir no tom certo. voce me ajudaria?
    Grande abraço e tomara que vc leia este e-mail a tempo, embarco na quarta para londres.

    Responder
    • Adriana - 25/02/11 - 14h44

      OI Danyelle,
      O esquema do cha no Ritz eh bem formal, e na propria reserva ele avisam que homens soh serao servidos se estiverem de terno e gravata, e jeans e tenis nao sao admitidos no Ritz.
      Meu pai e o Aaron foram de calca social, blazer e terno. Eu estava de vestidinho de seda, e minha mae com calca de alfaiararia e uma blusa mais arrumadinha.
      Nao precisa se vestir pra festa, nem longos ou muito brilho, mas nao pode chegar com cara de turista “oi, passeio o dia todo batendo perna e acabei de chegar”, porque se nao ele barram mesmo a entrada.

      Responder
  22. […] baixa e nao sabem exatamente como se vestir. Ou pior, sabem com se vestir (que eu ja dei umas dicas aqui e aqui) mas se deram conta que as roupas made in Brasil nao vao dar conta do […]

    Responder
  23. Aline Paola - 05/11/11 - 00h51

    PER-FEI-TO!!!!

    Responder
  24. Elaine - 17/11/11 - 12h33

    Estou indo pra Londres com minha filha de 8 anos no próximo mês. Pedi para a minha irmã que está morando lá para comprar meias próprias para o inverno. Ela me falou que as meias não trazem nenhuma informação. Você poderia me orientar se existem meias próprias, com tecido tecnológico para comprar em Londres? Onde? Vem com a descrição do material da meia? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 17/11/11 - 12h58

      Oi Eliane,
      As boas meias trazem informacoes sobre sua composicao sim (na etiqueta), e para o inverno, sendo meias de la pura ja esta de bom tamanho (100& Wool).
      Para meias mais “tecnologicas” eu gosto bastante das maias de la merino (Merino wool), que podem ser compradas com densidade leve, media ou pesada, de acordo com o frio que vc vai pegar. Para LOndres, as las Merino de densidade leve sao mais que suficientes.
      Sua irma pode encontrar essas meias em LOjas como a Decathlon, Elis Brigham, North Face, Patagonia, etc (lojas com material de ski e montanhismo).

      Responder
  25. André Luis - 09/12/11 - 13h21

    Depois desse post fiorento rsrs vou ter que repassar na Decathlon. É muito dificil encontrar roupas de frio aqui em Santos/SP.
    Minhas blusas de inverno são todas sintéticas mas já descolei uma roupas “segunda pele” :P
    PS.: continuarei lendo as dicas.

    Responder
    • Adriana Miller - 09/12/11 - 13h29

      Declaton eh otima, e tem precos otimos!
      Nao se preocupe muito em comrpar roupas em SP. Aqui vc compra um bom casaco de inverno (na Declathlon) por cerca de 50 libras, fleeces por 10, blusas segunda pele por 5… meias, calcas… tudo.
      O estilo da loja eh bem informal e esportivo, mas se voce gosta desse tipo de roupa, vai fazer a festa! (e nao vai passar nem um pingo de frio!).

      Responder
  26. André Luis - 09/12/11 - 13h49

    Valeuu Dri!
    Agora estou me sentindo mais quentinho :P

    Responder
  27. […] “critério” de seleção é o peso das peças; principalmente para as peças de frio, dei preferência as roupas com tecidos específicos para frio, que geralmente são mais “tecno…. Bons exemplos são as peças da Uniqlo (HeatTech) e IceBreaker (lã merino).Para casacos estou […]

    Responder
  28. Amanda - 27/12/11 - 12h12

    Adriana, estou info para Madrid em janeiro e gostaria de saber o que devo vestir para ir a jantares a noite (Corral de la Moreria) e Boates. Esses lugares tem Calefação? Fica bem ir de vestido, usando uma segunda pele, meia fio 80 e sobretudo por cima?
    Grata.

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 12h09

      Sim todos tem calefacao, entao la dentro vc usara as mesmas roupas que usaria no Brasil, por exemplo.
      Voce soh tem que se preocupar com oque vai vestir do lado de fora, com bons casacos e tal.
      O exemplo que vc deu me parece bom, mas acho segunda pele meio furada.
      Vai te deixar inconfortavel e nao esquenta nada.
      Um vestido mais fechadinho, meia calca (independente o “fio” e sapato fechado. Se quiser, leve um casaquinho de malha ou um blazer, e/ou pashmina que possa ser usado por cima do vestido caso vc sinta frio dentro do restaurante (na boate vai morrer de calor com certeza e vai querer tirar a meia calca!), ou entao pra usar como uma sengunda camada entre o vestido e o sobretudo na rua.

      Responder
  29. […] (afinal, convenhamos que esse blog já virou piada ha muito tempo), mas como as duvidas sobre como se vestir no inverno estão sempre entre as mais pedidas, fotos com exemplos nunca são […]

    Responder
  30. raissa - 03/06/12 - 01h39

    vou para noruega queria saber se la e muito frio e se devo leva roupas do verão pra usa la.

    Responder
    • raissa - 03/06/12 - 01h48

      oi min chamo raissa sou de natal.nr e vou viaja para noruega e não sei oque leva na mala não sei se levo roupas de verão daqui de natal ou so roupas de frio min fala minda uma dica …

      Responder
      • raissa - 03/06/12 - 01h54

        vou pra um anivesario la e tanbem não sei oque vesti minda uma diga vai por favor e a primeira vez que eu vou viajá rsrsrs…beijos espero as dicas

        Responder
  31. […] Para sobreviver um dia como esse, prepare a disposição e não esqueça de usar um sapato super-duper confortável, planeje como vai estar o clima/temperatura nessa época do ano (já que você vai ficar na rua o tempo todo, chova ou faca sol! Assim como os Londrinos) e se vista adequadamente caso esteja frio na cidade. […]

    Responder
  32. Bruna Duarte - 12/12/12 - 12h54

    Adoreeeeeei tudo!!!!

    Responder
  33. Alessandra - 01/09/13 - 22h49

    Oi, Dri, tudo bem? Adoro seu blog, ele me ajudou bastante no planejamento da viagem que fiz a Londres em 2012.
    Neste ano vou para Itália (Roma e interior da Toscana) e Suíca (Interlaken e Zurique) no final de Dezembro, por isso estou super preocupada com a bota que devo comprar. Você acha que o ideal seria uma Ugg? Se sim, você, por acaso, sabe de algum lugar para compra-la em Roma? Como é uma bota cara, eu ia usa-la para a viagem toda, começando em Roma.
    Muito obrigada por todas as dicas.
    Bjos

    Responder
    • Adriana Miller - 09/09/13 - 01h42

      Não conheço nenhum endereço especifico em Roma, mas isso deve ser fácil de achar no site da Própria Ugg.
      Não acho essencial ser Ugg não (realmente é bem cara pra quem vai usar pouco), e enre as Uggs só gosto memso e recomendo as que são de couro e solado de borracha. Aqueles modelos tradicionais, que parecem uma pata de elefante eu não gosto nnao e não acho que aguemtam o tranco de um inverno brabo (com neve, chuva e afins).

      Responder
      • Alessandra - 09/09/13 - 15h53

        Obrigada pela resposta, Adriana. Você saberia me indicar alguma outra marca ou modelo de botas para o inverno, que sejam resistentes à água e que esquentem? Aqui no Brasil não achei nada com essas características. Muito obrigada!

        Responder
  34. luciene - 07/10/13 - 16h51

    Me ajudou bastante estas dicas! Até sei que a qualidade das roupas de frio no Brasil é de baixa qualidade mas mesmo assim terei que comprar alguma coisa pois não posso chegar lá “pelada” rsrs. Espero comprar ótimas roupas em Londres pra aguentar esse frio que vem ai. Obrigada!!!

    Responder
  35. Mamute da Oficina de Inverno - 28/10/14 - 19h47

    Dri, vc é expert em frio mesmo! Somos uma loja-iglu virtual do Brasil, e nossa loja surgiu à partir da escassez de produtos adequados por aqui. Então surgiu a: http://www.oficinadeinverno.com.br
    Os produtos do nosso iglu são destinado para o frio, e temos muito orgulho da qualidade das nossas peças, em especial as nossas roupas térmicas! Testamos vários tecidos (no frioooo) até chegar à melhor alternativa! Recomendamos para todos que viajam para o frio, um must have!
    Conheça a OFICINA DE INVERNO. Melhor loja virtual para o frio.
    Abraços quentinhos e com carinho =)

    Responder