24 Jan 2011
29 comentários

A vez dos Alfacinhas!

Dicas de Viagens, Lisboa, Portugal

Ha uns anos atras quando levei o Aaron pela primeira vez a Portugal, eu pedi ajuda dos Tripeiros para conseguir dicas doque valia ou nao valia a pena fazer no Porto em um fim de semana.

O post foi um sucesso, e as dicas, preciosas!

Então agora chegou a vez de pedir ajuda aos Alfacinhas!

(para os leitores Brasileiros, “Tripeiros” são os Portugueses do Porto, e os “Alfacinhas” são os Lisboetas!)

Eu já fui a Lisboa varias vezes, mas infelizmente, a ultima vez foi a mais de 5 anos atras!

A Be e o David já deixaram algumas dicas preciosas, e sendo Lisboa uma cidade secular, o B-A-BA das coisas a ver e fazer por lá continuam as mesmas, mas ainda assim boas dicas na visão dos locais nunca é demais!

Além disso, o motivo principal da nossa viagem é a visita do sogrão, que em busca de um lugar “exotico” pra passar o fim de semana, escolheu Lisboa e esta colocando fé nos meus dotes de blogueira/guia turistica/Portuguesa/Tradutora pra mostrar todo exotismo que que a capital Beira-Tejo tem pra oferecer!

Ah! A irmã do Aaron tambem vem pra cá e seu pedido foi “Mar”! Então pensei em encaixar uma visita ao Estoril ou Cascais em algum momento do fim de semana (talvez no fim da tarde e emendar num jantar beira-mar?).

E se der, tambem gostaria de leva-los a Sintra… pelo passeio, pela vista e pelos palacios e castelos maravilhosos!

Como só teremos um misero fim de semana, não sei se vai dar tempo de fazer tudo… (voamos sexta feira a tarde e voltamos domingo de noite).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
29 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
29 comentários
  1. Jo - 24/01/11 - 09h24

    Dri, Tripeiros! :) Não somos Tropeiros ;)
    Em Dezembro fui a Portugal (ao Porto claro, visitar a familia) e a Lisboa, e fui por Cascais e realmente aquilo é lindo! QUanto a SIntra já não vou há alguns anos, mas aconselho vivamente!
    Beijinhos! Divirtam-se

    Responder
    • Adriana - 24/01/11 - 09h27

      Ops! Erro de datilografia! Ja corrigi!

      Responder
    • Hugo Gonçalves - 18/01/14 - 19h04

      Boas , seu Blogue está muito bom.

      Terei todo o prazer em ajudar algum de seus blogueiros aqui em Portugal, pois sou guia oficial aqui em Lisboa.

      http://www.tours.com.pt

      Hugo Gonçalves

      Responder
  2. Carla Soar - 24/01/11 - 10h18

    Dica de Tripeira: Sintra é fantástica, tem lá uma queijadinha super-hiper-famosa… tão badalada quanto o pastel de belém. O Palácio nacional (que fica no centro de Sintra) não é grande coisa, não percas tempo por lá e vai ao Palácio da Pena, que é mais interessante, fica no meio da mata, no cimo da montanha.
    http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2903

    Mas o que é mesmo imperdível, e eu acho que devias te organizar para tal é a “Quinta da Regaleira” – Algo de único e cheio de simbologias (Templários e maçonaria). Foge um pouco aos palácios e castelos tradicionais…
    No link abaixo tens uma boa amostra de imagens de lá
    http://www.pbase.com/diasdosreis/regaleira

    E, se ainda não conheces o Oceanário, no Parque das Nações, tb é uma visita super especial!

    Cascais/Estoril é muito agradável… se vcs estiverem de carro (o q eu recomendo) dá para fazer um passeio super agradável pela orla

    Boa Viagem

    Responder
  3. Liliana - 24/01/11 - 10h42

    Olá Adriana,

    Parabéns pelo Blog. Está simplesmente fantástico.

    Um fim de semana é pouco para visitar tudo, mas como eu costumo dizer, dá para “abrir o apetite” para uma visita mais prolongada. Por isso, aqui ficam algumas dicas:

    Sintra:

    Sintra é simplesmente Linda. Então nesta altura do ano, quando está envolta em nevoeiro, tem qualquer coisa de misterioso no ar. Vale bem a pena uma visita, mesmo que seja breve. É difícil recomendar apenas um local em Sintra para visitar mas tendo em conta as limitações de tempo, acho que não podes perder:

    – Vila de Sintra – Sobretudo o centro histórico onde se localiza o Palácio de Sintra
    – Palácio Quinta da Regaleira
    – Palácio da Pena
    – Castelo dos Mouros

    Não deixem de provar os famosos Travesseiros de Sintra. São muito bons.

    Cascais:
    Já não vou a cascais há alguns aninhos, mas daquilo que me lembro mais é da Boca do Inferno. Se optarem por jantar ou almoçar nesta vila recomendo-vos o restaurante Mar do Inferno. Aqui fica o site: http://www.mardoinferno.guiadacidade.com/ementa.php

    Lisboa:
    Por onde começar? Há tanta, tanta coisa linda nesta cidade. Mas, se percebi bem, é a primeira vez que o teu sogro vem a Lisboa, por isso , acho que não podes deixar de visitar os locais mais emblemáticos da cidade:

    – Castelo de S. Jorge
    – Terreiro do Paço
    – Chiado
    – Café A Brasileira
    – Mosteiro dos Jerónimos
    – Pastéis de Belém
    – Torre de Belém
    – Convento do Carmo
    – Parque das Nações
    – Almoço / Jantar numa casa de Fados

    E pronto… acho que chega. Não seis e ajudei ou se baralhei ainda mais as tuas ideias, mas pronto. Pelo menos tentei… (^_^)

    Espero que se divirtam muito durante o vosso fim de semana Lisboeta.

    Fico a aguardar novidades aqui neste blog maravilhoso

    Beijinhos

    Liliana

    Responder
  4. - 24/01/11 - 11h28

    Dri,

    as previsões metereológicas são desanimadoras para passeios à beira-mar, mas aqui vai uma dica: Boca do inferno em Cascais. Para lá chegar é só fazer a estrada da marginal entre o cais do sodré e cascais – :)
    o passeio é lindo! tem um lugar em cascais – na marina chamado Hemingway que serve um brunch em buffet ao Domingo (12 às 16h, convém marcar) 20€ – não tem vista de mar mas este fica logo ali ao lado.
    em sintra, é dificil ver tudo em tão pouco tempo, deixo 2 sugestões: Palácio da Pena ou quinta da regaleira – eu prefiro sem dúvida esta última (a descida do poço iniciático com a passagem por cima do lago é qualquer coisa). Outra sugestão em sintra é o convento da peninha que apenas vale pela vista sobre a praia do guincho, caso o tempo o permita é linda. E o cabo da Roca também fica lá perto. Tudo sugestões de mar para agradar a cunhadita…

    tá um frio típico de Londres por aqui :) brrr…

    Responder
  5. Rafaela - 24/01/11 - 11h52

    Olá Adriana, não sei quais são as previsões de tempo, mas uma amiga falou-me destes passeios de barco que parecem super interessantes!
    http://www.come2sea.pt/

    Responder
  6. dani - 24/01/11 - 12h16

    oie!! Acho que as dicas todas já foram dadas aí em cima como pude ver..Não sei se vai dar tempo, mas pelo menos é uma dica diferente das que eu vi: Oceanário de Lisboa na região da Expo. Eu adorei visitar este lugar e tem vários bares também. Não é histórico, mas é legal. Em Sintra, os travesseiros são realmente imperdíveis (até trouxe alguns na mala heheheheh).
    beijos,
    Dani

    Responder
  7. Paula - 24/01/11 - 12h42

    Oi Dri,

    Não sou especialista em nada, nem alfacinha, mas acabei de chegar de Lisboa onde fiz um passeio ultra expresso (não pelo tempo que passei lá, mas pelo o que o clima deixou. Tava muito ruim com muita chuva). Praticamente só tive um dia inteiro pra desbravar Lisboa.

    Começei por Belém (mais afastado) e lá fomos na Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos e, lógico, nos pastéis de Belém. Depois pegamos um taxi (o taxi é muito barato em Lisboa) até a Praça do Comércio, andamos até a Sé (nesse momento deu uma preguiça de ir até o castelo de São Jorge – fica pra próxima) e depois fomos andando até o Chiado (tudo pertinho). Subimos uma rua que não lembro o nome, mas é a rua dos armazéns do chiado e entramos na Garrett para irmos até o café A Brasileira, e tbm é nesse meiozinho de ruas que se vai até o Convento do Carmo. Depois fizemos o caminho inverso, voltando as ruas, mas dessa vez em direção ao Elevador da Santa Justa. Nessa altura (literalmente) não é o topo do elevador, mas tem várias escadas que dá pra descer até a rua do ouro (se não me engano o nome) de lá, indo para a esquerda chega-se a praça D. Pedro IV (já estamos no Rossio) daí em frente tem a estação ferroviária do Rossio, Teatro D. Maria II, e mais um pouquinho a diante tem a Praça dos Restauradores que é o início/fim da Avenida da Liberdade que vai até o monumento ao Marquês de Pombal. Eu e meu marido andamos muito nessa avenida, pq nosso hotel era lá, próximo ao Pombal.

    Oceanário e Parque das nações ficaram pra próxima, também.

    Nesse mesmo dia fomos jantar numa casa de fado chamada Parreirinha De Alfama, muito boa, mas não achei barato comparando com os demais restaurantes da cidade (eles não cobram pelo show de fado, então, claro que o preço não é igual) vale a pena reservar uma mesa antes.

    Nesse roteiro dá pra fazer outro passeio no dia seguinte. Resta saber se seu sogro aguenta o ritmo, lembrando que Lisboa tem muita ladeira.
    Não sei se fui clara, acho que um pouco confusa comparando com as tuas explicações no blog. Espero que ajude, e desculpe pelo tamanho do comentário!

    bjs

    Responder
  8. Paula - 24/01/11 - 13h06

    Oi Dri! Adoro o seu blog, leio sempre. Fiz uma viagem maravilhosa a Portugal em janeiro do ano passado e tenho certeza de que vocês vão adorar. A primeira dica é o restaurante A Casa do Alentejo (http://www.casadoalentejo.pt), em Lisboa. É lindo, e a comida é maravilhosa. Muita gente vai só para olhar e tirar umas fotos. Vou pensar em mais alguma dica e depois passo por aqui de novo.
    Beijos,
    Paula

    Responder
    • Adriana - 24/01/11 - 14h19

      Que lindo esse lugar!
      E adorei o menu tambem! Vou reservar uma mesa pra gente!
      Obrigada pela dica!

      Responder
  9. André Maricato - 24/01/11 - 14h54

    Na zona do Guincho(depois de Cascais) tem muitos restaurantes perto do mar, só que são todos um pouco caros. O mais famoso provavelmente é a Fortaleza do Guincho (http://www.guinchotel.pt/hotel_em_cascais_guincho/restaurante.aspx), depois tem o Restaurante Porto de Santa Maria, O Faroleiro, Mar do Guincho…

    Mesmo em Lisboa, e já sem vista para o Mar/Rio, tem o Solar dos Nunes, Solar dos Presuntos, Taberna Ideal, O Jacinto, Salsa e Coentros, Gemmelli.

    Em relação a museus há um que eu gosto muito, o Museu dos Coches. Está muito na moda o MUDE(Museu do Design e da Moda). A zona de Belém é um ponto essencial do roteiro. O Castelo de São Jorge também. O Chiado é optimo para dar um passeio.
    Uma visita fora das grandes atracções é a Mãe D’Água/Aqueduto das Águas Livres.

    Responder
  10. Barbara - 24/01/11 - 14h58

    Olá Adriana!
    Recomendo vivamente a Quinta da Regaleira em Sintra! Tanto os jardins como o Palácio.
    A zona de Belém, em Lisboa com o Mosteito dos Jerónimos e os famosos pasteis de Belém.
    Se me ocorrer mais alguma coisa, direi!

    Barbara

    Responder
  11. - 24/01/11 - 15h32

    Paula,

    Grande dica essa do restaurante Casa do Alentejo!

    acredita que eu moro a 5 minutos a pé de lá e nunca lá fui :(

    mas a minha sogra teve lá uma festa de aniversário surpresa e veio de lá maravilhada. Não só o ambiente, mas pelo que dizem a comida é muito boa

    Já tomei nota na agenda para não passar sem lá ir.

    Responder
  12. Paula Carvalho - 24/01/11 - 15h56

    Bé,

    Fiz um tour guiado no Palácio da Bolsa no Porto e lá tem uma sala árabe simplesmente linda. Daí a guia disse que o outro lugar que tinha um ambiente daquele estilo era o restaurante Casa do Alentejo. Ela e um homem que estava fazendo o tour começaram a conversar animadamente sobre o restaurante, não me contive e me intrometi na conversa. Resultado, quando passei por Lisboa, dos 4 dias que fiquei por lá, fui no restaurante duas vezes.

    Não sei como fica no almoço, mas à noite o ideal é chegar cedo, para evitar pegar muita fila.

    Bjs,
    Paula

    Responder
  13. Bebli - 24/01/11 - 18h08

    Dri, acho que já foi tudo dito…. Mas, em Sintra tem que provar as Queijadinhas da Confeitaria/Pastelaria/Whatever Piriquita (bem no centro da vila!)!

    Responder
  14. Marta - 24/01/11 - 19h37

    Olá Dri!
    É um prazer dar Dicas a quem me proporciona fantásticos guias de vários destinos do mundo e em especial de Londres (AMOOO LONDRES) :)
    Ora falaram em várias coisas, eu Tripeira de gema, nascida e criada a alguns metros da rua de Santa Catarina recomendo:

    Lisboa
    – Bairro Alto e Chiado E na zona e desta vez uma sugestão mais nocturna :) Bar Pavilhão Chinês que é absolutamente fantástico pelas suas colecções: http://barpavilhaochines.blogspot.com/

    Acho que vale a pena alugar um carro e fazer a marginal de Lisboa até ao Guincho. Parar no Estoril e ir ao Santini (OS GELADOS DO SANTINI SÃO OS MELHORES DO MUNDO :D ) e depois Cascais :) passear a pé e depois retomar ao Guincho :) Que é lindo :)

    Cristo- Rei também é uma óptima sugestão :) E andar de eléctrico também :)

    Espero ter ajudado um bocadinho Dri :)
    Obrigada por partilhar as viagens no blogue :)
    Beijo Marta

    Responder
  15. André - 25/01/11 - 02h23

    Olá Dri, tudo bem?

    Se me permite a sugestão, uma tarde em Belém é mais que boa pedida. Além da visita à Torre e ao indescritível Mosteiro dos Jerónimos (onde estão sepultados Vasco da Gama, Luís de Camões e, no claustro, Fernando Pessoa), há a Confeitaria de Belém , onde vocês podem saborear os famosos (e muito merecidamente famosos…) Pastéis de Belém. É longe do centro, mas uma bela oportunidade pra um passeio de “elétrico”, Boa Viagem!

    Responder
    • Adriana - 25/01/11 - 10h11

      Ja estou sonhando com os Pasteis de Belem!!

      Responder
  16. Rita - 25/01/11 - 14h02

    É a primeira vez que comento aqui. Adoro este blog e o beautyeverywhere também. Não tenho nada a acrescentar ao que já foi sugerido mas gostaria de sugerir, também, uma voltinha nos autocarros para turistas que fazem uma tour por Lisboa e alguns dos seus pontos mais característicos, dá para ficar com uma ideia geral e depois, talvez, escolher melhor o que realmente querem visitar. Se tiverem tempo gostaria também de sugerir uma visitinha ao Panteão Nacional.Espero que façam uma boa viagem e se divirtam muito por cá.

    Responder
  17. Lua - 26/01/11 - 01h18

    Tens sexta, ao fim da tarde, sábado e Domingo, não é?

    Podes ir ao Parque das Nações na sexta para dares uma volta pelo rio e veres o Oceanário.

    No sábado podes começar o dia a apanhar o eléctrico nr 28 que te leva a vários bairros Lisboetas, e.g. Bairro Alto, ALfama, Baixa. Usa-o para visitares o Castelo! Mais lá para a tarde vai na direcção de Belém, prova os famosos pastéis de nata e explora essa área (Torre e Mosteiro dos Jerónimos). Apanha um autocarro para Cascais e, quando lá chegares, vai a pé até à Boca do Inferno. Janta por esses lados.

    No Domingo vai para Sintra, visita o palácio e as quintas, almoça num dos mil e um restaurantes e não te esqueças de ir à Piriquita para comer uma queijada ou um travesseiro!

    Boa viagem! Lisboa é, para mim, uma das cidades mais lindas da Europa (e do mundo). A luz é imbatível por isso espero que esteja bom tempo!

    Responder
  18. Bruna - 26/01/11 - 14h23

    Passei muitas férias em Cascais mas era criança e quase não lembro dos detalhes (nomes, locais, essas coisas)!
    Mas os gelados/sorvetes =) do Santini são maraaaaavilhosos, e um lugar entre Cascais e Sintra, ou o Guincho, não me lembro perfeitamente, a Praia da Maçã, é um lugar lindo e tem restaurantes deliciosos!!

    Responder
  19. David - 26/01/11 - 20h25

    Olá de novo!
    Ainda bem que gostaste das dicas!
    Acho que já foi aqui tudo dito, não esquecer de contar a história do terramoto e onda gigante de 1755 e do incêndio do Chiado, que ajudam a compreender melhor a história da cidade.

    Espero que esteja muito sol. Boa viagem!

    Responder
  20. Marisa - 26/01/11 - 22h54

    Olá!!

    Descobri o teu blog há pouco tempo e estou a adorar explorá-lo :)
    E tu já escreves aqui desde 2004… Meu Deus… Eu em 2004 ainda nem sabia o que era um blog!!! Impressionante :)
    Eu própria (desde o ano passado) tenho um blog das minhas (ainda poucas) viagens :)
    Acabei neste momento de colocar um post sobre a viagem que fiz a Lisboa, em 2008.
    Eu sou do Porto, tripeira com muito orgulho :) mas já fui várias vezes a Lisboa, quer em trabalho quer em lazer.
    Em 2008 foi a primeira e única vez que lá fui com o meu marido (na altura namorado).
    Apesar da rivalidade que existe entre o Porto e Lisboa, tenho de confessar que a nossa capital tem locais magníficos a visitar.
    Já vi que só lá vais estar 2 dias o que é muito pouco….
    Eu estive lá 3 e nem vi metade do que queria ver!
    Posso-te dizer que há 2 locais que não podes perder: Belém e Sintra.
    Tens de reservar um dia inteirinho para Sintra. Não podes perder o Palácio da Pena (uma das 7 maravilhas de Portugal), o Parque de Monserrate (lindo de morrer), o Convento dos Capuchos e o Castelo dos Mouros. Podes conhecer estes 4 parques em: http://www.parquesdesintra.pt/.
    No Parque da Pena, podes comprar 1 bilhete combinado para os 4 parques que fica muito mais económico do que comprar ingressos individuais. Eu não consegui ver os 4 num dia!! Ficou a faltar o Convento dos Capuchos, mas mesmo assim o bilhete ficou mais barato do que se tivesse comprado apenas para os 3 parques que visitei.
    E com muita pena minha não tive tempo de conhecer a Quinta da Regaleira, outra atracção obrigatória em Sintra!
    Como vês, só em Sintra tens muito que visitar!

    Em Belém, mesmo junto ao Rio Tejo, podes encontrar mais duas das 7 Maravilhas de Portugal: o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. Aí podes também conhecero utro monumento muito simbólico para os portugueses: o Padrão dos descobrimentos. Estes 3 monumentos, encontram-se pertinho uns dos outros e consegues deslocar-te a pé de uns para os outros. Para esta visita, aconselho a reservares metade de um dia. Ah… Aqui não te esqueças de provar os famosos pastéis de Belém!!

    E apesar de não ter explorado muito esta parte de Lisboa, aconselho a reservares o resto do dia para conhecer a baixa lisboeta, como o castelo de S. Jorge e a praça do Rossio.

    Se ainda te sobrar algum tempo, podes visitar o Cristo Rei tuga :) só que aqui perdes sempre algum tempo a atravessar a ponte 25 de Abril pois o Cristo Rei situa-se em Almada.

    À noite a conselho a jantar e a passear no Parque das Nações (onde se realizou a Expo 98). Podes por exemplo jantar no shopping Vasco da Gama, onde tem imensos restaurantes. Aconselho a comer um belo bife no Portugália. É simplesmente delicioso!
    Se fores lá durante o dia sempre podes visitar o Oceanário e andas de Teleférico!

    E pronto, acho que já me alonguei de mais :)

    Apesar de ainda não ter terminado de publicar a minha viagem a Lisboa, convido-te a visitares o meu blogue: http://www.traveling-living.blogspot.com/ onde podes ver imagens de todos estes sítios de que te falei.

    E já agora, sendo tu uma profissional de blogues e de viagens, gostaria de saber a tua opinião sobre o meu projecto :)

    Beijinhos e tudo de bom!

    Convido-te

    Responder
  21. Caroline Gomes - 01/02/11 - 21h30

    Passear no Chiado;
    Oceanarium no Parque das Naçoes (mtoo bom);
    e passear por Belém.

    A praia de Estoril eh FEIA. Cascais vale mto mais a pena!!

    Aproveite pra comer mto bacalhau e salmao!!!

    Sou brasileira, mas amo Lisboa!!!

    Responder
  22. Diana - 13/02/11 - 13h36

    Oi Adriana!
    Pra quando o resultado publicado da sua viagem a Lisboa? Estou ansiosa por resultado do regresso a Portugal!
    XD

    Responder
  23. Roteiro de viagem Lisboa - 15/02/11 - 23h02

    […] Esse post na verdade é uma trapaça, pois o roteiro não é exatamente meu, e sim inteiramente montado baseado nas sugestões dos leitores Alfacinhas! […]

    Responder
  24. Manuel Pacheco - 06/03/13 - 12h08

    Volte sempre a Lisboa!

    Responder
  25. José Faria - 19/09/14 - 23h25

    Numa das suas oportunidades,de visita a Portugal, visitar a linda ilha da Madeira, as Ilhas de São Miguel, do Pico, de São Jorge e do Corvo, da Região Autónoma dos Açores.Gosto muito do seu blogue.

    Responder