04 Apr 2011
57 comentários

T.V. Everywhere: Viajando de Low cost

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, T.V. EveryWhere, Voos Low Cost

Ha um tempão atras eu fiz um post com todo passo a passo de como viajar nas cias de Low Cost na Europa, e até hoje esse é um dos posts que mais dão audiencia no blog, e um tema que mais gera duvidas e perguntas.

Então aproveitando a viagem pra Nice e Monaco de EasyJet, e com a Tati de camera-girl oficial, fizemos um video mostrando, na pratica – “ao vivo” e a cores! – como é que essas viagens realmente são.

Se voce nunca leu o post, vai lá primeiro, pois o post dá todas as dicas e tudo que voce tem que levar em consideraçnao antes da viagem: como reservar seu voo, as taxas extras, os diferentes tipos de passagens (Speed ou Priority Boarding ou normal), as regrinhas da bagagem, o check in e tals.

E nesse post aqui, eu também falo sobre as regrinhas para levar liquidos na mala de mão, já que a maioria das pessoas que viajam de Low Cost, não despacham bagagem (eu principalmente).

httpv://www.youtube.com/watch?v=DGhSj_Xbq-s

Então o video mostra como são as coisas no Dia D:

– Como os aeroportos de Londres são muito movimentados, os portões de embarque só são liberados nos momentos finais do embarque

– Tem que ficar esperto e de olho nos paineis de embarque: assim que divulgam o numero o portão vira uma correria Deus-nos-acuda pra ver quem vai chegar lá primeio!

– Lembre-se: cias de Low Cost não reservam poltrona, então se voce vai viajar com alguem e quer sentar junto, se quer pegar a poltrona na saida de emergencia (mais espeaço pra pernas), se quer sentar na janela, e afins, tem que ser um dos primeiros a entrar no avião (por isso a correria pra chegar cedo no portão de embarque).

– As cias de Low cost só permitem UMA UNICA bagagem de mão por passageiro: e isso vale pra bolsa de mulher, bolsa de bebe, mochila da camera fotografica, sacola de compras do free shop e afins. E esse unico volume tem que ser pequeno, sempre dentro das dimensões especificadas: 55cm x 40cm x 20cm. E sim, eles medem CADA mala antes de embarcar. Se não couber, voce é obrigado a pagar uma taxa extra pra despachar sua bagagem. É assim que eles ganham dinheiro, então não existe a menor chance de “jeitinho” ou de achar que voce vai passar despercebido na multidão.

– Não espere conforto; as poltronas são pequenas e apertadas, e os altos sofrem com falta de espaço, e as poltronas sem sequer reclinam – mas como a maioria dos voos low cost são voos bem rapidinhos (no maximo umas 2 ou 3 horas) isso nao faz a menor diferença (e sentar na janela ajuda na hora de tirar um cochilo)

– Qualquer “extra” durante o voo, é de fato, extra. Eu sempre compro um lanchinho e/ou garrafa de agua antes de embarcar (depois de passar pela segurança, claro, se não eles confiscam!)

– Os voos não tem nenhum entretenimento (mesmo nos mais longos), então antes de colocar sua bolsa dentro da mala de mão, lembre de separar sua revista/livro/ipod e coloque no bolso. Só isso vai te salvar de tedio durante o voo!

– Não esqueça de fazer o check in em casa (ou no hotel/albergue) e imprimir seu cartão de embarque (mesmo se voce for despachar bagagem, sempre faça seu check in on line, e quando chegar no aeroporto é só ir no “Bag Drop” pra despachar sua mala). Se voce deixar pra fazer check in no aeroporto, significa pagar mais taxas extras.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
57 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
57 comentários
  1. Americo Luz - 04/04/11 - 12h25

    Dri,

    Sobre voar em low cost em família:
    – Há embarque prioritário para quem viaja com crianças de até 5 anos. Ele acontece logo após o Speed Boarding. Isto é norma internacional e nem as low costs podem ignorá-la.
    – Se não tiver jeito, vale despachar 1 bagagem para toda a família. O preço costuma compensar, uma vez que se está pagando pelo menos 3 passagens (marido, mulher e criança). Mas atenção para a franquia de bagagem contratada. A da Ryanair é de míseros 17 kg.
    – Crianças a partir de 2 anos costumam pagar a tarifa inteira, ao invés dos 70% das tradicionais.

    Ainda não viajei de low cost com a Maria, então ainda não vi os detalhes para bebês, como o direito de levar o carrinho.

    E muita atenção com o nome impresso no cartão de embarque! Se por acaso uma esposa esteja registrada com seu nome de casada e seu passaporte com o de solteira, a Ryanair, por exemplo, cobra um absurdo para você embarcar. Aconteceu com a Bianca em Portugal porque o funcionário da Ryanair se recursou a deixá-la usar a Carteira de Residente da França como identidade.

    De maneira geral, a Easyjet cobra bem mais que a Ryanair (só usei estas duas), mas é mais flexível nas regras. A Ryanair não desperdiça oportunidade de cobrar um extra. Na verdade, ela até força a barra para isso, inclusive com práticas não necessariamente legais, como recusar a carteira de residência como identidade da Bianca.

    bjs,
    Américo.

    Responder
    • Adriana - 04/04/11 - 13h47

      Sim, nome do cartão de embarque só vale o oficial, do passaporte. Carteira de residencia ou de motorista, não são documentos validos pra viagem na Europa.

      Responder
      • Americo Luz - 04/04/11 - 14h44

        O problema é que deveriam aceitar. A carteira de residência da França é a carteira de identidade do estrangeiro que deve ser aceita como tal em toda a União Europeia.

        No caso do Reino Unido pode ser diferente, porque aí não há o conceito de carteira de identidade.

        Responder
  2. Celina - 04/04/11 - 12h32

    Olá Dri,
    Eu sou fâ das lowcost, mesmo com todos os senões. Lá no blog também é o assunto que mais bomba, e os posts que falam disso também são campeôes de audiência, principalmente a mala! Mas eu viajo muito de low cost e acho òtimo. Para quem lembra que viajar no Brasil custa os olhos da cara, atravessar países por 6 libras, é tudo de bom. Estou sempre de olho nas promoções da Ryanair. O segredo é cumprir à risca o que está dito no site e viajar low peso, bem leve!

    Responder
  3. Wilma Rocha - 04/04/11 - 13h43

    Adriaaaana!!! Você é um espetáculo de blogueira!!! Acabei de ver o vídeo e como sempre adorando. Breve você verá eu aplicando tudo isso em minhas viagens inspiradas por você! hehehehee Obrigadaaaaaa…e uma ótima semana.

    Responder
  4. Laura - 04/04/11 - 14h06

    Poxa a easyJet cobra 20 libras pra fazer o check-in no aeroporto?! Ñ tem aquelas maquininhas pra vc fazer sozinho? Pq eu acho que não tenho como imprimir o cartão de embarque… :(

    Responder
    • Adriana - 04/04/11 - 14h39

      É isso ai… e as maquininhas são no aeroporto e vc esta usando o papel ea tecnologia deles, então te cobram mesmo assim…

      Responder
  5. gabebritto - 04/04/11 - 14h52

    Ótemo! E o melhor do filme: você apareceu sem óculos escuros. =)

    Responder
    • Adriana - 04/04/11 - 15h22

      Verdade… eu tenho um serio caso de vicio em oculos escuros…. :-)

      Responder
  6. Juliana Gois - 04/04/11 - 16h09

    Gente! A Adriana me salvou de “morrer” em vários Euros com essas taxas de bagagem, check in etc e tal…!! Pergunta básica ou quase estúpida: se no meu hotel não tiver como imprimir o bilhete, existe algum código q possa ser usado na hora do check in ou só embarca com bilhete impresso mesmo?

    Responder
    • Adriana - 04/04/11 - 19h40

      Do papel mesmo… Mas se seu hotel não tiver impressora, vc pode tentar um cyber cafe ou lan House que sempre da certo!

      Responder
  7. Bárbara - 04/04/11 - 17h27

    Adriana!! Tô adorando TV Everywhere =) Continue fazendo mais e mais e mais rsrsrs

    Responder
  8. Thais Mittmann - 04/04/11 - 18h26

    “A vida como ela é” por Adriana Miller. hahah

    Esses vídeos estão ficando sensacionais!

    E olha, falta muito para para começar um tumulto para embarcar. bjs

    Responder
    • Adriana - 04/04/11 - 19h41

      Eh um tumulto padrão Britanico! :-)

      Responder
  9. Daniele - 04/04/11 - 19h56

    Estou amando os videos… que venham muitos.
    Uma pergunta, ja ouvi falar q viajar low cost com passaporte Brasileiro (ou nao europeu) tem q pagar uma taxa extra. Isso eh verdade??
    Bjs

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 08h48

      Ha um tempo atras era assim mesmo, pois algumas cias (Ryanair por exemplo) não permitia que não-Europeus fizessem check in on line, então vc sempre tinha que pagar pelo check in no aeroporto, que deixava a passagem consideravelmente mais cara.
      Mas das ultimas vezes que viajei Ryanair com o Aaron (que tem passaporte Americano) ele já podia fazer check in on line, mas tinha que ir no balcão de check in mesmo assim pra receber um carimbo “autorização” no cartão de embarque (mas pelo menos não tem que pagar nada a mais)

      Responder
  10. Mari - 04/04/11 - 20h59

    Ah, esse post do guia de low cost foi o primeiro do blog que eu li, e desde então virei leitora fiel!
    Estou adorando seus vídeos Dri, fiquei super feliz que você se animou com a ideia, porque era o que faltava para deixar o blog ainda melhor :)

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 08h46

      Obrigada!

      Responder
  11. David - 04/04/11 - 21h20

    Olá Adriana! Bendita a hora que a vergonha frente às câmaras passou, os leitores agradecem! Adorei este vídeo e o do Tube também, aliás acho que todos os vídeos têm um toque especial precisamente por darem a sua visão pessoal. Geralmente nos documentários está tudo mais que ensaiado e os contratempos não são mostrados e na TV Everywhere não dá, por exemplo, para voltar a Nice na semana que vem para filmar quando estiver sol (embora acredito que não falte a vontade! ahaha)

    Tenho uma dúvida relacionada com o assunto deste post pois já não viajo em low cost há uns 3 anos e estou indo para Londres na próxima semana: para efectuar o check-in online é necessário apenas imprimir o Boarding Pass ou é algo mais?

    Obrigado e boa semana! :)

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 08h46

      É só ir na seção do check in on line do site, preencher suas informações (eles pedem numero de passaporte e tals) e só imprimir o cartão de embarque.

      Responder
  12. Carol - 05/04/11 - 01h56

    DRI, EXCELENTE VÍDEO!

    Foi muito bom vc nos ensinar isso, pq eu mesma ia ficar perdidinha se nao tivesse essas orientacoes…
    Muito obrigada!
    =)

    Responder
  13. Renilse - 05/04/11 - 02h24

    Muito bacana o vídeo!!! Obrigada por compartilhar suas experiencias conosco..

    Um abraço!!

    Responder
  14. Deiatatu - 05/04/11 - 06h25

    Parabéns pelos vídeos, estou adorando esta nova fase Dryeverywhere 2.0. Vc leva muito jeito pra jornalista…
    Admiro a sua dedicacao e tempo dedicado ao blog. Já nao posso dizer o mesmo sobre o meu q no momento está paradézimo ( preguica msm ).
    Post de utilidade pública, essencial para qq um que quer dar um giro pela Europa.

    bjs

    Responder
  15. Juliana P. Galvao - 05/04/11 - 11h33

    Dri,

    Adorei os post de Londres são um máximo!!!

    É bom ver como é a coisa na prática, pois tava ficando meio desesperada… Mas, depois dos seus vídeos, me sinto tranquila par viajar e enfrentar as low costs e o metro de londres…

    Obrigadão por arrumar tempo, nessa sua genda lotadíssima, e fazer coisas super legais para nós!!!

    Bjs

    Responder
  16. Regina - 05/04/11 - 13h27

    Adriana, gostaria de saber sua opinião a respeito de segurança na Espanha. Vou desembarcar sozinha em Barcelona para fazer um intercâmbio e não pedi transfer. A agência disse que posso pegar um táxi, que deve ficar mais em conta. Mas um amigo me disse que seria mais seguro contratar o transfer, afinal estarei sozinha com malas, dinheiro, documentos etc. O que vc acha?
    Parabéns pelo blog, estou sempre por aqui!
    Bjs e obrigada.

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 15h51

      Olha, o sul da Europa como um todo tem ficada cada vez mais perigoso, por causa da imigração ilegal e a crise economica, e a Espanha é um desses lugares que cada vez vai ficando pior.
      Mas ainda assim não é motivo de alarme, e é MUITO mais seguro doque qualquer lugar do Brasil.
      É sempre bom ficar de olho nas ruas (muito bate carteiras, ciganas e tal – em 1 ano morando na Espanha eu fui roubada 2 vezes, e TODOS os meus amigos na epoca tb foram roubados/assaltados pelo menos 1 vez…), mas pegar taxi no aeroporto é bem tranquilo, pois eles só permitem taxis tipo Radio Taxi de pegar passageiros no aeroporto.
      Então com certeza um taxi será mais barato, e acho super tranquilo de andar de taxi na Espanha.

      Responder
  17. Luísa Peduzzi - 05/04/11 - 14h10

    Dri!!

    eu adorei a iniciativa dos vídeos, tinha uma curiosidade enorme de saber como era a sua voz… hehehe Parabéns!!! eu sou viciadoa no seu blog e vc é uma das minhas inspirações… Muito sucesso!!!

    Um beijo

    Responder
  18. Juliana P. Galvao - 05/04/11 - 15h43

    Dri,
    Qual é o peso limite da mala de mão???
    Bjs

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 15h47

      Depende da cia aerea.
      A Easyjet por exemplo não tem limite (e usam muito isso em seu marketing), já a Ryanair tem limite de 7 kilos (e eles pesam cada mala, uma a uma antes de entrar no avião), e outras tem limite de 10 kilos.
      Então sempre é bom ler as letrinhas pequenas do “terms and Conditions” antes de marcar sua passagem e comprar muuuuito os preços!

      Responder
  19. Paula - 05/04/11 - 17h40

    Adorei o video, ficou show a narração, morri de rir na parte “as pessoas ficam se olhando só na espectativa de embarcar”…KKKK Muito Legal Dri.

    Responder
  20. Marília Lucena - 05/04/11 - 18h58

    Esse tumulto nao é nem uma ventania comparada com o furacao que é no Brasil na hora do embarque, e aqui as passagens ainda sao MaRcadas1! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Só pra variar, to adorando a programaçao da tV everywhere!! vc tem 1,75m é??

    bjooos

    Responder
  21. Juliana P. Galvao - 05/04/11 - 19h22

    Dri,

    Supondo que durante a viagem a minha bagagem cresca, nao sendo possível colocá-la em uma só mala…

    Já comprada a passagem low cost, você sabe se é possível modificar a compra, incluindo uma bagagem no porão?

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 19h51

      Voce pode adicionar bagagem extra a qualquer momento ANTES de fazer check in – se vc achar que vai precisar despachar bagagem na volta, voce pode optar por uma peça da bagagem apenas na perna da volta – já que o pagamento é por trexo viajado, então vc que escolhe quando quer ou nao lebar bagagem no porão.

      Responder
  22. Juliana P. Galvao - 05/04/11 - 19h41

    Ah, outra coisinha. Se eu comprar a opção de “pagar por uma bagagem de porão”, neste caso eu poderia levar 02 malas: uma bagagem de mão (ex.: uma mochila) e uma mala a ser despachada?

    Como fica questão do peso? A que despacharei tem que pesar até 20 kg? Ou a soma da bagagem de mao + bagagem despachada é que tem que dar 20 kg?

    Obrigadão, Dri.

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 05/04/11 - 19h57

      Isso. Vc sempre pode levar um volume de mão. Seja sua bolsa, uma malinha de laptop ou mochila.
      Quanto ao peso isso varia de empresa por empresa, e cada uma tem suas regras. Então se vc for viajar pernas diferentes da sua viagem com empresas diferentes, é bom ficar de olho.
      Por exemplo, a Ryanair só permite 15Kg nas bagagens despachadas e 7kg nas bagagens de mão. Já a EasyJet permite 20kg na bagagem de porão e peso livre na bagagem de mao (mas se eles desconfiarem que esta muito pesada – por exemplo, se vc mal conseguir carregar sua propria mala – eles podem pedir pra pesar sua bagagem de mao, e se acharem que esta pesada demais, vc terá que pagar pra despachar-la).

      Aqui estão os termos& condições da Ryanair: http://www.ryanair.com/en/terms-and-conditions#article8
      E da Easyjet: http://www.easyjet.com/en/planning/baggage.html

      Sempre leia as letrinhas pequenas, pois são nessas “confusões” que eles ganham dinheiro!

      Responder
  23. Marta F - 05/04/11 - 23h54

    Peço desculpa, mas o que vi no site da Ryanair é que são 10 Kg na bagagem de mão!

    Responder
    • Adriana - 06/04/11 - 06h09

      Isso!
      Oque vale é oque estiver no site deles na epoca do seu embarque (muda toda hora)

      Responder
  24. Nadia - 06/04/11 - 07h23

    morri como o comentario do final :” tem que sentar duro mesmo”.
    ehehhe

    Responder
    • Adriana - 06/04/11 - 15h39

      HAHHAHAHA
      Mas é verdade! A poltrona não reclina, então nã0 tem jeito de ficar confortavel! :-)

      Responder
  25. Cláudia - 06/04/11 - 18h57

    Muito legal!!!!!!!

    Responder
  26. Ellen Giese - 08/04/11 - 03h38

    Oi Adriana, os aeroportos de Londres são os mais rígidos com as regras de low cost. Quando viajei em outros aeroportos sempre pude embarcar com a bolsa de mão e a mala separados, mesmo viajando na easyjet. Em Roma além disso, embarquei com uma sacola de compras extra ainda. Mas em todo caso concordo com vc, melhor não trocar o certo pelo duvidoso. E esses bancos matam mesmo, eu tenho 1.86m de altura, ficava ultra-espremida nos voos, mas o preço compensa muito. Beijos.

    Responder
    • Adriana - 08/04/11 - 07h26

      Oi Ellen, É verdade, até pouco tempo atras as regras eram bem mais relaxadas, e variava de aeroporto para aeroporto, e da boa vontade de quem fazia o embarque (se vc ler o post original que escrevi ha pouco mais de 1 ano, eu falei justamente isso, que na duvida é melhor garantir, mas que variava de aeroporto a aeroporto).
      Mas no ultimo ano, TODOS os aeroportos que passei aplicaram a mesma regra.
      Da mesma maneira que as regras pra liquidos na bagagem de mão mudam toda hora, então na duvida, é melhor seguir as regras.

      Responder
  27. Aline - 11/04/11 - 03h33

    Olá Adriana. Estou tentando ler quase tudo que posso no seu blog. Estou programando viajem pra Europa no meio do ano. Quero muito saber sua opinião, e me desculpa tentar falar por aqui neste comentario.
    Terei 15 dias pra viagem. Acontece que minha amiga mora em portugal e quer muito que eu vá visita-la. Ela disse passe 4 dias aqui em portugal e então vamos pra espanha. E eu estou querendo ir pra inglaterra tbem ( já conheço londres e como amei quero voltar só uns 2/3 dias, de repente outra cidade tbem).
    Mas eu e meu marido queremos conhecer a Alemanha tbem. Então a duvida: Alemanha ou Espanha? Tentamos pensar: ” ah, mas a espanha é do lado de portugal!” Mas e se a Alemanha for mais bonita/interessante?
    Por isso gostaria de saber sua opinião, uma pessoa que conhece tudo já? Vou pra Espanha? Deixo alemanha pra uma proxima viajem e faço praga e itália junto?
    Agradeceria muito sua sugestão.

    Responder
    • Adriana - 12/04/11 - 19h16

      Olha, eu sou suspeita pra falar, mas prefiro mil vezes a Espanha que Alemanha!
      Tudo bem que a Alemanha até que tem umas cidades bem bonitinhas, castelos e tal, mas ainda prefiro a Espanha mil vezes!
      Como vc tem pouquinho tempo pra viajar, e tem que passa 4 dias em Portugal, eu faria Portugal, Espanha e Italia. E deixaria Alemanha e Praga pra outra viagem.

      Responder
      • Aline - 14/04/11 - 19h07

        Muito obrigada pela atenção, Adriana. Vc acha que em 15 dias dá pra fazer protugal, espanha e Italia tbem? Pensei assim: 4 dias portugal, uns 6 na Espanha, uns 2 em londres ( já conheço) e 1 ou 2 em amsterdan. O que acha?

        Responder
        • Adriana - 15/04/11 - 09h35

          “Bem” nao da, porque vai ser uma viagem bem corrida… mas da pra conhecer, e oque vale eh voce conseguir conhecer/ver oque quer nas suas ferias!
          Se vc prefere conhecer mais lugares doque conhecer apenas 1 ou 2 “bem”, entao esse roteiro eh uma boa opcao!

          Eu sou uma turista “fominha” e acho que essa cosia de “conhecer bem” eh muito relativo! Moro em Londres a 6 anos e nunca acho que conheco a cidade “bem”! Entao sempre prefiro encaixar a maior quantidade de cosias e lugares a cada viagem, doque ter um monte de tempo livre num unico lugar.
          mas isso eh um gosto muito pessoal, e todo mundo deve fazer apenas oque quer durante as ferias! :-)

          Responder
          • Aline - 24/04/11 - 04h28

            To amando seu Blog!!!! Então, após muito pensar na viagem a europa, como terei 15 dias tirando os dias de ida e volta ao brasil acabei criando duas possibilidades e gostaria de saber sua opinião:
            1- 4 dias em Portugal ( 2 em Porto e 2 em Lisboa), 6 dias na Espanha ( 3 em Madrid, 3 em Barcelona, ou 2 em barcelona e 1 em algum outro lugar), 1 dia em Amsterdan, 2 dias em Londres ( lembrando que já conheço) e 2 dias na Escocia. ( pensei na Irlanda tbem, mas não sei se dá tempo.

            2- O mesmo esquema para Portugal e Espanha só que aí iríamos pra Alemanha ( Berlin e Munique)

            Gostaria da sua opinião sobre os lugares, tempo que escolhi pra cada lugar e se vc acha que na primeira opção ficará muito corrido ( vi que um trem entre londres e escocia leva 4 horas)

            Obrigada de novo pela atenção.

            Responder
  28. ISABEL CELIA ALVES - 13/04/11 - 00h02

    DRI ESSES VIDEOS ESTÃO FICANDO D ++++, TO AMANDO ET VER E TE OUVIR, AGORA Q NÕA LARGO MAIS ESSE BLOG MESMO…BJS E COLOQUE MAIS.

    TERESINA/PIAUI/BRASIL

    Responder
  29. Gabriel - 15/04/11 - 14h59

    Muito interessante este artigo, as viagens low cost são ótimas paras os jovens com disposição de conhecer outros países.

    Já fiz uma viagem estilo low cost e foi muito legal, passei por Roma, Praga, Amsterdan e outras cidades da Europa, sempre me hospedando em albuergues e aproveitando a comida hehehe.

    Araços

    Responder
  30. Sara - 20/04/11 - 03h34

    Adriana!!! Adorei seu blog!!! você me esclarece muitasss duvidas!! eu vou pra inglaterra semana que vem (cambridge), para estudar , e no final do curso (junho) quero viajar pela europa (provavelmente frança, belgica e holanda) e estou com uma duvida.. eu terei muitas malas para carregar, e se eu viajar pelas cia low cost pagarei uma fortuna para despachar as bagagens.. tem algum lugar no aeroporto/terminal de trem que eu posso deixar as malas por uns 10 dias? será que neste caso é melhor viajar de trem? você acha que compensa comprar o pacote do eurail para andar pela europa?
    Obrigada!!

    Responder
  31. Te - 22/07/11 - 17h46

    Dri voce esta se superando c/ estes videos!
    Qdo eu viagei,no ano passado na easy jet, na volta a mala de mao ficou estufaderrima, e claro q nao deixaram passar e eu tive de despachar mas paguei+ou- o mesmo q teria pago se tivesse comprado o bilhte c/ bagagem.

    Responder
  32. […] Se vc eh mulher e quiser levar sua bolsa MAIS sua bagagem de mao, sera barrada na porta de embarque. Idem para homens com uma mochilinha MAIS uma bolsa de laptop. Sua bolsa/mochila/sacola tem que caber dentro de sua outra bolsa/mochila/sacola/mala ou entao um de seus volumes devera ser despachado para o porao do aviao (nesse video oque eu mostro direitinho como eh todo o processo de viajar de low cost). […]

    Responder
  33. viagens low cost - 17/03/12 - 22h21

    Eu tenho uma mala que tem as medidas máximas exatas, permitidas pela ryanair..foi uma excelente compra!!

    Responder
  34. Elisa Barros - 04/02/13 - 13h40

    Oi Adriana, eu ADORO seu blog e agora ele está sendo SUPER útil porque vou fazer minha primeira viagem á Europa. Para fazer o trecho Paris – Veneza, encontrei passagens com preço bom e horários que me atenderiam perfeitamente, mas não conheço a cia aérea – chame-se Transavia. Pesquiso sempre sobre low cost e essa nunca aparece nas reportagens. Você já ouviu falar. É confiável? Se puder me ajudar fico agradecida. Bjos e parabéns pela Bella!

    Responder
    • Adriana Miller - 04/02/13 - 17h29

      Se não me engano a Transavia é uma low cost Italiana.
      Acho que nunca viajei com eles, pois eles não fazem nenhum trajeto saindo de Londres, mas já ouvi falar sim.

      Responder