18 Jan 2007
9 comentários

IELTS

Estudos, Vida na Inglaterra

Essa semana estou estudando com todas minhas forcas pro IELTS.

Estou determinada a fazer algum curso esse ano na area de RH; preferencialmente uma pos/mestrado, mas tudo aqui eh super concorrido, e as universidades que eu escolhi sao as top, e logicamente muito mais exigentes e mais concorridas; entao se nao rolar um mestrado fou fazer uma certificacao mesmo. Qualquer coisa. Preciso botar minha massa cinzenta pra trabalhar duro.

Pois bem, mas pra isso eu preciso ter uma boa nota no IELTS: International English Testing System.

O IELTS eh a certificacao oficial do Ingles Britanico, e tb eh muito usado pelos paises (ex) colonias e dos que ainda fazem parte do Commonwealth Community (como Australia, Nova Zelandia, Canada, India, Africa do Sul, etc).

Entao quando comecei a pesquiser os cursos que queria fazer, vi que como estudante internacional, eu precisava ter uma boa nota nessa prova. Ok. Comecei a pesquisar sobre, me inscrevi e sabado chega o meu grande dia.

O IELTS eh uma prova MUITO mais simples doque a versao americana do certificado, o TOEFL. O IELTS na verdade soh quer saber qual seu nivel de Ingles no dia a dia, e se vc tem uma compreencao boa o suficiente da lingua pra conseguir acompanhar uma aula unversitaria por exemplo. Enquanto que o TOEFL tem uma estrutura super rigida, uma tonelada de gramatica e vocabulario super rebuscado…

A prova eh dividida em Reading, Writing, Listening e Speaking. (leitura, escrita, fala e compreencao da lingua), sem nada especifico sobre gramatica, tempos verbais, sinonimos e antonimos etc (comuns em outras provas).

Nao estou muito preocupada com a prova nao. Acho que vou tirar uma nota boa, porque vao me testar em coisas que eu jah faco todo dia normalmente (como ouvir, falar, ler e escrever em ingles). Mas mesmo assim estou estudando, pra me preparar, pra saber oque esperar da prova, oque conta ponto, e oque desconta ponto… quais sao os truques e as armadilhas.

Muita gente faz cursos de preparacao de IELTS, eu acho que com meu nivel de ingles isso seria irrelevante, entao preferi estudar por conta propria, com livros e catando coisas na internet.

Achei cada preciosidade que soh vendo!

Otimas dicas pra quem esta pensando em fazer essa prova, ou jah se preparando para tal.

Pra comecar o site oficial do IELTS que tem todas as principais informacoes sobre a prova, os centros oficiais que aplicam o teste, etc. e tem ateh uma prova simulado, que ajuda bastante a ter uma ideia de como eh o formato da coisa (Test sample).E depois eu achei um site, que eh simplesmente a salvacao da lavoura, e que na verdade eh um blog, cheio de dicas e exemplos de testes antigos. No IELTS-Blog vc encontra de tudo! Varios exercicios corrigidos, exemplos de redacao, algumas dicas super valiaosa sobre as armadilhas da prova, oque escrever, oque falr, etc. Muito bom mesmo! Tem tudo lah! Vale muito a pena!

Entao, se vc esta pensando em fazer essa prova, vale a pena dar uma catada no site oficial do IELTS pra saber que lugar do seu pais (ou sua cidade) aplica a prova, se eles oferencem cursos preparatorios, etc.

A inscricao custou 95 pounds (+ ou – 400 reais), e uns dias depois me mandaram o recibo e as instrucoes pelo correio. A inscricao nao eh feita diretamente pelo IELTS e sim atraves de algum curso, que sera quem vai aplicar a prova.

A prova em si eh dividida, como falei acima em 4 modulos: Reading, Writing, Listening e Speaking

O Reading eh a compreencao de texto, e aparentemente a parte onde estao as grandes armadilhas. Eles vao te apresentar um artigo, uma noticia, uma carta, etc. e fazer perguntas sobre isso, pra ver se vc realmente entendeu o assunto. As perguntas nao sao nem um pouco dificeis, geralmente um repeteco doque esta escrito no texto, basta ler com atencao pra achar com facilidade os trexos que mencionam aquilo que estao perguntando. Mas eh aqui que as tramoias entram. Vc tem sempre que responder EXATAMENTE igual ao que esta no gabarito deles. Se estiver diferente, ainda que esteja certo, sera considretado como errado. Por exemplo, se a resposta do gabarito eh “chocolate cake” e vc responder “cake made of chocolate”, sera considerado errado, mesmo estando certo. Entao eh bom praticar bastante e ficar experto… ainda que sejam textos relativamente faceis.

Depois vem o Writing, que eh a parte escrita. Esse modulo tem dois exercicios apenas. Ambos de dissertacao descritiva. O promeiro eh menos e mais simples, porem mais tecnico. Eles te dao um grafico ou tabela, e vc tem que descrever os dados apresentados. Nao tem que explicar nada, nem dar usa opiniao, apenas descrever oque vc esta lendo. Como se vc estivesse falando com alguem no telefone. Eles adoram umas palavras tecnicas e dificeis. Linguajar de mercado de trabalho e mundo academico mesmo.

O segundo exercicio eh uma redacao. Eles dao um tema, geralmente polemico, e vc tem que escrever uma redacao dando sua opiniao. Pode ser dificil, dependendo do tema, mas nao tem misterios. Aquela coisinha basica do vestibular: Comeco, meio e fim. Um paragrafo de introducao, uns 3 paragrafos desenvolvendo o tema, e o paragrafo de conclusao.

Depois vem o Listening. Nessa parte o principal eh garantir que vc consegue entender bem o ingles falado, principalmente com sotaque britanico. Vc tem que ouvir uns dialogos e responder umas perguntas. De novo, sem misterios, mas tem que prestar atencao pra conseguir entender tudo, identificar quem esta falando oque etc. Geralmente vc vai ter que escrever algum endereco, numero de telefone, informacao de precos, etc… oque pode ser dificil… dependendo de quao rapido sera o dialogo e a pessoa que esta falando, o sotaque etc. Se ficar pensando na morta de bizerra, jah era.

No final de tudo tem o Speaking, que nada mais eh doque uma entrevista. Comeca simples e facil, com perguntas sobre vc mesmo e tal, e vai se desenvolvento em temas mais complexos que vc tem que dar sua opiniao. Aqui avaliam sua pronuncia, concordancia verbal, eloquencia e vocabulario. Eh soh manter a calma que nao tem misterio.

Bem, falando assim eh facil… depois que fizer a prova no sabado (que dura o dia todo!!), conto como foi…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Flavia - 20/01/07 - 23h23

    Ha essa altura ja deve ter feito o teste, entao espero que tenha ido bem! Boa sorte!!!

    Responder
  2. Catita - 21/01/07 - 03h55

    como foi?

    Responder
  3. licinia - 19/04/08 - 10h35

    quero fazer uma prova de ingles para o teste

    Responder
  4. Karla - 16/05/09 - 19h38

    Muitíssimo obrigada pelas dicas!
    Farei a prova em 13 de junho, e todas as dicas são muito bem-vindas :)

    Responder
  5. Junior - 29/03/12 - 04h34

    Olá Adriana, vc considera o IELTS mais importante do que os certificados de Cambridge como o FCE e o CAE?
    obrigado!

    Responder
  6. Fernanda Guimaraes - 24/01/13 - 14h15

    Oi Dri tdo bem? Uma duvida, q tipo de visto vc tinha quando fez o IELTS? Sendo cidadã européia e vivendo legalmente na Inglaterra ainda sim e preciso fazer o exame? Bjsss

    Responder
    • Adriana Miller - 24/01/13 - 16h15

      Oi Fernanda,
      Sempre tive passaporte Europeu e nunca morei/estudei/trabalhei na Europa com visto.
      O Ielts nao esta relacionado a sua cidadania e sim sua língua materna.
      Se vc provar que sua língua materna e sua educação formal foi toda feita em Inglês, então nao precisa de fazer o Ielts.
      Caso contrario, mesmo já morando aqui na Inglaterra a infinitos anos, ou recem chegada, qualquer “non english speaker” tem que fazer esse teste pra poder estudar aqui.

      Responder
  7. Fernanda Guimaraes - 24/01/13 - 17h05

    Muito obrigada Dri!!! Só fiquei confusa porque estou fazendo um curso preparatório para o IELTS aki em Londres, (tenho visto de permissão de residência porém nunca fiz nenhuma prova para avaliar meu nível de inglês, pq meu marido não e britânico, sendo assim eu fui isenta do mesmo) e quando liguei para o college q estou interessada em estudar para saber a quantidade de pontos q preciso, eles disseram q eu não necessito do IELTS, pelo fato do tipo de visto q tenho! Tipo, agora fiquei meio desconfiada quanto a credibilidade deles!

    Responder
  8. Tatiane - 07/01/15 - 00h26

    Dri, estou começando a me preparar e tenho duas dúvidas :
    1. Você fez o general admission?
    2. No site não ficou claro pra mim, você sabe dizer se essa certificação tem um prazo de validade, como o toefl?

    Obrigada!!

    Bjs

    Responder