No domingo, tinhamos toda uma programacao planejada. Porm, quando acordamos, jah meio tarde, o dia estava simplesmente maravilhoso! Temperatura agradavel, um sol brilhante e ceu azul turquesa! Oque fazer entao? Refazer tudo de novo!
Comecamos o dia pela Catedral da Se, jah que a posicao do sol estava perfeita (fanaticos por fotografia sao assim mesmo, a viagem eh toda plenejada de acordo com os movimentos do sol!). Inclusive, demos sorte pois estava rolando uma missa de Bodas de Ouro lah dentro, que foi a coisa mais fofa do mundo! Decidimos que nossa comecmoracao de 50 anos de casados serah tambem! Hahaha (jah temos a festa de 10 anos e agora a de 50 planejados! hahaha)
De lah, cruzamos a Ponte Luis pelo tablado superior, que realmente foi uma das melhores dicas que recebi! AMEI! Que vista eh aquela!!! Fotos, fotos, e mais fotos!
Resolvemos descer de volta pra Ribera, pois realmente a area fica muito mais bonita e colorida no sol! Pegamos o funicular que sai ali pertinho da praca da Batalha e em alguns segundo, estavamos lah em baixo!
Ficamos na duvida: cruzar agora, ou cruzar depois? Mas resolvemos parar para almocar e aproveitar o estomago cheio e ir fazer uma das visitas pelas caves de vinho do Porto. Decidimos ir na Caves Calem, pois alem de ser logo uma das primeiras em Gaia (mais facil de chegar pra quem esta a peh na cidade) eh tambem um das maiores e com melhor infraestrutura. O passeio custou apenas 4 euros, com direito a explicacao sobre os diferentes tipos de vinho, de uva, o processo de fermentacao e armazenamento e terminou com, obviamente, degustacao! (depois vou fazer um post com mais detalhes sobre as Caves).
E porque nao, mais fotos da Ribeira?
E ai rolou a duvida? O tempo estava ficando curto pra dar uma esticadinha na Foz ou no museu de Serralves, mas em compensacao tinham varios barcos de passeio pelo Douro sando a cada 15 minutos… Nao pensamos 2 vezes e embarcamos!
Ai se arrependimento matasse! Eu achei que o passeio seria o suficiente para que o Aaron visse um pouco do interior de Portugal, as vinhas (afinal eh epoca de vindimas!), mas vilas e montanhas. Mas nao! O barco sobre o rio por uns 20 minutos, cruzando 4 pontes. Dah meia volta e desce ateh quase a Foz, mas sem chegar muito perto. Ai que raiva que me deu! E pronto, desperdicamos 1 hora do nosso dia!
Entao pre fechar o dia, voltamos pro lado do Porto ( a cidade – no sentido turistico da palavra – eh na verdade dividida pelo rio Douro em duas cidades: Porto e Vila Nova de Gaia), e resolvemos entao tentar de novo subir a torre dos Clerigos.
Mal sabiamos nos que estava rolando varios comicios eleitorais pela cidade, uma confusao que soh, transito parado, comercio fechado, etc… Entao demoramos muito mais que o normal, pra subir a Riberia e cruzar a cidade. E quando chegamos nos Clerigos?! Estava fechado! mas eu dei uma batidinha na porta, e um cara abriu a porta e nos deixou entrar “bem rapidinho!”. E lah fomos nos, esbaforidos correndo escadaria acima ateh chegar no topo!! A Torre dos Clerigos era toda soh nossa!
Na volta estavamos e-xaus-tos e fomos nos arrastando de volta pro aeroporto…
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Adriana já respondi seu comentario la mesmo onde vc escreveu, mas caso ainda nao tenha lido segue ele aqui na integra:
Adriana…
Honra fui eu receber um comentário seu. É só dizer que dias de dezembro estará no Rio, que prometo programar um encontrinho especial em tua homenagem. Tenho certeza que as meninas vão adorar e topar a idéia…bjs
Oi Dri!
Ótimo esse post, principalmente pq eu pretendo ir a Londres em breve, e é bom saber que mesmo com pouco dinheiro dá para fazer uns comprinhas!
bjs
Ops, comentei no post errado!
Delícia de viagem! Também quero…
Fico muito feliz que tenham aceite a minha sugestão de passar o tabuleiro superior da ponte D. Luis a pe…ainda bem que gostaram!! :D
OI Susana!
Pois eh, AMEI a dica! Eu nem sabia que se podia ir lah em cima!
Vou a Porto em outubro e me deram 5 dias em Porto, 1 em Fatima e 3 em Lisboa. Pelo que li, você fez Porto em 2 dias, você acha suficiente? E lisboa quantos dias? Estou preocupada em ir de carro, acha que é muito ruim ir de ônibus? Somos um casal, ambos dirigimos, mas meu marido não quer dirigir e acha que será difícil, estacionar, andar nas estradas. O que você acha?
Oi Dri, tudo bem?
Vou passar 2 dias no Porto e suas sugestões estão sendo muito úteis! Mas como chegarei no Porto após passar pelo Alto Douro, estou achando que o passeio de barco é dispensável, né? Só confirmando… Abraços!
É, concordo. Vc já vai ter visto a região então o barco é dispensável.
Olá Dri,
Estava a reviver a minha viagem ao porto com o seu blog, e achei que seria interessante dizer a quem for agora ao Porto, que nessas mesmas caves Calém, além da muito boa visita, em alguns horários há espectáculos de fado enquanto se faz as provas! é muitoo bom mesmo! deixo o link para mais info: https://fadoinchiado.com/fadonoPorto
Dri, cheguei ao seu site através do Riq Freire… Acabei de voltar de Porto e estou simplesmente encantada e apaixonada pela cidade. Segui todas as dicas aqui dos comentários e suas e sinto que ja conheço cada esquina da cidade. Muito obrigada pelo serviço que vc presta aos leitores. Já é meu blog preferido de viagens e o primeiro a buscar antes da próxima viagem. Sucesso!!!