Pra fechar a serie de posts sobre o Egito (chega, ne?), um ultimo post com umas dicas praticas, respondendo as perguntas de “quanto tempo precisa”, “oque dah pra fazer em X dias?” e afins.
Como contei antes mesmo de viajar, emendamos um feriadao e passamos um total de 10 dias no Egito (9, sendo que o ultimo dia fomos pra Jordania): 3 dias e 3 noites em Cairo; 3 dias e 3 noites em Luxor; e 3 dias e 3 noites em Sharm El Sheikh.
Os 3 dias que passamos no Cairo foram assim:
No nosso primeiro dia, fomos direto pras Piramides de Giza, porque nao adianta, e por mais que o Egito tenha outras atracoes turisticas menos lotadas, com menos picaretas e com mais cosias pra ver/fazer, Giza eh Giza e duvido voce conseguir passar um dia inteiro na cidade e nao querer dar de cara com elas. Passamos boa parte do dia por lah, ateh que passei mal de calor, quase desmaiei (o calor estava demais da conta!), e entao resolvemos que jah tinhamos conseguido tirar todas as fotos que queriamos.
Pegamos um taxi na saida em frente a Esfinge e fomos para o bairro Islamico, onde fica o mercado Arabe Kahn Al-Khalili pra passear na sombra (apesar de que o calor de matar continuava) e almocar.
Quando anoiteceu, voltamos pro Albergue e passamos o resto da noite trancados no ar condicionado!
No segundo dia, alugamos um carro com motorista (taxi, arranjado direto no albergue) e fomos passar o dia nos arredores de Cairo, nas Piramides de Dahshur e Saqqara. Ambas ficam afastadas do centro do Cairo e demoram bastante tempo pra chegar lah, entao considere o dia perdido – se der pra incluir mais alguma cosia no seu roreito, eh lucro.
No nosso caso, resolvemos arriscar e assim que voltamos pro centro de Cairo no fim da tarde, pegamos o metro e fomos pro Bairro Coptico, que jah estava quase fechando e nao deu pra ver tudo… Como a tarde estava mais fresquinha, fomos assistir o por do sol e jantar no jardim do Parque Al-Ahzar que tem uma vista panoramica da cidade da Citadela 9que aliais, nao estava nos planos, mas resolvemos incluir pq achamos linda demais).
No terceiro e ultimo dia no Cairo, a programacao inicial era acordar tarde e ir direto pro Museu Egipcio, mas acabamos acrodando bem cedo e fomos direto pra Citadela. Passamos umas horinhas da nossa manha por ah, e depois fomos direto pro Museu Egipcio do Cairo, que foi bem corrido (apenas uma tarde inteira), mas ficamos tao decepcionados, que realmente nao teria ficado masi tempo por lah.
Naquela mesma noite, pegamos o trem noturno que nos levou a Luxor.
A viagem de trem foi muito legal e bem tranquila, e apesar do atraso, ainda chegamos em Luxor cerca das 9 da manha – o plano inicial era passar 2 dias e meio em Luxor, no terceiro dia pegar um onibus ateh Hurgahda, onde no dia seguinte pegariamos um ferry para Sharm El Sheikh. Mas como os ferries foram cancelados, acabamos ficando 3 dias e 3 noites em Luxor, que foram assim:
No primeiro dia, assim que fizemos check in fomos direto pro Templo de Karnak, que fica ha uns 10 minutos do centro da cidade. Como estavamos sem guia nem grupo de excursao, pudemos passar quantas horas quisemos lah dentro, e foi bom demais. Apesar de ser um tempo enorme e o sol estava de matar (Luxor ficar mais a sul, entao estava ainda mais calor que o Cairo), ainda rolavam umas sombrinhas embaixo das colunas de pedra, e deu pra aproveitar melhor nosso tempo por lah.
Mas antes mesmo de sair do albergue nesse dia, tinha combinado um passeio de Feluca pelo Rio Nilo, que acabou sendo um passeio particular, com o barco todo soh pra gente! Depois que o sol se pos, fizemos um passeio pela Corniche de Luxor (calcadao “beira-Rio”) e jantamos num peh sujo local que tinham uma comida dos Deuses!
Nosso segundo dia fizemos um passeio pelo Vale do Reis e das Rainhas, que fica no vale do deserto nos arredores de Luxor. Inicialmente tinhamos pensado em fazer todos os passeios independente, mas nao existe transporte publico que vah praquelas bandas, e o sol estava quente demais pra fazer qualquer cosia que nao envolvesse ar condicionado! O Vale seria o tipo de lugar que eu passaria o dia todo entrando de tumba em tumba, mas como estavamos de excursao, foi tudo bem corrido, e as 2:30 da tarde jah estavamos de volta em Luxor.
Acabamos perdendo a tarde toda tentando resolver como chegariamos em Sharm El Sheikh depois que descobrimos que nosso ferry tinha sido cancelado, oque foi bem estressante, e estragou nossos planos originais de pasar a tarde/noite no templo de Luxor. Mas mesmo assim fomos jantar no restaurante Roof Top (em cima do Snack Time e ao lado do McDonalds) que tem vistas privilegiadas para o Templo de Luxor e o rio Nilo. A noite, ficamos batendo perna pelo centro da cidade e passeando no Souk.
No terceiro e ultimo dia em Luxo fomos direto pro Templo de Luxor, onde passamos boa parte do dia. Quando o calor comecou a ficar insuportavel, fomos nos esconder no Museu de Luxor, que apesar de bem pequeno (mesmo em comparacao com o Museu do Cairo) eh novissimo, super bem organizado e com um ar-condiconado congelante delicioso!
Na nossa ultima noite em Luxor, voltamos ao Templo de Luxor para ver o show de luzes a noite.
O voo para Sharm El Shiekh saiu bem cedo, e durou apenas uns 40 minutos (se isso tudo!). Chegamos no hotel bem cedo, resolvemos pedir um up grade pro All Inclusive, e passamos os dois dias seguintes sem fazer absolutamente nada!
Dois dias cansativos de cocktails na beira do Mar Vermelho, soneca na beira da Piscina, e comer ateh explodir, e snorkel com peixinhos coloridos.
Nosso nono e ultimo dia (inteiro) da viagem comecou cedissimo, as 3:30 da manha, quando comecamos a maratona de viagem ateh chegar em Petra, na Jordania, e soh acabou as 2 da manha do dia seguinte.
E voila!
Voamos de volta pra Londres direto de Sharm El Sheikh, pra nao perder tempo de viagem fazendo conexoes e afins…
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Dri, essa sua viagem é uma das que eu mais tenho vontade de fazer. Egito e Rússia são meus sonhos de consumo! Confesso que fico com um pouco de preguiça por causa das dificuldades, mas tenho certeza de que valem muito a pena! E quero ir como vcê foi, por conta própria.
Beijos!
.-= Camila´s last blog ..Seguindo Viagem =-.
Com perrengues ou sem perrengues (alias, Russia foi outro lugar muito dificil de viajar independente…), essas sao as melhores viagens, em minha opiniao!
Sendo um lugar seguro (fisicamente falando) nao tenho menor medo de me meter em roubadas! E com certeza em 10 dias de viagem, aprendi muito mais e tive muito mais experiencias doque se tivesse passado o mes inteiro atras de um guia de guarda chuva colorido! :-)
Ei Dri! Achei ótimo vc fazer esse fechamento dos posts sobre a sua viagem ao Egito com um roteiro do que fizeram em cada dia, ficou muito bom mesmo. Egito nunca esteve nas minhas preferências para viajar mas me surpreendi. É muito lindo, muito diferente. Vou querer conhecer um dia e com certeza irei levar seu roteiro a tira-colo.
Beijos!!!!
Linda a foto da feluca em silhueta! Pôr-do-sol é sempre mágico, né?!
Bjo grande!
.-= Fê Costta – viaggio mondo´s last blog ..Abu Simbel =-.
Nossa nunca tinha pensado em ir pro egito, mas dp dos post todos excelentes ja foi incluído na lista dos lugares pra se conhecer antes de ter bebê…
PS: cada foto uma mais linda q a outra..
O Aaron nem me deixa mais ter uma lista “antes de ter filhos”, porque se nao a lista seria interminavel e iamos acabar dois velinhos cheios de gatos pela casa! hahahaha
Adriana, amei seus posts sobre o Egito!
Sempre foi meu sonho ir pra lá, mas todo mundo que eu conheço tinha ido com agência, e eu sempre gostei de viajar independente.
Vou me inspirar no seu roteiro pra ver se faço algo parecido.
=)
Beijos
Pois é, é um lugar que tem seus desafios, mas vale DEMAIS a pena!
Olá,
estou conhecendo seu blog agora e estou adorando.
Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para o Cairo para o segundo semestre, bem no estilo mochilão.
A pergunta é indelicada, mas gostaria de saber quanto (aproximadamente), vocês gastaram por lá… pois vi que o albergue foi bem barato, mas a viagem foi cheia de “gorgetas”.
beijinho.
Primeiro gostaria de apresentar-me sou Neide, sua consultora de viagens especializada em Egito.
A LINK TOURS, operadora de viagens egípcia, em São Paulo lhe dá boas vindas e tem a honra de apresentar nossos pacotes turísticos para a terra do sol. Podemos oferecer passeios terrestres, cruzeiros no Nilo, mergulho, passeios de Liveaboard no Mar Vermelho e programas para você personalizar ou adequar conforme suas necessidades.
Nosso objetivo é tornar nosso lindo país, Egito, acessível para todos os que desejam visitá-lo.
Se você é uma escola de mergulho, agência de viagens ou apenas deseja programar suas férias estamos confiantes de que nossa equipe altamente experiente irá oferecer preços competitivos e excelentes serviços, para que você possa escolher o Egito como seu próximo destino de férias.
Um Abraço,
Neide S Beserra
LINK TOURS BRASIL
Praça Carlos Gomes 126, conj. 41
São Paulo – Liberdade – Brasil
Fone/Fax: (11) 55 3104-3565 – 3105-0008
Olá Adriana,
Estou conhecendo seu blog somente agora, mas estou adorando!! Suas dicas sobre o Egito são super pertinentes e realistas…realmente ADOREI!!
Fui ao Egito em 2008 mas com um grupo de amigos (18 pessoas) e desta maneira tudo funciona muito bem pois tudo foi organizado e detalhado antes de chegarmos por lá. Realmente diferente da viagem que estou prestes a fazer em 40 dias! Sim…voltarei ao Egito, mas agora sozinha!!
Com certeza usarei a experiência que tive e suas dicas…e espero que tudo dê certo!!
Parabéns pelo blog!
bjs
Andréa
Driii !
Meu nome é Jéssica , tenho 16 anos e estou virando muito fã sua !
Sonho muito em viajar pelo mundo igual a você , você é perfeita !
Quero estudar em UK , por isso faço inglês há 5 anos.Pretendo morar lá e estudar muuito !
Amo o seu blog e o visito todos os dias !
Beijão Jé :*
Ola.. adorei seu blog….
Me diz uma coisa… vale a pena ir para Luxor ou vc acha que so cairo e sharm el sheik é o suficiente??? meu email é lilith.mm@gmail.com
Sera que vc poderia passar o nome dos albergues que vc ficou???? Obrigada
beijooos
livia
Lívia, todas as informações estão no Posts sobre o Egito.
Oi dri, amei seu blog.. serio demais!
Em que epoca vc foi para o Egito?? Estou programando de ir em Novembro. Quero ir para Cairo e Sharm el Sheik…. Vale a pena ir para Luxor? Sera que vc poderia me passar o nome dos albergues que vc ficou???
Obrigada….!!!!!!
bjs bjs Livia
lilith.mm@gmail.com
xxxx
Dri, vc já comprou alguma coisa pelo Travel zoo?
Descobri o site há pouco e, claro que nesse momento não rola, mas eles tÊm ótimos preços pro Egito, inclusive a partir e Londres.
Estou pensando pra agosto já que a Grécia deve rodar de novo pq em agosto tá mt caro (me casei em agosto, descareti pra lua de mel por conta do preço e vou descartar pra bodas pelo mesmo motivo). Enfim, estarei na europa e pensei em aproveitar e ir ao egito q é o sonho do meu marido. Aí achei esse site. Mas nunca ouvi falar dele, nem conheço quem tenha comprado por lá. Se for confiável, vou ficar de olho e torcer para o país se assentar e estar em ordem até agosto.
bjs,
Ainda nao fui para o Egito (um dos poucos lugares que falta eu visitar) mas o teu Blog me fez pensar em começar a planejar esta viagem amanhã! A propósito, muito boas as fotos, você usa qual câmera?
OI Roger, Nessas fotos do Egito eu usei a Sony Cybershot HX1 – tem post sobre ela na categoria “Fotografia”.
Olá, sou agente de viagens e adorei o teu Blog, parabéns de verdade! Já coloquei nos meus favoritos e quando chegar em casa irei ler tudo! obrigado por dividir suas experiências conosco.
Gostei bastante do blog!
Somos um casal que adoramos viajar.. mas não nos ficamos só pel adorar, viajamos muito também! Vamosagora para Miami + Bahamas + Turks and Caicos, mas como podemos tirar uma semana de férias (além dessas duas já marcadas) ainda no Verão, chageamos a pensar ir ao egipto nessa altura. Mas agora em 2011 não é a melhor fase. Gastámos um dinheirão na viagem que vamos fazer agora, e para a outra semana de vrão que resta teria que ser algo barato. Tá dificil achar um destino não querendo repetir os locais onde já fomos.
Aceitam-se sugestões.
vejam o nosso blog: http://www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com
Ótima essa viagem pelo Egito, adorei, foi bom para mim fazer o meu trabalho escolar, eu e minha colega estamos fazendo sobre o turismo no Egito, ótimas dicas para passar um tempo no Egito, lá é um lugar muito bonito.
Obrigada pela ajuda, eu e minha colega agradecemos.Abraços
Oi!! meu nome é Paloma Lanescka, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo de Chapecó-SC, eu só queria dizer que seu blog é ótimo, e que salvou a minha vida hehehe de estudante pelo menos, consegui fazer um trabalho gigantesco apenas com seus posts, obrigada mesmo, e sucesso!
Dri, não sei se você já sabe, mas seus posts sobre o Egito estão com várias fotos faltando, infelizmente.
Dri, o que você achou do tempo em Cairo e Luxor? Foi o suficiente, sobrou ou ficaria mais? Acho que Cairo eu vi você dizendo em algum post (e agora, qual?) que é tão caótico que é o suficiente, mas e Luxor, se tivesse ficado só os dois dias e meio do plano inicial, teria sido o suficiente?
Tenho oito dias no Egito e ainda não sei bem como dividir o roteiro. Queria também ver algum desses passeios no deserto, um de dois dias e uma noite, mas não sei se vou conseguir, porque minha ida e volta são a partir de Cairo, então terei que fazer duas viagens noturnas. Já até cortei a Jordânia (com todo o pesar do mundo), que pretendo explorar com mais tempo em uma outra oportunidade.
Bom, se puderes me esclarecer esse tempo necessário pra Cairo e Luxor, eu agradeço.
Desde já agradeço (pela resposta e pela inspiração diária – desde 2008).
Patrícia
[…] 62. @comospesnomundo | as pirâmides do egito | LINK 63. @drimiller | roteiro de viagem egito | LINK 64. @drimiller | sobrevivencia no egito: modus operandi | LINK 65. @drimiller | sharm el sheikh | […]
Oi Dri!
Nos dias de hj vc acha seguro fazer esse roteiro no Egito?
Gostaria muito de ir em maio mas muita gente está me dizendo que é perigoso, que sou louca… Enfim, qual a sua opinião pessoal?
Bjsss
Provavelmente não, principalmente se você pretende viajar pra Cairo e o interior do pais (Luxor e Answan) e se estiver sozinha…
Acho que hoje em dia eu não iria…