30 Nov 2010
12 comentários

Passeios bate e volta em Madrid

Dicas de Viagens, Espanha, Madrid, Passeios & Roteiros, Salamanca, Segovia, Toledo, Viagens pela Espanha

Esse post nada mais eh que uma colagem de outros posts e dicas que ja aparecem por aqui ao longo dos anos, e servir de referencia pra quem esta de viagem marcada pra Madrid e que aproveitar pra conhecer outras cidades em volta da capital.

Uma otima opção pra combinar com o roteiro de 2 ou 3 dias em Madrid que já dei a dica AQUI.

Madrid tem uma posicao geografica super privilegiada na penisula Iberica, e eh (semi) literalmente o centro da penisula, oque facilita demais ir e vir pra qualquer lugar na Espanha. Alem de claro, ser a capital e esta lotada de opcoes de voos, trens, onibus e afins pra rodar o pais todo em algumas horas e poucos Euros.

E tambem por ser capital ha muitos seculos, Madrid acumula em seus “afueras” varias opcoes turisticas bem boas e faceis de serem exploras em passeios de bate e volta de um dia ou ate mesmo de algumas horas.

Toledo:

Essa cidade medieval a cerca de 1 hora de trem de Madrid eh a atracao pricipal pra quem quer sair da cidade e conhecer um pouco de seus arredores.

A cidade eh linda, sua muralha e estrutura medieval super bem conservada e facil de chegar ate lah e passear por lah.

No inverno, por estar na regiao da Serra Madrilena, faz um frio inacreditavel, entao recomendo passeios de verao pela cidade!

Salamanca:

Salamanca eh possivelmente a mais famosa da regiao, apesar de nao estar assim taaaaao pertinho de Madrid – se nao me engano a viagem varia entre 2 ou 3 horas pra chegar ate lah, mas tambem, nao eh o fim do mundo.

Salamanca  eh conhecida principalmente por sua consagrada universidade – e infinitas opcoes de cursos de Espanhol pra estrangeiros!

Uma das atracoes principais da cidade eh a catedral incrivelmente trabalhada, e como nao podia deixar de ser, a vida noturna da cidade nao deixa a desejar ao longo do ano todo!

Segovia:

Outra cidade Medieval nos arredores de Madrid, Segovia tem duas atracoes que definitivamente valema  viagem: O Aqueduto Romano (um dos maiores e mais bem conservados do mundo!) com quase 2.000 anos de historia e o monumento romano mais bem conservado da penisula Iberica.

E o castelo da Rainha Isabel, que diz a lenda, inspirou Walt Disney ao criar o castelo da Cinderela! (o castelo Neshwanstein na Alemanha diz o mesmo, mas como foi construido uns 300 ans depois do castelo de Segovia, eu acredito mais na lenda Espanhois!).

El Escorial:

O complexo monarquico de San Lorenzo de El Escorial fica bem pertinho de Madrid, a cercad e 30 quilometros e é a antiga residencia dos Reis e Rainhas Espanholas.

Alem do Palacio historico tambem é possivel visitar o monasterio real e o museu

Cuenca:

Infelizmente ainda nao tive o prazer de conhecer Cuenca – porque apesar de relativamente perto de Madrid, sua principal atracao, as Casas Colgadas sao de dificil acesso na cidade – e nunca achei que valeira a pena alugar um carro soh pra ir ate lah.

Mas as Casas “Penduradas” de Cuenca entraram pra lista de patrimonio da Humanidade porque realmente sao espetaculares – entao pra quem estiver com disposicao de alugar um carro e viajar pelos arredoresde Madrid, ai esta uma otima opcao!

E além disso, lembre-se que a Espanha é um pais relativamente pequeno, e tem uma infraestrutura turistica fasntastica e para os mais guerreiros até mesmo cidades como Valencia e Barcelona seriam otimas opções de “extensão” da viagem para mais uns 2 dias.

Adriana Miller
12 comentários
29 Nov 2010
8 comentários

The PentHouse – Madrid

Dicas de Viagens, Madrid, Restaurantes, Viagens pela Espanha

Numa das minhas ultimas viagens a Madrid as meninas que trabalham comigo me levaram pra conhecer um bar super legal no centro de Madrid, na Plaza Sant’Ana – o The Penthouse que é o bar na cobertura do Hotel ME.

O predio do hotel é lindo, num predio historico que domina a paisagem da Plaza, e o bar é sensacional! É uma opção perfeita pras noites calorentas de verão Madrileño mas parece que eles tambem tem uma otima infraestrutura montada para os meses de inverno (e alem do bar na cobertura eles tambem tem uma area fechada com um restaurante).

A vista lá de cima é espetacular, com o panorama do centro da cidade toda!

Sem falar é claro que o bar é bem legal, com opções interminaveis de tapas e cocktails – e apesar das aparencias os preços são na mesma media que qualquer outro tapas bar da cidade.

O terraço do bar é bem grande, mas as mesas são limitadas, então é recomendavel fazer reserva pra quem quiser comer por lá – ou então é uma otima opção pra fazer um esquenta antes de se entregar a noitada Madrilenã da região de Huertas!

Adriana Miller
8 comentários
28 Nov 2010
33 comentários

Arvore de Natal 2010

Decoração, Lar doce lar, Natal

A Arvore de Natal 2010 esta finalmente pronta!

Na verdade eu queria ter montado a arvore desse ano semana passada, mas esqueci que na ultima mudança eu joguei  a arvore fora! Então tive que comprar outra, depois viajei a trabalho, o Aaron tambem e tal… Então aproveitei a chance e comprei uma arvore bem maior!! Entao agora temos 2 metros e meio de arvore pra espalhar meus enfeites!

Então pra manter a tradição de outros anos, aqui vai o post especial da montagem da arvore e os enfeitos “destaque” das viagens de 2010.

Enquanto o Aaron tentava entender como montar a nova arvore…

Eu fui desembalando os enfeites (alem desse bau enorme ainda tinha uma outra caixa com mais algumas dezenas!)

Com a arvore já quase pronta (e bem maior doque esperava!) espalhei todos os enfeites pela sala pra decidir oque vai em que parte da arvore!

A Tati, aka “Santa’s little helper” é guerreia, porque nao só ela atura minha tirania-decorativa, como ainda se diverte e rola no chao pra consertar a arvore torta!

E depois de umas 3 ou 4  horas da tarde de domingo… Voilá!

A Arvore ficou pronta! Pena que a foto ficou meio escura…

Mas é sempre tão legal rever todos os enfeites que venho colecionando ao longo doa anos, e entra ano e sai ano o Aaron e a Tati se espantam de como sempre consigo lembrar onde e quando comprei cada um, ou quem me deu cada enfeite diferente etc.

Eu nunca fui de fazer coleção de nada, mas ha uns 7 ou 8 anos venho juntando besteirinhas nas minhas viagens, e não volto de viagem nenhuma sem conseguir alguma coisa que possa ser pendurada na minha arvore!

Alguns dos meus enfeites preferidos esse ano sao: O Ankh do Egito, o Sino colorido de Enamel da Jordania, a mascara de guerrilheiro Masai da Tanzania,  a Menora de Israel.

A mini lanterna de Aladin de Dubai. (bem do lado da Menorah e do Boomerang da Australia)

O Cavalheiro das Cruzadas de Malta e Las Vegas!

Mini prato e tamanco de barro da Bulgaria.

Um sino da Croacia com a pintura da antiga medieval de Dubrovnik.

Chapeu e poncho do Chile.

E hoje em dia meus enfeites preferidos são justamente os que sao menos “Natalianos” possiveis, e que teoricamente não foram feitos pra pendurar numa arvore e nem sequer vieram de paises onde se comemora o Natal.

E é justamente por isso que adoro colecionar essas pequenas lembranças de cada viagem e ir relambrando, uma vez por ano, cada viagem, cada momento que encontrei cada um deles, os segundos (minutos? Horas?) tentando decidir se é pesado, se não é se vai dar pra pendurar na arvore, ou simplesmente entrar numa barraquinha qualquer num mercado de rua na Malasia e perguntar se eles tem algum enfeite de natal (as reações sempre são engraçadas!), e até hoje o UNICO lugar do mundo que fui embora sem um enfeite foi no Camboja, pois tudo que vi por lá, que era pequeno suficiente pra pendurar na arvore era feito de ferro maçico ou pedra!

E nos ultimos anos, a arvore acabou virando uma “marca registrada” e meus amigos (e até mesmo aqui no Blog!) ficam curiosos pra saber qual enfeite comprei a cada viagem (principalmente nas viagens para lugares não-cristãos em meses longe do Natal!) e “conhecer” os enfeites do ano a cada festa de natal!

Adriana Miller
33 comentários