Durante os seculos de opressao que a Bulgaria sobreviveu, as suas montanhas viraram seu “best kept secret”. Os inimigos estavam mais interesados nas rotas comerciais entre o occidente e oriente e sua costa do mar Negro, e deixaram de lado suas montanhas, que passam mais da metade do ano soterradas em neve e tem uma geografia complexa.
E foi justamente por causa de sua geografia, clima e desinteresse em geral de seus inimigos que a Bulgaria que vemos hoje em dia existe: foram em suas montanhas que os monges, os estudiosos e religiosos se esconderam e se exilaram, criando mosteiros, conventos e cidades inteiras que tinham como unico objetivo manter a lingua, a religiao e a cultura Bulgara viva.
Estima-se que a Bulgaria tem mais de 300 mosteiros escondidos nas montanhas, muitos deles tao abandonados ao longo dos tempos que ainda nao foram “redescobertos”, e outros tantos sendo revitalizados virando hoteis, pousadas e etc.
E oque a grande maioria dos nao-Bulgaros nao sabe eh que gracas a existencia desses monasterios o Leste Europeu (inlcuindo a Russia) se desenvolveu em diferentes nacoes e foi assim que o cristianismo de espalhou pela continente.
Isso aconteceu gracas ao monge Cyril (dai o Nome do alfabeto Cirilico) a quem se encomendou a traducao da biblia, depois que o Principe Bizantino Boris I resolveu converter a Bulgaria ao Cristianismo. Entao a principal funcao dos monasterios e dos monges nos seculos IX, X e XI era a traducao e copia de biblias que depois eram levadas em cruzadas pelo leste Europeu, como ferramenta de catequisacao – espalhando nao soh a religiao Ortodoxa Crista, mas tambem a lingua Eslava (que hoje em dia, depois da entrada da Bulgaria na Uniao Europeia, virou o 3ª alfabeto oficial da UE, ao lado do alfabeto Latino e Grego).
Entre eles esta o Monasterio Rila, no alto da montanha de mesmo nome que separa a capital Sofia da fronteira com a Grecia.
Rila foi fundada no seculo 10d.c. pelo heremita ortodoxo Ivan Rilski, e ate hoje eh o monasterio Ortodoxo que mais atrai peregrinos na regiao (visitas durante fins de semana dos meses de verao nao sao recomendadas a nao-peregrinos, segundo nossa guia!).
O monasterio que vemos hoje em dia nao eh o mesmo monasterio construido no seculo IX, que foi destruido por um incendio e que sobrou apenas a torre principal (que na epoca era a unica estrutura de pedra), e eh conhecido por sua igreja central intrinsecamente decorada e rebuscada!
Assim como o interior de todas as igrejas ortodoxas, que tem cada centimetro pintado e decorado, a igreja central de Rila tambem tem seu exterior inteiramente pintado e colorido, oque a torna incrivelmente magnetica!
Nao importa de onde voce esteja olhando, imposivel ignorar os paines coloridísimos, representando de forma simples e explicita as cenas da biblia.
O monasterio propriamente dito fica ao redor da Igreja, no patio central, e a pesar de que hoje em dia apenas 6 monges moram em Rila (no seu auge, eles chegavam a 300, mais um convento a alguns quilometros de distancia), algumas celas estao abertas a visitacao, e se pode conhecer uma pouco mais da vida de isolamento e dedicacao que eles levam.
Mas hoje em dia dia, apesar de ainda ter uma importancia religiosa enorme e receber centenas de millares de peregrinos todos os anos, Rila vive praticamente de turismo, e foi declarada patrimonio da humanidade na decada de 80 – e hoje em dia eh possivel se hospedar por 1 ou 2 noites nas celas dos monges em Rila (num esquema bem basicao) para quem quiser uma experiencia mais “espiritual”.
Rila eh um passeio facil de ida e volta desde Sofia, e a distancia de 70 milhas se faz em pouco mais de 2 horas (subindo as montanhas e com muitas curvas), com uma paisagem deslumbrante, principalmente nessa epoca de outono, onde pegamos um ceu incrivelmente azul enquanto a floresta do parque florestal Rila estava toda colorida de vermelho e amarelo.
A menira mais facil de chegar ate o monasterio eh com passeios de agencias locais. Existem outras opcoes como alugar um carro ou transporte publico, mas todas as opcoes acabavam saindo mais cara e mais complicado do que deveria ser.
Entao uns dias antes da viajem eu procurei no Google agencias de Sofia que fisessem esse roteiro aos domingos, contactei algumas delas e acabei fechando com a Boiana MG, que foi uma decisao totalmente no escuro, ja que nao tinha recomendacao de ninguem e nem mesmo sites como o Tripadvisor tem muitas informacoes sobre a Bulgaria.
O passeio foi super legal e super bem organizado, com grupos pequenos e guias em diferentes linguas, entao eu e o Aaron acabamos com nossa guia particular, que teve toda paciencia do mundo para explicar cada cantinho, cada significado e esperar pacientemente enquanto tiravamos nossas 3452 fotos! E no final ela ainda nos levou a barraquinha que vendia dounuts Bulgaros feitos na hora! (recomendo!!)
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
As fotos ficaram maravilhosas!!!
.-= Yasmin´s last blog ..tournierr- ESSA É A MELHOR TEMPORADA DE DEXTER- DE TODOS OS TEMPOS! No hay dudas =-.
Dri não tenho palavras para você e seu blog. Esse blog deveria virar um livro! É um banho de cultura, curiosidades e o melhor, a vida nua e crua. Adoro ler tudo que você escreve, está de parabéns! E quem sabe no próximo ano quando me tornar cidadã europeia não tenha o prazer de te conhecer…
Um abraço para o Aaron! Beijos querida.
:-)
Obrigada!
Quem sabe uma dia nao serei “descoberta” por uma editora?! Hhahahahahaha
Oi Adriana
como fiquei surpresa c a Bulgaria! imaginava cidades muito pobres e os eternos ciganos, sujos e pedintes. tb não sabia da gratidão aos russos. quanto a gente aprende e viaja com o seu blog! essa igreja de Rila tem pinturas lindas; aliás o povo russo sabe lidar super bem com cores,danças,etc.
que cultura rica eles teem!
dá vontade de ir p Sofia.
parabéns novamente.
Realmente as Igrejas Ortodoxas sao lindas, e as Ortodoxas Russas sao particularmente maravilhosas! Quando fui a Moscow nos disseram que as Igrejas sao assim tao coloridas pois os pebleus nao podiam aprender a ler, entao as paredes das Igejas serviam de “historia em quadrinho” pra populacao aprender sobre a Biblia.
De facto, deveria mesmo ser descoberta por uma editora…se pudesse e soubesse, patrocinava eu!!!Seu blog deveria ser transcrito para o papel..o quanto se aprende sobre viagens!!!As fotos ficaram lindas como sempre..fiquei curiosa de ver as próximas 3438!:)bjoo
.-= isabel Moura´s last blog ..momento só pra mi! =-.
Opa! Lancamento duplo! Versao Portuguesa E Brasileira de um livro :-)
Quem me dera….
Oi Adriana,
Porque vc não procura uma editora e faz uma proposta para eles? não sei exatamente como funciona esse mercado…
beijos
Ah, porque essa historia de livro eh tudo brincadeira, neh?
No outro dia mesmo rolou uma polemica que eu nao sei escrever ! :-)
E nao faco a menor ideia de como essas cosias funcionam, e de onde eu tiraria tempo pra escrever um livro?! Nem consigo responder os e-mails do blog…
não sabe escrever?? tem conteúdo, tem humor, tem um toque actual, tem “proximidade” e “intimidade” que cativam as pessoas…não vê a legião de fãs e seguidoras assíduas que vc tem?!!
Por isso quem disse que não sabia escrever, não entende nada da mente feminina, nem da linguagem ou assuntos que nos tocam!! quem falou devia ser um velho rabujento!;)
.-= isabel Moura´s last blog ..momento só pra mi! =-.
A ideia seria justamente utilizar o blog para criar o livro, e não escrever mais. Aqui dentro existe conteúdo para muito mais de um livro se fosse o caso. Tem um blog que acompanho aqui no Brasil, se chama MUNDOGUMP, que é muito legal assim como o teu e ele criou um livro apartir do blog dele, com as postagens tops. Eu compraria também, tenho tantos conhecidos que não tem esse costume de ler na internet os quais eu conto sobre coisas que você fala aqui e eles ficam maravilhados.
Fotos lindíssimas!
Sou a favor do livrooo!!!! E onde vc vai arrumar tempo pra escrever??? Fazendo uma coletânea do que vc já escreveu…eleja os melhores destinos e pronto!!! Por exemplo…10 destinos narrados por Drieverywhere!! Ok, vc pode pensar…ah, se a pessoa quer ler, vem aqui…oras…mas vc pode dar um PLUS. Incluir coisas, tipo hoteis, restaurantes,sei lá…só pra ficar diferente do blog…ou simplesmente reunir os seus 10 tops já é ótimo!!! Eu me comprometo a comprar e divulgar!!! hahahahaha…Dri, vc me ajudou tanto na minha viagem pra Europa, me tras tanta cultura, me faz viajar taaanto…seria legal ver que todo esse esforço te trouxesse frutos…seria uma forma de nós, leitores retribuirmos à tanta dedicação!!! Tenho certeza que vc tbm vai atingir um publico que não lê blogs e que ama viajar…enfim…acho mesmo que deveria procurar uma editora!!! Nem que seja pra publicar um livro com fotos!!! hahahahahaaha…olhaaa…mil idéias surgindo!!!!
Bjoooooo
.-= Carol´s last blog ..MOSS Bolsas =-.
E o beauty every where ???
Atualiza !!!!!!!!!!!!!!!
adoro o Beauty…
adoro suas compras
bjs
Já atualizei! :-)
Dri,
O Aaron tinha receio no início de ir a Bulgária, e depois, ele gostou?
Adriana, gostei muito de seus posts sobre a Bulgária. Fiquei com algumas dúvidas práticas:
– a Bulgária é segura como as outras cidades européias (ou seja, basta não vacilar) ou é preciso ter um pouco mais de cautela? Assim como o Aaron, também viajo com câmeras e um monte de tralha.
– seu hotel era bem localizado? Você o recomendaria?
– o passeio até o Monastério Rila ocupa o dia inteiro ou só um turno?
– para conhecer Sofia direitinho, sem lentidão mas também sem correrias, você recomendaria dois ou três dias inteiros?
– como foi o serviço com a Boiana MG? Valeu a pena?
– por que uma Job Description pedindo candidatos que falem búlgaro e romeno, é uma gafe quase tão grande quando dizer que Buenos Aires é a capital do Brasil?
Acho que vou fazer uma dobradinha Bulgária + Romênia. Em português o seu foi o único blog que encontrei com dicas da Bulgária. Sobre a Romênia ainda não encontrei nenhum.
Muito obrigado pela ajuda.
OI PeEsse,
Quando vc vai pra Romania?
Eu estou de viagem marcada pra Buchareste e Transilvania no final de Maio, entao vou postar as dicas de la – mas concordo com voce, eh dificilimo achar informacoes – seja em Portugues ou Ingles! Ja marquei as passagens, mas estou ralando pra entender e decidor oque fazer por la e como fazer.
Mas vamos as suas duvidas:
– Soh posso falar por Sofia, que eh bem menos desenvolvida que outras capitais Europeias do Oeste e Leste; mas ainda assim, por ser a capital e estar recebendo um grande fluxo de verbas da EU e turistas, tem investido bastante na infraestrutura e reforma da cidade. Sofia me pareceu bem segura, mas eh bom ficar de olho, pois ainda tem muitos ciganos e pedintes pelas ruas. Quanto ao resto do pais soh conheci Rila, que fica bem isolado no meio das montanhas e fomos num passeio organizado – entao mesmo quando passamos pelas areas mais remotas e pobres do pais, estavamos num onibus e “protegidos” pelo guia, entao nao sei como seria fazer o memso passeio independente.
-Sim, ficamos no Sheraton que eh MUITO bem localizado. Recomendo de olhos fechados.
– O Passeio ao Monasterio Rila ocupa o dia todo, pois a viagem eh longa (nao eh longe, mas o acesso eh dificil, e demora umas 2/3 horas pra chegar la). Saimos de Sofia tipo umas 8 da manha e soh voltamos no fim da tarde.
– Pra conhecer Sofia sem lentidao, 1 dia eh mais que suficiente. A cidade eh bem pequena e fica tudo concentrado na mesma regiao. 2 dias inteiros me parece um grande exagero (a nao ser que vc pretenda entar em cada um dos mini museus, ler cada plaquinha, deitar na grama de cada parque, parar pra N cafes…etc…)
– Sim, a Boiana MG foi otimo. Seria muito dificil fazer o mesmo passeio de forma independente, e tanto a estrutura do onibus quando a nossa guia foram otimos!
– Em relacao a Romenia x Bulgaria, os paises sao rivais e arqui-inimigos na regiao Balcanica. Tem origens bem diferentes, politicas diferentes e sociedades diferentes, e se ofendem quando as pessoas assumem que os dois paises sao mais ou menos a mesma coisa soh porque sao vizinhos.
A lingua por exemplo eh diferentissima! A lingua Bulgara tem origem Slava, usando o alfabeto cirilico, que eles se orgulham de terem inventado e espalhado pelo resto da europa, dando origem as linguas eslavas do leste Europeu e o Russo.
Enquanto que a Romenia eh latina, e se considera um pais latino. Eles usam o alfabeto Romano, e a escrita eh bem parecido com o Italiano (apesar de que a pronunica eh esquisitissima – eu consigo ler Romeno numa boa, mas nao entendo uma unica palavra falada!).
Entao cuidado pra nao confundiar as bolas! :-)
Apesar de hoje em dia os dois paises tem uma relacao amigavel, os Bulgaros e Romenos se ofendem facilmente quando sao confundidos ou considerados “a mesma coisa”.
Adriana, muito obrigado pelas respostas. Vão ajudar demais. Estou começando a entender como aquela região funciona.
Irei para a Bulgária e Romênia em maio. A ordem dos países, as cidades e a quantidade de dias em cada lugar ainda não estão definidas, porque são destinos que integrarão uma viagem maior (para a qual, aliás, seus posts sobre a Croácia também foram muito úteis).
Qualquer coisa, envie-me um e-mail para trocarmos idéias sobre a Romênia.
Po’dexa!
Minha viagem pra Romenia sera em Maio tambem, no ultimo fim de semana do mes, e no inicio de Marco vou pra Eslovenia – outro otimo destino na regiao Balkanica! Entao pode deixar que as dicas estarao todas por aqui!
Para quando o post sobre a viagem à cidade de Lisboa? Estou curiosa!
Os posts de Lisboa vao começar a entrar no ar nos proximos dias!
Ta falntando tempo :-)
Oi Dri, gostei das suas fotos e deste céu super azul que vc pegou. Em que mês vc foi? Eu tbém irei no outono, estarei em Sófia no dia 2/10/2011. Farei boa parte do leste e descobri a Bulgária antes de vc ter nascido pq meu marido qse casou com uma bulgara e é um apaixonado da Bulgária. Ouço falar dela ( Bulgária) desde sempre..rs
Vou a Sófia, Rila, Plovdiv e ainda Boyana que fica a 1h de Sófia, se pudesse iria a Veliko Tarnovo, mas não dará tempo pq são 4 e 1/2 hs de trem. Veliko fica entre Bulgária e a arqui inimiga Romenia ( lugar que está na minha lista tbém..) Nesta viagem que começo em setembro eu farei Budapest, Viena, Sófia, Praha, Krakow, Paris, Itália, Barça e Lisboa, mais de 30 dias vendo o q o mundo tem e haja coisa pra se ver.
Gde bjo pra vc.