Quem esteve recente mente em Londres, com certeza reparou no mais novo arranha ceu que pouco a pouco vai dominando a paisagem Londrina: The Shard!
O The Shard é a construção principal do novo London Bridge Quarter, que esta revitalizando a area, e em breve será o mais novo ícone da arquitetura Londrina.
O The Shard só começou a ser contruido ha uns 3 anos atras, e demorou pra sair do chão, porque na verdade eles tiveram que “retirar” o predio que ficava no mesmo lugar antes – a antiga sede da consultora Ernest&Young, que era um predio bem feinho…
O problema é que o predio antigo (e consequentemente o novo, The Shard) tinha como base a propria estacão de London Bridge, e portanto não pode ser demolido nem implodido, e mais de 1 ano inteiro da “construção”, foi na verdade a destruição do predio antigo, que foi literalmente desmontado tijolo a tijolo – sem danificar a estrutura da estação e sem interromper uma das linhas de ferro mais movimentadas do pais!
Quando ficar pronto, o Shard tera 310 metros, com uma estrutura triangular de “piramide” completamente coberto por paineis de vidro, e lá dentro alem de muitos andares de escritorios (que com certeza serão alguns dos endereços comerciais mais caros da Europa), incluindo um shopping center, um hotel, muitos restaurantes e até mesmo uma plataforma de observação aberta ao publico no 72º andar.
Mas sua caracteristica princial será o fato de que o The Shard sera o predio mais alto da Europa!
Arquitetonicamente falando, o Shard tem alguns nomes bem famosos por tras de seu projeto, inclusive os idealizadores do centro Pompidou em Paris, e foi inteiramente projetado usando a mesma tecnologia que esta sendo usada nas novas (futuras) “Freedom Towers” em Nova Iorque, desenvolvida após a queda do World Trade Center em 2001 – então o The Shard esta sendo contruido pra durar! E sua estrutura sobreviveria ataques de bomba, terremotos e impactos monumentais (tipo dois avioes…).
Esta sendo bem legal acompanhar a obra, pois logo quando começou, em 2008, nós moravamos numa apartamento que tinha a vista do antigo predio, entao fomos vendo como pouco a pouco o predio da E&Y foi encolhendo, encolhendo… E agora sempre que passo por London Bridge fico impressionada como o Shard esta cada vez mais alto!
Mas o ironico mesmo é que apesar de ainda nem estar pronto, o predio mais alt da Europa fica numa cidade com o maior indice de dias nublados e com neblina do continente! E na maioria dos dias, nem sequer conseguimos ver a pontinha da contrução atras das nuvens…
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
dri, a nara escreveu sobre ele tbem no blog de arquitetura dela um tempinho atrás!http://narapaiva.blogspot.com/2011/01/happy-new-year.html
[…] verdade nao eh a primeira vez que falo do Shard aqui no Blog: o primeiro post, em 2011, mostrou o progresso da construcao, que na epoca estava mais ou menos na metade, e ja causava uma […]