31 May 2011
13 comentários

Kathmandu

Dicas de Viagens, Kathmandu, Nepal

Nós nao demos sorte mesmo com Kathmandu!

Eu estava louca pra conhecer a cidade e fiz altos planejamentos de tudo que daria pra ver por la, antes e depois do Annapurna.

Entao ha meses atras quando comecamos a dar forma no planejamento, pensar quanto tempo seria necessario em cada lugar, dias, passagens, reservas e afins, eu cheguei a conclusao que em 2 dias coseguiriamos cobrir toda a parte “turistica” interessante da cidade.

Pois bem. Mas no dia em que chegamos no Nepal, tudo deu errado… nosso voo atrasou e acabamos perdendo a manha toda. Depois rolou o maior estresse com os bancos eletronicos da cidade todos fechados, nossos cartoes de saque bloqueados, etc, etc… e tudo isso coroado com um temporal de fim de tarde de fazer os Himalaias tremer!

Entao pelo menos sabiamos que no nosso ultimo dia no Nepal, teriamos mais um dia quase inteiro totalmente dedicado a Kathmandu. Se eu ja queria conhecer a cidade antes de chegar no Nepal, depois de 10 dias por la entao, a vontade soh aumentou!

Entao quando voltamos do trekking, tivemos mais um dia em Pokhara e reorganizamos nosso roteiro de maneira que pudessesmos chegar em Kathmandu o mais cedo possivel.

Estava tudo correndo as mil maravilhas,( apesar da viagem de onibus de 6 horas que comecou as 6 da manha) ate que bem na entradinha da cidade o transito parou.

Mas parou mesmo!

A confusao era TANTA, os carros, caminhoes, carrocas, vacas, cavalos, bicicletas e lambretas vinham de todas as direcoes possiveis e imaginaiveis e mal dava pra saber em qual “mao” da Estrada cada um deveria estar naquele momento.

E assim permanecemos. POR 4 HORAS!!!

Foram mais de 3 horas PARADOS sem sair um centimetro no transito. Sem saber oque estava acontecendo (isso foi no dia seguinte da morte do Bin Laden, entao a imaginacao estava fertil!) e com um calor infernal!

Eu sentia tanta, raiva, mas tanta raiva!!! Como se alguem estivesse tentando estragar minha ultima chance de ver Kathmandu de proposito! 

Entao a viagem que era pra ter acabado antes do meio dia, na verdade acabou depois das 4 da tarde…

Largamos tudo no albergue e da mesma maneira que chegamos, saimos correndo em direcao a praca Durbar, que eh a area historica no centro da cidade.

Se voce só puder conhecer um unico lugar em Kathmandu, que seja a praça Durbar! Enão foi isso que fizemos!

A praca Durbar eh onde ficam os principais templos de kathmandu, assim como o antigo Palacio Real.

A praca tem de tudo que eh mais caotico no Nepal – eh confuso, eh poluido, eh sujo, eh lotado de gente… mas ao mesmo tempo eh um lugar fascinante, com dezenas de templos, estatuas de deuses Hindus, lojas, jardins e palacios, todos com uma arquitetura maravilhosa!

Nem a chuva que comecou a cair bem quando chegamos la nao atrapalhou nosso passeio!

Fomos a cada templo, tiramos fotos de cada escultura… que aliaias sao muitas! Cada porta, cada pilastra e cada parede nos templos eh intrinsecamente detalhada e entalhada.

Na Praca Durbar de Kathmandu (outras cidades grandes no Nepal tambem tem pracas com o mesmo nome) os templos pricipais sao:

Kumari Bahal – A casa da Deusa viva, onde uma menina (de verdade!!) foi escolhida na comunidade local para representar uma Deusa, e entao ela vive ali no templo, onde fieis de todo pais vao ate o templo para adora-la.

Kastha Mandap e Maru Ganesh. O templo Kasthamandap, foi contruido no seculo 16 pelo Rei Laxmi Narsingha Malla usando o tronco de uma unica arvore e supostamente eh o templo de deu o nome a cidade de Kathmandu.

Mas a parte de Kathmandu onde realmente passamos nosso tempo foi em Thamel.

Thamel eh o centro turistao dos mochileiros e alpinistas no Nepal, e 9 entre 10 hoteis, agencias de viagem, restaurants e afins estao em Thamel.

As ruas do bairro tem aquela poluicao visual que soh a Asia sabe fazer (adoro!), com ruas sem asfalto e sem calcada… mas nao tem erro! Nao sabe onde se hospedar? Thamel! Nao sabe onde sair pra comer? Thamel! Nao sabe onde achar uma agencia pra fazer trekking ou uma lojinha pra comprar um equipamento de ultima hora? THAMEL!!

Aliais, compras em Thamel merece um capitulo a parte!

Eu sempre ouvi falar que realmente as cosias no Nepal era muito baratas, e de otima qualidade. Quantos guias, blogs e foruns eu nao li que recomendavam pegar um aviao com a roupa do corpo e comprar TUDo que voce precisa pra sua escalada pelas ruas de Thamel, mas nunca pensei que fosse tao verdade!!

A melhor parte? Tudo verdadeiro!

Fizemos uma investigacao a fundo, e ate mesmo saites especializados em montanhismo confirmam que as marcas e o governo Nepales subsidiam lojas de material esportivo no pais, justamente pra aquecer a economia e incentivar o turismo nas montanhas.

Entao por exemplo, eu comprei uma mochila nova enquanto estava la, e comprei uma mochila de 70 litros da North Face que estava de olho h seculos, e que em Londres custa cerca de 200 dolares e eu comprei por 30 dolares!! E o Aaron comprou uma calca nova de Gore-Tex da North Face (que aqui custa 200 libras) por 50 doalres! E soh nao compramos mais coisa porque realmente nao precisavamos de mais nada…

Mas se equipamento esportivo/mochileiro nao eh sua area, oque nao falta em Thamel sao outras lojinhas com tudo que se pode imaginar!

Comprei presentes de Natal pra familia toda (objetos de decoracao, chas) e muita prata! As joias de prata Nepalesas sao deslumbrantes e ridiculamente baratas! Eu me arrependi foi d enao ter comprado mais, porque os aneis, pulseiras e colares que comprei pra minha mae, irma, sogra e cunhada provavelmente nunca mais vao sair da minha gaveta…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
13 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
13 comentários
  1. Georgia Luz - 31/05/11 - 21h15

    Quanto mais eu leio esses posts do Nepal, mais vontade tenho de fazer um trekking! Já entraram pra minha lista de sonhos de viagem.
    Só tô meio confusa ainda com a ordem de cidades/países.
    :*

    Responder
    • Adriana - 01/06/11 - 07h56

      Confusa com ordem de que?

      Responder
      • Georgia Luz - 02/06/11 - 19h53

        Tava confusa com a ordem seguida e tal, por causa dos nomes das cidades (lerda eu), mas já me achei! hahahaha

        Responder
  2. José Luiz - Viver a Viagem - 01/06/11 - 00h31

    OMG!!! Que preços são esses???

    Eu já fiquei traumatizado quando tive que comprar no Brasil todo o material quando fui pra Patagônia e só não fui a total falência por causa da Decathlon…

    Só pra ter uma idéia, eu paguei R$250 na pior cargueira de 60L da Quechua… essa msm cargueira no site da Decathlon da Espanha saia por 50 euros!!

    Eu não quero nem imaginar o absurdo que deve custar um cargueira dessas da TNF aqui no Brasil se sai por 220 libras por aí… sem dúvida deve custar no mínimo uns 1000 reais…

    Responder
    • Adriana - 01/06/11 - 07h55

      Mesma reacao que eu tive!
      Antes do Kilimanjaro, eu tb só nao fui a falencia pq usei muita coisa emprestada do Aaron, e tambem acabei comprando mais algumas coisas na Decathlon (que salva qualquer um, mas só tem porcaria!). Mas foi um choque ver que as peças porcaria que comprei na Decathlon em Londres custavam o dobro das coisas North Face, Patagonia, Arcterix (que é a melhor marca segundo o Aaron), Mamot etc, etc
      Entao se um dia vc for pro Nepal, vá só com a roupa do corpo!

      Responder
  3. Francelli - 01/06/11 - 01h04

    eu nunca lembro de comprar os presentes de natal da familia nas viagens! depois fico só lembrando do que podia ter comprado pro pai, pra mãe, irmã…

    Responder
    • Adriana - 01/06/11 - 07h52

      Eu compro muita coisa pra eles em viagens! É uma otima maneira de dar presentes mais criativos e não ir a falancia em dezembro (afinal, nao temos 13º salario!)

      Responder
  4. Shaine - 01/06/11 - 05h16

    Adriana, qual é o melhor tipo de pijama para enfrentar o inverno europeu? Ou o pijama não é importante com o aquecedor? rsrsrs
    E qual é a marca da sua frasqueira com cabide? Já procurei em vários lugares e ela é a melhor para se localizar tudo sem ter que revirar tudo!
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana - 01/06/11 - 07h43

      Nossa! Realmente essa pergunta foi inedita! :-)
      Pijama realmente nao eh importante pois no inverno os hoteis e casas sempre terao aquecimento. Entao leve oque for mais confortavel pra vc dormir. Moleton, calça de ginastica com camisata, ou qualquer outra coisa.
      Ah! Miha fresqueira eu ganhei do meu pai seculos atras, e ele ganhou de brinde… entao nao tem marca…

      Responder
  5. Flavia - 13/01/12 - 21h18

    Oi Adriana, em meio às minhas pesquisas acabei achando seu blog e tô adorando tudo:)
    Em abril vou à Índia e Nepal (ainda não sei em que ordem), mas provavelmente vou fazer o mesmo trekking que vc e, com quase toda certeza, pela mesma agência (do simpático sr.Binod). Então, sem querer abusar, será que rola de a gente trocar uma idéia? Ainda tenho muitas muitas dúvidas!

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 10h02

      Claro!!
      Que bom que voce entrou em contato com eles! O Binod realmente eh uma simpatia e ate hoje ainda entre em contato com a gente pra saber noticias e tal (ate nos mandou um cartao de Natal… olha so que fofo!).
      Se vc tiver duvidas, pode me perguntar a vontade!!
      (melhor que seja aqui no blog, pois fica mais facil de responder….)

      Responder
  6. Flavia - 23/03/12 - 13h21

    Oi Adriana! Cara, agora que me toquei que deixei um comentário aqui, sei lá, em janeiro e nunca mais voltei haha muita correria planejando essa viagem… Semana que vem tô partindo pro Nepal e depois mais 11 dias ma Índia. Sobre o Nepal, tô bem confusa com as temperaturas nessa época do ano (vc foi mais ou menos nessa época, não?), tenho recebido informações muito desencontradas (Binod me passou algo como 20-23 graus durante o dia e 2-6 graus à noite, mas em outros sites, vejo temperaturas um pouco mais elevadas). Como vou par Índia depois e vai estar muito quente, quero ser bem objetiva com as roupas de frio que preciso levar pro Nepal. Como foi sua experiência lá em relação a isso?
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/12 - 12h42

      Acho que é isso mesmo que ele te falou. Nós fomos no final de Abril / inicio de Maio e pegamos calor durante o dia e frio durante a noite (o sol estava quentissimo, mas chovia todo dia e a temperatura baixava rapido) .
      Já na India estava um calor de MATAR todos os dias…
      Uma boa base é voce dar uma olhada nas roupas que usamos, que dão pra ver bem nas fotos.
      Nos primeiros dias de caminhada (baixa altitude) pegamos muito calor, com noites fresquinhas. A medida que fomos subindo as montanhas os dias ficaram mais amenos (mas vc morre de calor mesmo assim por causa do exercício físico da caminhada) e as noites mais frias.
      E na India, mas com calor vc tem que andar “coberta” o tempo todo, então a temperatura nem sempre é um bom guia… (eu usei saias comprida e blusas/lenços cobindo os ombros e colo todos os dias, mesmo morrendo de calor).

      Responder