O dia não começou exatamente com o pe direito não…
Com 3 horas de diferença entre a Rússia e Londres, não consegui dormir antes das 2 da manha e tive que acordar mais ou menos as 4 pra chegar a tempo da primeira reunião do dia.
Mas antes de começar no batente, o taxista ainda fez o favor de me deixar no lugar errado, que lógico, NÃO era o endereço que eu dei pro concierge do hotel!
Como o motorista não falava Inglês, e bem, meu Russo não existe, ele me largou lá mesmo… E como eh impossível ler placas de rua por aqui, só me dei conta do erro quando me vi no meio de um canteiro de obras no subúrbio de Moscou, cercada de peões que igualmente não falavam inglês. Foi uma sessão de mímicas, falando b.e.m. devagarinho tentando uma comunicação… Ate que o guardinha do prédio ao lado veio me ajudar, ligou pro número do escritório, explicou onde eu estava (ainda na base da mímica!) e uma menina do escritório veio me buscar no meio da rua!!
Seria cômico, se não tivesse sido meio assustador!
Então precisei mitigues cafeína pra agüentar o tranco o dia todo!!
Uma manha de reuniões e uma tarde de conferências!
Mas na volta pra casa, ainda traumatizada com o taxista da manha, resolvi voltar pro hotel de metro.
Mas como estava numa região nada turística e completamente fora do centro de Moscou, não tinha nenhuma palavra em alfabeto romano!
Eu tava crente que era ticket de metro mas era jornal e revista de fofoca!!
Então entrei na fila, fiz mais um pouco de mímica, peguei a linha/direção errada duas vezes e finalmente cheguei no hotel a tempo da ultima conferência do dia!
Assim que acabou, fui pra rua!!
Meu hotel fica bem do lado do Teatro Bolshoy, então estava a poucos metros da Praça Vermelha!
E chegar lá perto não tem igual!!
Eh tão lindo que nem parece verdade! Não parece uma casinha feita de bala da história do João e Maria?!
Depois fui passear no GUM, uma loja de distribuição de bens comunistas transformada em shopping de ultra luxo!
Então aproveitei pra jantar lá mesmo, e fui de Emporio Armani Café!
Não eh porque estou viajando sozinha que não posso me divertir! Afinal eu sou uma ótima compania pra mim mesma! Eu me adoro e me acho super divertida! :-)
E no caminho de volta pra casa dei de cara com essa imagem!!
Um arco-íris bem no meio da Praça Vermelha!!!!
Assim, de graça perfeitamente no meio da Catedral de São Basílio e o Kremlin!!
E depois de perder o fôlego e tirara varias dezenas de fotos, me virei pro outro lado na praça e dei de cara com esse por do sol incrível!
E ai me dei conta que as vezes a vida eh boa demais pra ser verdade…
Voltei pro hotel me sentindo nas nuvens, e to pronta pra outro dia amanha!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Nossa, esse lugar parece maravilhoso mesmo! Está na minha “bucket list” com certeza! O único empecilho que o povo que vai reclama é o da comunicação mesmo… Tem que ter jogo de cintura, né!
Ahahaha, perfeito “eu me adoro e me acho super divertida”! Fotos lindíssimas, parabéns!
Pra usar de mantra, como disse a Juliana Galvão!
Morri!
To rindo aqui com a loja de bens comunistas que virou um shopping de luxo ahahahah
E aquela jantar japones, eu amo seeweed salad, deu até água na boca. Linda as suas fotos ;)
beijos
Obrigada!
“Eu me adoro e me acho super divertida!”
Vou usar esta sua frase como mantra durante a minha viagem!
Bjs
E não é?!
Claro que seria otimo estar aqui de novo com o Aaron ou com alguma amiga, mas gente ninguem me conhece como eu mesma, entao não existe melhor compania! Não entendo as pessoas que deixam de fazer coisas por falta de compania…
Driiiiiii adorei estou indo final de julho e esta semana ja vou pedir o visto!! adorei as fotos – sempre!
Boa sorte!!!
Dri, brasileiros necessitam de visto? Ah, as imagens estão puro glam! Xerus!
Essa historia de visto anda meio compliada, e ão sei te dizer, pois não viajo com passaporte Brasileiro. Mas nas duas vezes que vim a Russia precisei de visto, e nas duas vezes foi um pesadelo!
Mas vale a pena!
brasileiro pode entrar sem visto na russia e vice versa, já o portugues tem que ter visto.Estou em moscou e não precisei de visto
Nossa Dri, mas o q e q vc faz em HR e q tipo de compania q vc trabalha q te manda pra tantos lugares maravilhosos e c tanta frequencia e ainda te instalam em hoteis de luxo e pagam p vc comer nos melhores restaurantes? Toda a vez q eu visito o seu site vc esta em um lugar diferente! :) Pra quem AMA viajar assim como eu nao tem coisa melhor ne? Pena q eu nao fui sortuda como vc p achar um emprego assim hehehe. Anyway, acho seu site incrivel e gracas a ele aprendo mais sobre o mundo e ainda descubro coisas novas, como outro dia consegui achar passagem barata p a Croacia com uma compania q nunca tinha ouvido falar antes pois visitei o seu site! Por isso mto obrigadaaaaaaaaaaaaaa!!! Ah, gostaria de saber tbem q programa vc usa p deixar as suas fotos c esse visual antigo? Cheers! x
:-)
Concordo! Ganheir na loteria! É aquela velha historia, “não é o emprego dos sonhos, mas é o emprego que me dá uma vida de sonhos”, então eu amo oque faço!
Trabalho com gerenciamento de projetos dem RH internacional, e só estou viajanto tanto ultimamente porque o projeto esta de vento e poupa, e graças a Deus trabalho num banco com orçamento recheado e tenhp viajado com bastante conforto!
Nada a reclamar…
Pra ficar perfeito, só falta eles te mandarem para o Brasil!
Existe esta possibilidade??? :)
Bjs
Existe! Meu chefe foi pra SP esse ano em Janeiro e eu implorei pra ir no lugar dele (ou ir junto), mas dessa vez nao rolou. Mas talvez role um outro projeto na America Latina ano que vem que estou tentando me encabecar de qualquer maneira! :-)
No fim da “estrada” há sempre um arco-íris, não é? Há que saber encontrá-lo e olhar para ele.
Dri!!!
Que experiência, que tudo!!! Apesar dos pesares, a viagem parece ter valido a pena, né!!! Sou super curiosa pelo povo russo, acho a cultura e a lingua deles interessantíssima!!! Mas daí a se misturar ao povo e se fazer entender.. bah, tem uma longa jornada!!! Tu te saíste muito bem!!! hahaha
A foto do arco-íris posicionadinha ali é surreal, adorei!!!
Mil beijos
E se valeu!! A Russia é um pais monumental de muitos contrastes, não tem como não ser fascinante!!
Esse arco-iris parece phoyoshop, mas não é não! Hahahah
Adorei…tem mais que se divertir! Quem é incapaz de se divertir consigo mesmo tem problemas de auto-estima muito sérios!!!
Lindas fotos…parece mesmo de mentira!
Uma boa compania ajuda bastante principalmente em viagens, mas oque não pode é deixar de se divertir ou de fazer coisas legais só porque estou sozinha, certo?
Oi Dri!
Como todo mundo já disse,achei o máximo também ” Eu me adoro e me acho super divertida” !Eh isso aí., admiro as pessoas que não deixam de fazer nada por estarem sozinhas. Ainda não fiz uma viajem assim, mas se a oportunidade pintar, não vou deixar de fazê-la somente por estar sem companhia rs. E você parece mesmo ser bem divetida!
Concordo com sua expressão, essa Praça Vermelha parece que foi retirada do conto de João e Maria mesmo. É muito linda e interessante. Obrigada por me fazer conhecer a Rússia. Acho que de outra forma, não poderia tê-la apreciado tanto. Cada vez mais gosto do seu blog! Bj!
Já que nem o inglês te salvou, nada como o meu plano B: tenho sempre que viajo para algum pais, aquele livrinho: “tal idioma pra viagem”, que vem com as frases mais necessárias, com a tradução e o melhor como pronunciar!! além de ter sempre o mapa da cidade com o hotel marcado com X, rsrsrs.
Você não deve ter muitos problemas com linguas por isso nunca precisou de um plano B, mas quem tem dificuldades como eu (minha parte do cérebro pra linguas não funciona!)esses livrinhos de viagem são super interessantes pra hora do aperto!
Eu nunca confiei nesses livrinhos… Geralmente eles nao trazem nada de tao util numa viagem real, geralmente as pessoas nao vao entender sua pronuncia de qualquer maneira, e pra completar, de que adianta saber perguntar qualquer cosia se nao vou entender a resposta?
Oi Adri,
Muito legal suas fotos,desde que conheci seu blog,passo todos os dias pra ver as novidades,adoro as fotos,o que vc escreve,mas,principalmente gosto do que aprendo com vc,por exemplo, como vc se virou qdo o taxi te deixou num x,falando x com pessoas x,num passado eu choraria oceanos e lágrimas(sei que precisava fazer terapia,mas estou aprendendo).Não tenho essa sua confiança,talvez seja isso que tanto admiro em vc.Parabéns e obrigada por dividir isso comigo.Tá vendo como tem coisas que vc nem imagina que faz,por pessoas que vc nem conhece,nem imagina que existam,nem imagina “como” seus comentarios tocam as pessoas? Deus te ilumine sempre.
Abraços
Cris
Ai que bom!! Muito obrigada mesmo Cris!
Oi Adriana,
O que é gerenciamento de projetos em rh internacional? trabalha com o q?
Desculpe a curiosidade, mas gostaria de saber mais sobre essa profissão. Sei q vc batalhou muito, mas não entendo, o q faz exatamente.
Abs
Eh isso ai que o nome diz: Gerencio projetos (ja passei por varios) e gerencio um time internacional de Recursos humanos, na area de folha de pagamento.
Nao tem muito mais oque explicar nao… :-)
Adriana, e que tipo de projetos seriam esses? No meu caso trabalho com projetos de pesquisas na área da saúde, mas na parte financeira e viabilização dos projetos.
Se possível, você poderia contar um pouquinho mais do que você faz? Outra coisa, eu estou no processo para tirar a certificação do PMI, essa certificação é conceituada aí na Inglaterra? Ou existe outra?
Super obrigada, bjssss.
Eu trabalho com projetos na area de Recursos Humanos e Folha de Pagamento.
O PMI é super bem coinceituado aqui sim. Eu tirei meu Prince 2 ano passado, que também é bem conhecido por aqui.
Adriana, você é uma fofa mesmo! Tá em Vail com a família, a Bella do lado e mesmo assim encontra tempo pra responder as inúmeras perguntas dos seus leitores.
Muito obrigada e continue sempre assim, estaremos sempre torcendo por você!
Bjsss
Oi Dri, estou sorvendo cada detalhe. Meu bilhete para a Russia (nao so Moscou) está marcado para setembro. Ate la, vou estudando russo para tentar me virar. Conto tambem com a ajuda de colegas que moraram la. Para emergencias, sera que nao da para usar um: vi gavaritie pa-angliski? Em traducao mais que aproximada… Se responderem niet, o jeito e tentar com outro. Se voce precisar de um quilo de batatas, aprendi na ultima aula: kilagram kartoji..
As fotos estao lindas! A cidade ajuda, ne?
Alias, voce sabia que krasna, alem de vermelho, significa bonito? Entao, o nome da praca e bastante apropriado..
Abracos, fernanda
HHAHAHHAHA!
Nao acho que vai ser muito util pedir um saco de batata nao… :-)
A dificuldade eh que na vida real, as cosias que voce precisa pedir e perguntar sao muito diferentes neh? E oque adianta saber perguntar se voce nao conseguir entender a resposta?
Ainda confio mais no meu talento de mimica!
Concordo em gênero, numero e grau. Estou aprendendo a pedir informações, mas não sei seguí-las por
Dri,
Que fotos são essas?? Minha nossa, Deus é mais mesmo, como se não bastasse o local fotogênico ao extremo, a natureza conspirou a teu favor. Lindo demais e parabéns pela sensibilidade. Você merece todo o sucesso do mundo.
Obrigada Li!
Falou e idsse! O Universo conspirou a meu favor pra conseguir tirar essa foto!
Quando viajei há pouco com meu marido pra europa e ele teve que ficar trabalhando o dia todo e eu andando sozinha por todos os lugares, na hora achei que tudo seria um saco. Era a primeira vez que ia conhecer tantos lugares legais sozinha. Impressionante como foi tudo ao contrário. Essa sua frase de falar que se diverte sozinha tb aconteceu comigo. Eu andava pelas ruas, fazia os comentários na minha cabeça e também as piadas sobre os lugares, pessoas e as minhas furadas e gafes..e ria sozinha pela rua hahahahahahahahahaha. Descobri que ficar sozinha tb pode ser muito divertido!
Lindas as fotos!! beijos, Dani
Eu me divirto mesmo demais comigo mesma! Eh serio! :-)
Logico que prefiro mil vezes viajar com o Aaron, mas nao deixo de fazer nada caso ele nao possa estar junto…
Fica mais facil pra viajar no seu proprio ritmo, fazer oque quer, parar quando quer…
Lindas fotos! E que aventura para encontrar a direccao correcta :)
Adorei a foto do arco-iris e do por-do-sol. Concordo contigo – as vezes a vida e boa demais :) momentos inesqueciveis!
Dri,
Se você ainda fosse solteira e não tivesse muitas experiências com viagens, qual lugar escolheria para viajar sozinha em busca de crescimento pessoal e deslumbramento com o mundo?
Espanha! Que foi exatamente oque fiz :-)
Espanha eh um lugar facil de viajar pra “marinheiros de primeira viagem” porque eh bem abrasileirado… a lingua eh facil, as pessoas sao simpaticas e animadas. E alem disso tem MUITA coisa pra ver, pra fazer, pra conhecer!
Ola! Adorei o blog, conheci por meio da Paulinha do SweetestPerson.
Divertidíssimo e com belíssimas fotos. Fiquei curiosa para saber se foram tiradas com apps iPhone (instagram) ou outros… Me ensina? Bjs, Flavia
OI Flavia, bem vinda!
Sim, foram tiradas co iPhone e editadas usando Instagram!
Oi Dri estou apaixonada pelo seu blog!Que fotos….
Vc é divertida e dá otimas dicas.Obrigado.
Beijos
Obrigada Monica!
Já leio seu blog há alguns anos e daqui tirei algumas inspirações de viagens! Agora viciei de vez!!!
Fui a Moscou ano passado e não conseguia parar de tirar zilhões de fotos da Sao Basílio cada vez que passava por ali. Mas se deparar com um arco-íris ali !!!!!!!!!!!!! É pra ficar mesmo em estado de graça!!!
Essa praca eh mesmo hipnotizante!
Morro de vontade de ir a Moscou só para ver de perto o castelinho “joão e maria”. Quem sabe numa próxima oportunidade! =)
Beijos
Concordo em gênero, número e grau. Estou tendo lições de como pedir as direções das coisas, mas não conseguiria segui-las porque não entendo as respostas. O meu maior desejo é estar um pouco afiada no alfabeto para poder entender as placas de rua, do metro e coisas assim.
Agora, eu acho que os livrinhos ajudam com palavras-chave que complementam a mimica. coisas como hotel, taxi, museu tal, água..
Sobre frases inúteis: em uma das minhas primeiras aulas de francês (milhões de anos atras), eu aprendi a seguinte frase: ela teve gêmeos.. Ainda não encontrei nenhum grávida de gêmeos de quem pudesse dar a notícia do nascimento de seus rebentos em francês.
abraço, fernanda
HAHHAHAHA!
Ja pensou andar pelas ruas de Paris apontando pras gravidas “avisando” que ela teve gemeos?!
Decorar o alfabeto cirílico é muito fácil, útil e até divertido. Como é um alfabeto fonético, dá pra entender um monte de coisas! Muitas palavras comuns a várias línguas como toilet e restaurante…Claro que sempre pinta uma roubada, mas com bom humor, tudo é festa!
Olá!!
Liiiiindas as fotos, realmente!! =)
Gostaria de saber até que ponto é tranquilo viajar sozinhA para a Rússia? Ou você acha que teria algum problema?
Olha, a Russia eh um pais muito dificil de viajar de qualquer maneira. Seja sozinha ou acompanhada, voce vai passar perrengues sem igual pr se virar por la. Da primeira ue fui estava com o Aaron e passamos sufoco e deixamos de fazer muita coisa por puro “medo”.
Entao nao acho que o fator “Tranquilo viajar sozinha” seja necessariamente por causa da Russia e sim por voce mesma, o quao “safa” e segura de si mesma voce se sente.
Eu passei maus bocados esses dias que estava em Moscou, mas me virei. O perrengue teria sido o mesmo estando sozinha ou nao. Mas se voce nao tiver estrutura de saber se virar sozinha quando tudo da errado num pais tao diferente ai a coisa complica.
Li essa reportagem que esclarece sobre a questão de brasileiros não precisarem mais de visto para a Rússia.. talvez ajude:
http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_629187.shtml
Gostei dessas fotos ;)
E que bom que consegue aproveitar suas viagens a trabalho! E esse ano foram várias, né! E pelo visto ainda virão outras…
Sabe que eu nao consigo?
Depende da viagem… Essa de Moscou ate que deu pra aproveitar bastante pois estava sozinha e ja conhecia a cidade, mas quando viajo com meu chefe ou com mais alguem que nao conhco direito, ai nao rola mesmo nao… eh trabalho o tempo todo praticamente!
Fiquei confusa com o post da Bruna….
Moro em Zurique comprei passagem e tickets por conta propria e quando liguei na embaixada da Russia, que e em Berna, falaram que teria que ir la pessoalmente ou contactar uma agencia de viagem para os vistos, o meu de passaporte brasileiro….e meu marido (ate suiço precisa de visto p la ).
Foi agora dia 28 de junho….paguei muito pelo serviço e me ferrei de nao ter feito tudo pela agencia que seria mais barato, tipo 300 dolares, e tive que pagar no final 02 pessoas 750 dollares PASMEM!
to p. da vida ate agora e espero que em 1 semana e meia terei o visto….
a viagem esta marcada p dia 29 julho aff…..
DESCULPEM nao sei saindo do Brasil, mas eu aqui morando na suiça com visto de residente ainda assim tive que requerer visto e carta convite! dedinhos cruzados….
de longe foi o visto mais complicado da minha vida….seguido do Canada que complica sua vida se queres ficar mais de 6 meses estudando etc…
beijos Dri,
espero ir agora, porque em outubro vamos morar na Australia, ai sim seria MAIS complicado kkkkkkkkkkkkkkkk
Pois é, acho que as regras devem ser diferentes pra quem vai pra Russia saindo do Brasil, porque saindo da Inglaterra tb tinha todo requerimento de visto e tal.
E sim, já falei isso aqui antes e confirmo, que o visto Russo é o mais complicado (e CARO!!!!) de tirar do mundo!
Essa minha ultima viagem, como foi a trabalho e de ultima hora, acabei pagando (minha empresa, né, se não nem ia…) mais de 500 libras entre visto, taxa consular, taxa da agencia, taxa da carta de convite, etc, etc.
Que aventura hein?
Mas entrar na Praça Vermelha, ver as construções de João e Maria e ainda receber um arco íris de bônus, deve etr sido sensacional!!!
Estou contando os dias para a minha chegada em Moscou! =)
Amei Moscou e São Petersburgo. É tudo que li em seus comentarios e mais algumas coisas. Tivemos uma guia nos acompanhando por 3 dias. Quando tinnhamos o dia livre , ja não foi tão dificil nos virar.
Olá Adriana,
Como sempre recorro ao seu blog quando estou planejando uma viagem. Sempre muito bom!
Li o comentário da Marlena acima e gostaria de saber se ela pode indicar qual guia usou em São Petersburgo e se pode indicar os valores.
Obrigada as duas! Bjs
Oi Marlene,
Peço licença a Adriana e também tenho uma opção para guias em São Petersburgo, além da indicação da Marlene, que não sei se vai receber esse comentário.
Não sou uma boa conhecedora da história na Rússia, muitas vezes entrava nos locais e só admirava a beleza, mas sem conhecer a história e o que tal lugar representava. Além disso, senti falta de placas e explicações em muitas (quase todas) atrações turísticas.
Vários brasileiros (casais e pequenos grupos) que encontrávamos nas atrações turísticas tinham guias “particulares”. Eu não sabia dessa possibilidade até chegar lá, deve ser comum na cidade. Resolvi perguntar para uma guia que estava com um desses pequenos grupos e marquei uma visita ao Hermitage e andamos no centro turístico. Foi muito interessante. Me arrependo de não ter ido ao Peterholf com ela e talvez em algumas das principais igrejas. Não me lembro dos valores, mas não foi nada assustador.
Tinha um casal de brasileiros no mesmo hotel que o meu e acabamos combinando o passeio com eles, e por isso ainda tivemos um desconto. Mas o plano inicial era só eu e meu marido mesmo.
O nome da guia que contratamos é Daria Dzhikovich (Dacha) e seus contatos são:
8-921-774-66-13
http://guia-saopetersburgo.com/portugaly/index.html
daria.saintpetersburg@yahoo.com
Não consegui mais acessar o site, não sei se é um problema passageiro ou se ela tem outro site agora. Ela oferece vários tipos de passeios, de acordo com números de dias, horários desejados, atrações turísticas que queiram ver etc.
Ela é russa (o que é interessante, pois fala sobre o cotidiano da cidade, as impressões do país etc) e fala português perfeitamente (leve sotaque de portugal).
Como a Adriana não foi a São Petersburgo e não temos as informações dela aqui, pesquisei sobre a cidade no Viaje Na Viagem e no Viaggiando, da Camila Navarro (http://www.viaggiando.com.br/).
Bj
Amei conhecer a Russia por meio dessas lindas fotos.
gostaria muito de poder conhecer a Russia.
[…] anos depois, tive a oportunidade de voltar a Moscou numa viagem a trabalho, e em parte foi uma boa segunda chance: dessa vez era verão e a cidade estava colorida, florida e […]