O Reino de Bahrain (ou Bahrein, ou Baréin) é um arquipelago composto por cerca de 33 ilhas, ao norte da Arabia Saudita, no Golfo Arabe que ultimamente tem aparecido bastante nos jornais por causa da revolução politica pelo qual o país (e praticamente todo mundo Arabe) esta passando desde Fevereiro desse ano.
Então essa viagem (a trabalho) tem sido um suspense desde o inicio do ano. A viagem estava planejada para Março, logo quando os problemas começaram, e imediatamente foi deixada de lado. mas eu estava ansiossísima pra vir!
Eu já tinha uma certa pré-imagem da cidade/pais, e realmente, não me decepcionei! A primeira impressão, lógico, foi o calor! MEU DEUS! No segundo que a porta do aeroporto abriu meu organismo só faltou entrar em choque! As 8 da noite ainda estavam fazendo 42 graus… ok, eu sei que não é o fim do mundo, mas pra quem acabou de sair do fresquinho de Londres, o calorão realmente me pegou de surpresa!
Manama, a cidade capital me pareceu super tranquila… avenidas largas, casarões, carrões e muito, muitos arranha céus ponteando a paisagem 100% flat. Hoje vi algumas blitz policiais, mas no geral, o clima é pacifico (apesar do problema politico não ter sido solucionado ainda, e tecnicamente o país continua em “revolta”).
Só ficarei aqui até terça feira, quando vou pra Dubai, então não sei se terei muitas oportunidades pra passear pelo país. Por sorte, como o país é tão pequeno, em algumas horas dá pra ver quase tudo!
Oque eu achei marcante mesmo até agora é a sensação de “vazio” o tempo todo. Com o calor sufocante da região e a arquitetura milimetricamente planejada para não ser muito usada por pedestres (que me lembrou bastante Dubai), realmente não esperava ver ruas lotadas de pessoas, mas a população ainda esta assustada e em constante estado de sobressalto, esperando a proxima onda de violência assolar o país. O motorista que me levou pra dar uma voltinha hoje estava me contando como não via nenhum turista desde Fevereiro, e até levou um susto quando o concierge do meu hotel ligou pra ele ontem!
O Bahrein é um pais completamente dominado pela familia real, que ainda é a mesma dinastia que declarou independencia do Imperio Persa a algumas centenas de anos atrás; apesar da propaganda de “economia mais liberal do Golfo”, agora o mundo sabe que a história não é bem assim. Os protestantes apenas pedem eleições livres, e que a familia real passe a ser apenas “enfeite”, em vez do regime de hoje em dia, que apesar de não ser tecnicamente considerado uma ditadura, todos os postos publicos são nomeados pelo Rei, e consequentemente concedidos a membros da realeza.
Isso se somou a conflitos religiosos, pois a população é composta por uma maioria (70%) xiita, mas a família reinante Al Khalifa é sunita – que criou uma situação perigosa onde a maioria é tratada como “minoria”, com menos direitos, menos acesso e muito, muito menos poder.
Eu espero que os conflitos acabem logo, e a populaçao e o governo cheguem a um acordo amigavel. Esse fim de semana aconteceram eleições para membros do parlamento, mas pelos vistos a população não esta levando muita fé não.
Apesar de nao estar sob estado e guerra, é sempre fascinante, e também muito triste, ver o efeito de revoluções e guerras em paises e sua populacao, e como os ultimos meses mudou a vida desse micro país pra sempre. E espero um dia poder voltar e conhecer o país e a população em seu estado normal!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
:) Feliz com o regresso!!! Sem querer ser repetitiva ;) Adoro teu blog!! Beijo
Manuela – Oeiras
Obrigada!
Muito bom ler seus posts de novo, Dri!
Que bom!
Eh bom estar de volta! :-)
Que bom que voltou a postar! Uma curiosidade que tive: alguma reação dos homens from Bahrain (seriam bharaineses?? hahahha!) em ter uma chefinhA brasileira? Bom resto de viagem! Beijos
Olha, por acaso a pessoa com que eu trabalho aqui em Bahrain eh uma mulher, entao nao teve “reacao” nenhuma…. :-)
Mas no geral, Bahrain se considera um pais relativamente aberto para as igualdades de genero, mais ou menos como Dubai. Ainda que por motivos religiosos a sociedade seja um pouco machista, aqui as mulheres, trabalham, estudam e teem uma vida normal como teriam em outros paises.
Abri meu reader hoje e qual não foi minha surpresa ao ver um post em DriEverywhere!!Fiquei tão feliz e fui correndo ler…
Adoro os posts de suas viagens a trabalho, porque apesar de vc ser uma ‘turista’ tem uma visão diferente de alguém que vai somente passear, sem contar que os lugares são os mais diferentes!
Ela voltou! Ela voltou!!! Ufa! :)
Eeeee! Adorei que você voltou! =)
Beijos
Bom te ver de volta, Dri! Adoro seu blog, suas dicas. Adoro estas viagens a trabalho pq trazem uma outra visão (como disse a Laura) pra nós. Obrigada por dividir conosco.
Abraços.
Tb fiquei feliz com sua volta! APesar de ser uma leitora muito recente ja sou viciada :)!
minha viagem p o baltico foi uma delicia, amei e segui bastante algumas de suas dicas!
Agora vou ” viajar ” nos novos post do mundo arabe :::))).bjs gde
Alegria, alegria. Muita alegria. E viva o mojo achadooo
Primeiro de tudo…fico bastante feliz por ver o blog “a funcionar” de novo :) Seja com o mojo a todo o vapor ou não, fico contente pelo regresso…
Mas falando do Bahrain concretamente…posso confessar que a palavra “Bahrain” para mim cai um bocado em saco roto. Não é que eu não saiba o que é ou onde fica (agora sei com maior precisão!) mas de facto é um país do qual eu não tenho grande (para não dizer nenhum) conhecimento. Claro que volta e meia se ouve falar qualquer coisa do Médio Oriente mas normalmente é só desgraça ou luta por petróleo/direitos/igualdade/política/etc… e, portanto, nunca ficamos com grande curiosidade a nivel turistico. Pelo menos eu não… Mas talvez eu possa adquirir uma outra perspectiva, quem sabe… Possivelmente, só depois de eu ver o zilião de coisas que há para ver e visitar noutros países e continentes.
**
AÊÊÊ! Recuperou o Mojo perdido?
Dri que bom que vc voltou!!!!
Aleluia!
Ai que bom que está de volta, posso voltar a viajar de novo…..eheheheh…..delícia!!!
Adoro seu blog!!! Parabéns!