Muitos séculos antes de sua fama turística, Les Baux já exercia um domínio na região – só que era um domínio feudal: os senhores feudais que moraram no castelo de Les Baux ao longo de várias gerações dominavam cerca de 79 cidades da vizinhança, controlando o fluxo comercial, de impostos e pessoas da vizinhança.
O feudalismo acabou no século 12, e a cidade foi assimilada pelo reino Francês até que no século 15, a cidade foi doada a família Grimaldi, de Mõnaco, que até hoje usa o título “Marquis des Baux” para identificar o herdeiro do trono (mais ou menos como a coroa Britânica usa o título “Principe de Gales” para identificar o herdeiro ao trono).
Hoje em dia a realidade de Les Baux é muito diferente, mas sua presença na lista das cidades mais bonitas da França (“Les Plus Beaux Villages de France”, assim como Gordes) garante que essa cidadezinha esquecida no tempo continue no topo da lista de quem visita a Provence.
Eles vivem inteiramente do turismo, com uma população oficial de apenas 22 residentes!
Outra característica de Les Baux são seus minérios, principalmente um derivado de alumínio, que foi descoberto nos arredores da cidade (e que portanto em Francês tem o mesmo nome, “Bauxite”), mas que depois de séculos de exploração desenfreada, deixaram apenas grutas e minas vazias…
Mas para uma cidade que vive de turismo, isso não chega a ser um problema, e uma de suas principais atrações atualmente é a gruta-galeria “Carrières de Lumières”, com exposições interativas de arte e música nas paredes da gruta (que foi um sucesso absoluto com as crianças da viagem!).
Eu sei que descrever uma cidade como essas falando que “parou no tempo” é mega clichê, mas realmente não consigo encontrar outros adjetivos!
A autenticidade e o peso dos séculos de história estão em cada esquina, com aquela sensação de tudo ainda esta no mesmo lugar, mas sem estar caindo aos pedaços.
A atração principal é o castelo, que hoje em dia esta em ruínas, mas ocupa uma posição de destaque no topo da cidade, dominando a paisagem e impossível de ignorar!
Lá em cima ha pouco pra ver – mas basta olhar pra baixo e se maravilhar! É de lá que temos as melhores vistas de Les Baux e é possível apreciar o domínio e imponência da cidade em sua vizinhança!
No caminho para Les Baux fica Saint Remy, outra das principais cidade da Provence, mas que infelizmente não conseguimos visitar (preferimos passar mais tempo e visitar Les Baux com calma), mas com um pouco mais de planejamento, pelo pouco que vimos, vale demais a pena parar por lá!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Oi, Adriana! Que delícia dar uma conferida no seu blog (faço isso habitualmente) e dar de cara com “Les Baux de Provence”. Estive lá nas minhas férias do ano passado…amei o local!!! Realmente a região é muito interessante. Parabéns pela escolha. Ah! E parabéns pelas fotos lindas!
Adriana, achei tudo tão encantador nessa viagem que estou até reconsiderando a ideia de não voltar a França tão cedo. Que lugares lindos! Só uma dúvida: Sei que alugar um carro é a melhor alternativa, mas, como não ainda não tive coragem nem vontade de dirigir na Europa (até porque por vezes viajo sozinha), fiquei pensando se seria possível, embora com alguma dificuldade a mais, visitar esses destinos usando transporte público. Fiz isso na Itália, achei excelente! Visitei lugares pitorescos e MUITO isolados. O que você acha?
Infelizmente nao…
Na verdade eu achei bem estressante dirigir por lá (as estradas nao sao das mais fáceis) entao procuramos alternativas, mas nessa região (com o roteiro que fizemos) transporte publico nao é uma opção…
Ei, Dri. Nossa, acabamos de passar por aí também. Acho que só não nos encontramos porque porque o mistral levou meus óculos e não consegui enxergar mais nada.
Ola Dri,
Estamos planejando uma viajem para Provence com minha familia (irmas,pais, cunhado e meus 2 filhos de 4 e 6 anos). Gostaria que vc me sugerisse alguns lugares interessantes. Pretendemos alugar um carro, dormir em algum castelo, passear por por alguns lugares…O que vc me indica?
Oi Melisa,
Todas as minhas dicas e recomendações estão nos posts sobre a Provence, da uma olhadinha :-)
Outra duvida, qual a melhor epoca para fazer esse passeio com as criancas? E que possamos ver os campos de Lavanda.
Obrigada
Melisa
Os campos de lavanda só florescem entre Junho e Agosto, mas a cada ano essa data varia de acordo com o clima, então é difícil prever exatamente.
Nos fomos em Junho pra evitar o calorao de julho e Agosto (por causa das crianças) e acabamos nao vendo as lavandas…
Daí saiu minha família que defendeu a França por seculos dos mais violentos invasores para outros países. após a revolução francesa nosso nome foi alterado para Dubeux. A família é descendente do Rei mago Baltazar, Noé, Seth (irmao de Caim e Abel)
Matusalém, Conde Maurício de Nassau. É gratificante ver a satisfação de quem visitou. Só pra constar, a bandeira com brasão da casa des baux possui uma estrela de 16 pontas que representa que conheciam pessoalmente Jesus. É como uma certificação naquela época.