Lille definitivamente não estava na nossa programaço… Mas depois de fazermos uma baita atrapalhada com as passagens de trem, acabamos ficando um dia extra por lá. Então por que não aproveitar pra conhecer a cidade, certo?
Confesso que nunca tinha pensado em conhecer Lille – mas que surpresa agradável!!
A cidade faz fronteira com a Bélgica e durante muitos séculos de sua história, a cidade fez parte do Reino Flamengo e essa influência a mistura de culturas esta em todos as partes da cidade!
A atração principal é a Grand Place, que não só tem o mesmo nome que a praça principal de Bruxelas, mas também tem um arquitetura bem parecida!
É só reparar bem, e se você bobear vai esquecer que esta na França! Tanto o prédio da câmera de comércio, quanto o teatro municipal ou a antiga bolsa de valores de Lille tem aquele design e estilo típicos dos países baixos, com casinhas estreitas e compridas, de telhado triangular e recortado.
E até mesmo a igreja Saint Maurice, construida em estilo gótico no século 14 parece saída diretamente das ruas da Antuérpia!
Mas Lille também tem um lado mais Francês, e o museu de belas artes “Palais des Beaux Arts” é um bom representante!
E quem estiver com mais tempo e quiser explorar a cidade mais a fundo, outra área bem interessante é a citadela de Lille, uma estrutura fortificada medieval cercada pelos canais da cidade, que foi construida pelo Rei Francês Louis 14.
Mas hoje em dia, Lille é mais conhecida por ser a porta de entrada do Eurostar na França, com muitos trens que conectam a Inglaterra ao continente Europeu parando na cidade (por isso tivemos que ficar por lá um dia a mais) e é a quarta maior cidade Francesa.
Então é fácil se encontrar de um tudo – o centro comercial da cidade é todo fechado para pedestres, com muitas lojas internacionais (das mais caras até mais básicas como Zara, H&M, Promod e afins), cafés, restaurantes e hotéis.
Uma ótima opção pra quem quiser dar uma esticadinha na viagem e conhecer mais uma cidade Francesa numa viagem de trem entre a Inglaterra e a França o Bélgica.
Como nossa parada na cidade não foi planejada tivemos poucas horas por lá, e nem sequer deu tempo de escolher nem pesquisar hotéis com muito cuidado. Mas ficamos no Mercure Art Deco, super bem localizado, moderno e confortável!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Oi Adriana, tudo bem?
Pergunta, você ainda vai fazer posts sobre a Albânia?? Fiquei super curiosa pelo país!
Bjss
Sim!!! Os posta ja estão prontos – vai ser a próxima serie a ir pro ar!!
Adriana, só uma pequena seção de puxa-saquismo agora! Vc me inspira muito, sabia?
Em todas as áreas da minha vida! Estou num momento muito importante da vida profissional, e o que me deu ânimo foi ler e reler o seu progresso profissional! Depois conto o que aconteceu!
Outra coisa, vc me deu ânimo pra começar a cuidar da minha saúde! Hahahah
Meu, achei fantástico o fato de vc voltar ao seu corpo anterior poucos meses depois de dar a luz a fofinha da Isabela! E eu tenho certeza que isso só aconteceu devido aos cuidados que vc teve a vida toda, durante e agora após o parto! Já emagreci por volta de 8 quilos em 1 mês (pra vc ver como a coisa tava feia)!
E sem contar nas viagens né? Leio seu blog desde 2007, quando estava na Irlanda fazendo intercâmbio, e vc tem me ajudado desde então!
Muitos bjs pra vc e sua família linda e estou adorando sua nova fase!!
Que legal Mayra!!! Muito obrigada pela mensagem linda!!!
UAU! 8 quilos em 1 mês!!! Parabens!!!!