Eu já fiz incontáveis posts sobre como faço minhas malas, mas a cada grande viagem o perfil de minhas preferências mudam, as necessidades de cada destino também mudam (minhas viagens a trabalho ou de fim de semana pela Europa não contam… são rápidas e geralmente levo umas 2 ou 3 mudas de roupa numa mala de mão, e as viagens mais longas para o Brasil eu relaxo, pois sei que posso atacar o armário da mãe e irmã quando estiver la!).
Mas na verdade planejar o que levar na mala para essa viagem não foi difícil – passaremos por apenas 3 cidades grandes, sem grandes “exotismos” de atividades (não faremos nenhum esporte nem caminhadas, não faremos nenhum programa mais arrumadinho nem nada fora do básico), então sabia que minha mala seria composta por pecas e “looks” que uso no dia a dia em Londres, ou usaria em qualquer outra viagem pela Europa, ou Rio de Janeiro, EUA e afins.
O que mudou dessa vez foi a metodologia – resolvi testar uma maneira diferente de arrumar e organizar as roupas na minha mala, por três simples motivos: em primeiro lugar, porque minha mala seria dividida com a Isabella, e apesar de que as roupas dela são minúsculas, bebes são ímãs de tralhas e como ela esta na fase de anda-engatinha-se-arrasta-pelo-chao e querendo comer sozinha e tals, precisamos de vaaaarias mudas de roupa por dia.
E em segundo lugar porque acho que achei que alguns hotéis no Japão seriam bem pequenos, então queria manter a mala o mais pratica e objetiva possível, sem precisar espalhar demais minha zona cada vez que quisesse achar um par de meias (sou zoneira assumida).
E por fim, porque íamos viajar de trem bala entre Tokyo e Kyoto (e assim como nos trens na Europa, apesar de não ter limite de peso, o espaço para guardar bagagem eh bem limitado) e um voo de low cost entre Kyoto e Seoul (e a pesar de que eu paguei a mais para levar bagagem despachada, não sabia o quão restrito eles seriam em relação a tamanho e peso das malas).
Comecei o processo de “planejar” o que queria levar da mesma maneira que faço em TODAS as minhas viagens: de olho na previsão de tempo.
Sim, o clima é imprevisível, e um dia pode estar sol e calor e no dia seguinte cair uma nevasca (#TraumasDeLondres), então não basta olhar a previsão na véspera da viagem – tem que acompanhar de perto mesmo!
Sei que isso eh um pouco TOC meu, mas assim que marco minhas passagens para algum lugar, ja vou logo adicionando a cidade em questão no meu iPhone (naquela App de meteorologia), e assim passo semanas e meses acompanhando a quantas esta a temperatura, se oscila muito, se tem chovido muito, etc, etc.
Então tanto no Japão quanto na Coreia eu sabia que as temperaturas estavam estáveis, na casa dos 15/20 graus e dificilmente teríamos grandes surpresas meteorológicas, o que é sempre ótimo e evita certos dilemas de “vou levar essa saída de praia caso faca 40 graus e esse sobretudo caso caia para -15”, sabe?
Então fiz mina listinha de itens, sempre tendo em mente que as pecas podem ser sobrepostas e combinadas entre si, seguindo uma certa paleta de cores (eu sempre falo sobre isso nos posts sobre fazer a mala, mas ajuda tanto ao longo da viagem, ter pecas que combinem entre si, e assim mesmo com um mala pequena conseguimos combinações mil, e temos a sensação de ter com uma roupa e “look” diferente todos os dias, mesmo tendo na verdade poucas opcoes de pecas!).
As pecas chave foram: camisetas, malhas finas, jaquetas de meia estação (couro, sarja, blazer), jeans, sapatos confortáveis e acessórios.
Então mina nova estratégia de organização copiou um pouco o que sempre fiz para Isabella (e nas poucas vezes que não arrumei a mala dela assim, sempre tivemos problemas!), usando compartimentos e nécessaires especificas para cada tipo de roupa e ate mesmo looks já montados.
No caso da mala da Isabella eu coloco as montagens já prontas (calca + blusa, ou saia + body, ou vestido + blusa + meia calca, por exemplo) já separados em saquinhos plásticos (desses tipo Ziploc), por que ela raramente usa a mesma peca/combinação mais de uma vez (porque criança se suja mesmo e não tem como evitar), e assim fica mais fácil pela manha já pegar um look montadinho para ela, colocar outro extra na bolsa de fraldas e pronto, em vez de fica pensando qual calca combina com qual blusa e com qual sei lá o que. E assim também reaproveito os sacos plástico para guardar as pecas sujas que vamos trocando ao longo do dia.
Já no meu lado da mala, a coisa eh um pouco diferente, pois não levo um look/combinação especifica para cada dia – prefiro fazer essa analise combinatória de pecas que mencionei ai em cima.
Então comprei esses compartimentos/nécessaires na Amazon, que são quadradas/retangulares, de nylon e tela (assim fica mais fácil ver o que tem em cada uma), e na maior coloquei camisetas, regatas, camisas e malhas, e nas outras separei calcas, jaquetas, roupas intimas e acessórios (lenços e cintos).
Assim também ficou fácil “encaixar” os nécessaires dentro da mala, e ir montando um quebra cabeça com o resto: sapatos no fundo (levei dois pares de sapatilhas na mala e um tênis ja no pe), necessaires com cosméticos, etc.
Ficou TÃO mais fácil achar tudo que precisava ao longo da viagem, principalmente a medida que fomos trocando de cidade e hotel a cada 3 ou 4 noites.
E para matar a curiosidade, aqui estão algumas fotos dos nossos “Looks” – meus e da Isabella!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Dri, dê umas dicas de como você organiza sua mala para viagens de trabalho. Agora em junho vou para Itália fazer um curso de três semanas e preciso montar uma mala com um dress code mais corporativo, mas também um bem relax para aproveitar as viagens de fim de semana! Já adorei a ideia de montar os looks usando uma análise combinatória com as peças! Beijos!
Oi Talita,
Voce ja viu que la no Beauty eu tenho varios posts com “looks” de trabalho?
Nao eh nada elaborado nao, mas sao justamente as roupas que uso pra trabalhar quando viajo (e aliaias tenho mais alguns posts sobre isso pra postar essa semana!).
Super pratico seu post! sempre tenho dificuldades para fazer malas!! amei!
As duas estao um charme!!
Dri, você fala em qual língua com a Isabella? E o Aaron?
Qualquer dia faz um vídeo em Inglês pra gente! Nem que seja bem pequeno! Só para matar a curiosidade de algumas leitoras (presente!). ;)
Beijos!
Falo com ela so em Portugues, e ele fala em INgles misturado com Portugues :-)
Eu também faço isso dos saquinhos com minha filha!! É super prático, mesmo. E ela havia acabado de começar a andar, não? Vc já tinha sapatinhos para ela ou teve que comprar de última hora? Quando minha filha começou a anda é que nos demos conta que tínhamos que comprar sapatos para ela..hehe… Como foi a viagem com um bb andante-gatinhante ? Eles não param, não é mesmo? Ela ficava no carrinho numa boa?
Dri, e depois vc diz que é desorganizada??! :-))
Acho vc super organizada e eficiente, talvez o que vc não seja é fanática por limpeza, daquelas que fica lustrando a casa e passando roupa de bebê (acho o FIM, aliás).
Para conseguir fazer tudo o que vc faz…só sendo muito organizada (mas sem as neuras, claro, que essas é que levam tempo).
beijinhos
Sou uma zoneira organizada! Sabe quando vc olha uma gaveta e ve aquele caos?!?! Pois eh, eu sei exatamente onde esta tudo que preciso, mesmo no caos :-)
Mas me considero zoneira pois nao tenho aquela “necessidade” de ver tudo a minha volta perfeitamente arrumado-organizado-impecavel o tempo todo. Se demorar 1 semana pra desfazer as malas, por exemplo, nao me incomoda… :-)
Dri, que post maravilhoso! Que ideia voce me deu para organizar as roupinhas do meu filho em viagem. Obrigada :) Voce e a Bela estao lindas e felizes. Da gosto de ver! Beijinhos
Oi Dri!
Adorei o post, com o tempo fui melhorando minha capacidade em fazer malas compactas e sinceramente, não me atucano mais se esqueci algo. Já tenho uma lista no computador como que não posso deixar de levar do Brasil (ex. remédios) todo o resto é possível se virar hj em dia.
Achei os looks muito bonitos, eu geralmente evito levar camisas pois acho que amassa muito. A não ser que no hotel tenha ferro, como tu faz?
E aqui, tu gostou de “turistar” de sapatilha? Sapatos eu geralmente me preocupo bastante com qual tipo levar pois isso sim pode comprometer o aproveitamento do dia.
Eu geralmente so uso essas camisas tipo de “seda” que geralmente amassam bem menos que algodao.
Mas na hora de colocar na mala, eu pego elas dobradinhas e “enrolo”, tipo fazendo uma canudinho, que alem de economizar espaco, tambem faz com que o tecido fique “esticado” e sem amassar!
Sobre os sapatos, eu sempre turisto de sapatilhas no verao! Acho a melhor coisa, e AMO sapatilhas!
Mas acho que isso vai de cada pessoa, e cada pe, ne? E de sapatilha pra sapatilha. Tem umas que mal consigo usar pra ir na esquina, tem outras que me sinto andando de pantufas o dia todo!
Dri! Morry com a Bella de jaqueta jeans! Coisa mais fofa… e a calça com ziper do lado?! Mini-fashionista!
=)
Beijos
Muito ne?!?!
Adoro as roupinhas “fashion” dela! Ela tem jaqueta de couro, casaco de pelos… hehehe
Essa coisa de so vestir meninas em vestidinhos cor de rosa o tempo todo eh muito chato!!! :-)
Hahahah Zoneira organizada foi boa! Depois que vc definiu o que é, acho que eu também me enquadro nessa categoria. Faço uma zona para fazer as coisas (cozinhar, por exemplo), mas depois que eu termino, organizo tudo. Detesto as coisas fora do lugar, mas minha gaveta é uma bagunça organizada, porque eu consigo achar o que eu quero.
A Bella é cara do Aaron, mas fashion igual a você!
Dri, pergunta fashion: a jaqueta marrom, com mangas pretas é linda. De onde é? :) Obrigada!
Essa jaqueta eh linda ne?! Meio antiga, mas uso sem parar!
Comprei ele em Madrid ha uns anos atras, na Stardivarius (que uma rede de lojas Espanholas que ja falei aqui no blog, da mesma holding que a Zara).
Apesar de eu ser homem, estou aproveitando algumas dicas. Gostei dessa de separar por tipo de coisas. Antigamente, eu agrupava por tamanho dentro da mala.
Mala da mãe e da filha OK e o pai que se vire kkkkkk.
Minha preocupação é sempre com o frio, pois onde eu moro é dificil encontrar roupas para um inverno mais rigoroso. Então eu acabo viajando no verão ou em épocas não muito frias.
Abraço para essa família everywhere :-)
Hahahahha! Que nada! O pai eh sortudo e tem uma mala todinha so pra ele! Eu eh que tenho que me virar pra conseguir levar tudo que preciso pra mim e pra Isabella sem dar excesso de peso! :-)
E como o Aaron se recusou a posar pras minhas fotos de “looks”, vou ficar devendo as dicas de roupas pros meninos do blog! Heheheheeh
Nossa Dri! Que inveja de ver voce andando pra todo lado com sapatilha! Acho tao lindo, mas elas machucam muito o meu pe no tornozelo! As suas parecem ser muito confortáveis! Qual marca voce indica? Se tiver alguma brasileira melhor ainda! hahaha
E AMEI a Isabella de oncinha! Eh muita fofura junto! hahaha
beijos!
Dri, se não for muito incomodo tu colocaria o link dos compartimentos/nécessaires aqui nos comentários?
Ja atualizei o post, mas comprei esse aqui: http://www.amazon.co.uk/gp/product/B002TI2V6W/ref=oh_details_o08_s00_i00?ie=UTF8&psc=1
(mas a Amazon.co.uk tem vaaaarios outros modelos tambem!)
Dri, imagino que vc não tenha conseguido levar roupas suficientes para todos os dias, principalmente para a sua filha. Como vc fez, lavou no hotel??
bj
Pra Isabella levei roupas suficientes sim. sabia que a viagem ia ser corrida, e não ia ter tempo de ficar procurando lavanderia nem usar lavanderia do hotel.
Mas geralmente eu levo um sabão liquido para roupas (em embalagem própria pra viagem – já falei dessa dica aqui no blog) e em caso de emergências dá pra lavar algumas peças na mão mesmo, na pia do hotel.
Adorei as dicas! Estão um charme!
Dri,
A Bella está uma fofa com este looks! E esse cordãozinho que ela usa, é super fashion!
Como ela se comportou nesta viagem, agora que parece que ela está mais independente e andando? Ela ainda fica bastante tempo no carrinho?
Bjs
Ela ainda fica numa boa no carrinho quando estamos passeando, mas sempre incluiamos parques, pracas e outras areas em que ela pudesse andar livremente em nossos roteiros.
Ai, Dri, vocês duas são lindas demais!!
beijos
Dri! Essa ideia de compartimentos de nylon/tela é muito boa! Por que não pensei nisso nunca? Hahahaha Adorei :) Sou do tipo que desarruma tudo para procurar uma blusa x e acho que esses compartimentos vão facilitar muito. Ótima dica!
Nossa, muito! Desde entao nao consegui mais fazer malas sem usa-las! Muda a vida de viajante!
Dri,
Essa sua sapatilha é da repetto? Puxa amo sapatilhas mas não tenho conseguido achar algumas confortáveis. Na ultima viagem para NY andei tanto e fiquei com uma super dor no pé por causa de uma sapatilha horrível q tinha. Acabei tendo que comprar uma sandália da tiberland (de couro, horrorosa porém confortável) para acabar a viagem. Queria dicas de sapatilhas confortáveis que de para andar bastante.
Bjs
Dani
As duas sapatilhas que levei pro Japao sao Prada, um couro tao macio que praticamente derrete no pe!
Mas de masrcas Brasileiras eu gosto DEMAIS das sapatilhas da Mr Cat, principalmente os modelos que tem elastico em volta. Sao bem baratinhas (ou eram pelo menos ne?! Hoje em dia qualquer besteirinha no Brasil tem preco de Prada!) e muito, muito confortaveis!
Vc se importaria em passar o link onde comprou esses compartimentos para guardar roupa?
A gente usa para guardar eletrônicos, cabos e afins…mas a idéia para roupa foi genial!
E adorei a idéia de looks separadinhos! Vou usar já com a bebê! :)
Comprei esse aqui: http://www.amazon.co.uk/gp/product/B002TI2V6W/ref=oh_details_o08_s00_i00?ie=UTF8&psc=1
Mas na Amazon tem varias outras opcoes tambem!
Essa dica dos compartimentos é TOP. Vou comprar. Dri acha que compensa comprar o JAPAN Rail pass. Eu vou só de TOkyo para Kyoto? Eu também vou na Peach para a Coreia, poderia dizer quais as restriçoes? Orbigada.
Olha, tambem so fizemos Toqui e Kyto, e a verdade eh que na ponta do papel o custo nao compensou 100% nao (teriamos economizado bem pouquinho se comprassemos todos as viagens de trem avulsas). Mas no dia a dia foi otimo ter os passes, pois tambem usamos bastante em Toquio (ficamos numa bairro que tinha estacoes tanto de metro quanto JR, o que foi otimo e super bem conectado), e era otimo poder simplesmente tirar o passe da bolsa e ir entrando e saindo direto das estacoes, sempter que ficar comprando passes todos os dias, etc, e algumas estacoes sao bem complicadas e gigantes, entao tendo o passe JR acabavamos pegando “atalhos” por dentro de algums estacoes e tal, sem ter que ficar dando muitas voltas…
E tanto em Toquio quanto Kyoto acabamos fazendo algumas day trips e tambem usamos o JR Pass.
Entao apesar de que o custo nao cobriu 100%, a verdade eh que foi beeeeem mais pratico, entao valeu demais!
Obrigada pela resposta rápida, e a PEACH?? Como correu?
Ah eh, esqueci!
Achei a Peach bem boa, e bem padrao com outras low cost pelo mundo (ja viu que eu tenho vaaaarios posts sobre low costs na Asia e na Europa?).
Ou seja, so pode embarcar com uma mala de mao, as malas despachadas sao pagas a parte, se quiser reservar sua poltrona tem que pagar extra e as refeicoes sao todas pagas, alem das poltronas bem apertadinhas.
Normal e basico, como era de se esperar de uma low cost (tirei bastante fotos e vou fazer um post sobre nssa experiencia com a Peach).
Entao nao tivemos surpresas, mas a passagem super baratissima que me atraiu para a Peach acabou saindo pelo mesmo preco de uma outra cia qualquer, mas acabamos optando pela Peach assim mesmo por causa da conveniencia do aeroporto e o horarios dos voos.
Dri!!! Muito legal a idéia dos sacos… Tanto da Isabella quantos os seus… Vou incorporar essa idéia na minha próxima viagem…
Agora o que eu sempre tive curiosidade e nunca vi vc responder é como vc leva os seus chapéus em sua viagem… Na mão/cabeça ou na mala?
Beijos
Tcha, tcham, tcham!!! Magica!! hahahah
Nao, levo tudo na mala, mas tenho um truque sim… (sempre prometo falar sobre isso, e nunca faco, entao como estou comecando as viagens do verao e sempre uso chapau, vou falar sobre isso com calma).
Nossa, como a Isabella está linda e fashion! Amei!!
Adorei a dica de separar os looks da Isabella em saquinhos… Nossa, vou adotar DjÁ!
Eu faço muito o esquema de cores: escolho a cor dos sapatos, por exemplo, e vou colocando na mala somente roupas que combinem com eles. Lenços e cintos são ótimos pq vc pode repetir roupas e eles dão um toque a mais.
Uma curiosidade: as mamadeiras, leite, remédios, etc. estão nessa malinha?? Como você organiza essa parte? Pra mim, sempre é esse o drama, ocupa mt espaço!! E imagino que numa viagem longa deva ser ainda pior! bjs
Sim, foram nessa mala, mas divididas entre a bolsa de fraldas dela que levamos no voo com a gente, e mais algumas na mala do Aaron. Mas nao levo muitas nao… hoje em dia ela so usa mamadeira no maximo umas 3 vezes por dia, e todos os dias lavamos tudo no hotel de noite, entao acho que so levei 6 mamadeiras, sendo que 4 foram na mala de mao pra usar no voo.
Fraldas deixei pra comprar la, leite levei uma lata inteira (que foi na mala do Aaron), e comida sempre deixamos pra comprar na farmacia do aeroporto, que eh bem mais pratico e assim levamos a mao mesmo, sem ter que nos preocupar com peso extra na mala e tals.
Remedios nao levo muitos, faco apenas uma farmacinha pra emergencias mesmo, entao nao ocupa espaco..
Meu drama eh com brinquedos, livrinhos e coisinhas que hoje em dia ela gosta de carregar pra cima e pra baixo e que ocupam muito espaco (nao so na mala mas no dia a dia tambem, pra ficar carregando mil apetrechos para distraila e tals).
Dri, nos restaurantes foi tranquilo para alimentação da Bella?
Obrigada!
[…] Já dei minhas dicas e “técnicas” nesse post AQUI. […]
[…] de mala: Tambem ja falei deles aqui nesse post e em algumas dicas de viagem com criancas, mas vale relembrar o quao util esses “compartimentos” sao na hora de fazer a mala! […]
Olá, vou para o Japão em abril/19, me disseram para não levar roupas coloridas que os japoneses não gostam muito (tipo pink, vermelho etc, cores fortes) é verdade? Devo levar somente branco, preto, cinza?
Nossa, mas nunca ouvi isso antes…. Pode levar qualquer roupa que voce quiser! Heheheh