31 Jul 2014
36 comentários

Trem bala no Japão – viajando entre Toquio e Kyoto

Dicas de Viagens, Japão, Kyoto, Toquio

Quando planejamos a viagem para o Japão, sabíamos que uma das “experiências” que queríamos ter no pais era viajar de trem bala!

Os Shinkansen, como são conhecidos por lá, da companhia Japan Rail (a mesma do JR Pass), cruzam o pais de cima a baixo, conectando as ilhas que compõem o pais e reduzindo distancias e encurtando viagens. Além de claro, toda aquela nerdice da engenharia moderna que não da pra resistir!

Quando estivemos no China, também tentamos viajar de trem bala, mas como as distancias do pais são monumentais (e as burocracias idem), acabou não dando certo (mas adoro viajar de trem pela Europa, e ate mesmo no Egito ou Marrocos!), então viajar de trem bala entre Tokyo e Kyoto era essencial no nosso planejamento!

Até por uma questão de pratica e economia: como compramos o JR Pass (que já expliquei como funciona nesse post aqui), podíamos andar em qualquer trem da rede sem custo adicional (fazer viagens avulsas nos trens bala sao bem caros), e de trem bala a distancia entre as duas cidades eh de apenas 2 horas, saindo do centro de Tokyo e chegando no coração de Kyoto (de onibus sao quase 8 horas, e de avião, apesar do voo ser curto, os aeroportos ficam a cerca de 1 hora de distancia de cada cidade, mais o tempo de check in, desembarque, etc).

A experiência como um todo foi bem parecida com qualquer outra viagem de trem: nao eh preciso chegar na estacao com muita antecedência, pois nao eh preciso fazer check in, e você é responsável por seu embarque, achar seu assento, carregar suas bagagens etc, etc o tempo todo.

Uma coisa que vale muito a pena fazer (e tambem de graca para quem tem o JR Pass) eh reservar seu assento – tecnicamente, estando com o JR Pass na mao, voce pode entrar em qualquer trem, a qualquer hora (bom pra quem prefere nao planejar nada). Mas em compensacao, so podera viajar nos vagoes “sem reserva”, que – quase sempre – estao lotados. Ou seja, potencial para transformar uma viagem super bacana e confortavel num perrengue de busao!

Fazer a reserva tambem eh facil, e ela pode ser solicitada em qualquer posto de atendimento da rede JR (Japan Rail), facilmente identificadas em qualquer estacao JR (de metro e de trem).

Basta apresentar seu passe, escolher qual trem/horario voce quer, e se tem preferencia por algum assento (eu sempre peco poltronas viradas pra frente – se nao passo mal viajando de costas – e como estavamos com a Isabella, tambem pedi para reservar as poltronas da primeira fileira do trem, para ter mais espaco para nossas pernas, pra ela e nossas tralhas.

Preferimos chegar na estacao com antecedencia, pois as estacoes em Tokyo sao GIGA, sempre meio confusas a primeira vista (mas depois vc aprende rapido!) e estavamos com muitas malas. Entao chegamos na plataforma com confortaveis 15 minutos de antecedencia, o que foi otimo!

Eh so procurar a marquinha de seu vagao certinho (sao indicados com marcas no chao ou placas ao longo da plataforma), e pronto, esperar o trem chegar!

Uma vez ja dentro do trem, eh aquele esquema de malas: cada um por si!

Uma vantagem de viajar de trem eh nao ter que se preocupar com franquia de bagagem, numero de itens, peso, liquidos e afins… mas em compensacao, voce eh responsavel por carregar tudo sozinho no embarque e desembarque, e pior, achar espaco pra tudo isso dentro dos vagoes apertadinhos.

untitled (537 of 954)

Todos os vagoes tem bagageiros, mas sao poucas prateleiras, bem apertadinhas, logo na entrada de cada vagao. Ou seja, quem chegar primeiro consegue guardar as malas numa boa, mas quem chegar por utlimos, ja era!

Poreeeeem, como prova da eficiencia Japonesa, quem vai viajar pelo pais com mais calma e mais tempo entre as cidades, pode reservar os servicos de concierge de malas oferecidos por algumas estacoes e aeroportos. Ou seja, uma empresa vai no seu hotel, pega suas malas e as leva diretamente para o aeroporto ou estacao de trem. O mesmo vale para a chegada no pais – voce desembarca, deixa suas malas no balcao de atendimento deles, e umas horinhas depois, suas malas estao te esperando no hotel de sua escolha.

Para nos esse servico nao seu certo, pois o servico tem que ser reservado com antecedencia, e em alguns casos as malas tambem devem ser enviadas com 1 ou 2 dias de antecedencia, e como nossa viagem ja foi rapidinha mesmo, e nem tinhamos tanta coisa assim, nao valeria a pena.

untitled (85 of 148)

Dentro do trem, a viagem de 2 horas entre Tokyo e Kyoto passou voando! (ou na velocidade de um trem bala?! Hehehe Nao resisti a piadinha!)

As poltronas sao super confortaveis e espacosas, com informacoes sobre seu vagao e sobre o trem em Ingles e Japones em todas elas, alem de um vagao bar e um servico de “trem-moca” vendendo bebidas, comidinhas e afins pelos corredores.

Entre os vagoes eles tambem tem banheiros (na versao ocidental – com privada – ou asiatica – buraco no chao) e trocadores de bebe, todos limpos e confortaveis.

Foi o tipo de viagem que voce curte tanto, que na verdade queria que durasse horas sabe?! Foi uma experiencia super legal, alem de nos ter dado a oportunidade de ver mais um pouco do interior do Japao, js que nossa viagem ficou limitada apenas a Toquio e Kyoto (e arredores) mesmo.

Mas, cerca de 2 horas depois chegamos na monumental estacao de trem de Kyoto!! (mas isso fica pra outro post!)

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
36 comentários
30 Jul 2014
12 comentários

Santorini: Onde comer em Oia

Dicas de Viagens, Grecia, Santorini

Eu tenho uma mania muito chata: tudo que vira aquela modinha/febre sem explicação, eu pego implicância na hora! Seja a peca de roupa super na moda, ou o sapato que todo mundo tem, ou o cabelo que todo mundo copia. Não quero nem ver de perto!

Então quando comecei a ler sobre Santorini, imediatamente peguei birra pois TO-DOS os blogs Brasileiros indicam apenas dois únicos restaurantes! Cheguei a achar que só existia o Ambrosia e o 1800 em toda ilha, ou que eles seriam os únicos restaurantes com boa comida + vista bonita da caldeira.

Mas de uma coisa eu sabia: não iria a nenhum deles, e estava determinada a descobrir alguma coisa nova em Santorini!

Pois bem, para minha felicidade, eu estava certa, e o que não faltam em Oia são opções de bons restaurantes, com comida sensacional e vistas incríveis!

E aliais, digo mais: foi impossível comer mal (e sem vista!) em Oia! Mesmo quando paramos rapidinho num café qualquer só pra comer um sanduíche rápido, ou uma salada simples, tudo sempre foi ma-ra-vi-lho-so!

E qualquer birosquinha escondida tinha um terraço, ou uma varandona com mesinhas que se debruçavam pelos penhascos de Oia com vistas de cair o queixo.

Então fiz questão de anotar os nomes de todos os lugares onde comemos, só pra ser do contra, e não entrar na lista dos blogs copy/paste que recomendam sempre os mesmo lugares! #GarotaEnxaqueca

Feredini:

Sem duvida alguma nosso restaurante preferido em Oía! Comida Grega/Mediterrânea de primeira, super autentica, mas sofisticada, com todos os ingredientes locais.

14656258985_176182a8ca

E claro: vistas incríveis para a caldeira!

20140729-221731-80251829.jpg

20140729-221732-80252485.jpg

Batemos altos papos com a dona, que estava lá acertando os últimos detalhes de sábado a noite, e nos disse que o restaurante (que abriu as portas esse verão) esta fazendo tanto sucesso que ela esta até pensando em mante-lo aberto durante o ano, fora da temporada (quanto quase todos os outros da ilha fecham). Então pra quem for pra Santorini fora do período Maio/Setembro, vale a pena dar uma olhadinha e ver se eles estão mesmo abertos!

20140729-221731-80251111.jpg 20140729-221731-80251461.jpg

Nossas escolhas foram: tarrine de favas Gregas com molho de VinSanto (o vinho tradicional da ilha) de entrada, e eu fui de peixe branco do dia, assado com vegetais. O Aaron foi de vitelo, também com molho VinSanto e pure de beterraba. E de sobremesa, brownie de pistachio com molho de butterscotch e sorvete de caramelo salgado (salted caramel).

14469842927_f563fafce7

Lotza Café:

O “castelo” é uma das areas mais disputadas da ilha, pois é de lá que se avista o tão famoso por do sol da Ilha. Só que a caminhada é longa, o sol é forte e depois de um tempinho tudo que você mais quer é sentar numa sombrinha e beber alguma coisa gelada…

20140729-221732-80252830.jpg

E aí que entra o Lotza Café, uma taverna tradicional Grega, cuja porta de entrada esta convenientemente localizada bem ao lado da ultimo degrau na subida (na volta) do castelo.

20140729-221733-80253349.jpg 20140729-221733-80253777.jpg

A entradinha engana, mas lá no fundo esta uma enorme varanda, também com a vista do mar e da caldeira, e com um ventinho gostoso que ajuda na recuperação do calor! A comida lá é mais simples, mas pra não errar, basta pedir a “salada da casa” (Grega, claro!), um Sluvaki de frango (espetinho de frango) e molho tzaziki (aquele molho feito a base de iogurte grego). As massas e sanduiches tambem sao uma boa pedida!

Skiza Cafe:

Outra ótima opção pra almoço ou lanche, mas principalmente para café da manhã ou brunch! Eles tem uma pastelaria propria, com muitas opcoes de bolos, pães, sanduiches feitos na hora e sucos de fruta fresca. Na hora do almoço, as saladas e pizzas também sao otimos!

14633322356_2ca74ff6c9

20140729-221730-80250724.jpg

E adivinhem?! Uma vista pro mar de cair o queixo!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
29 Jul 2014
2 comentários

Atenas: Hotel Intercontinental Atheneum

Atenas, Dicas de Viagens, Grecia

Eu ja dei a dica de roteiro em Atenas, e de um restaurante com a vista da Acropoles, entao como muita gente pediu a dica do hotel onde me hospedei, aqui esta: Intercontinental Atheneum.

BudapestGreece (529 of 555)

Pra falar a verdade, o Intercontinental nao foi minha primeira opcao – eu ja conhecia o Hilton Atenas alem de ser quase do lado do escritorio da minha empresa na cidade. Mas nessa epoca do ano a Grecia fica lotada, e achar bons hoteis eh sempre dificil.

BudapestGreece (528 of 555)

Mas gostei bastante do Interncontinental, e recomendo!

A localizacao era um pouco mais afastada do centro turistico da cidade (nao dava pra fazer nada a pe), mas em compensacao eles tem uma van que pega e leva os hospedes aos principais pontos da cidade a cada 10 minutos (muito pratico!), alem de ter todos os servicos de primeira esperado num hotel internacional.

BudapestGreece (522 of 555)

Os quartos eram espacosos, modernos e recem reformados, muitos deles com a vista da Acropoles; alem de um otimo spa, piscina e um restaurante e bar na cobertura do predio com uma vista linda da cidade e do Partenon!

BudapestGreece (527 of 555)

No terreo do hotel ainda rola um mini shopping com muitas lojinhas legais (e muitas delas com tax free!), alem de outros restaurantes e bares (o hall do hotel eh enorme e bem bonito!).

Mas o principal foi o preco, que achei justissimo para um hotel desse porte e qualidade, em plena alta temporada na Grecia (150€ por noite num quarto duplo!)!

Intercontinental Atheneum

Avenida Vassilissis Sofias 46, Atenas

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
2 comentários