O processo é longo, mas delicioso – ao longo do anos, ha muitos anos, a cada viagem temo suma tarefa: qual o enfeite de natal dessa viagem?
As vezes acabamos comprando alguma coisa meio nada a ver só para não deixar a viagem passar em branco, outras vezes achamos aquele enfeite perfeito que representa fielmente o lugar, ou nossas memorias da viagem, que é justamente o propósito da coleção de natal!
O natal de 2014 comemora o 10º aniversario da mina coleção de natal, que começou como quem não quer nada, durante os meses que passei estudando na Itália (e depois fui para Espanha, e acabei aqui em Londres), como uma maneira fácil de adquirir souvenirs das minhas viagens, mas que ao mesmo tempo fossem fáceis de transportar (afinal estava vivendo um momento vida-de-estudante-cigana-nomade) e que não significassem uma (futura) casa cheia de quinquilharias sem valor.
O engraçado é que nessa época eu nem gostava tanto de natal não – mas sempre tive fascínio pela decoração da época!
Então nesse fim de semana, enquanto montávamos nossa arvore, eu fui postando algumas fotos no Instagram e ia mostrando pro Aaron as fotos em que fui tagada por leitores e blogueiros que começaram suas coleções de enfeites de viagem inspirados pela mina coleção (#ObrigadaPeloCredito) e o Aaron me perguntou: Mas afinal, de onde veio sua ideia de começar a coleção?
E eu me lembro perfeitamente bem onde foi e qual foi meu primeiro enfeite: na cidade de Assisi na Itália, dentro de uma lojinha de souvenirs da Catedral de São Francisco de Assis, e minhas amigas Canadenses estavam se esbaldando nas compras de souvenirs. No cantinho da loja tinha uma arvore (que para falar a verdade acho que não era de natal, afinal era Maio!) repleta, lotada de mini cruzes e terços com a Imagem de Jesus (a típica imagem da Igreja de Assisi) – e pronto: a lampadazinha de uma boa ideia se ascendeu na mina cabeça, e imediatamente comprei a tal da cruz e dai para frente comecei a coleção!
Óbvio que eu não fui a primeira, nem serei a ultima a ter essa brilhante ideia (se não, não existiriam tantas lojinhas mundo afora vendendo enfeites de natal temáticos!), mas ainda estou para conhecer uma arvore que seja única e exclusivamente decorada apenas com enfeites de viagem! :-)
Mas vamos ao que interessa! Os enfeites do ano e como ficou nossa arvore em 2014:
2014 foi um ano interessante, onde tivemos a oportunidade de revisitar muitos lugares. Por um lado isso significa que certas viagens eu simplesmente nem comprei um novo enfeite (como por exemplo, Budapeste, na Hungria, pois ja tenho um enfeite de la que eu adoro), e para outros lugares foi uma oportunidade de achar novos – e mais bonitos – enfeites.
A primeira viagem, e enfeite do ano foi ainda em Janeiro, quando visitamos Chamonix na Franca e subimos o Anguille du Midi.
Em marco, viajei com um grupo de amigas para Varsovia, na Polonia, e nao resisti a essa bola de natal de porcelana pintada a mao, um produto típico da regiao.
Em Abril, fizemos a grande viagem do ano: Japao e Coreia do Sul! Nao foi mentir e dizer que foi fácil achar algum enfeite por la nao…. Nao foi! Mas no Japao acabamos achando esse sino em Toquio, que meio que parece com uma bola de natal.
Mas em Seul, acabei me contentando com esses mini tambores com as cores nacionais.
Logo no começo de Maio voltamos a Turquia, mas dessa vez fomos a Bodrum, na Costa Esmeralda – nada mais representativo da cidade do que seus histricos moinhos de vento!
Ja junho foi o mes de uma viagem dos sonhos: Santorini na Grecia!
A próxima grande viagem do verao Europeu foi pela Costa Amalfitana, na Italia, com passagens por Capri:
E por Sorrento, com o enfeite de porcelana que eh um mini-limao!
Em Outubro passamos uma semana inteirinha explorando o interior da Franca, pelo Loire Valley e Mont Saint Michel (que ainda estou devendo posts!!!).
No Loire Valley foi impossível achar enfeites de Natal! Acabei comprando um cavaleiro de plástico na seção de brinquedo de uma loja de souvenir em um dos castelos, mas que no fim das contas acabou ficando fora da arvore esse ano…
Mas Mont Saint Michel nos presenteou com uma linda bola, com a imagen da cidade pintada!
E ainda tivemos uns dias em Nova Iorque, onde eu não comprei nenhum enfeite novo, pois o que comprei numa das últimas viagens é um dos meus preferidos evah!
E por fim, um fim de semana em Marrakech, no Marrocos – mais uma viagem “repetida” e de onde eu já tinha um enfeite, mas achei que retornar a cidade depois de 10 anos, e junto com mina família, foi um momento especial suficiente que valei um novo enfeite, que eu e o Aaron escolhemos juntos! Essa estrela forjada em ferro pelos corredorres do Souk e com vitrais coloridos!
E por fim a constatação de que preciso de uma nova arvore, BEM maior que essa, urgente!
Esse ano foram nada mais, nada menos que 3 caixas enormes de enfeites que nem sequer abrimos, pois já não tinha mais espaço na arvore! :-)
A Isabella ate que se comportou muito bem ao redor da arvore – logo que abrimos a caixa e começamos a montar tudo, ela cismou que alguns galhos eram “é da Bella’s” e não queria devolver de jeito nenhum! Hheheeheh
Mas como vocês podem ver pelo video time-lapse que fizemos da montagem, ela não deu muita atenção aos enfeites nem a arvore nao…
(Desculpem a qualidade péeeeeeessima da imagem – fiz o time lapse com a GoPro que é bem ruizinha em termos de qualidade de fotos…)
Mas como o seguro morreu de velho, para prevenir acidentes, amarramos a arvore no móvel e radiador que fica bem ali atrás, para evitar que a arvore caia em cima dela caso ela puxe alguma coisa com mais força.
E claro, na parte de baixo da arvore entraram só os enfeites que não quebram! Claro que rolou aquele papo “Não pode mexer”, mas aos (quase) dois anos de idade, tenho certeza que ela não registrou a informação e ainda vai mexer muito nos enfeites pelas próximas semanas!
Mas isso faz parte!
Uma leitora, que também começou a colecionar enfeites de viagem recentemente, comentou no Instagram que fica com receio de usa-los por medo de algum estragar, ou quebrar e tals, já que são memorias tão estimadas da viagem…. Então ela me perguntou o que eu fazia para “desapegar”…
Gente, desapegando… Claro que cada um conta uma historia diferente, e são memorias incríveis e insubstituível daquela viagem, mas ao mesmo tempo são apenas bens materiais! Um enfeite quebrado não acaba com as memorias da viagem e dos bons momentos vividos em determinado lugar!
E sim, acidentes acontecem, e tenho certeza que agora com a Isabella em casa, esses acidentes acontecerão ainda mais frequentemente… e assim a vida segue, e faremos mais e melhores memorias!
P.S. Esse ano mesmo sofremos a casualidade de perder o enfeite de Cracóvia indo pelos ares… Um bola de vidro finíssimo com a imagem da catedral da cidade pintada a mão… mas o Aaron a derrubou no chão e não sobrou nada para contar historia!
Acontece!
(Mas pelo menos por coincidência esse ano estive novamente na Polônia e comprei um novo enfeite em Varsóvia, que mostrei ai em cima!)
Quem quiser ver as arvores dos últimos 7 anos, é só clicar na Tag #ArvoreEverywhere!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Que ost mais gostoso de ler. Eu tb adoro minha aravore de natal. So que aqui em casa temos que protege-la de outro perigo: ao inves de uma crianca de 2 anos temos 2 gatas de 3 anos…
[…] Dri Everywhere – Árvore de Natal 2014 […]
Parece que vocês montaram rapidinho a árvore (vendo pela luz da janela). Lá em casa era o dia inteiro fazendo toda a decoração de natal.
Que lindo!
Adorei o vídeo e o post!
Vcs são uma família incrível, sério!
O post mais esperado do ano! =)
Marido e eu começamos com uma batidissima coleção de ímãs de geladeira e só a partir do ano passado começamos a procurar enfeites de Natal. Estamos com dois: um bondinho cheio de neve de São Francisco e um “chaveirinho” do Kinkaku-ji beeem douradão que adaptamos…
Se quiser dar uma olhada na nossa árvore [ainda sem todos os enfeites, também sempre tem um Elmo escondido pra sacanear o marido que odeia a referência que fazem com o nome dele], tem uma foto aqui: http://websta.me/p/856076772335883973_20870708
=***
Dri, qual eh o modelo da sua GOPRO?
Vc já falou algumas vezes que não gostou, mas eu fiquei MALUCA na qualidade das fotos que fiz em algumas viagens. Será que o problema não está no modelo e/ou na configuração?
A minha eh a gopro hero 3+ black
Beijos
É esse mesmo a Hero 3 Black.
Acho que é uma questnao de referencial, e depende demais de quais outras câmeras voce usa.
Mas acha que a Go Pro é “boa” realmente não da.
Ela serve seu propósito, é verdade, e acho que deva ser muito útil pra muita gente. mas pra mim e pro Aaron não deu certo mesmo.
Oi Adriana. Tudo bem? Confesso que nunca tinha visto ou ouvido falar de uma árvore de natal como a sua. Adorei a ideia e quando uma amiga foi a Alemanha no Natal, pedi uma bolinha pra minha árvore. E vendo suas fotos vi uma gaita de fole escocesa igualzinha a minha. Então já sabe, né? a gaita de fole vai para a árvore também. Adoro suas dicas, tenho seguido várias nas minhas viagens. Um beijo no coração. Linda família a sua.