Enquanto estávamos na Itália a umas semanas atrás, não tive duvidas na hora de passar o fim de semana todo em San Marino e deixar Bologna de lado. Mas tinha uma única coisa que eu não conseguia tirar da cabeça: comer uma boa massa a bolonhesa, em Bologna!
Eu sei que é super bobeira, mas sabe essas coisa de sonho mesmo? Coisas a fazer antes de morrer?
Então, Bologna sempre estava na minha “lista” pura e simplesmente pela comida!
Então quando comentei isso com nossa guia, na mesma hora ela recomendou seu restaurante preferido em Bologna: Osteria dell’Orsa
Ela avisou que o restaurante fica numa rua meio escondida, sem nada muito turístico por perto (ou seja, não poderíamos conciliar almoço com um passeio rápido pela cidade), e geralmente sempre tem fila nos fins de semana.
Mas garantiu que a qualidade da comida e a autenticidade da experiência compensaria, e era justamente isso que queríamos: ragú alla Bolognese de acordo com o gosto dos Bolonheses!
O restaurante eh todo em estilo “cantina”, com mesas grandes divididas por varias pessoas, e o menu de cada dia eh escrito numa louza ao lado da porta, de acordo com a estação do ano e os ingredientes disponíveis.
O serviço (mais italiano impossível) é rápido e eficiente – eles estão sempre lotados mas conseguem servir todo mundo sem delongas (estava uma fila enorme pro almoço de domingo, mas sentamos em menos de 20 minutos).
E tudo muito sem frescura: a bruschetta pugliese vem servida na tábua de cortar pão, e a massa e lasagna já servida no seu prato, diretamente to “tacho”!
Logicamente escolhi o Tagliatele al Ragu (que eh como os Bolonheses chamam nosso “molho bolonhesa”) e o Aaron pediu Lasagna Bolognese – com bruschetta de entrada e insalatta caprese pra acompanhar!
O total da conta deu menos de 40€ pra nos dois e foi daquelas experiências que vou guardar pra sempre – e a pedido do Aaron vou tentar me esforçar pra não virar daquelas velhas reclamonas e não passar o resto da vida reclamando que todos os molhos bolonhesa do mundo são péssimos “porque quando eu comi um ragú alla bolognese em Bolonha…”!
(vou tentar, mas não garanto!)
Via Mentana, 1 – Bologna
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Também já comi macarrão a bolonhesa em Bolonha. Foi indescritível, e eu também pensava que era algo que eu não poderia deixar de fazer antes de morrer :)
Rá!! Bolonha imperdível. O paraíso das comidinhas gostosas. Cidade linda e cheia de vida, com comércio, ótimos locais e restaurantes. Estivemos por lá há pouco tempo e fizemos alguns posts para o blog.
Um abraço…sua bebê é fofa.
Ahahaha adorei! Tambem serei dessas velhinhas reclamonas mas como no meu caso destruo a culinária típica por onde passo o meu marido vai ter muito mais trabalho hahaha
Bjs
Dani Bispo
Tambem já tive este privilegio de comer uma bolonhesa em Bolonha e , realmente, nada se compara com este molho. Bjs
Nossa, que legal que vc esteve aqui em Bologna. Quando vc começou a postar que estava na Italia, eu cheguei a pensar em te escrever para dizer que caso vc estivese em Bologna, iria convidar vcs, a irem em uma churrascaria brasileira que eu trabalho aqui em Bologna! Quando vc voltar para cá o convite está aberto!!
Bologna é linda!
Que ótimo post! Parabéns!
Fiquei muito contente em lê-lo ;)
Morei um ano em Bologna e esse foi o meu “restaurante” preferido, pois é perto da Universidade, tem uma ótima qualidade e é barato!
Abraços
Dri, uma curiosidade o que a Bellinha come nessas ocasiões ? Bjs
Pedaços da salada (ela adora tomate e pepino), pedacinhos do macarrão e de pão e um potinho com comida de bebê.
Eu sempre levo uns potinhos de comida orgânica de bebê em nossas viagens, mas sempre deixo ela provar e comer um pouco da nossa comida também (faz uma sujeirada, mas ela adora “participar” da refeição, e eu adoro que ela já esta aprendendo a mastigar comidas mais sólidas, e principalmente esta aprendendo a apreciar diferentes sabores e comida “de verdade” – porque convenhamos que comida de bebe é muito sem graça)
[…] na culinária” dos lugares, e acho o máximo poder fazer coisas bobas como comer Spaghetti Bolonhesa em Bolonha. Ou comer um Frango Kiev, em Kiev. Salada Grega, na Grécia. Pizza Napolitana, em Napoles. Coisas […]
Vi sua msg e decidi ir neste restaurante. Muito bom!! Muito mam. Obrigado pelas dica