Construido com a intenção de seguir os moldes (arquitetônicos) do templo Dourado Kinkaku-ji, o Ginkaku-ji, conhecido como “Templo Prateado”, parece ter esquecido de um detalhe: ele não é prateado!
Mas na verdade, essa era a intenção original do projeto de 1482, onde o pavilhão seria forrado com folhas de prata, que acabou não acontecendo depois da morte do Imperador.
Aliais, o templo nem sequer foi concluído, e o que vemos hoje em dia eh apenas sua construção parcial, mantido como visto pelo Imperador pela ultima vez antes de sua morte, e mantido assim por seus descendentes, de acordo com a filosofia “wabi-sabi” do ensinamento budista (que eh muito legal e vale a pena a leitura sobre! O Wabi-sabi prega que devemos aceitar a imperfeição das coisas, e que descreve beleza como uma coisa que seja “imperfeita, incompleta e não permanente” – ensinamento de ouro que o mundo ocidental esta precisando aprender a praticar!).
Hoje em dia o apelido de “prateado” permanece, não por causa do templo propriamente dito, e sim por causa do jardim a sua volta.
A começar pelo Ginshadan, uma areai em tons de cinza e prateado e dominam a entrada do templo. Sabe aquelas bandejinhas de areia japonesas, que as pessoas comprar pra “relaxar”? Então, é tipo isso, soque numa tamanho mega.
A perfeição do desenho das ondas da area são incríveis, que parece que vão mudando e “ondulando” dependendo do ângulo que você os vê.
E bem no centro esta o Kogetsudai, um “morrinho” feito da mesma areia e que simboliza o Monte Fuji.
E por fim o jardim a sua volta, com aquela perfeição de laguinhos, plantas, flores, e arvores minuciosamente podadas para criar um ambiente praticamente artificial, como se estivéssemos andando pelo set de um filme!
Mas uma das principais atracoes do templo Ginkaku-ji eh na verdade o fato de que ele marca o inicio do caminho conhecido como “Trilha dos Filosofos”.
O nome eh herdado dos estudiosos e filósofos que vinham estudar por lá, na beira do riacho e embaixo das arvores, mas essa area vira visita obrigatória em Kyoto durante a primavera, quando as Sakuras estão em flor, ou no outono, quando as folhas das arvores “Japonese Maple” se tornam incrivelmente vermelhas!
A trilha completa, tem apenas 1 ou 2 quilômetros de distancia, mas nos passamos horas por lá, praticamente uma tarde inteira, pois o lugar realmente é incrível.
Mas claro, não esqueçam que nos estivemos por lá bem na época das cerejeiras em flor, que foi um espetáculo a parte!
Mas foi bem legal também ver de perto uma região mais residencial e menos “urbana” de Kyoto, ver casas de famílias Japonesas e entender um pouco melhor como as pessoas vivem por la.
O caminho eh repleto de ruas paralelas que sobem as montanhas de Quioto e ponteado de outros templos – então foi difícil manter o foco e tentar chegar ate o fim sem nos distanciar demais do riacho, que marca a trilha principal.
Acabamos desistindo de entrar em outros templos pelo caminho, so pra pdoer andar com calma e curtir essa trilhazinha – talvez esse passeio nao seja tao atrativo nem valha tao a pena em outras epocas do ano (afinal sao as flores das Sakuras que deram o toque especial), mas se sua viagem a Kyoto coincide com Primavera ou Outono, separe muitas horas pra passar por la!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Muito bacana o seu blog, as descrições e as fotos! Adoro viajar nestes posts! Keep them coming ;-)
Lindo o seu batom :)
Qual é?
Eh um gloss da Clinique! Nao sei o nome da cor certinha, mas vou ver e te digo :-)
Uau!!! Que templo mais lindo e os tons da vegetação ao redor dele complementam a beleza. Lugar comum dizer que as suas fotos ficaram maravilhosas,né? rsrrs.
Bjos e como amanhã já é sexta… bom fds!! :)
Foram as japonesinhas que pediram pra tirar foto com vcs? rsrsrsrs. Mais uma vez fazendo sucesso mundo afora!!
Cada foto beelaaaaa!!
Teve algum momento de dúvida ou perrengue em relação ao idioma? Foi tranquilo??
Beijão
Ola, que mês VC foi?
Abril 2014.
Começo ou fim? Tava muito frio?? :)
Mais um Dri, como vcs usavam NET , conseguiram algum chip? Pois li q lá não tem como comprar chips…..
Só no hotel (alguns grátis, alguns pagos), ou se desse sorte de ir num restaurante com wifi e essas coisas.