O mercado de Natal da cidadezinha Esslingen me foi descrito como “uma viagem no tempo” – porque por mais que a gente sempre leia sobre a história dos mercados de Natal na Alemanha e tals, a verdade é que todos foram se modernizando ao longo dos anos/séculos.
Bem, Esslingen não!
A começar pela cidade ma-ra-vi-lho-sa! Descrever a praça do mercado como “histórica” é até uma ofensa – a cidade oficializou seu mercado bem na rota que conectava o norte da Alemanha e a Italia no ano 800 (sim, 1200 anos atrás!), pois era a única cidade que na época tinha uma ponte que cruzasse o rio Neckar (a ponte existe até hoje!), e foi oficialmente reconhecida como uma cidade-mercado na rota oficial em 866!
Nem todos as casinhas e edifícios na praça tem 1200 de idade, mas as construções foram evoluindo e se reconstruindo ao longo dos séculos, mas sempre mantendo o estilo da região e esse clima de “cidade cenográfica”.
E isso fica óbvio no mercado de natal, pois com uma cidade dessas as barraquinhas do mercado nem precisam se esforçar muito pra chamar atenção nem ficar com “cara” de natal!
Não parece que você esta no meio daquelas cenas de natal com casinhas Alemãs em miniatura?! Pois é, só que é de verdade!
E o “weihnachtsmarkt” (mercado de natal em Alemão. Não esquece de recuperar seu fôlego depois que você tentar pronunciar essa palavra!) se mantêm verdadeiro a história medieval da cidade.
Todas as barraquinhas vendem produtos tradicionais e artesanais da região, bem folclórico mesmo.
Todos os vendedores estão vestidos em trajes medieval, e várias das barraquinhas expõem um artesão fazendo algum artefato da idade média:
Tem o carinha derretendo vidro, um outro forjando espadas de ferro na brasa. Outra barraca ensina a usar o arco e flecha enquanto outra barraquinha ensina a domar uma coruja ou a lutar com espada.
Quase tudo é super interativo, e até mesmo os brinquedos do mercado, que em outros mercados são carrossel, roda gigante e carrinho bate-bate, etc, em Esslingen também são “medievais”!
Tem uma roda gigante de madeira que “roda” a mão (dois carinhas com roupa medieval girando uma maçaneta gigante!) e um outro jogo tipo “tiro ao alvo”, mas que as crianças tinham que acerta uma pedra num ovo! Umas coisas muito esdrúxulas, mas tão original e diferente!!
Claro, não dá pra deixar de lado a parte gastronômica dos mercados de natal: se você vive de dieta, liberte-se!
Vinho quente (GlüWhine), salsichão no churrasco, frutas cobertas de chocolate, biscoitos de gengibre, e na região de Stuttgart a especialidade local é o Kassespatzel, uma massa tipo um mini-gnochi com molho de queijo puxa-puxa que é de enlouquecer!
Quando estávamos planejando a viagem pra Stuttgart nos recomendaram Esslingen (o chefe do Aaron é Alemão, então sempre uma boa fonte de dicas de lá!), mas eu não tinha certeza se ia dar tempo ou não.
E como gostamos demais do mercado de Stuttgart, pensamos em ficar por lá mesmo – mas depois que algumas leitoras também recomendaram Esslingen no Instagram, eu resolvi dar mais uma pesquisadinha e como era perto e fácil de chegar resolvemos arriscar. Melhor decisão EVAH!
Acabamos passando o dia quase todo por lá e desistimos dos planos do resto do dia!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Oii Dri! Como vocês chegaram até lá?? Vocês alugaram carro??
beijos
P.S. A Isabella está a sua cara!!! Vocês tem o mesmo sorriso!
Trem! Demora uns 20 minutinhos so, saindo da estacao central em Stuttgart – super facil! E barato, custou tipo 5 Euros ida e volta pra nos 3 :-)
Obrigada por responder!! 😀 Esperando ansiosamente por mais um post da série “meu peru não morreu na véspera”! Que vocês tenham um lindo Natal!! bjs
Que máximo esse post. Dri, qual batom você está usando na ultima foto desse post? É uma cor linda!!
Beijo!
Eh o “Flat Out Fabulous” da MAC – um rosao bem “choque” que fica lindo na boca! :-)
Oi Dri,
Que show esse post! A cidade é demais mesmo!! Você tem algum hotel bom para me indicar em Esslingen? Estou planejando ir para a Alemanha em breve e acho que vou dar uma passada por lá. Quantos dias você recomenda para Esslingen?
Adoro o seu blog, sempre dou uma passadinha por aqui pra espiar umas dicas de viagem! Obrigada! Beijos
Ficamos hospedados em Stuttgart, no Le Meridien, que eh praticmente em frente a estacao central de trem, de onde pegamos o trem pra Esslingen – que fica a apenas 20 mins de distancia de Stuttgart (achei que valeu mais a pena ficar em Stuttgart mesmo, pois tem bastante coisa legal pra ver por la!)
http://www.booking.com/hotel/de/le-meridien-stuttgart.en-gb.html?aid=364521;sid=751726eb85e7908bb4b4922a88849597;dcid=1;no_rooms=1;req_adults=2;req_children=0&
Dri, você está arrasando nos looks! Eu adoro looks de inverso, amei essa touquinha, e essa bolsa na transversal, show! É Balenciaga, não é? Sou sua fã em tudo!
Sim, é Balenciaga!
Obrigada!
Ai saudades de passear num desses!! Quanto mais ao estilo medieval, melhor o Weihnachtsmarkt!!
Oi Dri!!
Feliz natal para família Everywhere!
Uma peguntinha aleatória, vejo que você tira muitas fotos com o Iphone para o Instagram, isso deve sobrecarregar a memória do celular, certo? Eu estou com esse problema, falta de espaço para armazenamento, pois embora eu descarregue as fotos no computador, eu gosto de tê-las no celular para ver a hora que eu quiser. Você usa algum app que faça scan e limpeza para iphone que poderia me indicar?
Bjs.
Acho que não existe milagre não, até porque uma app que armazene as fotos, ainda assim ocuparia espaço da sua memória.
Eu baixo as fotos pro computador, pro Cloud e depois apago do celular…
Adorei o post! Eu tinha comentado aqui que ia visitar pela primeira vez um mercado de Natal. Fui em alguns mercados de Munique há umas semanas e adorei :)) Muito obrigada pelas dicas. Realmente na Alemanha o Natal é muito diferente, nunca tinha visto nada igual. A atmosfera de Natal parece muito genuína, as comidas e bebidas são deliciosas e os enfeites maravilhosos! Suas fotos traduzem bem isso. Agora fiquei com vontade de conhecer os de Stuttgart, Esslingen, Berlim… :-)
Queria aproveitar pra perguntar se você conhece o Geffrye Museum, fica por perto da região de Shoreditch, se não me engano, que também achei super legal! Eu estive fazendo um curso de Coolhunting aí em Londres e a professora nos levou lá em uma das aulas. O museu mostra a evolução das casas inglesas ao longo do tempo, e agora estava tendo uma exposição que mostra também como o Natal e as decorações na casa foram mudando com o tempo, e é muito bem feito, até os brinquedos que aparecem em alguns cômodos traduzem o espírito da época que o cômodo representa. Achei super interessante!
Bjs,
Paula.
Dri, nada a ver com o post, mas acabei de voltar de uma viagem com minha filha de 1 ano, em 1 esquema super tranquilo, na praia. Mesmo assim perdemos um pouco do jantar, pois fizemos questao de coloca-la as nove, no maximo p dormir. Vc uma vez comentou q a isabella e bastante regradinha tb, mas vcs conseguem jantar numa bos mesmo assim? Nao fica meio corrido? Ou vcs nas viagens costumam colocar ela p dormir um pouco mais tarde, p aproveitarem mais?
Outra coisa, sua filha dorme tranquilamente com os avos, mesmo sem ve-los sempre? A minha, e impossivel….
E vejo q vcs sempre conseguem sair a noite, mas nao ficam exaustos no dia seguinte? Nos nunca saimos pq no dia seguinte nossa filha as 7 ja esta de pe.
E os terrible two, ja chegaram p a Bellinha? A minha anda tao teimosa e birrenta!
Desculpe tantas perguntas mas e que vcp arece levar com tanta desenvoltura a maternidade! Para mim, e tao deficil, principalmente pelo cansaco. Obrigada
Em relação a sair pra jantar tem que abrir mão mesmo – ou jantamos no hotel, ou fazemos um esquema mais corrido, ou então planejamos as sonecas dela de maneira que ela consiga ficar acordada até mais tarde pra podermos jantar com mais calma. Mas na grande maioria das vezes aceitamos que viajando com ela, o jantar não é prioridade e sim os horários dela.
Se for um lugar que vão rolar eventos, jantares com amigos e afins, tentamos coincidir com os avós ou levamos a babá, para que alguém fique no quarto com ela a noite, enquanto saímos até mais tarde.
E sim, a fase birrenta já começou! :-)
E não vejo a hora de acabar…
NO dia seguinte ela também acorda lá pelas 7 ou 8 da manha, mas sempre dormimos relativamente cedo de qualquer maneira, então não é o fim do mundo…
Oi dri, acabei de voltar da Italia (fui pela 1a vez) e, como leitora antiiga do seu blog, foi sensacional seguir dicas suas antigas que eu li a tempo real aqui tantos anos atras!! Fico torcendo pra que vc blog pra sempre, mesmo quando estiver bem velhinha viajando com os seus netos (imagina?), mas fico na torcida. Feliz ano novo!
Estaremos viajando pela Alemanha e minha esposa faz aniversario dia 31/01. Gostaria de uma sugestao sua, de uma cidade maneira pra passarmos a noite, dentre as que voce conhece, considerando que e estaremos saindo de Fussen e seguiremos viagem pra Cologne pelo vale do Reno. Nessa rota e considerando essas duas cidades inclusive, voce teria aguma cidade que voce consideraria das mais interessantes pra passarmos esse dia?
Oi Edurardo,
Que pergunta dificil! :-) A Alemanha tem cidades lindas demais! Muito dificil escolher!
Mas se voces ja vao passar por Munique e Fussen, passando pela regiao do Reno, entao o que nao vao faltar serao otimas opcoes de lugares lindos!
Esslingen eh outra otima opcao, mas nao sei se estara no meio do seu caminho ou nao…
Se eu fosse voce, faria uma pesquisa pra descobrir se existe algum hotel/castelo que voces possam se hospedar nessa noite em alguma cidade pelos arredores do vale do Reno.
Quando fiz esse passeio de barco (tem um post antigo aqui no blog se voce quiser dar uma olhada) lembro que alguns dos castelo no vale do Reno tinham sido convertidos em hoteis, e ja me hospedei em alguns “palacios” aqui na Inglaterra e a experiencia eh sempre maravilhosa!
Entao acho que seria uma otima opcao pra fazer o aniversario dela ser especial, mas sem sair demais do seu roteiro.
Aqui tem algumas opcoes: http://www.booking.com/searchresults.en-gb.html?aid=364521;sid=751726eb85e7908bb4b4922a88849597;dcid=1;class_interval=1;csflt=%7B%7D;dest_id=2774;dest_type=region;idf=1;no_rooms=1;or_radius=0;review_score_group=empty;score_min=0;si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi;src=index;ss=Upper%20Middle%20Rhine%20Valley%2C%20Germany;ss_raw=rhine%20valley;ssb=empty&;;nflt=hoteltag%3D12%3Bhoteltag%3D3%3B;unchecked_filter=hoteltags
(Dica: os hoteis que tem como nome “Schloss” sao castelos de verdade!)
Tipo esse, por exemplo: http://www.booking.com/hotel/de/romantik-schloss-rheinfels.en-gb.html?aid=364521;sid=751726eb85e7908bb4b4922a88849597;dcid=1;ucfs=1;srfid=0d621b500ebec3fbec027374d14daad9d519b386X7;highlight_room=
Legal Adriana, muito obrigado pela rapida resposta e pelo carinho de enviar os links junto. Fantastico esse castelo de St Goar, vou ver se consigo as reservas nele agora mesmo, acho que vai ser um aniversario diferente esse num Castelo ne? :-)
Ja li todos os seus posts do Vale do Reno, pesquisei tb sobre Esslingen que vc falou bem por la, etc. Todas as cidades parecem muito maneiras, incrivel, ficou dificil decidir, por isso achei mais prudente lhe pedir uma opiniao mais pessoal.
Aproveitando, descobri seu site por acaso uns 3 anos atras, qdo vi um video que vc fez andando pelas ruas no Libano. Na ocasiao estava indo conhecer o Libano (fantastico lugar nao?) e achei seu site com uma riqueza de detalhes tao grande, que deu a impressao que eu estava realizando a viagem junto. Desde entao, sempre que estou planejando viajar pra algum lugar passo por aqui antes, e sem excecao, todas as vezes sempre saio com varias boas referencias. PARABENS!!!!!
Oi Dri, tudo bem? Poderia me dizer qual o mercado de Natal que mais gostou de visitar? Queria visitar um esse ano… Quantos dias vc indicaria pra conhecer Stuttgart? Muito obrigada!
Ai que pergunta dificil!!! :-)
Eu gostei MUITO d todos que ja visitei ate hoje – sempre pesquiso bastante antes de decider qual Mercado de natal do ano e sempre sei que sera uma dica certeira!
Entao qualquer um deles que ja postei aqui no blog seria uma otima Escolha!
Se eu tivesse que fazer uma listinha “top”, achoq ue tanto Stuttgart quanto Munique estariam no topo da lista, por serem muito impressionantes e imponentes.
Mas esse mercadinho de Esslingen eh super fofo e original, numa cidadezinha bem medieval “de verdade”!
Os Mercado se Berlin tem a super vantage de, bem, de estar em Berlin, que eh uma cidade incrivel!
E o mesmo motive justificaria uma visita ao Mercado de natal de Vienna ou Salzburgo na Austria, que tambem sao lindos, em cidades ainda mais lindas!
Os mercados da Suica sao mais fraquinos em termos do Mercado propriamente dito, mas emcompesacao, tem aquela paisagem incrivel nos Alpes e a chande de visitor outras cidadezinhas nos arredores…
Ai, ta vendo!
Impossivel me decidir!
Muito obrigada por responder. Vou tentar me decidir em qual mercado ir… Mas tem que ser logo, ne? Afinal estamos ha poucos meses do final do ano!
Dri, estranhamente eu nao recebi email avisando que vc respondeu no post. Pq sera? Uma vez fiz uma pergunta no Beuty everywhere, mas agora nao lembro em qual post exatamente pra ver a resposta… Eu cliquei na box “notify me of followup comments”, mas mesmo assim nao recebi.
Ainda bem que eu lembrava desse post e vim dar uma verificada se vc tinha respondido.
Obrigada novamente. Falo mto de vc e da Bella pro meu marido que parece que eu conheco vcs, sabe? kkk…
PS: tb moramos em Londres!
Bjo
Pois eh! Tem que corer, principalmente por causa de hospedagem, ja qu geralmente os mercados sao em cidades menorzinhas com poucas opcoes!
Reservei nossa viagem pro Mercado desse ano em Junho e ja so encontrei 3 hoteis disponiveis na cidade toda! #papainoelpira