Depois de muito tempo de enrrolação, finalmente saiu o roteiro de viagens de Madrid.
Dicas de viagens sobre a Espanha é um dos principais motivos que tras muita gente até aqui, e pra mim, as dicas até que estão todas aqui, mas esta tudo tão espalhado, com posts aleatorios de quando eu morei lá e mais uns outros posts das viagens que fiz pra Madrid nos ultimos anos, e realmente faltava um guia completo e objetivo pra quem quer encaixar uma viagem a Madrid em seu roteiro.
Pra começar, quantos dias ficar em Madrid? Na verdade isso é o mais dificil de definir, pois “turisticamente” falando, Madrid é pequena, e tem relativamente poucas coisas pra ver, então teoricamente uns 2 ou 3 dias são mais que suficientes.
Mas por outro lado Madrid tem muita coisa pra fazer, e como já disse outras vezes, Madrid é uma cidade pra ser vivida e nao apenas “visitada”. Então mais importante que quantos dias ficar por lá, eu recomendaria quantas noites ficar por lá – mesmo que voce não tenha a menor intenção de cair na gandaia, aidna sim Madrid oferece uma inifnidade de otimos restaurantes, bares de tapas, lojas que ficam abertas até tarde noite e ruas sempre lotadas de pessoas passeando pra cima e pra baixo!
Mas independente doque tem pra fazer de noite pela cidade (que é tão imperdivel quanto qualquer outra coisa), eu organizaria uma viagem de 2 ou 3 dias pela acidade assim (lembrando que tudo isso pode ser espalhado por mais dias, numa viagem mais tranquila se voce quiser passar mais tempo por Madrid).
DIA 1:
Todo e qualquer roteiro por Madrid deve começar pela Puerta de Sol, que é a praça principal da cidade e que de lá voce poderá chegar a qualqer outro canto da cidade. E a Puerta del Sol tambem representa o centro da Espanha, e na calçada em frente a prefeitura esta a placa que marca o “ponto zero”, de onde todas as demais estradas Espanholas começam.
A partir da Puerta del Sol, siga em direção da Calle Mayor que leva diretamente as ruelas da Plaza Mayor que é outra praça muito conhecida em Madrid, e uma das areas mais fotogenicas da cidade! Apesar de ser uma area ultra turistica, a praça é rodeada de bons restaurantes, e esta sempre lotada (de turistas E locais) nas noites de verão e tardes ensolaradas durante o ano todo!
Depois da Plaza Mayor, ainda seguindo pela Calle Mayor, a rua termina bem em frente da Catedral de la Almudena que é uma das principais Igrejas de Madrid, que por sua vez fica exatamente em frente ao Palacio Real – é nessa igreja que acontecem todos os eventos reais, como por exemplo o casamento do Principe Felipe a Leticia Ortiz em 2005.
E em frente da catedral esta o Palacio Real Espanhol, normalmente conhecido como Palacio del Oriente, e apesar de ser a residencia oficial da familia real Espanhola, o Palacio só é usado para eventos oficiais e visitas de Estado – o Palacio é aberto ao Publico e algumas de suas alas estão abertos a visitação o ano todo, inclusive a sala do trono e a sala das armaduras; e o jardin do Oriente que se estende por tras do Palacio e é lindo!
De lá, siga pela Calle Bellen em direção a Plaza de España, que é outra das principais praças de Madrid, e é cercada por predios lindos, com alguns dos melhores exemplos de arquitetura Espanhola – e bem no centro da praça esta um enorme monumento a Miguel de Cervantes, o escritor e poeta Espanhol que escreveu Don Quijote de la Mancha.
Nesse ponto, dependendo do seu ritmo e energia, aproveite pra dar um pulinho no Parque del Oeste, onde esta o Templo de Debod que é um templo Egipcio, original de 4 BC contruido na regiao de Answan – em 1960 durante a construção da represa de Answan o Governo Espanhol doou uma quantia consideraval que financiou o projeto de deslocamento do templo de Anbu Simbel, e como forma de pagamento e agradecimento o governo Egipcio doou o templo de Debod a cidade de Madrid.
A Plaza de España marca o final/inicio da Gran Via, uma das principais avenidas da cidade – e igualmente mais comercial, com mais teatros, hoteis, bares e muitas das inumeras lojas flagship das marcas Espanholas.
Mais ou menos no meio da Gran Via esta a Plaza Callao, de onde saem outras ruas que conectam a Gran Via e a Puerta del Sol – e essas ruas (Calle del Carmen e Calle Preciados) são tambem duas das principais ruas comerciais de Madrid.
Mas subindo a Gran Via até o fim ela se conecta com a Calle de Alcalá e termina na Plaza Cibeles e Puerta de Alcalá que é a entrada principal do Parque del Buen Retiro.
Dependendo de que horas são (e epoca do ano, já que no inverno escure cedo), aproveite pra entrar no Parque del Retiro e descansar das andanças sentado na beira lago central e Glorieta, que fica lotado no fim da tarde e por do sol (principalmente no verão ou nas tardes ensolaradas de Domingo).
DIA 2:
No segundo dia da viagem, aproveite que voce já viu praticamente a cidade inteira, pra se concentrar na pate mais cultural de Madrid, que é a região leste da cidade, entre o Parque do Retiro e a estação Atocha, também conhecida como “Triangulo Dourado”.
Então comece o dia pelo Parque Del Retiro onde estao não só o lago e a Glorieta, mas tambem o Palacio de Cristal, o Zoologico e Jardin Botanico.
O Museu del Prado esta diretamente proporcional ao Parque, e se voce tiver que escolher um unico museu pra ir em Madrid, sem duvidas recomendo o Prado. Lá estão as principais obras dos artistas classicos Espanhois, como Velazquez, Goya e El Greco, entre uma inifnidade de outros artistas Europeus renassentistas.
Os tres museus principais da cidade são o Museu del Prado, o Museu Reina Sofia e o MuseuThyssen-Bornemisza. Claro que voce pode acabar passando dias e mais dias em cada um desses museus, que estão entre os melhores da Europa, ou pode apenas escolher um deles pra se concentrar e passar parte de seu dia, ou então aproveitar o tempo e ir conhecer um pouquinho de cada um deles.
Porem o Museu Reina Sofia, que é o museu de arte moderna de Madrid, e lá estão expostas algumas das obras mais conhecidas dos artistas modernos Espanhois tambem mais conhecidos do mundo, como Salvador Dali, Picasso e Miró – é indescritivel a sensaçnaod e estar cara a cara com a gigantesga Guernica de Picasso, original!
O Museu Thyssen-Bornemisza é um museu privado, que expoe a coleção particular da familia Thyssen-Bornemisza e fica praticamente na esquina do museu Del Prado (e em frente aos hoteis Villa Real e Westin Palace) e é considerado o melhor museu Impressionista e Expessionista da Europa.
Pra fechar o dia (se tiver sobrado algum tempo depois dos museus!) ainda vale a pena passar na estação Atocha, que apesar de ser apenas uma estação, é com certeza uma das maiores e mais impressionantes do mundo!
A Atocha foi a estação que sofreu atentados terroristas em 2004, e durante muito tempo virou um lugar onde as pessoas iam pra relembrar a guerra anti-terrorismo, mas foi recentemente renovada e ganhou uma gigantasta praça “tropical” dentro da estação.
Mas em hipotese alguma deixe de sair pra jantar, ir numa bar de tapas, e simplesmente parar numa praça ou parque qualquer no meio do dia, pedir um tinto de verano e ver a cidade passar… Porque essa é a melhor parte de Madrid!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Meninas catálogo da renner em Moncloa. hhhahahahahah
PS. Ta perdendo o praiao em bcn! :P
acho q pela primeira vez li um post seu de viagem e pude falar: eu conheço todos esses lugares : ))))))
.-= helo´s last blog ..Você já comprou a Big Issue dessa semana =-.
Eu acho que o grande barato de Madrid é que, além do que vc já contou, a cidade é perfeita para se tomar como base para conhecer lugares incríveis como Segóvia, Toledo, Ávila, El Escorial…
.-= José Luiz – Viver a Viagem´s last blog ..Tui – Espanha =-.
Exatamente! Madrid eh o “umbigo” da espanha, e de lah dah pra explorar o pais praticamente todo!
Outros posts virao sobre a Espanha, Madrid e arredores, agora que vou voltar a passar muito tempo por lah…
Opa, vou revisitar o post quando for a Madri em Fevereiro. Thanks as always!!
Sophie x
Lindo post da minha segunda casa! Viver Madrid é ter disposiçao para sentar e ver a cidade ” passar”, sem dúvida isso tudo contagia qualquer um. Xeros! Ahhh Dri, estou com meu brinquedinho novo, me rendi ao charme do iphone 3GS,apanhando um pouco com o itunes, confesso que n gostei muito n. E estou com um probleminha, simplesmente o safari decidiu sumir da página principal e n consigo encontrá-lo, tive que baixar o app opera mini, mas tó odiando. vc tem alguma ideia do que pode ter acontecido? amanha msm vou ligar para assistencia técnica, humph.
Aguardo qualquer sinal de fumaça, se alguém ai que manja itunes/ iphone puder dar um help agradeço. Abraços!
Ah… que pena! AMO meu iPhone! E o Aaron comprou o iPhone 4 e to morrendo de inveja! Hahahahah
como falaram ai em cima, Madrid tbm eh minha segunda casa, amoooo de paixao!
Recomendaria tbm os 100 Montaditos, q eh uma cadeia de minisanduiches de-li-ci-o-sos e tintos de verao, canas & claras (cervejas) por 1 euro apenas, a churreria sta gines (churros), onde nos encontramos pela 1a e unica vez, ne Dona Dri????
o bom de Madrid eh por la se perder, andar sem rumo, ver a vida passar.
Sentar numa terrazza (mesinha na rua) e ficar vendo os outros passar, a loucura-bacana do povo espanhol, seu modo de vestir unico e estiloso, seus piercings, penteados & tranzas. Ah, q saudade em ver essas fotos.
Gostei da frase: Madrid precisa-se VIVER!!!! eh a pura verdade. Com 3 dias nao se aprecia a blz q essa cidade oferece.
Obrigado pelo lindo post, Dri.
PS- Zoologico perto do Jd Botanico??????? r u sure????????
Madrid eh a segunda casa de muuuuuuita gente, heim? :-)
Depois rola um post com dias de onde comer, onde sair e afins.
O zoo fica na parte de tras do Retiro. Nao eh do lado do Jardin Botanico, mas fica tudo ali naquela area…
Oi Dri (a íntima, hehe)!
Olha AMO AO CUBO seu blog, descobri há uns 5 meses qndo comecei a planejar meu mochilao pla europa e to tentando ler ele todinho!
Olha, é de babar! Suas viagens e dicas inspiram e muito…
Mas na verdade, alem de elogiar, entrei pra fazer uma perguntinha:
Pra viajar de Madri pra Barcelona de trem, tem como comprar antecipado com entrega no Brasil?
Vc tem ideia de qnto custa comprar na hora o passe?
Agradeço se puder me ajudar e parabens!!
Talvez ate de pra comprar com antecendeia pela internet, mas eles nao entregarao no Brasil, e sim provavelmente vao te enviar um e-mail de confirmacao que vc tem que imprimir e levar na estacao pra retirar sua passagem. Mas sinceramente nao sei como funciona, e se nao me engano a RENFE (empresa ferroviaria espanhola) nao aceita compras on line com cartoes e enderecos nao-Espanhois, entao talvez vc soh consigo comprar sua passagem quando jah chegar em Madrid.
Mas nao se preocupe, trens nunca (ou raramente) lotam, entao nao tem porque se desesperar pra comprar com antecendencia nao…
Olá. Dá sim para comprar pela internet e vc imprime a passagem em PDF (tb recebe um e-mail de confirmação da RENFE com um código localizador da passagem). Agora já adianto, é complicado conseguir comprar, dá vários erros no site, mas com mta persistência, consegui. Recomendo a compra pois há preços bem mais baratos (tarifas promocionais) para compra antecipada. Chega a ser metade do preço normal.
Oi Dri ( a intima, hhehe!
Primeiro queria te parabenizar pelo blog, q é demais e eu AMO ao cubo!
Descobri qndo tava começando a me organizar pro mochilão e ele foi super útil, comecei a acompanhar asssiduamente.
Segundo, queria um help… vc sabe me dizer se do Brasil eu consigo comprar passagens de trem Madri-Barcelona?
Se eu não comprar antes, qnto tá uma passagem na hora?
Obrigada!
(se essa msgm tiver repetida é pq eu achei q a primeira deu erro…)
post perfeitooooooooooo! adorei!!! ;)
Então Dri, meu problema nem é a antecedencia, é o preço mesmo!!! Pela internet tá 46 euros e a hora posso pagar 115(no trem de alta velocidade, pq vamos de dia e não queremos perder muito tempo…)!
Credo!
Vc tem alguma dica do q fazer? Tipo, ir de avião mesmo, ir em outro trem q saia mais barato, ou não é tão caro assim se comprar na hora as vezes tem promoção, sei lá!
Obrigada!
Quando eu morava lah, ia sempre pra Barcelona de onibus. Muuuuuito masi barato que trem, demorar uns 6 horas, mas sao onibus tipo frescao, bem confortaveis. Voce dorme em Madrid e acorda em Barcelona!
Eh meio guerreiro, mas de quebra vc economiza uma diaria com hotel em Madrid (ou Barcelona).
Eu pessoalmente nunca tentei comprar tickets de trem on line na Espanha, entao nao sei como funciona.
Mas vc jah tentou?
Se o site te deixar comprar, eh soh pagar tudo e imprimir a confirmacao. Nao deve ter muito misterio…
Boas dicas! Já fui a Madri anos atrás, mas não passei por alguns destes lugares bacanas, vou me planejar para ir neles em minha próxima viagem, pois embarco ainda este ano!
Ei, e aproveita passa lá no meu blog para conhecer também! Até mais! ;-)
Eu tentei comprar tickets para o AVE umas por 10 vezes (sem exagero!!) e nao conseguí. Sempre dá algum tipo de erro. Até liguei prá lá, mas eles só aceitam cartao de crédito espanhol… Fazer o que??
Até mais!
Dri, estou indo com meu noivo para a Europa agora em dezembro. Será nossa lua de mel, mas somos tão muquiranas (pobres?), que aproveitamos uma promoção da TAP (milhas valem em dobro) e chegaremos em Lisboa no dia 25 de dezembro! Temos 28 dias para conhecer a França, a Inglaterra, Portugal e Espanha (isto é, o que der de cada um). Bom, dito isso, minhas perguntas são: qual o roteiro mais lógico a seguir, Lisboa-Inglaterra-França-Espanha-Lisboa? Em que país você acha mais legal passar o reveillon? Vale a pena incluir a Bélgica aí pelo meio? Se você (ou alguma alma caridosa) puder opinar, será ótimo.
esse roteiro ta otimo. pq de inglaterra vc pega o eurostar trem e te deixa em paris. espanha e portugal sao colados.
veja thalys tbm, pois acho q eles rodam de parias a brussels (belgica, bruxelas).
boa viagem….
se kiser conheca o easyjet e ryanair, duas low cost aqui q usamos bastante…mas trem sempre eh melhor…..
Oi Dri,
Parabens pelo blog. MUUUITO bom!
Quero ir para Espanha e Londres em Marco de 2011. E comeco a pesquisar os roteiros. Penso em ficar alguns dias em Madri, 4 dias, (para conhecer a cidade) e ir a Segovia e Toledo (por serm proximas). Depois quero ir a Barcelona (creio que dois dias). E seguir para Londres (uns 5 dias). Como vou com meu filho ja adulto (e que nunca saiu do Brasil), talvez uns tres dias em Paris. O roteiro mais logico seria Londres, Paris, Barcelona e Madri ou o inverso…
Vi que vc reside em Londres. Qtos dias vc recomenda para conhecer a cidade e suas atracoes (quais sao os pontos imperdiveis), outra coisa… em marco (dia 15) faz mto frio ai (me desculpe, estou com o teclado com problema e n sai a pontuacao)!!
Te agradeco muito se vc puder responder aos meus questionamentos ou indicar (em seu blog onde localizo as informacoes). Tenho 42 anos e irei com marido e filho(20 anos), adoro ficar em hostel (desde que tenha banheiro no quarto), a intencao e economizar com hospedagem para investir nos passeios. Qualquer auxilio quanto as informacoes sera de grande valia.
Obrigada,
Ariadne (BH em MG)
Em Londres, quanto mais tempo, melhor! Eu acho que 5 dias seria o tempo ideal, mas aqui no blog tem um roteiro para 3/4 dias e mais um monte de outras sugestoes de passeios adicionais nos arredores da cidade.
Aqui no blog vc tambem encontra um roteiro de 2/3 dias em Paris e um outro roteiro de fim de semana em Madrid e outro em Paris. Eh soh ir na categoria “Roteiros” na barra lateral.
E sim, Marco faz MUITO frio em Londres. Teoricamente eh o fim do inverno, mas as temperaturas sao mais altas que nunca (muitas vezes com neve) e chove MUITO o tmepo todo tambem. Nao esqueca o guarda chuva!
[…] Uma otima opção pra combinar com o roteiro de 2 ou 3 dias em Madrid que já dei a dica AQUI. […]
Oi Adriana, adoro seu blog e já aproveitei muito suas dicas, principalmente quando fui para Londres em plena época de eclosão da gripe suína!! Agora estou planejando uma viagem no início de setembro para a Espanha e queria uns conselhos: queria conhecer Madrid e alguma coisa nas proximidades com o aluguel de um carro. Eu e meu marido vamos com mais um casal, teremos 09 dias livres, já excluindo o dia de chegada e saída. O que vc sugere de roteiro e quantos dias em cada cidade? Ir até Sevilha de carro é interessante? Longe?? Setembro é uma boa época?? Desde já te agradeço e desculpa o “abuso”… bjks Bia
Oi Bia, todas as dicas (incluindo dicas de passeios em volta de Madrid) ja estao aqui no blog – e ha umas semanas tras fiz um post sobre dirigir na Europa tambem.
Sevilla de carro eh bem longe (pelo menos umas 8 horas), mas da pra fazer. Quando eu fui pra la, preferi ir de onibus e aluguei carro quando cheguei la pra viajar pelas cidades vizinhas. Mas tb ja fui dirigindo ate Tarifa (que deu quase 10 horas) revesando com uma amiga foi tranquilo. Cansativo, mas da pra fazer.
Setembro ainda vai estar BEM quente, mas eh uma epoca boa pois o aue da alta temporada ja vai ter passado.
Valeu Dri (desculpa a intimidade)! Vou dar uma olhada nas dicas de passeio pelos arredores de Madrid. obrigada mais uma vez.
bjks
Bia
Olá!!
Estou indo p Espanha, portugal e italia em junho, estou planejando ficar de 3 a 4 dias em madri, mas queria fazer o max de passeios possiveis nos arredores…qual dessas cidades vc mais gostou? ( queria tentar fazer 2 em bate-e-volta, apesar do tempo curto): toledo, segovia, salamanca ou Avila? O tempo e corrido, por isso ando ate pensando em tirar a italia do roteiro, p poder conhecer melhor a espanha.
Adorei seu blog!! Esta me ajudando muito!!
Obrigada!;)
OI Ana,
Nao sei se vc viu, mas tenho tambem um post especialmente indicando os passeios bate e volta por perto de madrid – da uma olhadinha lah e ve oque vc acha das fotos e descricoes.
Eu particularmente indicaria Toledo, Segovia e Salamanca (mas SAlamanca fica a umas 3 horas de madrid entao nao da pra ir e voltar no mesmo dia).
Oi!
Vi o post, adorei as cidades, resolvi fazer o passeio a toledo num dia, e achei um site com com tour de dia inteiro(9 hrs) por avila e segovia ( como meu tempo e curtinho, achei uma boa ideia, mas pretendo fechar esse passeio por la e ver no hotel tb. Salamanca fica p uma prox viagem.
Brigadão pela ajuda! ;)
Muito boas as dicas, Dri. Vou para aí e maio e aproveitei bastante o q vc escreveu.
Oi Dri,
Adorei suas dicas! Mas tenho uma dúvida: eu gostaria de ir a Segovia e a Avila mas não vou conseguir, terei de escolher uma ou outra. Daí a pergunta: na sua opinião, qual é a melhor?
Abs
Renata
Nao cheguei a conhecer Avila, mas achei Segocia bem bonitinha. Mas se vc soh pode ir a um lugar nos arredores de madrid, eu recomendaria Toledo!
Obrigada!
Toledo já está na lista rsrsr.O dia que está sobrando era de Ávila no roteiro original. Mas lendo sobre Segóvia estou ficando tentada!! Depois conto qual foi a decisão e se for Avila te conto da cidade.
Abs
Renata
Oi Dri
Adorei as suas dicas e na verdade , achei o roteiro ideal p mim.
Existe alguma maneira de imprimir o texto ?
Obrigada
Apparecida
Vc pode imprimir diretamente pela internet, ou entao enviar o post por e-mail pra vc mesma (tem um link para e-mail no final do post).
madrid
Roteiro de Madrid
Olá!! Lindas as fotos! Em que época do ano foram tiradas?
Varias estações diferentes…
Oi, Dri. tudo bem??
este ano estou planejando uma viajem para Espanha no mês de Setembro ou Outubro, como será a minha primeira vez na Europa, eu preciso de algumas dicas tua.eu quero conhecer Madrid e Barcelona. em Barcelona até Andorra é muito perto, qual o meio de transporte para mim ir até andorra.
fiquei sabendo que eu preciso faser um seguro de viagem, será que precisa ter cartão de crédito internacional ou pode levar em euros na mala, quantos euros é necessário por dia…
Todas as dicas que tenho de Madrid e Barcelona ja estao aqui no blog – e infelizmente nunca fui a Andorra, entao nao sei te informar.
mas sei que vc pode alugar umc arro pra chegar la ou ir de onibus (Andorra nao tem estacao de trem nem aeroporto).
Adorei!!!!Vou acompanhar sempre!
alguem me pode mandar um roteiro para vezitar madri
Segui o roteiro e adorei!!! Obrigada!!! Apenas incluiria um dia de visita na cidade de Toledo viajando de trem e um dia de visita para a cidade de Las Rosas no outlet Las Rosas Village….roupas de marca super em conta….
Olá, Adriana,
Não sei se o site ainda está ativo, mas gostaria de saber se chove muito em madrid/segóvia/salamanca em dezembro…. Caso contrário mudo minha viagem e vou para região da Anadluzia! Obrigada!!
Adorei as dicas…muito bacana!!
[…] a estrutura antiga e rebuscada do prédio onde foi construido, praticamente na porta de entrada do Parque del Retiro e na esquina dos arcos da Puerta de […]