Eu nao sou uma pessoa fashionista. Mal conheco nome de designers lancamento, e raramente alguem vai me ver usando alguma coisa mega tendencia. Mas das ultimas estacoes tenho me sentido muito mais a vontade e com mais vontade de me arrumar.
Por que? Porque, finalmente depois de anos, a moda “classica” voltou.
Eu sou pao dura, e nao tenho nenhuma vergonha se assumir. Entao quando resolvo abrir a carteira, seja para comprar algo da arara de 1,99 da Primark ou uma designer bag, eu sempre penso: quantas vezes poderei usar essa peca?
Oque mais gosto de ler em revistas de moda sao as tendencias “futuras” e baseada no que vai estar na moda daqui a 2 ou 3 estacoe,s eh oque decido comprar agora. E fico de olho nas celebridades tambem, pois tudo que as celebrities usam demais, acabam virando over, surgindo um zilhao de copias “inspired” e falsificacoes, e quando vc se der conta a “tendencia” virou brega, batido, over exposed.
Alem disso, uma coisa que sempre analiso quando compro alguma coisa eh: Se usar essa peca vou sentir vergonha das minhas fotos daqui a uns anos? Hahahahahhaha!
Isso pra mim eh muito importante, pois eu tiro fotos de tudo, o tempo todo, e nao tem nada pior do que se ver numa foto antiga (mesmo que seja de apenas 3 anos atras) e pensar: oque eu estava pensando quando escolhi minha roupa/corte de cabelo/bolsa/sapato.
Estar sempre vestida no ultimo grito da moda deve ser legal, essa coisa toda de “se destacar” e tal, mas “it” pecas como legging de couro, calca saruel, sapatos fluorescentes, etc, pra mim sao o tipo de coisa que daqui a uns meses serao motivo de vergonha alheia pra muita gente. Ou no minimo pra mim mesma!
Entao por muitos anos minhas pecas preferidas eram consideradas ultrapassadas, roupa de velha, antiquadas, etc. Na duvida, acabava sempre usando as mesmas coisas, sempre bem basica: calca jeans, camiseta, blazer preto, calca social, sapatos de salto medio e cores neutras etc.
Mas agora, tudo mudou!!
Estou AMANDO essa nova vibe lady like que anda invadindo as lojas, e jah nao me sinto assaltando o guarda roupa da minha avo quando uso algumas de minhas roupas preferidas:
– Saias de cintura alta, larguinhas e mais compridas: pra quem eh alta e tem perna fina, nao ha nada pior que uma mini saia mostra-rego. Eh desconfortavel, fica subindo ou descendo demais, e nunca cobre direito o que tem pra cobrir. mas com as saias estilo lapis ou tulipa, esse problema nao existe!
– Camisa Branca: Sempre considerei camisas, no geral, muito elegantes. mas por um tempo, sempre que eu usava uma camisa branca ouvia piadinhas de que estava fantasiada de “garconete”. HAHAHAHA! Agora, a peca mais basica das basicas tem varios novos cortes, lacos, rendas, fru-frus, manga comprida, 3/4, curta, etc. tenho varias, uma de cada cor, listradas, estampadas, e muitas bracas!
– Vestido tomara que caia: Nao que tenha saido de moda algum dia, mas estou adorando as versoes tomara que caia ou decota coracao, combinados com saias pencil ou tulip.
– Perolas: Outra peca que nao chegou a sair de moda, afinal eh um joia eterna. Mas por muito tempo teve um estigma de joida de “vovo” ou das houseives conservadoras do suburbio… Agora voltaram com tudo, e meu colar Tiffany’s nunca passeou tanto na vida!
– Oculos grande: esse eh outro que nao chegou a sair de moda; pelo contrario, para meu deleite, o tamanho dos oculos crescem cada vez mais! Mas agora existem versoes mais discretas, que nao necessariamente tem GUCCI ou D&G ou DIOR em letras garrafais e strass nas laterais!
– It bag: O problema das it bags da temporada, eh que sao os primeiros itens a seram copiados e venidos nos camelos da esquina. Principalmente as que usam muitos detalhes, cores, franjas, peles, etc dificilmente sobreviverao mais de 1 ou 2 estacoes. Entao pra que gastar o salario inteiro numa bolsa que daquia uns meses vai estar ultrapassada. Mas agora vejo mais bolsas classicas, modelos versateis e cores neutras que podem ser usada de dia e de noite, por muitos e muitos anos.
– Sapatos: Finalmente acabou o reinado das pontas finas! Que coisa mais desconfortavel! Estou adorando os sapatos com ponta redonda, mas Mary Jane, e as milhares de opcoes de sapatilhas coloridas e com detalhes legais! As altas que gostam de andar confortavelmente agradecem!
– Trench Coat: Porque essa peca versatil (principalmente para quem mora numa cidade que garoa chove-nao-molha 300 dias por ano!) nao eh mais exclusividade dos detetives particulares de filmes de 5a categoria! hahahahahaah. Sem falar na variedade de cores, modelos cinturados, materias legais, etc.
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Adorei, adorei, adorei este post e claro concordo e revejo-me inteiramente!
Camisas brancas??? São tudo de bom e TODA a mulher TEM que ter. Aliás camisas de um modo geral, toda mulher tem que ter.
Óculos Grandes??? O João chama-me de mosca, mas adoro. Não tem nada pior que ver as sobrancelhas por cima dos óculos
Sapatos ponta redonda??? Adoro nas outras, sempre acho que não me favorece. Mas ando de olho nuns lindos de morrer talvez me tirem esse complexo. Mas adoro essa moda das sapatilhas rasas para qualquer ocasião, elegante mesmo no R-Chão
Meu trauma: AMO trench coat e nunca tive nenhum, sempre penso é agora, mas acabo gastando noutras coisas e vou deixando pois sei que existirá sempre. Mas morro para ter um. É tão elegante!
Oi!
Olha, eu acho q o q mudou foi a tua perspectiva porque faz muitos anos que se encontra variações maravilhosas de todos estes ítens que listaste…
bjos!
Raquel, compra um trench sim, vale muito a pena. nao sei se ai em Cabo verde voce vai conseguir usar muito, por causa do calor, mas sempre que for a Portugal, voce vai poder usar! E fica lindo, sempre!
Mi,
Pois eh, pode ser. Mas eh aquela coisa neh, classico nunca deixa de ser classico, entao obviamente sempre tem gente que usa de tudo, o tempo todo, independente da tendencia (eu, por exemplo, jah que nao me encanto tao facilmente por modas muito esdruxulas).
Mas agora sinto essas pecas, que antes estavam por ai justamente por serem classicos, agora estao na moda. Em versoes diferentes, revisitadas e versoes moderninhas, mas perderam um pouco o estigma de coisa ultrapassada.
guria, aí é q tá, eu concordo com os pontos no teu post sobre estas peças timeless, já q tbém tenho tendência de usar peças desse estilo.
agora eu continuo achando q esses clássicos nunca saíram de moda, logo não “estão” na moda agora. Sempre deu pra encontrá-los em versões modernas e re-interpretadas…
Eu acho é q nesse aspecto (roupas) tu acordou pra Jesus agora (devias estar mais preocupada com lotions e potions hehehehe)
bjos!!
ps- fiquei louca pra comprar roupas agora, thanks a lot!!! :-P
Oi Mi,
Eu já não sou da mesma opinião. Que dava para encontrá-los em versões mais actuais, ok concordo. Não acho é que estivesse na moda.
Acho que ficou na moda desde 2007/2008. Claro que me refiro a alguns itens tipo as pérolas (que hoje em dia por vezes ainda são consideradas jóia de avozinha), ou as saias ai que a Dri falou, que de repente era moda mini-saia sem que importasse o corpo da pessoa. Ou ainda sapatos de ponta redonda, isso era de velha ou de criança, mulher in que se prezasse tinha que usar ponta que desse para matar barata nos cantos.
Por exemplo eu sempre usei jeans rectos e escuros, sem correntes, tachas, pregos…e sei lá mais o quê… e ainda por cima não as usava a ver-se as calcinhas ou a mandarem cá para fora qualquer gordurinha, Logo eu estava fora de moda, cintura mais alta era para mãezinha.
Adoro calça preta rectinha, logo não era IN, era clássico demais.
Essas peças sempre se venderam, mas nós que as usávamos é que não estávamos na moda. Hoje em dia acho que já somos mais in por usar peças clássicas.
Adorei esse post! Mesmo que vc nao se considere uma pessoa fashionista, acho que deveria arriscar escrever mais sobre isto, pois, vc me parece, ter um bom gosto e nao se render facil as tentaçoes fashions.
Eu entendi o que vc quis dizer sobre o classico está na moda, ele nunca saiu, é verdade, afinal é um classico justamente por isso, mas ele estar mais em evidencia, sim!, isto eu concordo. Pelo menos no Brasil, onde tem muita tendencia baseada em “moda de novela” ou “moda para a mulher sexy e fatal dos tropicos”, entao aí entram os produtos mais curtinhos, de saltos, com decotes, ou entao aquelas peças que a gente sabe que nao vai durar uma estaçao ou no maximo a temporada da novela.
Entao, hoje em dia, ao contrario dessas peças, a gente vê muito mais opçoes (antes ja tinha, mas era mais dificil de encontrar) de roupas mais basicas, classicas, que dê para usar por mais tempo (reflexo da crise??). Bom, isso é o que vejo aqui no Brasil, principalmente nessas lojas de departamento, o fast fashion agora tem mais opçoes de “tendencias eternas”.
Bjs
Paula
Concordo com a Mi em genero, número e grau!
Esse estilo de roupa sempre esteve por aí e nunca achei muito difícil de encontrar muitas dessas pecas descritas (pelo menos aqui em Londres). O que aconteceu, na minha opiniao, é que só agora as pessoas acordaram para esse estilo de vestimenta, mas ela sempre esteve disponível, nao é nada novo, nao é nada que foi ressucitado pq simplesmente esse estilo nunca esteve morto, as pessoas é que resolviam seguir outros estilos diferentes e tinham diferentes pontos de vista, nao viam esse estilo como moderno e sim como uma coisa mais retro e antigo, o que pode ter mudado foi a percepcao das pessoas, mas o estilo e a tendencia sempre estiveram por aí.
OI Luiza,
Eh isso ai! Uma coisa meio “a volta dos que nao foram”.
Essas pecas nunca “sairam de moda” e por isso mesmo sao consideradas classicos. Mas agora voltaram a estar em evidencia, e hoje em dia eh possivel achar uma camisa social com um laco de renda, ou uma pencil Skirt em lojas antes consideradas “moderninhas”, por exemplo.
Oque conseuqentemente leva a que mais pessoas consumam esse tipo de pecas, em vez de serem apenas as pessoas de “estilo classico”, como era ateh uns tempos atras, como bem disse a Paula e a Raquel.
Sabe o que eu estou achando, que talvez no mercado americano e europeu, onde as pessoas tem o habito de usar o que quiserem muito mais do que aqui no Brasil, sem muita encucação e sem as outras pessoas ficarem observando, seja mais facil encontrar peças assim como a Adriana falou, até pq as opçoes de lojas e marcas sao muito maiores do que aqui.
Talvez por isso, Mi, Luiza, vc nao percebam essa dificuldade de encontrar certas peças.
Mas aqui no Brasa, com exceçao das cidades como Rio e Sao Paulo tem que tudo para todos os gostos (ate gravata rosa com bolinha verde limao), nas outras cidades, as opçoes sao menores e o mercado era muito voltado para as tendencias.
Ja hoje em dia, nessas cidades (tipo nordeste do Brasil), vc encontra peças mais basicas, classicas. Por ex, já teve situaçao, de querer comprar um short jeans, e só encontrar short curtissimo (tipo parecendo a polpa da bunda, hahahaha), mas agora ja tem shorts maiores e bermudas de corte alfaiataria.
Tudo bem que esse tipo de short pode nao ser classico, mas é um exemplo de como as lojas estao ampliando suas opçoes, e percebendo que tem que ter de tudo para todos os gostos, inclusive aqueles menos tendenciosos e fashionistas.
Bjs
Paula
Agora que meu filho mais velho ja vai fazer 3 anos, era hora de ter uma bolsa de verdade!!! Mas nao queria uma fashion statement tipo a chloe paddington que virou bunda e copiada, entao comprei a mulberry ledbury que alem de nao ser caressima, eh super classica ja que a mulberry faz essa bolsa todos os anos….
Eu gosto das calcas skinny com pumps e tbem estou adorando as saias tulipas!
xx
Amo camisas brancas! Sabe que eu sempre me lembro da Charlotte York quando vejo fotos suas?
Hahahahaahah!
Ana, vou tomar isso como um elogio, pois a Charlotte eh minha personagem preferida! Acho ela muito engracada! E ultra elegante! Se pudesse escolher um guarda roupa do filme/serie, seria o dela sem sombra de duvidas!
Que saia verde linda! E as sapatilhas são um arraso também. Agora tem cada uma mais linda que a outra para alívio dos nossos pezinhos. Estou doida por um trench coat também!