Eu sei que esse blog nao eh dos mais atualizados, e as vezes eu passo semanas, e ate mesmo meses sem postar nada. Mas sempre que estou prestes a comentar sobre um novo produto eu penso: “De novo falando sobre X?! Que repetitiva!”
E essa sensação eh particularmente verdade quando falo sobre cuidados e produtos para o cabelo.
Eu também uso e compro bastante maquiagem (a meu ver, nem eh tanto assim não, pois 90% dos dias minha maquiagem eh bem básica e fácil), e AMO cuidar da pele.
So que com produtos que uso na pele, eu gosto de sempre seguir uma rotina, usando sempre os mesmos produtos e mesmas combinações de cada vez, por bastante tempo, para finalmente conseguir notar resultados e efeitos. Então as vezes demoro mais de 6 meses para usar (e escrever sobre) um novo hidratante… pois nos 6 meses anteriores, eu usei apenas o mesmo produto, da mesma maneira, na mesma rotina (ja falei sobre minhas rotinas algumas vezes aquí no blog). Além de usar muita coisa recomendada pela minha dermatologista no Rio, e portanto usar as mesmas coisas a ANOS!
Mas cabelo é uma coisa que da para brincar muito mais e ser muito mais volátil nas escolhas e variações. Ate porque ao contrario de cuidados para a pele (que precisa de consistência e repetição), os cabelos acostumam fácil com certos produtos, tem reações diferentes ao longo do ano, e se comportam de maneiras diferentes ao longo do seu ciclo corte-coloração-tratamentos.
Ou seja, eu gosto de variar, de experimentar novas combinações, novos ingredientes e produtos.
Ate porque o creme ou mascara que deixou seu cabelo ma-ra-vi-lho-so hoje, pode ficar pesado e oleoso daqui a 3 semanas, e todo frisado daqui a 2 meses… E ficar uma seda de novo daqui a 4 meses!
Então eu raramente sigo o mesmo shampoo-mascara-leave in em todas as lavagens, e gosto de ir variando dependendo do clima, se estou com o couro cabeludo mais sujo/oleoso (nao lavo todos os días), qual fase do ciclo “corte/coloração” estou, cumprimento dos fios, etc.
Então eu pensei nisso depois que postei sobre mina cabeleireira aquí em Londres, e como realmente foi nítido a mudança/melhoria na saúde geral dos fios depois que finalmente acertei a cor e o corte (afinal nao adianta gastar a herança com cremes e poções mágicas se a cor esta vencida e não combina com seu tom de pele, e nem adianta tentar ter o cabelo comprido a todo custo, se suas pontas vão ficar fragilizadas, cheias de pontas duplas e porosas).
Então uma mão lava a outra: se você não cuidar bem dos cabelos no dia a dia, qualquer outro tratamento que fizer no salão nao vai ter o mesmo efeito, a cor não vai pegar bem, e tratamentos químicos deixarao os fois ainda mais sensibilizados. E como mencionei acima, também nao adianta comprar a mascara mais cara-lancamento-do-mercado se você nao tiver um bom profissional fazendo uma recauchutagem de vez em quando!
Mas enfim, ese bla bla bla todo para responder algumas perguntas e mostrar os produtos que estou usando no momento – alguns sao preferidos ha anos e nunca faltam no meu chuveiro. Outros sao novidades mais ou menos bem sucedidas, compras impulsivas e novidades que achei em viagens:
Shampoos:
– Kiehl’s Aminoacid: Desde que ganhei uma amostra grátis desse shampoo ha uns 3 ou 4 anos atrás, nunca mais deixei de usar! Compro e recompro, e uma das poucas formulas que meu cabelo não “enjoa” mesmo! O cheiro eh suave e nao faz uma abundância de espuma nao (quando a gente esta acostumada com formulas mais comerciais, acaba associando espuma = limpeza, e não é bem assim. Tanto na pele quanto nos cabelos, espuma + excesso de quimcos = couro cabeludo e fios ressecados), mas é incrível como o couro cabeludo fica absurdamente limpo e sem resíduos, mas ao mesmo tempo macio na medida. Cabelo soltinho e limpo por mais tempo na certa! (então acabo só lavando os cabelos a cada 2 ou 3 dias, dependendo do clima da época).
– Pantene Clear: A pesar da embalagem gigante (a única que tinha na Boots), eu uso esse shampoo pouquíssimas vezes, pois uma shampoo de limpeza profunda por vir a ser muito agressivo. Mas gosto de usar ele de vez em quando só na raíz, ou quando quero “abrir alas” para algum produto mais profundo (tipo o Nexxu Emergencee).
– Revlon Uniq1: Minha cabeleireira recomendou o leave in dessa linha, e eu acabei achando que o shampoo também seria bom. Ruim ele não é, muito pelo contrario, mas a pesar de ter fios e couro cabeludo relativamente secos, eu gosto mesmo eh da sensação de raíz limpíssima e soltinha (que ambos os shampoos acima proporcionam), mas ese shampoo por ser hidratante demais, acaba pesando um pouco (deve ser otimo mesmo para quem faz muita quimica da raíz as pontas e precisa de uma hidratacao mais uniforme nos fios).
– Kerastase Elixir: Ja falei de toda linha aqui, e a pesar de ter gostado bastante desse shampoo, nao sei se é o tipo de produto que vou re-comprar… Mas a pesar de ter como seu componente principal um “oleo”, ele nao eh nada oleoso, nem deixa o cabelo pesado.
Mascaras/Condicionador:
– Shiseido Tsubaki: Eu preciso falar sobre essa linha de produtos aquí no blog urgente! Foi uma das descobertas na viagem ao Japão e um desses casos de “amor a primeira usada” – ate mesmo nas fotos que i apostando ao longo da viagem, tanta gente me perguntou o que estava usando/fazendo de diferente nos fios, pois realmente ficou com um super brilho! Confesso que acho que agua no Japao colaborou para o efeito (a agua na Inglaterra eh super “dura”, deixa os fios acabados!), mas gostei tanto que logo depois de ter usado a mascara pela priveira vez, ainda no hotel em Toquio, no dia seguinte voltei na mesma farmacia e comprei todos os outros produtos da linha! E foi um bom teste, pois essa viagem aconteceu bem naquela fase esquisita quando as pontas estao ressecadas precisando de um corte urgente, a cor ja perdeu o brilho e ta meio amarelando… sabe quando tudo fica meio ruim ao mesmo tempo e nao ha nada que resolva? Pois os produtos da Shiseido resolveram!
– Kerastase Elixir: Que falei com mais detalhes aquí.
– Joico K-Pak Revitaluxe: Outro amor antigo, desde que comecei a usar nunca mais deixei de ter no chuveiro! Otima opcao de reconstrução e brilho “power”, mas sem ter que ficar horas no banho!
– Macadamia Oil: Como ja comentei varias vezes, eu compro a maioria dos meus produtos de cabelo na Amazon (os precos sao otimos, eles sempre tem as marcas dificeis de achar em lojas físicas, a entrega é rapidissima, e afins), e dependendo de sua compra, eles te dao umas “sugestoes”, baseadas nos cookies do seu computador, e baseada na compras semelhantes de outros clientes. E essa tal de Macadamia Oil sempre aparecia para mim como uma sugestao de “achamos que voce tambem vai gostar de…”. Como o preco era baixissimo e as reviews otimas, resolvi arriscar! Melhor sugestao da vida! Que brilho, que maciez! Que cheiro bom! Sabe aquela dia que voce nao quer arriscar? De repente vai ter que secar meio correndo, ou sabe que vai pegar uma chuvinha no meio da tarde… sei la. Ele da um jeito! Em termos de tratamento mesmo, duradouros, nem sei se ele seria tao eficaz nao, mas tem sido meu produto numero 1 para “efeito imediato” de cabelo otimo!
– Silicon Mix: Uma amiga postou no Facebook e fiquei curiosa (segundo ela, era o melhor creme para usar pós química), e como achei baratinho (por um potão!) resolvi arriscar… A verdade eh que raramente uso… Acho o cheiro forte demais (tem cheiro de produto vagabundo mesmo! Hahahah) e a pesar de que a primeira vista ele deixa o cabelo ótimo (ele tem daqueles efeitos que ainda com os fios molhados, seu cabelo “derrete” e “escorrega” sabe? Suuuuper macio), achei um resultado artificial, justamente pelo excesso de silicone e emolientes químicos na formula. Ou seja, o primeiro uso fica otimo, o segundo melhor ainda. Ja no terceiro o cabelo fica pesado, a raíz fica suja mais rápida… e se usar varias vezes seguidas vira uma calamidade publica! Nao enxagua direito, os fios ficam sem movimento… meio cheio de resíduos, sabe? Maaaaaas mesmo assim gosto de usar de vez em quando, se quiser apenas um condicionador emoliente, sem nenhum “tratamento” adicional (como por exemplo pos Nexxus Emergencee, ou quando eu usei algum pre-shampoo de tratamento antes do banho, e quiser apenas um condicionador rapidinho no fim do banho).
– Creme de Coco: meu amor eterno, que ja falei tantas vezes aquí no blog! Outro produto que mesmo que nao use com muita frequencia, gosto de ter sempre a mao, e sempre da uma “reavivada” nos fios, de maneira muito natural, e me lembra muito o efeito do shampoo Aminoacid da Kiehl’s, no sentido de deixar os fios com uma sensacao de limpeza, soltinhos, porem macios e tratados na medida certa!
Leave in (condicionador sem enxague):
– Kerastase Ciment Thermic: que ja falei aqui e é essencial para os días que vou lavar e secar com secador logo em seguida (geralmente lavo a noite, deixo secar por umas horas, e so uso o secador mesmo na manha seguinte, rpa dar um jeito e uma ultima escovada). Nao so ele protege os fios do calor do secador, ele também ajuda a tratar – quando mais quente, melhor os resultados! E realmente deixa o cabelo recém seco com aspecto de “forte” – com brilho e sem frizado e arrepiados.
– Alterna Caviar Protein RX: Aquisicao recente, que comentei aqui. Desde que comprei ele tem sido meu leave in numero 1 após qualquer lavagem! Mesmo tendo muito cabelo e estando com os fios super cumpridos, basta uma bolotinha de produto para cobrir bem as pontas e deixar os fios super reforcados e tratados! Uso so nas pontas (compridonaaaaaas!) e estou abolutamente amando o resultado!
– Shiseido Tsubaki: Comprei com o resto da linha da Shiseido no Japao, e achei um bom complemento aos resultados da mascara (geralmente uso eles juntos, sou fresca assim as vezes). Não eh o tipo de produto que rock my world, mas sei la, acho que juntos eles são um bom complemento! E como ele é uma “aguinha”, é ótimo naqueles dias que o cabelo ta rebelde, precisando de uma “abaixada”, mas você não vai ter tempo de lavar-tratar-secar antes de sair. Uso um shampoo a seco na raiz, e depois uma borrifada da aguinha Shiseido nas pontas, secador e voilá! Ninguém nem percebe que você é uma porquinha que fica com preguiça/sem tempo de lavar o cabelo de vez em quando!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Adorei os produtos!
Embora tenhamos realidades “cabelísticas” diferentes, uso algumas coisas parecidas!
Você lava de noite e dorme com ele molhado? E ele acorda bom? Putz, se eu dormir com meu cabelo molhado ele acorda uma arapuca! kkkkkk
Vc consegue ficar sem lavar depois de malhar? Muito bom isso pq eu preciso lavar o meu todo dia :-(
Beijos
Durmo de noite, mas no inverno não consigo dormir com ela molhado, é gripe na certa! Então dou aquela “baforada” com o secador, só pra não ficar com o cabelo pingando, e fica um traste, mas durante a noite o cabelo vai secando melhor e “abaixando” um pouco, então de manha dou uma ajetada com o secador.
Tb amoooo o shampoo amino acid da Kiehl’s, é o cosmético que levaria para uma ilha deserta rs. Tb o uso o leave-in o serum da marca há um ano, sem alternância com outros produtos, e sou imensamente feliz com os resultados!
Dri, vc poderia falar do produtos do Christophe Robin que vi na foto, sou louca para experimentar, mas tenho medo do investimento não valer a pena.
Ah, uma máscara que recomendo é a hair sensation da Lâncome. Ela deixa o cabelo DIVINO e, por a fórmula dela não conter silicones, o cabelo não “acostuma”.
Eu usei a linha da Lancome pra cabelos ha uns anos atras e AMAVA, mas eles desapareceram! Não acho mais em lugar nenhum!
A linha da lancôme eu costume encontar nos free shops do Brasil!
Sabe que achei a mesmíssima coisa do Silicon Mix? Resisti por bastante tempo ao hype da marca, mas fiquei balançada quando fiquei sabendo dos produtos de bambu, que prometem ajudar no crescimento dos fios. Tenho aquele tipo de cabelo fino e quebradiço que nunca cresce, sabe? E aí não resisti quando encontrei os produtos à venda no camelódromo do Rio: arremetei o shampoo e a máscara.
O cheiro dos produtos não é do tipo que eu gosto, mas não dá pra dizer que é ruim. Agora, a máscara tem sim aquele fundo de creme vagabundo, haha. E, bom, no meu cabelo o resultado foi bem esse que você falou: fios pesados, opacos, sem movimento, etc. Mas como dinheiro não é capim, vou usar até a última gota, claro. Tenho usado os produtos uma vez por semana há alguns meses e, olha, preciso dizer que notei um crescimento significativo dos fios. Não saberia dizer que papel o Silicon Mix teve nesse processo, porque uso várias outras coisas (dentre elas o Aussie 3 Minute Miracle, na versão “Strong”), mas que o cabelo cresceu depois de uns anos difíceis, cresceu, rs. Mesmo assim eu não compraria novamente. Não acho que valha a pena no meu caso.
E tenho muita vontade de experimentar o Ciment Thermique! Sempre ouvi maravilhas desse produto, mas ficava de pãoduragem e acabava comprando alguma outra coisa. Agora que voltei ao vício do secador, será a minha próxima aquisição. Tô usando um leave-in da L’Óreal, o Force Relax, que é ótimo e diz oferecer proteção térmica, e o spray Charming de Ojon, da Cless, que uso antes do babyliss. O legal desse produto é que ele tem um jato seco – não conheço nenhum produto parecido e com os mesmos benefícios! – , mas não suporto o cheiro, então não sei se vou comprar de novo. Mas acho que é um produto que vale a pena recomendar, até porque cheiro é uma coisa muito pessoal, né?
Beijos!