No outro dia, em alguma de minhas viagens a trabalho, assisti na CNN o Piers Morgan (jornalista Ingles que eu adoro, que substituiu o Larry King) entrevistando o Simon Cowel, que foi no minimo interessante.
Uma das cosias que o Simon Cowel falou e que prendeu minha atencao foi o tema da familia real. O Piers tentou jogar a isca achando que o Simon ia ser polemico e falar mal da monarquia, mas na verdade ele confessou que adorava oque a familia real representava na cultura Inglesa. O fato de que os Britanicos em geral, nao sao os melhores, nem os mais bem sucedidos, nem os mais inteligentes nem bonitos – mas eles tem uma familia real como nenhum outro povo, e essa mistica da Realeza da um poder a cultura Britanica inalcancavel a outros paises (com Monarquias operantes ou nao).
Entao esse assunto dominou grande parte do programa, e o principal argumento do Simon Cowel foi que a familia Windsor eh o grande diferencial dos Britanicos. Discussoes a parte sobre sua fortuna, verdadeira funcao politica e tal, isso me fez pensar sobre o tal do “dedo de ouro” que a realeza Britanica tem no mundo.
Vide o fenomeno irmas Middleton. Entao nao da pra negar que a realeza tem um poder que vao muito alem das escadas sociais Britanicas, e de fato, tudo que eles tocam viram sucesso.
Mas isso vai muito alem das capas de tabloides e teorias da conspiracao, pois no Reino Unido existe de fato um “selo” de autenticacao Real que reconhece os fabricantes e comerciantes que produzem bens consumidos pela familia real.
Receber o Royal Warrant eh uma honra maxima alcancada por fabricantes e marcas Inglesas, e significa nada mais nada menos que a Rainha usa, aprova e recomenda determinada marca.
Entao as marcas que recebem essa honra, expoe orgulhosamente seu selo real (com o leao e unicornio) e a frase “By appointment of her Majesty the Queen” (Por indicacao de sua Magestade a Rainha) em todas as suas embalagens e merchandising.
Sao cerca de 800 marcas Britanicas e extrangeiras que detem o selo real atualmente, e entre elas estao algumas das marcas mais tradicionais Inglesas, como a Burberry, as galochas Hunter, os chas Twinings, o hotel Ritz e as bolsas Asprey.
Mas muitas outras marcas que fazem parte do dia a dia no Reino Unido tambem entram na selecionada lista de fornecedores reais, como as farmacias Boots, o supermercado Waitrose e a loja de departamentos John Lewis.
O processo de selecao eh rigoroso, e por isso mesmo atestam a qualidade dos produtos e dos servicos – o selo pode ser conferido espontaneamente por algum membro da familia real (apenas a Rainha, o Duque de Edinburgo e o principe Charles tem “poderes” para conceder selos de appointment) ou depois de passar por uma rigorosa selecao e teste de qualidade, atravez da Camera de Comercio do reino (e do Lord Chamberlain, que tem uma funcao privilegiada de Lord-governanta e conselheiro real).
Ou entao, muito mais facil que receber o selo real pra promover sua marca, basta conseguir que uma das irmas Middleton usem alguma peca da sua loja e pronto! Estoques esgotados na certa!
Entao da proxima vez que voce estiver preparando seu cha Twinings enquanto passa sua mostarda Colman’s no seu sanduiche, pense que a Rainha poderia estar fazendo a mesma coisa!!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Dri, pelo menos em relação à Hunters, já vi uma foto da rainha usando as suas, de cor verde. Devo dizer que já tive várias galochas, mas essas da Hunter são realmente duráveis. A gente compra uma e usa a vida toda!
Tambem ja vi! Assim como ja vi fotos dela usando suas bolsas de senhorinha da Asprey of London e trench coats da Burberry!
Bem que o Drieverywhere podia ter um selo desses por tanto material de alta qualidade e excelentes fotos de Londres!!! com certeza a rainha aprovaria!! Bjão e boa semana.
Hahahahhaha!
Sera que ela sabe ler Portugues?! :-)
Uma pergunta off-topic. Essas botas com uma meia quentinha esquentam no frio ou só servem pra proteger os pés da água mesmo?
Que nada… eles sao um gelo! So servem pra proteger da agua/chuva mesmo.
Ano passado fui pra Suica e como estava nevando demais, resolvi levar minhas Hunters pr anao molhar minha bota normal, e nossa como eu sofri!!!!
E isso porque estava com palmilha termica, um meiao de fleece da propria Hunter e mais um meia mega grossa de la Merino.
Pior escolha EVER!
Mas em compensacao, quando esta quente, seu pe assa la dentro! :-)
Bom saber, até porque elas são bem carinhas né? Assim desencano de vez de comprar uma :D
Simples assim, amei o post! Beijos
Por falar em monarquia, lembro que na época do casamento do príncipe William, li vários textos/reportagens de brasileiros que criticavam e até debochavam do sistema monárquico inglês. Falavam que a monarquia custava caro e não tinha utilidade para o país. Só que eles não observaram que no Brasil também tem rei ou rainha (no caso rainha, Dilma), a única diferença é que pode mudar de 4 em 4 anos, porque os custos são os mesmo (Palácio da Alvorada para morar, Granja do Torto para feriados, alimentação, segurança para resto da vida, carros, avião e helicóptero a disposição e todo regalia digna de rei), mesmo mudando o nosso rei (presidente) sempre terá uma nova família que nós vamos sustentar com o pagamento de impostos. E a utilidade, no sentido de eficiência, dos nossos reis ou rainhas também é questionável.
POis eh, nao deixa de ser verdade.
a relaidade eh que Politicos em geral custam caro pra qualquer pais e ninguem nem nenhum regime politico esta livre de pessoas boas ou ruins.
O interessante dessa entrevista com o Simon Cowel foi ele ter dado um foco bem “Pop Culture” pra familia real, como se eles fossem nada mais que simples celebridade, mas com poderem praticamente sobre-naturais, afinal sao a familia real mais importante e famosa do mundo!
E olha, muitos Britanixos em geral (principalmernte os nao-Ingleses: Escoceses, Irlandeses, Galeses, etc) tambem criticam demais a monarquia, sua verdadeira funcao, seu custo para o pais etc. Mas ainda acho que a maioria absoluta da populacao realmente gosta muito deles e se sentes quase que “especiais” por terem uma monarquia “importante” como os Windsor, e que por mais que nao facam nada muito util, pelo menos tambem nao fazem nada de ruim pra ninguem!
Mais do que isso: nem temos mais monarquia e ainda sustentamos a antiga família real…!
Eu sou fã de chá…e confesso que fiquei doida quando achei o chá Twinings no mercado…é uma pena que não tenha as latinhas…acho super fofas as latinhas de chá…
Adorei o post Dri…
Já leu “A Invenção das Tradições”, organizado pelo Terence Ranger e pelo Eric Hobsbawm? Tem um artigo lá que fala exatamente disso, da aura que se cria em torno da realeza, e de como foi construída.
PS: Eis aqui uma leitora silenciosa, mas fiel :-P
Seja bem vinda!
Bom, o fato é que pelo que se vê na lista é que muitos estão ali por sua notoriedade, e não só por sua qualidade, o caso da coca-cola. Mas são poucos que atenderiam todos os critérios de exigência real, como os carros Aston Martim, Ritz e as bolsas Hermès. E o principal é, eles inventaram o merchandising ou seja “use o que a família real usa” e lógico ganham pra isso também. Não sejam tolos em pensar que esses selos saem de graça porque não saem no mínimo a família real ganha muitos mimos pra isso, incluindo os próprios produtos. A lei da riqueza é essa , quanto mais se tem menos se gasta. E tudo que é realmente bom custa muito caro… “it´s the REAL Stuff my dear!”.
Amei o post!!! Sou viciada em leitura e em aprender coisas novas e interessantes. Por isso eu atumaticamente sou viciada no seu blog…rs. Parabéns mais uma vez!!
[…] era um supermercado de luxo (e sao ate hoje um dos fornecedores da Realeza, tendo recebido varios selos de autenticacao real) e ao longo dos 150 anos seguintes foi se especializando em comidas exoticas e […]
[…] reais da monarquia, uma “autenticacao Real”, ou “Warranty Holders” (que ja contei mais detalhes nesse post aqui), que sao todas as empresas, Britanicas ou estrangeiras, que recebem o selo Real de qualidade, […]
[…] 1851! Eles foram os inventores da trama de la a prova d’agua, e ganharam tantos premios e certificados Reais, que foram os produtores oficiais dos uniformes de inverno dos soldados Britanicos durante a […]