Eu já estava sentindo falta de viajar… Por mais que adore os fins de semana em Madrid, o clima de cidade grande as vezes me sufoca…! Por isso, quando a Johana me convidou pra ir com ela e uma outro amigo Noruegues pra Benidorm, na costa sudoesta da Espanha, eu nem pensei duas vezes…
Benidorm, apesar de nunca ter ido lá, faz parte da minha historia… Porque quando eu morava em Portugal, todas as familias “bem nascidas” de Cinfães vijavam pra lá no verao. O sistema de castas Cinfanense funcionava assim: a classe alta ia pra Benidorm de mala e cuia, e só voltava no fim do verao. A classe que se achava alta, mas nao era tanto assim ia pro Algarve (sul de Portugal). A classe media ia pra alguma praia de agua fria, areia de pedra e ventania da costa norte de Portugal. E o proletariado (eu, por exemplo… heheeheh) se contentava em passar seus (poucos) dias de verão se banhando no Rio Bestança ou Rio Douro (eu sentia o maio orgulho de saber que o Rio Bestança tinha sido eleito o mias limpo da Europa!).
Bem, nostalgias a parte, lá fomos nós pra “Costa Blanca”! Atras da promessas de sol, calor e praia.
Nos hospedamos em Altea, a cidade vizinha a Benidorm, e muito mais charmosa, pois era ali que o Tròn tinha que trabalhar ( eu e a Johana fomos na aba da empresa dele).
Resumidamente oque rola na cidade essa epoca do ano é: Se vc tem mais de 50/60 anos, é nordico, esta aposentado com uma gorda pensao do governo e detesta o frio que faz na suas cidade natal, esse é o seu lugar.
Praticamente a versao espanhola da Florida. Lá, quem tem 50 anos esta na flor da idade… entao digamos que foi um fim de semana de relax total… todos os lugares que bombam no verao, dao lugar a bingos e bailes da terceira idade nessa epoca do ano.
Mas enfim… vale a pena, e o lugar é lindo demais!!
Altea e Albir (a praia que fica bem ao lado) sao super bonitinhas… com a praia limpa, bares e restaurantes no calçadao, jardins e palmeiras. Me lembrou muito Buzios e Floripanopolis.
Já Benidorm me decpcionou um pouco…. cheio de hoteis 15 estrelas, com 347 andares, grandes avenidas e muita poluiçao visual… Um Cabofrio um pouquinho mais rico, mas no mesmo esquema. Depois, uma das espanholas que trabalha aqui comigo, disse que Benidorm é o pico dos “minhocas” (gente da terra) espanhois. É o point baixaria do verao espanhol… Heheheheh. Entao ficamos pouquissimo tempo por lá.
Pasamos o fim de semana passeando pela regiao, tomando sol, aproveitando o calorzinho (estava fazendo 23 graus, contra os 5 graus de Madrid) e admirando a beleza do mediterraneo.
É estranho elogiar as praias aqui, porque pra mim, um lugar que nao tem areia nem onda, nao deveria ser classificado como “praia”, mas o meu atual afastamento geografico de qualquer tipo de mar/oceano, me fez rever meus conceitos.
Especialemnte por que essa area do Mediterraneo é muito bonita!
Me lembra um pouco o mar Adriatico na Italia… Uma agua muito verde, e um ceu muito azul!
Os tons de verde e azul, conjugado com as casinhas brancas, os telhados azuis, as flores e as oliveiras, dao um charme extra à reagião, entao eu nem ligo se tem areia ou nao….
Um adendo:
Ese fim de semana foi uma experiencia de imerçao total na cultura nordica! Nao só pq a regia4ao é cheia de alemaes, Holandeses e escandinavos em geral, mas tb eu fui pra lá com dois Noruegueses.
Mas pasmem!!! Lá estava eu, feliz da vida, ouvindo musica no computador do Trón, quando começou a toca Bebel Gilberto cantando “The girl from Ipanema”. Até aí, tudo bem, pq ela esta fazendo o mior sucesso por aqui mesmo, e “A garota de ipanema” sempre vai ser o calssico estereotipo da musica brasileira.
E entao, derrepente, nao mais que derrepente, começou um “Vai lacraia, vai lacraia”!!! COMO ASSIM?!?!?!!? Oque o Mc Serginho esta fazendo no lap top de um Noruegues de 35 anos?!?!?!?
Pois é…. como ele nao entendem as letras mesmo, o funk carioca conquistou a escandinavia com sua batida pancadão…
O Brasil esta mesmo na moda…. em todos os sentidos…. em todos os aspectos…
Nao resisti…. tenho que admitir…. peguei meu MP3 player, e copiei TODAS as musicas pra mim…. hheheheeheh!
Hoje passei o dia todo trabalhando ouvindo “eguinha pocotó”, “vai serginho”, Wando e Wabessa Camargo (NINGUÉM MERECE!!)!! E o Tròn tinha razao…. a batida é contagiante, pq os gringos aqui da IBM se amarraram…. Menos o Portugues que trabalha comigo, pq ele conseguia entender as letras e ficou escandalizado…. hahahahaah
omo nao podia deixar de ser….. Fotos e mais fotos….
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
[…] 112. @drimiller | benidorm y altea | LINK […]