Tenho que confessor que minha verdadeira motivacao para querer ir pra Salzburgo nao foi o mercado de natal nem a cidade, e sim a Villa Trapp!
Esse casarao do seculo 18 nos arredores de Salzburgo foi a casa original da familia Von Trapp, que impirou a filme da “Novica Rebelde” (The Sound of Music)!
Nao eh exatamente a casa usada no filme, mas sim a casa onde a verdadeira familia morou durante muitas decadas – e a casa onde viu a Maria sendo contratada como governanta e ensinando as criancas a cantarem, depois se apaixonou pelo Barao e por fim a familia fugiu da Austria por causa dos nazistas em 1938, durante a segunda guerra (por muitos anos eu nem sequer sabia que o filme era baseado numa historia real).
A casa entao ficou abandonada por varias decadas, ate que em 2009 abriu suas portas como hotel Bed & Breakfast e desde entao tem atraido os aficionados do filme em bandos!
Esse filme fez muita parte da minha infancia e da minha irma, que passamos muitas tardes assistindo a fita VHS que meu pai gravou da Sessao da Tarde (com aquela dublagem tosca da Globo e avançando na hora dos comerciais ou das musicas que nao gostavamos tanto).
Apesar de que acho que a ultima vez que assisti esse filme foi la pra 1987, eu ainda lembrava de muito detalhes de cor! Mas sabe qoeu achei engracado, nao sei (sabia) cantar uma unica musica!
Como assisti muito esse filme muitos anos antes de aprender Ingles, e o filme era dublado nos dialogos, e original nas musicas, eu e minha irma soh sabiamos cantar a versao “embromation”! (e apesar de que o Aaron nao admitiu ter assistido e gostar do filme, ele sabia de cor a letra de varias musicas, e finalmente me ensinou a cantar “direito”!)
O casarao eh enorme e eh todo decorado com fotos da familia Von Trapp (a verdadeira) e moveis e pecas de decoracao originais. E os quartos sao identificados por quem foram seus donos originais.
Entao na hora da reserva voce pode escolher ficar no quarto da Fräulein Maria, ou do Barao, ou entao na suite que eles passaram a usar depois que casaram. Ou entao num dos quartos das (muitas) criancas da familia.
De manha o cafe da manha eh servido no salao de jantar da familia, todo mundo junto, como se fossemos hospedes da casa!
Mas nao, o filme nao foi feito na casa. Na verdade todas as cenas do interior da casa foram gravadas em estudio, em Holywood, e as enas exteriores foramgravas em alguns palacios nos arredores da cidade. A parte da frente da casa foram gravadas no palacio Fohnburg e a parte de tras e jardim, gravadas no palacio Leopoldskron.
Mas ainda assim da vontade de fazer vestidos usando os tecidos das cortinas, e cantar na escadaria impoente!
A unica desvantagem da Villa Trapp eh justamente ficar afastada do centro de Salzburgo. Mas ainda assim o acesso eh super facil e nao tivemos nenhuma dificuldade em chegar la, e ir e vir do centro da cidade.
Uma corrida de taxi custa cerca de 10 Euros, ou entao por 2,50€ voce pode pegar o onibus numero 7, que para a 2 quarteiroes da casa (o nome do ponto de onibus eh “Aigen Hof”) e em 10 minutos chega no centro da cidade (pelo lado”novo” ao norte do rio), inclusive indo direto pra estacao central de trem (a Salzburg Hauptbahnhof).
O preco dos quartos comeca a partir de 100 Euros, ate uns 300 (Suite Maria, que eh a mais cara). entao apesar de nao ser exatamente um albergue pechincha, tambem nao eh um hotel de super luxo que levaria um fa do filme a falencia!
Para nossa estadia eu fiz a reserva atravez do site Booking.com
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Oi! Eu descobri o seu site faz pouco tempo, e estou adorando acompanhar o seu blog!
Quanto a Salzburg, eu fui em 1996, ainda criança, com a minha família. Nós fizemos um tour específico do filme, passando pelas locações. A igreja do casamento é até em outra cidade. E o gazebo é realmente pequeno. Porém é (ou pelo menos era) proibido subir nos bancos, pois uma senhora de 70 anos foi tentar fazer isso, que nem a Lisl, caiu e quebrou a perna…=oP
Agora, a história real é completamente (ou quase) diferente. Maria foi contratada para ser preceptora de 2 das crianças, pois elas estavam doentes e não podiam ir à escola. O pai não era tão distante. Muito pelo contrário. Ele era muito afetuoso com as crianças, e a música já tinha um papel MUITO importante na vida da família! O Rolf (namorado da Lisl) nunca existiu! Quando o barão quis casar com a Maria, as crianças não ficaram tãããão felizes assim com o casamento, e parece que algumas disseram que elas “não precisavam de uma nova mãe”. Eles não tiveram aquela fuga cinematográfica pelos Alpes (ainda mais que no filme utilizaram as montanhas que fazem divisa com a Alemanha!!!!). Eles chegaram a voltar depois da guerra e visitar a casa. Hoje a família possui um hotel nos EUA. Ele chegou a sofrer um incêndio, mas já foi reconstruído.
E só um último detalhe: quando os filhos viram o filme, eles ficaram extremamente tristes e decepcionados, pois o barão foi retratado completamente diferente do que ele era na verdade!
Claro que tudo isso não tira o encanto do filme, com suas belas paisagens e canções, mas mostra como a história foi distorcida. Primeiro, a partir das memórias da Maria (que de boazinha dizem que não tinha quase nada). Depois, pelo musical da Broadway. E, por último, por Hollywood!
Desculpa pela mensagem tão grande, mas eu também sou apaixonada pela história e gostaria de contribuir um pouco!
Dri, com certeza ta na minha bucket list ficar nesse hotel! Eu amo o filme e vejo sempre, até hoje. Meu marido msm sempre que to vendo sai de perto pq não aguenta mais rsrs bjs,
Então somos duas kkkkkkkkk Eu vejo onde estiver passando o filme e meu marido entra em desespero comigo. Eu amo esse filme e principalmente a música Edelweiss cantada pelo capitão e a filha Liesl.
Olá, Adriana,
O meu blog oficial é o Receitinhas para recém-casadas, mas eu fiz um blog para contar a minha viagem à Europa em outubro, e Salzburgo foi uma das cidades. As postagens foram ordenadas do ínício ao final da viagem, mas fiz no decorrer da viagem (o que me deixou cansada, mas a família simplesmente amava!).
Como você pretende voltar a Salzburgo, deixo para você ver o link do meu relato. Ah, fiquei hospedada na casa dos Von Trapp no filme. Foi incrível!
http://diariodeviagemdakate.blogspot.com/search/label/Salzburgo
Que fofura! Eu vi o filme, mas nem sei se cheguei a ver do início ao fim, sou sincera. Mas conheço perfeitamente a história. Mas se é como a Bárbara diz em cima, bom, então a coisa foi bem distorcida.
Eu nunca fui à Austria mas a minha mae já e diz que é lindissimo. Mas ela foi pra Viena e teve um episódio bizarro. Sabe aquela coisa de ter vida anterior? Bom eu não acredito muito nessas coisas, mas ela diz que passou por um casarão desses bem típicos e diz que teve a sensação de conhecer a casa todinha por dentro, de ter vivido naquela casa. Vai entender…
[…] por um desejo de infancia (como visitar o cenario de um filme favorito de infancia), seja por ter se apaixonado por uma imagem, ou depois de ter lido um […]
Ola Dri, sou sua “conterrânea” de blog, escrevo o Segredos de Londres.
Estava pesquisando lugares legais para ir na Áustria e cheguei aqui, adorei esse hotel! Também sou fã da Noviça Rebelde e até já fui a um sing-a-long no Prince Charles Cinema, que é ótimo!
Se eles tiverem disponibilidade para as minhas datas é lá que eu vou ficar!
Obrigada e beijos,
Deb