Não é novidade aqui no Blog o quanto eu gosto de decoração de natal, e em qualquer canto do mundo, em qualquer epoca do ano eu fica catando novas peças pra minha coleção.
Entao mercados de natal são a minha versão “Disney” de um mundo magico… hahahaha
Não sei explicar a fascinação que sinto, mas é uma coisa meio conto de fadas, misturado com historia, alem de ser muito romantico! (coisas que nos outros 11 meses do ano eu nao to nem ai…)
E a Europa central é o pano de fundo perfeito para os melhores mercados de natal do mundo! As casinhas, as comidas tipicas, o frio, a neve… tudo se encaixa perfeitamente!
Sempre que dá, tento ir para alguma cidade Europeia que tenha um mercado legal, como já fiz em Frankfurt, Alemanha; Vienna, Austria; e Bratislava, Eslovaquia.
Então o mercado de natal foi a desculpa perfeita pra programar uma viagem pra Berlin, que sempre aparece no topo da lista dos melhores e mais autenticos mercados de natal da Alemanha.
Quando comecei a pesquisar sobre onde era o mercado de natal, me surpreendi ao descobri que na verdade Berlin tem nada mais, nada menos que 60 mercados espalhados pela cidade!
Mercadinho da Under den Linten
E quando chegamos lá vimos que literalmente, os mercados estao basicamente em todas as praças da cidade. Onde tem um espaço aberto, tem um mercado de natal.
Mas os principais e maiores sao dois: o mercado de Charlotterburgh Schloss, que se estende pelo jardim do castelo, tendo suas torres como pano de fundo, e o outros é na praça Gendarmenmarket, com outro mercado lindo, que se espalha na praça central entre as duas catedrais gemeas.
Bebendo Gluwine no Mercado de Gendarmenmarket
Oque achei mais legal dos mercados de Berlin (os 2 principais) é que nao são mercados de bugingangas, como muitos outros mercados são.
Comendo “uva do Amor” no mercado do Charlottenburgh Scholss
Na verdade as barraquinhas que vendem “coisas” são bem raras, e a maioria das lojinhas vendem comidas e bebidas tipicas de natal.
E outra coisa que me chamou atenção é que a grande maioria das pessoas nos mercados não são turistas e sim Alemães; familias inteiras passeando, as crianças brincando nos parquinhos, bebendo Gluwine, comendo salsichão, maça do amor, raclete, amendoas, chocolates, etc, etc.
A Alemanha em especial é o tipo de lugar que eu acho que deveria ser natal o ano todo! Se morasse por lá, passaria num mercado diferente todos os dias ! :-)
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Eu amo enfeites de Natal, mas as feiras que tenho ido sao tao “xoxas”, vc conhece alguma feira de Natal bacana em Londres?
Bjs
PS: Sua arvore de Natal ficou linda.
Eu ainda nao fui a nenhuma feira em Londres, mas jah ouvi falar da Winter Wonderland no Hyde Park… Vou tentar passar lah esse ano… Mas achoq ue eh num estilo mais “carnavalesco” com roda gigante, lojas, ringue de patinacao, etc….
Adorei o casaco!!!
Conta pra gente onde vc comprou! =D
Bjoo.
Eh da Zara! :-)
Dri, e vc encontrou enfeites legais?
SAbe que nem procurei muito? Jah tenho otimos enfeites da Alemanha (Uma mini caneca de Cerveja e uma relogio co-co). Mas vi uma mini mala de viagem (feita de material de bola de natal mesmo) escrita Berlin que era a coisa MAIS linda do mundo – mas tava cara (20 Euros!!) e resolvi pensar pra comprar depois… e pronto! Nunca mais achei!
Mas entao comprei esse aqui: http://www.flickr.com/photos/30459150@N07/4167551066/
Em homenagem ao Aaron, que como bom Americano que é, AMA um hamburger! (e eu sempre implico com ele!)
Oi Dri
Eu tbém como vc adoro um mercado de natal. Logo q vim pra cá fiz questao de conhecer vários. O mais famoso da Alemanha é o Nürnberg, o único problema é que chega a ser um pouco touristy e nao da nem pra andar direito de tanta gente. De uns anos para cá só vamos a mercados medievais. Sao mercados de natal em castelos espalhados por toda a Alemanha. Lá vc tem uma atmosfera bem mais natalina do q nos mercados de rua e ainda nao foram descobertos pelo turismo em massa. Este castelo tem um mercado romantico bem famoso http://www.hexenagger.de/weihnachtsmarkt.html ( infelizmente só em alemao ). Para uma lista de mercados de rua e romanticos http://www.weihnachtsmarkt-deutschland.de/romantischer-markt.html
bjs
Apesar de nao entender nada da pagina em Alemao, jah escolhi a viagem de Dezembro do ano que vem! hahaha
Acho que isso é típico dos países que fazem fronteira com a Alemanha e importaram um pouco a tradição alemã.
Nas cidades holandesas próximas à Alemanha e aqui na Antuérpia os mercados são assim. Vc raramente acha lojinhas vendendo enfeites de natal e sempre tem MUITA barraquinha vendendo glüwijn, jenever (que é um licor típico belga), batata frita (pq não existe lugar nesse país sem batata frita), uva e maçã do amor e smoutebollen (tipo bolinho de chuva – que eu amo!!!).
A da Antuérpia abriu oficialmente ontem … tô louca pra ir hoje a noite!
bjs
E quem disse que nas Zeuropas não tem “quermesse” rsrsrs Feira de Natal deve ser o máximo! Eu tb sou fascinada por Natal!
bjs
Dri, queria te fazer uma pergunta nada a ver com esse post… me ajuda, PLEASE! Pesquisei no seu blog e vi q vc ja viajou pelo Glacier Express. Uma vez vi em algum lugar da internet q eu posso fazer apenas parte do circuito de sete horas, acho que teria como fazer de apenas tres horas. Pesquisei mt agora mas nao encontrei NADA a respeito. vc sabe algo sobre esse trajeto menos?? é q vou passar quase um dia em zurique e queria saber se era possivel fazer esse passeio, mas se necessariamente for de sete horas nao vai rolar… vc sabe se tem como?
Obrigada,
Camila
Oi Camila,
Nuca ouvi falar de nenhum passeio do Glaciar Express que fosse estilo “circular”, ou seja, que o passeio eh apenas a viagem de trem…
O trecho que fizemos ia de Genebra a Zermatt, e durou umas 3 horas. Entao imagino que vc poderia fazer um bate e volta e alguma cidade dos Alpes, mas seria uma 6 horas de viagem, pra ir e depois pra voltar…
Mas que eu saiba nao tem nada que seja apenas um “passeio” no trem…
Ai, que delícia de viagem esta! Acho que eu ia comprar horrores nestes mercadinhos de natal! rs
Bjos!
dri, hj de manhã q vi q o tupperware com o restinho da maionese veio comigo.. q vergonh, ahahahha. na correria ontem colocando td nas sacolas, trouxemos isso tbem.. era pra ter ficado ai com vcs!!! anyway, aproveita as empadinhas!!!!! bjao
Jah comemos quase todas as empadinhas no cafe da manha!!!
E sabe que procurei que nem uma louca o resto da maionese?!? HAHAHAHA! Achei que tinha jogado fora, junto com mais um monte de cosias quando bateu a louca no fim da festa!
Dri,
já tem tanto tempo que não entro aqui…mas hoje lembrei tanto de você e quando vim comentar está totalmente no clima!
Você sempre fala dos enfeites de natal que compra em viagens e eu sempre penso…onde ela acha…eu nunca vi…e hoje…aqui em Houston vi uma árvore só com enfeites de natal temáticos do Texas! Lembrei na hora! Chego aqui e olha o post!
Estou atrasada tenho que ler tudo!!!
Beijos
Acho o máximo essa sua paixão por Natal. Acho lindo esta época do ano, mas confesso que nem árvore eu monto. Passa tudo tão rápido e sempre estou numa depressão pré aniversário que é exatamente um mês depois.
Melhor nem pensar nisso…
Beijos
ano q vem faco de novo e dou de presente hehehee. se vc for minha amiga secreta, um vale maionese, ahahahahaha
Dri,
Amei sua arvore, ficou maravilhosa !!! Morro de vontade de montar uma arvore de Natal aqui pra gente, mas como nunca passamos o Natal aqui na China acabo achando bobagem. Mas estava com essa ideia ja’ ha’ algum tempo e, se voce topar, te mando uns enfeites daqui da China. Sao bolas mesmo, mas feitos de uma forma que, quando voce ver, ja’ vai saber que e’ daqui. Fora os desenhos que sao tipicamente chineses (dragoes e afins). Entao, se voce topar, me passe seu endereco pelo e-mail (escrevi aqui, voce deve ter acesso) que te mando pelo correio. Mas vou enviar pelo correio simples, por isso, nao tenho ideia de quanto tempo vai demorar!
Ah, aproveitando, desejo a voces um otimo Natal e que o Ano Novo seja cheio de realizaçoes!
Beijos,
Si
dri, fiquei curiosa, o q seria exatamente o Gluwine? tipo um quentão? hehehe
Eu acho que nem sei oque eh quentao, mas imagino que sim…. um vinho tinto “quente” com varias especiarias, ervas, cravo, cabela e essas coisas! No frio eh a melhor coisa que tem!
é mais ou menos isso sim, pelo menos aqui onde moro, em sc, vai cravo, canela e gengibre.
mto bom!
esse deve ser bom tbm.
=)
Apesar do frio intenso, acho que voce veio visitar Berlim em uma época maravilhosa – eu amo a época do Natal, com seus mercados, acho super romantico para tomar um vinho quente, comer os coisas típicas, etc.
Olá Adriana! Vou este ano a Berlim, na semana entre o Natal e aNo Novo e descobri o teu blog por causa dos mercados de natal, que estou muito curiosa por conhecer.
Gostaria de te pedir opinião acerca de um hotel bem localizado e com boa relação qualidade/preço.
Adorei o teu blog!
Obrigada, Silvia
Olá, tudo bem??? Você saberia me dizer se vale a pena comprar aquele passe que dá direito ao transporte público e entrada em vários museus em Berlin? A minha dúvida se deve ao fato de que no site não consta os lugares que são acessíveis com o passe!
Obrigada!!!!!
Aline
Eu sinceramente nao acho que valha a pena nao.
Na verdade esses “passes” geralmente NUNCA valem pena, pois eh apenas uma maneira disfarcada de atrair os turistas para museus ou atracoes de menor visibilidade turistica.
Os lugares, atracoes e museus realmente interessantes geralmente nao sao incluidos, ou entao tem entrada gratuita naturalmente.
Oi Adriana, obrigada pelas dicas!!
Oi Adriana, estou viajando Salvador Frankfurt dia 05 outubro. Vamos a Berlim e adorei sua dica dos mercados de natal, vou lá.
Vc. tem outras dicas boas para fazer em Berlim.
Um grande abraço
Oi Vera,
Infelizmente os mercados de Natal so começam no final de Novembro, entao vc ainda nao poderá visita-los em Outubro.
Quanto a outras dicas sobre a cidade, de uma olhada na Categoria “Berlin” que tem mais um monte de posts.