10 Dec 2009
29 comentários

Mercados de Natal em Berlin

Alemanha, Berlin, Dicas de Viagens, Mercados de Natal, Natal

Não é novidade aqui no Blog o quanto eu gosto de decoração de natal, e em qualquer canto do mundo, em qualquer epoca do ano eu fica catando novas peças pra minha coleção.

Entao mercados de natal são a minha versão “Disney” de um mundo magico… hahahaha

Não sei explicar a fascinação que sinto, mas é uma coisa meio conto de fadas, misturado com historia, alem de ser muito romantico! (coisas que nos outros 11 meses do ano eu nao to nem ai…)

E a Europa central é o pano de fundo perfeito para os melhores mercados de natal do mundo! As casinhas, as comidas tipicas, o frio, a neve… tudo se encaixa perfeitamente!

Sempre que dá, tento ir para alguma cidade Europeia que tenha um mercado legal, como já fiz em Frankfurt, Alemanha; Vienna, Austria; e Bratislava, Eslovaquia.

Então o mercado de natal foi a desculpa perfeita pra programar uma viagem pra Berlin, que sempre aparece no topo da lista dos melhores e mais autenticos mercados de natal da Alemanha.

Quando comecei a pesquisar sobre onde era o mercado de natal, me surpreendi ao descobri que na verdade Berlin tem nada mais, nada menos que 60 mercados espalhados pela cidade!

Mercadinho da Alexanderplatz

Mercadinho da Under den Linten

Mercadinho do Sony Center

E quando chegamos lá vimos que literalmente, os mercados estao basicamente em todas as praças da cidade. Onde tem um espaço aberto, tem um mercado de natal.

Mas os principais e maiores sao dois: o mercado de Charlotterburgh Schloss, que se estende pelo jardim do castelo, tendo suas torres como pano de fundo, e o outros é na praça Gendarmenmarket, com outro mercado lindo, que se espalha na praça central entre as duas catedrais gemeas.

Bebendo Gluwine no Mercado de Gendarmenmarket

Oque achei mais legal dos mercados de Berlin (os 2 principais) é que nao são mercados de bugingangas, como muitos outros mercados são.

Comendo “uva do Amor” no mercado do Charlottenburgh Scholss

Na verdade as barraquinhas que vendem “coisas” são bem raras, e a maioria das lojinhas vendem comidas e bebidas tipicas de natal.

E outra coisa que me chamou atenção é que a grande maioria das pessoas nos mercados não são turistas e sim Alemães; familias inteiras passeando, as crianças brincando nos parquinhos, bebendo Gluwine, comendo salsichão, maça do amor, raclete, amendoas, chocolates, etc, etc.

A Alemanha em especial é o tipo de lugar que eu acho que deveria ser natal o ano todo! Se morasse por lá, passaria num mercado diferente todos os dias ! :-)

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
29 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
29 comentários
  1. Hilda - 10/12/09 - 11h27

    Eu amo enfeites de Natal, mas as feiras que tenho ido sao tao “xoxas”, vc conhece alguma feira de Natal bacana em Londres?
    Bjs
    PS: Sua arvore de Natal ficou linda.

    Responder
    • Adriana - 10/12/09 - 11h39

      Eu ainda nao fui a nenhuma feira em Londres, mas jah ouvi falar da Winter Wonderland no Hyde Park… Vou tentar passar lah esse ano… Mas achoq ue eh num estilo mais “carnavalesco” com roda gigante, lojas, ringue de patinacao, etc….

      Responder
  2. Sara - 10/12/09 - 14h26

    Adorei o casaco!!!
    Conta pra gente onde vc comprou! =D
    Bjoo.

    Responder
    • Adriana - 10/12/09 - 14h29

      Eh da Zara! :-)

      Responder
  3. Fernanda-Peru - 10/12/09 - 17h47

    Dri, e vc encontrou enfeites legais?

    Responder
    • Adriana - 10/12/09 - 22h13

      SAbe que nem procurei muito? Jah tenho otimos enfeites da Alemanha (Uma mini caneca de Cerveja e uma relogio co-co). Mas vi uma mini mala de viagem (feita de material de bola de natal mesmo) escrita Berlin que era a coisa MAIS linda do mundo – mas tava cara (20 Euros!!) e resolvi pensar pra comprar depois… e pronto! Nunca mais achei!
      Mas entao comprei esse aqui: http://www.flickr.com/photos/30459150@N07/4167551066/
      Em homenagem ao Aaron, que como bom Americano que é, AMA um hamburger! (e eu sempre implico com ele!)

      Responder
  4. Deiatatu - 11/12/09 - 06h26

    Oi Dri

    Eu tbém como vc adoro um mercado de natal. Logo q vim pra cá fiz questao de conhecer vários. O mais famoso da Alemanha é o Nürnberg, o único problema é que chega a ser um pouco touristy e nao da nem pra andar direito de tanta gente. De uns anos para cá só vamos a mercados medievais. Sao mercados de natal em castelos espalhados por toda a Alemanha. Lá vc tem uma atmosfera bem mais natalina do q nos mercados de rua e ainda nao foram descobertos pelo turismo em massa. Este castelo tem um mercado romantico bem famoso http://www.hexenagger.de/weihnachtsmarkt.html ( infelizmente só em alemao ). Para uma lista de mercados de rua e romanticos http://www.weihnachtsmarkt-deutschland.de/romantischer-markt.html

    bjs

    Responder
    • Adriana - 11/12/09 - 09h33

      Apesar de nao entender nada da pagina em Alemao, jah escolhi a viagem de Dezembro do ano que vem! hahaha

      Responder
  5. Fer - 11/12/09 - 09h02

    Acho que isso é típico dos países que fazem fronteira com a Alemanha e importaram um pouco a tradição alemã.
    Nas cidades holandesas próximas à Alemanha e aqui na Antuérpia os mercados são assim. Vc raramente acha lojinhas vendendo enfeites de natal e sempre tem MUITA barraquinha vendendo glüwijn, jenever (que é um licor típico belga), batata frita (pq não existe lugar nesse país sem batata frita), uva e maçã do amor e smoutebollen (tipo bolinho de chuva – que eu amo!!!).
    A da Antuérpia abriu oficialmente ontem … tô louca pra ir hoje a noite!
    bjs

    Responder
  6. Beta - 11/12/09 - 15h29

    E quem disse que nas Zeuropas não tem “quermesse” rsrsrs Feira de Natal deve ser o máximo! Eu tb sou fascinada por Natal!
    bjs

    Responder
  7. camila - 12/12/09 - 04h12

    Dri, queria te fazer uma pergunta nada a ver com esse post… me ajuda, PLEASE! Pesquisei no seu blog e vi q vc ja viajou pelo Glacier Express. Uma vez vi em algum lugar da internet q eu posso fazer apenas parte do circuito de sete horas, acho que teria como fazer de apenas tres horas. Pesquisei mt agora mas nao encontrei NADA a respeito. vc sabe algo sobre esse trajeto menos?? é q vou passar quase um dia em zurique e queria saber se era possivel fazer esse passeio, mas se necessariamente for de sete horas nao vai rolar… vc sabe se tem como?
    Obrigada,
    Camila

    Responder
    • Adriana - 14/12/09 - 10h36

      Oi Camila,
      Nuca ouvi falar de nenhum passeio do Glaciar Express que fosse estilo “circular”, ou seja, que o passeio eh apenas a viagem de trem…
      O trecho que fizemos ia de Genebra a Zermatt, e durou umas 3 horas. Entao imagino que vc poderia fazer um bate e volta e alguma cidade dos Alpes, mas seria uma 6 horas de viagem, pra ir e depois pra voltar…
      Mas que eu saiba nao tem nada que seja apenas um “passeio” no trem…

      Responder
  8. Fê do Viaggio Mondo - 12/12/09 - 18h02

    Ai, que delícia de viagem esta! Acho que eu ia comprar horrores nestes mercadinhos de natal! rs

    Bjos!

    Responder
  9. helo - 13/12/09 - 18h51

    dri, hj de manhã q vi q o tupperware com o restinho da maionese veio comigo.. q vergonh, ahahahha. na correria ontem colocando td nas sacolas, trouxemos isso tbem.. era pra ter ficado ai com vcs!!! anyway, aproveita as empadinhas!!!!! bjao

    Responder
    • Adriana - 14/12/09 - 10h34

      Jah comemos quase todas as empadinhas no cafe da manha!!!
      E sabe que procurei que nem uma louca o resto da maionese?!? HAHAHAHA! Achei que tinha jogado fora, junto com mais um monte de cosias quando bateu a louca no fim da festa!

      Responder
  10. CarlaZ - 14/12/09 - 06h35

    Dri,
    já tem tanto tempo que não entro aqui…mas hoje lembrei tanto de você e quando vim comentar está totalmente no clima!
    Você sempre fala dos enfeites de natal que compra em viagens e eu sempre penso…onde ela acha…eu nunca vi…e hoje…aqui em Houston vi uma árvore só com enfeites de natal temáticos do Texas! Lembrei na hora! Chego aqui e olha o post!
    Estou atrasada tenho que ler tudo!!!
    Beijos

    Responder
  11. Flavia Mariano - 14/12/09 - 21h51

    Acho o máximo essa sua paixão por Natal. Acho lindo esta época do ano, mas confesso que nem árvore eu monto. Passa tudo tão rápido e sempre estou numa depressão pré aniversário que é exatamente um mês depois.

    Melhor nem pensar nisso…

    Beijos

    Responder
  12. helo - 14/12/09 - 22h32

    ano q vem faco de novo e dou de presente hehehee. se vc for minha amiga secreta, um vale maionese, ahahahahaha

    Responder
  13. Simone Takayama - 15/12/09 - 01h24

    Dri,
    Amei sua arvore, ficou maravilhosa !!! Morro de vontade de montar uma arvore de Natal aqui pra gente, mas como nunca passamos o Natal aqui na China acabo achando bobagem. Mas estava com essa ideia ja’ ha’ algum tempo e, se voce topar, te mando uns enfeites daqui da China. Sao bolas mesmo, mas feitos de uma forma que, quando voce ver, ja’ vai saber que e’ daqui. Fora os desenhos que sao tipicamente chineses (dragoes e afins). Entao, se voce topar, me passe seu endereco pelo e-mail (escrevi aqui, voce deve ter acesso) que te mando pelo correio. Mas vou enviar pelo correio simples, por isso, nao tenho ideia de quanto tempo vai demorar!
    Ah, aproveitando, desejo a voces um otimo Natal e que o Ano Novo seja cheio de realizaçoes!
    Beijos,
    Si

    Responder
  14. bruna - 15/12/09 - 06h56

    dri, fiquei curiosa, o q seria exatamente o Gluwine? tipo um quentão? hehehe

    Responder
    • Adriana - 15/12/09 - 09h41

      Eu acho que nem sei oque eh quentao, mas imagino que sim…. um vinho tinto “quente” com varias especiarias, ervas, cravo, cabela e essas coisas! No frio eh a melhor coisa que tem!

      Responder
  15. bruna - 16/12/09 - 21h09

    é mais ou menos isso sim, pelo menos aqui onde moro, em sc, vai cravo, canela e gengibre.
    mto bom!
    esse deve ser bom tbm.
    =)

    Responder
  16. Isabel - 13/10/10 - 19h23

    Apesar do frio intenso, acho que voce veio visitar Berlim em uma época maravilhosa – eu amo a época do Natal, com seus mercados, acho super romantico para tomar um vinho quente, comer os coisas típicas, etc.

    Responder
  17. Silvia - 04/09/11 - 13h42

    Olá Adriana! Vou este ano a Berlim, na semana entre o Natal e aNo Novo e descobri o teu blog por causa dos mercados de natal, que estou muito curiosa por conhecer.
    Gostaria de te pedir opinião acerca de um hotel bem localizado e com boa relação qualidade/preço.
    Adorei o teu blog!
    Obrigada, Silvia

    Responder
  18. Aline Paola - 04/12/11 - 18h50

    Olá, tudo bem??? Você saberia me dizer se vale a pena comprar aquele passe que dá direito ao transporte público e entrada em vários museus em Berlin? A minha dúvida se deve ao fato de que no site não consta os lugares que são acessíveis com o passe!
    Obrigada!!!!!

    Aline

    Responder
    • Adriana Miller - 05/12/11 - 10h17

      Eu sinceramente nao acho que valha a pena nao.
      Na verdade esses “passes” geralmente NUNCA valem pena, pois eh apenas uma maneira disfarcada de atrair os turistas para museus ou atracoes de menor visibilidade turistica.
      Os lugares, atracoes e museus realmente interessantes geralmente nao sao incluidos, ou entao tem entrada gratuita naturalmente.

      Responder
      • Aline Paola - 05/12/11 - 14h50

        Oi Adriana, obrigada pelas dicas!!

        Responder
  19. vera - 19/08/13 - 21h29

    Oi Adriana, estou viajando Salvador Frankfurt dia 05 outubro. Vamos a Berlim e adorei sua dica dos mercados de natal, vou lá.
    Vc. tem outras dicas boas para fazer em Berlim.
    Um grande abraço

    Responder
    • Adriana Miller - 19/08/13 - 21h33

      Oi Vera,
      Infelizmente os mercados de Natal so começam no final de Novembro, entao vc ainda nao poderá visita-los em Outubro.
      Quanto a outras dicas sobre a cidade, de uma olhada na Categoria “Berlin” que tem mais um monte de posts.

      Responder