Num pais onde a história eh tão milenar e tão abundante é fácil que algumas coisas mais “jovens” se percam pelo caminho.
A Citadela eh uma dessas áreas do Cairo que por ter “apenas” 1.000 anos de história, acaba perdendo espaço para outras atracões mais Faraonicas da cidade.
O bairro murado esta localizado no topo de um morro, com uma vista panoramica da cidade, e é justamente por isso que foi escolhida para sediar a fortaleza da era Otomana da cidade, onde seus governantes ocuparam e dominaram por mais de 700 anos.
A construção da Citadela começou em 1.176 como uma forma de proteção contra as Cruzadas, sendo reformulada, destruida e expandida por diferentes dinastias e familias reais nos 700 anos seguintes.
A verdade é que nós nem tinhamos considerado passar por lá, mas mudamos de ideia quando estavamos no parque Al-Ahzar para o por do sol e nos deparamos com aquela vista! Entao reformulamos nosso planos e fomos na Citadela na manha seguinte.
A Mesquita que marca a silueta da Ciatdela e do panorama Leste do Cairo é Mohammed Ali, construida por cima da mesquita original (em 1830), para ceder o lugar de honra a uma construçnao mais nova, com arquiterura Otomana inspirada nas Mesquitas de Instambul.
No lado oposto da Mesquita, ainda dentro de seu terraço esta o relogio Frances que foi uma presente do Rei Louis-Philippe da França como agradecimento pelo Obelisco (que veio do Templo de Luxor) que hoje em dia adorna a Place de la Concorde em Paris – Infelizmente o relogio foi danificado durante a viagem, e nunca foi consertado!
Bem atras da Mesquita de Mohammed Ali esta a mesquita An-Nasir Mohammed, que é na verdade a unica mesquita original que sobrou e que ainda tem arquitetura Manluk (dinastia original que construiu a Citadela) e data de 1318. Por dentro, o predio parece bem pobrezinho, já que todo seu marmore e pedrarias foram retirados da estrutura original para construir a nova mesquita.
A Citadela ainda se espalha por outras areas dentro da muralha, mas hoje em dia esta predominantemente ocupada pelo Exercito Egipcio – alem disso o tempo era curto, e de lá fomos direto pro Museu Egipcio do Cairo!
A Citadela nao tem metro por perto, mas fica relativamente pertinho do centro da cidade. Nos fomos de taxi e pagamos 20 Libras Egipcias (cerca de 3 dolares). Uma coisa importante de enfatizar é que por ser uma area religiosa Islamica, tanto homens quanto mulheres devem estar sempre com joelhos e ombros cobertos (nao importa o quao quente esteja – e acreditem, esse lenço preto nos ombros estava me matando de calor! Quem chegar por lá de short/saia curta, só entrar com o cobre-corpo que eles alugam na hora, que alem de pavoroso, parecem que nao veem agua e sabao ha uns 50 anos).
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Eu que adoro história estou viajando contigo.
Ah! E está chiquérrima com esse vestido!
Beijão!
.-= RoCosta´s last blog ..Adorei!!!! =-.
meu deus, quanto vestido lindo, cada dia um diferente!!!!
Da onde são, quero todos rs.
beijinhos ca
Hahaha!
Obrigada!
Sao meus unicos vestido compridos, entao eles vao aparecer bastante nas fotos dessa viagem… :-)
Ambos sao de uma marca Americana chamada T-Bags, e foram comprados no site da Net-a-porter.com
Como as fotos são importantes, meu computador não esta abrindo to perdidinha :(
No meu computador também não aparecem as fotos…o que será que está faltando?? Algum programa??
Incrível essa mesquita. E a vista só não é perfeita devido a essa poluição!
P.S: As fotos voltaram!! :D
.-= José Luiz – Viver a Viagem´s last blog ..Vigo – Espanha =-.
[…] em aswan | LINK 21. @drimiller | museu egipcio do cairo | LINK 22. @drimiller | a citadela | LINK 23. @drimiller | cairo coptico | LINK 24. @viajandocomeles | roupas muçulmanas no egito | LINK […]