É dificl falar do Nilo sem encher esse post de cliches: um dos unicos rios que fluem em direção norte no mundo, o mais comprido, o maior da Africa, e consequentemente a fonte de tudo que existe no Egito e provavelmente, no mundo que conhecemos hoje em dia.
Apesar de termos decidido nao fazer um cruzeiro pelo Rio, como 99.9% dos turistas que veem pra regiao de Upper Egypt (de Luxor pra baixo) fazem (existem cerca de 300 cruzeiros cadrastados que fazem o trecho Luxor-Answan diariamente!!), nao podiamos deixar de pelo menos um pequeno passeio pela area. Pode parecer exagero, mas vir ao Egitp e nao navegar no Nilo é como vir ao Egito e nao ver as piramides!
Até mesmo pra (tentar) entender um pouco de Egiptologia é impossivel evitar o Nilo, pois foi ali que tudo começou: geograficamente falando o Nilo começa nas nascentes dos grandes lagos da Africa Central, cruzando a Tanzania, Uganda, Sudão e Etiopia sendo a unica fonte de agua e nutrição.
Todos os anos, as chuvas na Africa central causam uma epoca de alagamento do Nilo, que começa em Junho (quando começa o ano novo no calendario Egipcio) e vai até Setembro, quando as aguas voltam a baixar, deixando o solo fertilizado e pronto pra plantações e colheitas.
E foi assim que todas as lendas dos Deuses Egipcios começaram, e se desenvolveram ao longo dos 3 mil anos seguintes: A Deusa Osiris que ensinou os Egipcios a cultivar a terra, como usar e entender o Nilo e como viver numa sociedade organizada. A 5 mil anos atras os Egipcios de então não sabiam de onde o Nilo vinha, e a unica explicação de como transformar deserto em terra fertil era atravez dos Deuses.
E até hoje toda a vida Egipcia se concentra ao longo do NIlo: as cidades, as estradas e as ferrovias.
No dia que fizemos esse passeio de Feluca (o barco a vela local) era feriado, o dia em que os Egipcos comemoram o inicio da primavera e da estação das cheias, entao tivemos um passeio privilegiado, assistindo vilarejo após vilarejo reverenciar o rio e comemorar nas margens.
Crianças, idosos, homens, mulheres, camelos e jumentos – todo juntos cantando e dançando na beira do Rio.
Mas o nosso objetivo principal nesse passeio de barco era presenciar o por do sol, considerado um dos melhores lugares do mundo pra ver o sol se por – e cada segundo correspondeu a nossas expectativas!
O sol, que apesar de esturricante, estava sempre escondido atras da poluição do Cairo, so mostrou perfeitamente redondinho, colorindo absolutamente tudo a nossa volta de amarelo e dourado.
A imagem das velas das Felucas só contribuiu ‘a cena, deixando cada angulo com pinta de cartao postal (e nao foi a toa que tirei centenas de fotos!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Nossa que foto linda essa do sol! lindas as fotos, to adorando os posts…
ciaoooo
Jacq
Tai um dos poucos cruzeiros que eu quero fazer!! O Nilo deve ser incrivel!!
E as suas fotos estao espetaculares, como sempre!
Bjs
.-= Luisa´s last blog ..Um giro pelo centro de Kiev =-.
Dri você não pode sair de luxor sem ir visitar o vale dos reis, è a coisa mais linda do egito…estou a adorar a sua viagem, relembrar è viver de novo, eu não fui a asswan e tenho muita pena, sò de pensar que eles tiveram que tirar aquele templo e estàtuas pedra a pedra, para um outro local mais alto para construir a barragem, uao!Aproveita bem!
Claro que fomos!
Infelizmente nao deu pra fazer tudo que queriamos ver no Egito, entao sacrificamos ir a Answan pra emendar os ultimos dias da viagem em Sharm El Sheikh e Petra, na Jordania. Valeu a pena!
Essas fotos estao demais, deu mt agua na boca de conhecer o egito!
Simplismente maravilhoso!
Uau!!!
.-= RoCosta´s last blog ..Ontem já era… Vive-se o hoje e o agora… Amanhã a gente vê como é que fica… =-.
Nossa, Adri! Estou AMANDO ler sobre a tua viagem ao Egito.
Na verdade todos os dias dou uma passadinha para ver as fotos, nao tenho tido tempo de ler, mas quero parar e ler tudinho, de “cabo a rabo”. hehehe
Mas de qualquer maneira, estou adorando muito!
Seu blog é definitivamente o meu favorito! AMO AMO AMO!
bJUS!
.-= Elisa Hoffmann´s last blog ..Design de Produto: Saleiros e Pimenteiros =-.
Vc tá linda com esse chapéu!!!! =)
Obrigada!
Essa chapeu me salvou!!
B-a-b-ei nessas fotos do por do sol! Uaaaaaaau! Imagino pessoalmente, deve ser mesmo incrível!
Oi Dri!
Estou me deliciando com seus posts! Cada foto incrivel!!
Li no post de baixo que vc vai pra Jordania tb, que dia?? Eu estarei lá semana que vem, na quinta, sexta e sabado!!
Quem sabe nao nos encontramos??
To fazendo a mala hj, e estou com duvidas em relaçao `as roupas. Nas suas fotos vc nao esta totalmente coberta, td bem? eles nao te comem com os olhos??hehehe
Continue twitando, que tb estou acompanhando!!
Bjo Fe
Oi Fernanda, fomos pra Jordania no sabado… já fui, já voltei e já estou em Londres!
Petra é linda demais, e apesar da viagem super corrida, valeu a pena!
Quanto as roupas, eu andava coberta o tempo todo, mas em ambientes “turisticos” (nao muçulmanos) me sentia mais a vontade e tirava a jaqueta, ou lenço etc e ficava com braços e ombro de fora. As pessoas encaram mesmoa ssim, mas em ambientes turisticos (por exemplo, dentro dos monumentos) e deaixo de um sol de 40 graus, nao deu pra aguentar…
Depois falo mais disso, com mais calma num post.
Acho que estou viciada no seu bolgger, todo dia entro pra saber novidades, parabéns, você sabe realmente como contar o seu cotidiano, sua viagens. começo do ano vou extender minha viagem a europa para o Egito, e você tem ajudado bastante, dando muitas dicas.
parabéns mesmo, posso pedir algo? de vez em quando grava uns videos, comentaris seus no lugar mesmo, seria bem legal.
Ai odeio ouvir minha voz e morro de vergonnha de falar em video! Hahahhah!
Mas quem sabe um dia…
Adriana,
Vi essa sua foto de rosto e me bateu a dúvida. Vc está conseguindo usar algum tipo de maquiagem aí com esse calor? Pq eu tenho sérios problemas com isso. Pra mim maquiagem+calor= espinhas horrorosas.
Beijos e boa viagem!
Só rimel e baton. De resto, cara lavada o tempo todo, porque aesar do clima seco, o calor é DEMAIS e é tudo muito epoeirado e cheio de areia por causa do deserto… ai nao dá certo!
Nossa, Dri, estou amando a sua viagem ao Egito, que maravilha, as fotos, suas descrições…. muito legal, aproveite!
beijos,
Mari
Nooooooooooooooooooooooossaaaaaaaaaaaaaa!! Que fotos belas, maravilhosaaaas!! Babeeeiii!!
Bjo
Oi Dri!
Obrigada pela resposta! Já estou em Israel. Em Tel Aviv nao tive problemas com a roupa, vamos ver em Jerusalém…
Em Petra entao ja vou me preparar com uma pashimina na bolsa!!
Bjo Fe
[…] antes mesmo de sair do albergue nesse dia, tinha combinado um passeio de Feluca pelo Rio Nilo, que acabou sendo um passeio particular, com o barco todo soh pra gente! Depois que o sol se pos, […]
Oi Adriana, adorei seu roteiro no Egito, vou agora em fevereiro realizar esse sonho, mas como nunca fiz uma viagem para o exterior, estou muito ansiosa, comprei aéreo e hotel no Cairo, 8 dias, mas não tenho ideia de quanto $ vou precisar para passar estes dias lá, não posso deixar de ir em Luxor e Nilo. A sua viagem foi incrível!!!! desde já agradeço pelo seu site. Grata…
Dri, estou completamente apaixonada pelos seus artigos. Cada vez mais apaixonada pelo Egito, e depois de ver essa foto com esse solzão o sonho aumentou ainda mais. Obrigada pelos relatos! Tenho uma dúvida. Pretendo ir em Outubro, quando vc diz que o Nilo seca. Realmente seca, não sendo possível o passeio que vc fez? Quero tanto fazer.