07 May 2004
2 comentários

Todos os caminhos levam a Roma…

Dicas de Viagens, Roma, Viagens pela Italia

Durante muito tempo, Roma foi uma cidade Estado, até dominar a região onde se encontrava e os pequenos estados vizinhos. Segundo a tradição Roma foi fundada em 753 ac, durando quase 500 anos e passando por várias mudanças ao longo desse período. No ano 46ac Caio Julio César derrota as tropas de Pompeu e se torna o chefe supremo do mundo Romano. Mesmo tendo governado por pouco tempo (foi assassinado em 44 ac por um grupo de senadores liderados por Brutu) foi ele quem de fato criou as bases para o que viria a ser o vasto império Romano. Em 31 ac Otávio (sobrinho neto de César) torna-se o chefe único e soberano do Estado Romano. Com ele nasce o maior Império que já houve no mundo, abrangendo boa parte da Europa, e estendendo-se até a Ásia e o norte da África. A decadência do Império Romano inicia em 378 dc, com a Vitória dos Visigodos na Região da Andrinopla. A partir de então, o Império passa a ser invadido com freqüência por diversos povos (os bárbaros) até chegar ao seu fim em 476 dc, data considerada por muitos como o fim da era Romana e o começo da Idade Media.
Clichês à parte, Roma está envolta em historias e lendas, e de fato é o berço da civilização ocidental. Seu patrimônio de igrejas museus e ruínas é de fato inigualável. E é onde está o menor Estado do mundo, o Vaticano, e seu ilustre residente, o Papa.

(…)

Tudo bem, eu admito… Isso aí eu copiei do meu guia de viagens da Europa! Mas só porque concordo com absolutamente tudo isso, e voltei p/ casa tão abismada com essa cidade que não sabia por onde começar…




O passeio durou apenas um dia (11 horas andando non stop!) e eu me senti um pouco como naquele comercial de filmes Kodak  “Fontana de Trevi, Piazza Spagna, Celisseu…” pois tínhamos pouco mais de 15 minutos p/ ver cada atração e já começar a nos dirigir p/ a próxima. Mas valeu a pena!
A visita começou pelo Vaticano, Basílica de San Pietro, e é impressionante se deparar assim cara a cara com o poderio da igreja Católica… Como esse povo tem poder… e como esse povo tem dinheiro… Apesar de ser católica (porém não praticante) eu estou lendo um livro chamado “O código da Vinci”, que digamos que não é muito simpático à igreja Católica; Ficção à parte, o livro é ótimo, mas me deixou com um pouco de ceticismo ao adentrar essa praça tão imponente e ver tantos padres e freiras fazendo “turismo”… Mas enfim…
De lá seguimos p/ o Castelo de Sant’Angelo (construído pelo Imperador Adriano e fica numa praça chamada “Piazza Adriana” heheheheh), Piazza Navona, Pantheon ( que é o mais bem conservado e um dos mais importantes templos Romanos; apesar de sua origem pagã, a partir do séc 7 passou a ser usado como templo cristão e é lá que estão sepultados alguns personagens notáveis, como por exemplo o pintor Rafaello), Fontana de Trevi, Piazza di Spagna (onde paramos p/ almoçar), Piazza Venezia (onde testemunhamos um comissio anti Belusconi), Piazza del Campidoglio (construída por Michelangielo e onde se tem uma vista panorâmica da cidade de Roma), Boca della Verittá (usada p/ julgar os condenados romanos. Caso o imperador achasse que os condenados estavam mentindo, sua mão era cortada fora!), Fórum Romano (parte mais antiga da cidade, onde concentra várias ruínas, arco e templos romanos. Era o local escolhido pelos imperadores p/ comemorar suas conquistas), e enfim o Colisseu (sem palavras p/ descrever…).

Sem duvida uma grandíssima aula de historia. Me lembrei dos tempos de Bennett e fiquei imaginando a Fernanda, prof de historia explicando teatralmente todos aquelas coisas… Fiquei impressionada com o tamanho de todos os monumentos, e saí de lá achando todos os engenheiros modernos muito fraquinhos… Hoje em dia qualquer construção de 50 60 anos já está caindo aos pedaços e aqueles prédios (que por sinal foram projetados sem ajuda de tecnologia, maquinas, etc) estão de pé ate hoje!

Ah! E realmente todos os caminhos levam a Roma. Já estava reparando isso há muito tempo. Não importa onde vc esteja nesse país, qualquer cruzamento nua cidadezinha no fim do mundo (como Castelraimondo, por exemplo…) vc vê uma placa que te indica o caminho p/ Roma…

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. TT - 13/12/12 - 20h00

    Roma também está no meu roteiro de viagem de fim de ano… então… passando aqui para ler TODOS os seus relatos sobre a cidade! Em varias épocas da sua vida não é?! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 14/12/12 - 10h17

      Pois eh… tem posts sobre ROma desde 2004!
      Tantos “estilos” diferentes de viagens…

      Responder