25 May 2005
1 Comentário

Estereotipo, preconceito e bizarrices afins

Vida no Exterior

Eu acho que nunca sofri preconceito na vida. Acho. Se alguem foi preconceituoso comigo, foi muito discreto e nao percebi. O que já aconteceu foram, inumeras vezes ser vitima de estereotipos, mas isso até que tudo bem, porque de uma maneira ou de outra, isso acontece com todo mundo, principalmente os que vivem fora do seu “habitat natural”.

Na grande maioria das vezes, dizer “sou brasileira” desencadeia uma serie de imagens e estereotipos, mas que em sua grande maioria sao bons, divertidos e/ou alegres (só nao me pede pra dançar samba, pq nao sou palhaço de gringo!).

  

Até que de repente, nao mais que de repente, ontem aconteceu uma coisa bizarra, que me deixou revoltada com a vida!

  

Eu já comentei aqui que quando fui pra Portugal umas semanas atras, uma das razoes pelas quais eu fui, foi pedir segunda via da minha identidade, que tinha sido roubada em Valencia. Tudo tranquilo. Tudo resolvido. E um amigo que agora mora no Porto e trabalha no mesmo predio da loja do cidadao, ficou com todos os documentos necessarios para ir lá levantar o BI por mim.

Nos deram um prazo de 10 dias. Ele foi lá e nada. Uns dias depois ele voltou, e nada. Mais uns, e nada. Comecei a achar estranho, e pedi pra ele tentar perguntar se tinha acontecido alguma coisa, ou se era lerdeza e burocracia mesmo.

Entao ele foi lá. E depois do almoço me deu a noticia.

No inicio, estava demorando por pura burocracia, mas algum funcionario publico desocupado, achou estranho o fato de que o BI de uma brasileira, que mora na espanha estar sendo requerido por um homem portugues. E resolveu nos “investigar”. Traduçao: hoje em dia, ser brasileiro em Portugal virou sinonimo de prostituta e vigaristas em geral. Resultado: Eu estou sob suspeita de prostituiçao, e ele de ser meu cafetão.

Nunca ouvi historia mais absurda que essa!!!

Tudo bem que a coisa está complicada por lá, semana passada mesmo a policia portuguesa desmantelou uma rede de trafico de mulheres brasileiras que eram trazidas pra portugal e espanha pra trabalharem em regime de escravidao em casas “especilalizadas”. Mas mesmo assim, fiquei revoltada! Pra que servem todos aqueles computadores?!?!? Nao existe um historico?! Nao sabem que passei anos da minha vida naquele pais???!

Me senti traida, abandonada e desacreditada…. E todos os anos que passei defendendo os portugueses?! Tentando acabar com os estereotipos que nem todo portugues é burro, ladrao, fedorento e que as mulheres tem bigode! E todos os anos que passei estudando num colegio catolico portugues, aturando padres portugueses, estudando a historia de portugal antes da historia do brasil, estudando a geografia de Portugal antes de estudar a geografia brasileira! Heim?! Heim?! Disso ninguem lembra…. e agora estou aqui, “ganhando a vida honestamente” e tenho que aturar isso?!?!

  

Na minha epoca era bem diferente… ha 10 anos atras Portugal ainda esta saindo da obscuridade europeia, resgatando sua cultura e sua dignidade perante os vizinhos, e nao estavam com essa bola toda. Os brasileiros que iam pra lá, eram como minha familia, iam pra lá pq queriam restagatar raizes, e nao “ter uma vida melhor”. A cultura brasileira era extremamente exaltada, tudo que era brasileiro era melhor e mais legal. Na escola eu era uma verdadeira Super star, fui votada como representante de turma todos os anos, era lider do meu grupo de escoteiros, e o padre da Igreja sempre me pedia (ou a minha irma) pra ler algo durante a missa, pq as pessoas adoravam nos ouvir, e ele achava que isso ia atrair mais fieis… Chegava a ser engraçado. Depois de passar a vida toda sendo criada para me ver como uma Portuguesa, finalmente eu estava lá, e me orgulhava de ser Brasileira. Foi lá que eu me senti Brasileira de verdade pela primeira vez, foi lá que eu aprendi a ser patriota (pelo Brasil), e foi lá que me interessei pela primeira vez na cultura Brasileira.

E agora? Quando eu voltar lá outra vez tenho que sentir vergonha de abrir a boca se nao as pessoas voa me olhar com cara feia? “Essa aí é Brasileira”…

Um banho de agua fria…

  

E entao comecei a pensar em estereotipos e como cada um tem o seu, e que todos acabamos aprendendo a conviver com eles. Alguns dos que eu vejo de perto (por meus amigos tb extrangeiros que moram aqui) sao:

– Logico, em primeiro lugar, Brasil: Toda brasileira é gostosa e foguenta, e os homens jogam futebol muito bem

– Espanha: Mulheres peludas e submissas, homens ainda mais peludos e grossos (além de que todos, muito barulhentos)

– Italia: Os homens sao conquistadores e as mulheres sao otimas maes, apesar de controladoras

– Escandinavia (em geral): Loiras gostosas e burras, e muito liberadas sexualmente

– Reino Unido: Pontuais, frios, metodicos e com dentes horrorosos

– França: Fedorentos e sem higiene, e se acham superior ao resto do mundo. Se for de Paris, pior ainda

– Holanda: Legalize já!

– Alemanha: Grossos, frios e nazistas

– Europa do leste (em geral): Comunistas, grossos e sub desenvolvidos. Aqui na espanha entao, se pudesem mandavam construir um muro, e assim eles deixariam de ser chamados “europeus”…

  

E assim por diante…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Gaul - 17/09/10 - 07h38

    Esqueceu que a moça de leste, especialmente polonesas, tem fama (e proveito) de ser como a brasileira: viver para caçar marido estrangeiro que lhe proporcione vida boa e a leve para fora do seu país.. Esqueceu tb que a brasileira tem fama (e proveito) de ser “fácil” e prostituta. E que o brasileiro tem fama (e proveito) de ser preguiçoso.

    Responder