06 Oct 2006
1 Comentário

Chove chuva

Vida na Inglaterra

O outono/inverno jah chegou, com tudo que tem direito ha algum tempo. Na verdade o verao eh que foi embora um pouco cedo demais, mas ainda estava um climazinho agradavel, na medida do possivel. Nem frio nem calor. Confortavel.

Essa semana a coisa ta ficando braba, e hoje desgringuelou tudo.
Tempinho feio mesmo! Chuva e vento. Ainda nao esta um super frio invernal, mas um casaquinho mas grossinho no caminho entre a porta de casa e o metro jah dah uma ajuda.

Outra diferenca no clima eh a luz do dia. Ainda estamos, teoricamente, no horario de verao, mas jah dah pra perceber que a intensidade da luz jah nao eh a mesma, e no fim do dia na saida do trabalho jah tah com cara de “fim do dia”.
Vou dar uma olhada na internet quando muda o horario de novo, pq ai sim a diferenca eh grande, e a cada dia que passa, daqui ateh meados de janeiro, cada dia escurece mais cedo (o auge eh no Natal que escurece as 4 da tarde!!).

A mudanca eh tao grande e brutal na vida das pessoas que o governo jah comecou a campanha “o inverno vem ai” com cartazes motivacionais nas estacoes de metro e locais publicos dando dicas de como fazer com que o inverno seja mais agradavel.
Ontem enquanto esperava o metro no caminho da casa da Andrea estava lendo um cartaz com a foto de uma moca “trabalhadora” que dizia “O horario de almoco eh soh meu – ‘vc sabia que a falta de luz durante o inverno afeta pisicologicamente 79% da populacao do Reino Unido?. No seu horario de almoco saia para dar uma volta. A luz do dia, mesmo que nao esteja sol, causa um efeito de conforto no cerebro, como se vc estivesse de ferias!”.
Tudo bem que rolou um exagero nessa coisa de “luz do dia” (que nao eh o mesmo conceito de luz do sol) e sensacao de praia Caribenha, mas achei interessante ver que essa sensacao de que as coisas e pessoas “morrem” um pouco no inverno eh verdade mesmo, cientificamente falando, a ponto do governo fazer campanhas publicas sobre isso.

Hoje a coisa tah feia, e apesar de ser sexta feira e de termos uma festinha de empresa/happy hour depois do trabalho, jah tah todo mundo meio desanimado… eu estava combinando de sair depois da festinha e jah acho que nem vou… Existe ateh uma expressao “rain check”, que eh usada nas mais diversas situacoes quando vc tem que remamarcar alguma coisa, mas que na verdade eh uma mensagem implicita de que “jah que esta chovendo, vamos remarcar”.

Mas pra falar a verdade acho o inverno uma estacao charmosa.
Nao sou fa de chuva, mas a realidade eh que na Inglaterra chove muito menos doque dizem as mas linguas. O ceu ta sempre cinza, eh verdade, mas chuva que eh bom mesmo, eh muito raro.
Mas como aqui o frio nao eh intenso (raramente chega perto de zero grau), acho o inverno bem legalzinho.
As pessoas ficam mais arrumadas, os Pubs ficam mais charmosos… passar o fim de tarde bebendo cha embaixo de um cobertor…
As vezes enche o saco, eh verdade. Sair de noite e ter que voltar pra casa eh sempre uma penuria. Na epoca do auge da escuridao, as vezes vc passa o finde semana todo sem ver a luz do dia; ateh vc acordar, arrumar umas coisinhas em casa, comer e sair pra fazer alguma coisa, jah esta escuro de novo.
Mas na minha opiniao nao existe estacao perfeita.
O verao eh outro extremo que eu gosto menos ainda. Infelizmente a ideia que as pessoas tem de “verao” ou de como eh bom viver em climas tropicais (eh a ideia que as pessoas tem do brasil aqui na Inglaterra), tb nao eh taaaaao legal assim nao.

Pra mim uma boa comparacao eh: Aqueles dias no auge do inverno, que esta chovendo, escuro, vc quer voltar pra casa mas o onibus nao passa, e tem aquele ventinho gelado que te congela, que entra pela roupa, que eu sinto ODIO mortal do frio e do inverno, eu penso numa outra situacao: Aquele dia no auge do verao, sol a pino, humido, vc saiu do trabalho na hora do almoco e esta esperando o sinal abrir pra atravessar a esquina da Rio Branco com a Presidente Vargas. O sol te queima, vc esta suando na sua roupa social de trabalho, nao bate vento e vc tem a sensacao de que nao consegue respirar.
Pronto.
Como alhos e bugalhos.
Jah que nada nessa vida eh perfeito, o minimo que podemos fazer eh aceitar as coisas ruins e enchergar as coisas boas.
Claro que o verao eh otimo, cheio de coisas boas: Ir pra praia, ferias, suco de frutas, roupas fresquinhas, pele bronzeada.
Mas o inverno tb eh uma delicia: neve, esquiar, as roupas bonitas e quentinhas, as bebidas de inverno, tardes embaixo do cobertor, clima de Natal.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Cátia - 08/10/06 - 12h59

    Uia! Comparação perfeita dos extremos das estação. Mas também gosto do verão e do inverno (até mesmo o daqui). Tem sempre coisa legal pra fazer nas duas estações. :)
    Beijocas

    Responder