06 May 2008
15 comentários

Zermatt

Dicas de Viagens, Suica, Zermatt


 

Antes do Aaron escalar o Matterhorn em 2006, eu achava que nunca tinha ouvido falar nessa montanha, que eh uma das mais altas da cordilheira dos Alpes (dividida entra a Suica e a Italia).


 Mal sabia eu, que na verdade o Matterhorn eh simbolo de quase tudo que eh “tipico” da Suica.. Toblerone, Caran D’Ache, Lindt e por ai vai… Quanto mais vi fotos, mas reconhecia.


 

Quando decidimos passar o feriado na Suica, estavamos em duvida entre Zermatt (base do Matterhorn) ou Chamonix (base do Mont Blanc), e acabamos indo para Zermatt por ser muito mais “autentico” (na verdade Chamonix jah eh na Franca).
 

O voo foi via Genebra, e foi super tranquilo. Eu soh dou azar quando viajo sozinha… heheheheh. O unico porem foi o hotel MEGA chumbrega que eu arrumei perto do aeroporto, onde queriamos passar a noite antes de pegar o trem para Zermatt no dia seguinte. No mapa, o hotel era colado no aeroporto, oque era verdade, mas tinhamos que passar pela fronteira da Franca, oque foi um saco, e fez com que a corrida do traxi ficasse exorbitante. O hotel fedia que dava doh, mas foi super barato, tinha banheiro no quarto e televisao, entao reclamamos pouco.

 

 

Sabado de manha seguimos rumo aos Alpes. A viagem de 3 horas foi MA-RA-VI-LHO-SA! Eu perdi um pouco a nocao nas fotos, e parece ateh um filminho do trajeto. Breathtaking no minimo… parte da viagem foi circulando a margen do lago Geneva, aquela imensidao de agua com os alpes no fundo. Pastos verdinhos, vinhedos, vaquinhas e carneirinhos. O trajeto final foi subindo a montanha, no Glacier Express, que a cada curva era uma vista mais bonita que a outra.


 

Nosso hotel era bem central (Hotel Elite), mas chegamos lah e nao tinhamos reserva, porque o Aaron, frenéticamente procurando um bom deal na Internet, reservou o mesmo hotel, mas em outra cidade!!! Resultado, pagamos hotel em dobro!

Na confusao do hotel, perdemos boa parte do dia, e nao teriamos tempo de fazer nada especial no sabado. Demos uma voltinha pela cidade (tarefa cumprida em 20 minutos) e resolvemos pegar o bondinho e ir pro Glaciar Paradise, que eh a plataforma de observacao mais alta da Europa.


 A epoca nao poderia ser melhor. Nao estava mais aquela loucura da alta temporada de Ski, ainda nao comecou a alta temporada de verao, entao a cidade era praticamente toda nossa… Nao estava frio de matar, mas ainda estava tudo cheio de neve, soh para dar mais charme aos Alpes…


 Lah em cima, o ar eh super rarefeito, chega a dar tonteira nos primeiros minutos, ateh vc se acostumar (mais ou menos) com a altitude, e o silencio eh quase que ensurdecedor. Nao conseguia acreditar na paz do lugar…

 

Estavamos lah em cima com um outro casal (nos revesamos para tirar fotos!), mas depois eles foram embora, e ficamos soh nos… parecia o fim do mundo… soh o barulho do vento e do gelo rachando no sol…
 

Descemos um nivel na montanha, e paramos no meio da uma estacao de ski. Pedimos um cha e ficamos o resto da tarde toda sentados no terraco, admirando a paisagem, vendo as pessoas esquiando, e esperando ansiosamente que a unica nuvem saia da frente do Matterhorn. A vista eh tao impresionante, mas TAO impresionante que nem parece real…

 


 Dah para ver pelas zilhoes de fotos que eu estava enlouqiecida, neh?


 Alem disso, a claridade lah em cima eh tao grande (por causa do reflexo na neve) que nao dah para ver nada, e nao conseguiamos ver se as fotos estavam boa ou nao… entao cada fotos era “tira outra, soh por via das duvidas… vai que essa nao sai boa?!”.
 

Ficamos lah em cima ateh fechar, e anunciarem o utlimo bondinho de vota.
O resto da noite passamos num restaurante Suico, comendo Linguica de vitelo com batata rosti, bebendo vinho, e planejando a caminhada do dia seguinte.

 

 

 


Adriana Miller
15 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

15 comentários
  1. Fabricia Soares - 06/05/08 - 11h59

    VI TUUUUUUUDOOOO!
    Adorei…
    Como eu disse antes, fico babaaaaando….. :-)
    Beijos!

    Responder
  2. Débora - 06/05/08 - 13h40

    Nossa adorei as fotos, vi todas… Deu pra perceber que lá é tudo LINDO e muito romântico… ADOREI…

    Beijinhos e boa semana!!!

    Responder
  3. Edna - 06/05/08 - 14h51

    O lugar é lindo demais, amei.
    Vi todas as fotos.

    Beijos.

    Responder
  4. Fernanda - 06/05/08 - 16h18

    Pra transformar ppt em vídeo do YouTube…

    favoritos.wordpress.com/2008/05/06/transforme-apresentacoes-de-ppt-em-video

    :)

    Responder
  5. Liliana Fonteles - 06/05/08 - 19h00

    Lindo o lugar, e parece de mentira,rs.

    Ainda deu pra ver um pouco de Genebra (que não tem muita coisa mesmo).

    Beijocas :)

    Responder
  6. Camila - 07/05/08 - 01h11

    Que fotos lindas, parabéns!
    Eu tbm não sabia sobre a figura no toblerone não, interessante…
    Boa semana, beijo.

    Responder
  7. Ro Costa - 07/05/08 - 01h56

    Lindo demais… e por uma grande coincidência eu ando de teterete com um suiço…; )
    Um forte abaço carioca.

    Responder
  8. Heliene - 08/05/08 - 04h55

    Nossa..que surpresa! Eu amo Zermatt, o Matterhorn..tudo dali. Sabe que foi lá que descobri que estava esperando o Nick?! Amei as fotos. beijos

    Responder
  9. leticia - 27/05/08 - 05h35

    Dri, eu sou a mestra em escolher hotel ruim (e pagar caro por ele ainda por cima)…

    Responder
  10. EDMILSON - 27/11/08 - 02h28

    Parabéns as fotos ficaram muito bonitas. Estou pesquisando sobre a cidade de Zermatt, em virtude que estou pensando ir em fevereiro com a minha esposa, por isso solicito, se possível, dicas.

    Obrigado, Edmilson

    Responder
  11. Daniela - 08/03/11 - 16h07

    Dri,
    ADOREI o post de Zermatt. Fiquei animada pra ir lá (15 de junho pra ser exata). Tb vou pra Interlaken e pretendo subir o Jungfrajoch. Minha GRANDE preocupação é justamente a roupa. Vou passar 8 dias na Suiça, visitando 6 cidades! Em Lucerna, vou a um casamento. Minha idéia é comprar uma daquelas malas-mochila e levar o mínimo de roupa possível… Mas como, se eu preciso de vestido (e meu marido de um terno) pro casamento, roupas de verão pro dia-a-dia, e roupas pra temperaturas sub-zero no topo dos alpes?? Ai ai… Será que eles alugam roupa de frio na base das montanhas? Pra subir o Jungfraujoch e o Matterhorn, precisa mesmo da hiking boot? A gente vai estar com o tempo apertado, principalmente em Zermatt, então não vai dar pra fazer muito hiking… Por recomendação da minha amiga (suíça, a que vai casar), vamos pegar um trem de Interlaken a Zermatt antes do sol raiar e outro de Zermatt a Genebra um pouco depois do sol se por… O que me leva a outras perguntas… Quanto tempo leva esse programa do Matterhorn? Rola de jantar no trem pra Genebra? Rola de fazer um “upgrade” do meu Swiss Saver Pass e pegar 1ª classe só pra essa perna? Quantas dúvidas… Desculpe perguntar tanto, mas a idéia de ter uma perspectiva brasileira nessas coisas me animou :) Adoraria trocar uns e-mails com vc se não se incomodar… dvalle arroba gmail pontocom :) Beijos!

    Responder
    • Adriana - 08/03/11 - 17h16

      OI Daniela,
      Em junho vc nao vai pegar temperaturas sub-zero em Zermatt nem nos Alpes, a nao ser que pretenda escalar ate o topo do Matterhorn – que nao parece ser o caso. (para “subir” o Mattherhon demora cerca de 5 dias, e eh preciso treinamento de Alpinismo tecnico).
      Nas plataformas de observacao vao estar friozinho, mas nada que um moleton ou jaqueta nao resolvam.
      Como junho ja eh bem depois do final da temporada de esqui, geralmente as lojas de aluguel ja estao fechadas, mas ainda assim nao seria necessario em pleno junho.
      Quanto a fazer trilhas em volta da regiao de Zermatt, no verao existem muitas opcoes, mas como vc soh vai passar um dia por lah, nao acho que seja suficiente. mas tambem tem varias opcoes de passeios e trilhas menores, e pra isso basta um tenis confortavel.
      Como o tempo eh corrido, e em 1 dia realmente nao dah pra fazer muita coisa (soh a viagem de trem serao quase 3 horas pra ir e pra voltar), minha sugestao eh chegar em Zermatt, passear pela cidade com calma (que eh bem lindinha), pegar o teleferico ate a plataforma de observacao, descer de novo pra Zermatt e pegar o trenzinho que vai pra Jungfraujoch – e isso vai ocupar seu dia todo.
      Quanto a jantar no trem, geralmente eles tem uma carrinho, tipo de aviao que vende opcoes de sanduiches, bebidas e tal, mas nao espere muito (sobre a primeira classe, nao sei). Mas as estacoes de trem sao bem abastecidas, entao pra garantir (pois a viagem de trem realmente eh longa) compre uns sanduiches e tal e faca um picnic no trem.

      Responder
      • Daniela - 08/03/11 - 21h53

        Obrigada, Adriana! Quando eu digo “subir”, eu quero dizer trenzinho/ teleférico mesmo… haha Imaginei que seria impraticável subir a pé de verdade. Mas pensei que daria pra fazer umas pequenas trilhas só pra apreciar a paisagem, por isso cheguei a considerar a hiking boot.

        Responder
        • Adriana - 09/03/11 - 07h25

          Mas não se preocupe, que oque não falta em Zermatt são paisagens lindas em todos os cantos!
          As opções de trilhas realmente são muitas, mas como vcs só tem 1 dia por lá, melhor conhecer o resto da cidade – um tenis ou spato confotavel é suficiente, não se preocupe em carregar uma hikking boot (que é puro trambolho na mala!!) pra isso.

          Responder
  12. Carolina - 03/04/11 - 14h30

    Olá Dri,

    Estou indo na última semana de abril para Zermatt, partindo de Genebra. O único trecho que eu vi, foi de trem normal. Vc disse que tem rota do Glacier express? mas o Glacier não faz somente Zermatt – St. Moritz?

    Se puder me ajudar, agradeceria muito!!

    bj

    Responder