15 Dec 2008
11 comentários

Preguica dos Ingleses

Dia a dia, Vida na Inglaterra

Eu nao escondo de ninguem o quanto gosto de Londres. Pra mim nao existe lugar igual no mundo, e AMO fazer parte disso tudo.

Mas morar aqui tem muitos mais dores de cabeca do que supes nossa va filosofia… No geral, NADA eh facil e simples. Seja a constante correria desenfreada que os Londrinos vivem, e na dificuldade de se fazer certas coisas tao simples em outros lugares do mundo.

Como jah reclamei comentei outras vezes aqui no blog, os Ingleses tem um conceito de “atendimento ao cliente” muito peculiar… Pelo simples motivo de que NAO existe! Servicos basicos, tipo abrir uma conta no banco, ter um cartao de credito ou instalar a TV a cabo sao verdadeiros pesadelos!!!!!

E isso cansa muito! Tem certas coisas que hoje em dia eu prefiro nao ter/fazer soh por pura preguica dos Ingleses…

Exemplos muito comuns para quem acabou de chegar ou esta aqui a pouco tempo: Abrir uma conta em banco. Tipo, o dinheiro eh SEU, pq quer pagar a taxa bancaria, vc QUER usar o servico DELES e nao da concorrencia, mas mesmo assim eles fazem de TUDO pra dificultar usa vida.

Lembro que quando me mudei pra Espanha, no dia seguinte fui no banco com meu passaporte e abri uma conta. Bem basicona e simples, conta jovem/estudante sem nenhuma regalia, mas pelo menos sabia onde estava meu dinheiro e poderia acessalo a qualquer momento.

Jah quando me mudei pra Inglaterra foi aquele pesadelo! E jah cheguei aqui com casa e emprego! A empresa do meu estagio me deu uma cartinha etc e mesmo assim lembro o sacrificio que foi! Para abrir conta em banco vc precisa ter um comprovante de residencia, mas sem conta em banco vc nao conegue se cadastrar em nada. O famoso ovo e galinha. Depois de umas semanas guardando dinheiro no colchao e ter comprovantes da empresa e da universidade, cnsegui abrir uma conta ultra mega basica – sem cartao de debito, sem nada! Aqui eles chama de “cash card”: vc tem um limite baixissimo por dia (mesmo tendo dinheiro na conta) e soh pode retirar seu dinheiro em determinados caixa eletronicos. Lembro que sempre que tinha que pagar o aluguel tinha que passar varios dias seguidos sacando dinheiro, ateh “juntar” a quantia suficiente, depois catar uma agencia do banco do meu senhorio e fazer um deposito. Stress total!

Finalmente quando fui trabalhar no Barclays, consegui uma conta-funcionario e passei a ter o luxo de ter um cartao de debito, mas mesmo assim cheio de limitacoes e dificuldades, do tipo de nao poder usar meu cartao do exterior! Entao sempre que viajava era aquele pesadelo com medo de acontecer alguma coisa e nao poder acessar meu proprio dinheiro!

Apos um ano com a mesma conta, tanto reclamei que me deram algumas regalias a mais. E soh uns 2 meses atras que me deram um cartao de credito! E olha que nunca usei 1 centavo sequer do meu cheque especial!! (entao nao conseguia entender oque porque a dificuldade de conseguir credito nesse pais).

Essas coisinhas burocraticas comecam a aliviar soh quando vc consegue “provar” que jah eh residente legal (logo paga impostos) ha mais de 3 anos. Conheco pessoas que moram aqui ha ANOS e ainda nao tem celular de conta, por exemplo.

O que tem me tirado do serio essas ultimas semanas eh essa historia da mudanca. Eramos clientes da TV a cabo, telefone, luz etc ha anos, e memso assim eh impossivel fazer qualquer coisa. Temos que ligar praticamente todos os dias pra Sky, sermos transferidos pra 17 atendentes diferentes, e sem falar que geralmente a ligacao cai no meio da conversa – e temos que recomecar tudo de novo! Jah pagamos duas vezes pra alguem ir lah em casa instalar a tv a cabo e eh sempre o mesmo pesadelo. Sempre aquela coisa de “nao eh meu trabalho/responsabilidade/departamento”. Ninguem esta nem ai!

Tipo, meu filho eu estou querendo DAR dinheiro pra sua empresa! O minimo que vc tem que fazer eh fingir que quer me ajudar.

Seja a vendedora da loja que se recusa a conferir se eles tem um numero diferente no estoque, ou a restaurante que vc tem que ir no caixa fazer seu pedido (porque em muitos restaurentes aqui os garcons soh servem a mesa, mas nao tiram pedido), etc.

Outra novela interminavel (tambem da mudanca) eh o deposito de fianca que demos ano passado no flat antigo. Ateh hoje nao recebemos nosso dinheiro de volta!! A empresa de luz mediu nosso contador errado e a conta de luz final veio 1000 libras!!!! Quase tive um infarto! Todo dia ligamos pra lah pra tentar resolver, e a conversa eh sempre a mesma: “a culpa eh sua que nao conferiu na hora” e em vez de tentarem no ajudar, eles ficam mandando cartinhas de cobranca lah pra casa!

E por sua vez o senhorio do apartamento nao faz nada pra tentar nos ajudar, e se recusa a devolver nosso dinheiro enquanto essa conta nao esteja quitada!

Ai ai… muita preguica mental disso aqui viu!

Nao sei se eh o cansaco das ultimas semanas que vem me deixando sem paciencia, ou se ja eh a enchacao de saco se acumulando ao longo dos anos, mas certas cosias eu simplesmente nao consigo me acostumar!

No meu conceito, o cliente tem SEMPRE razao, e nada me convence do contrario! Fico muito de saco cheio dessas cosias!

Arrrrrrggggghhhh!!!!!!!!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. heloisa - 15/12/08 - 15h49

    oi adriana. estou aqui ha 10 dias e isso ja ficou bem claro pra mim tbem… acho q nos brasileiros somos mal acostumados, os servicos aqui sao realmente fraquissimos….!!!!!

    Responder
  2. Andreia - 15/12/08 - 16h32

    Nossa, sério?
    Eu, gracas a Deus, nunca tive grandes problemas em relacao a essas coisas aqui (bate na madeira 1,2,3!)
    Qdo abri minha conta bancária, levei comprovante de pagto do NHS (meu empregador), comprovante de endereco e passaporte com meu visto e eles fizeram tudo na hora e em menos de 1 semana, recebi pelo correio meu cartao de credito, debito e taloes que cheque que nunca usei aqui. Mas é engracado, pq qdo eu trabalhava na British Telecom, alguns clientes reclamavam muito tb do servico ao consumidor da empresa, mas vc só percebe isso melhor qdo vc trabalha do outro lado e ve melhor como as coisas funcionam “behind the curtains”.
    Agora com a SKY, nós tb tivemos um problema semelhante. A gente simplesmente queria transferir a conta para o nosso novo endereco e pedir que instalassem a antena aqui na nova casa, mas naquela carta que eles mandam, dizem q se vc já é cliente antigo deles, vc nao paga pela re-instalacao, mas vc acredita que alguns funcionários que falamos ao telefone queriam nos cobrar 100 libretas para instalar a antena aqui em casa? Meu marido ligou algumas outras vezes, até que falou com um atendente que realmente confirmou que nao precisávamos pagar por uma nova instalacao e 2 dias depois, veio um carinha aqui e fez tudo em 15 mins e nao precisamos pagar nenhum acréscimo, entao tome cuidado com a SKY, se eles quiserem cobrar coisa que nao existe, tente novamente ateh vc falar com um atendente que realmente saiba do q estah falando.
    Ui, desculpa o testamento!
    Bjs

    Responder
  3. lucia - 15/12/08 - 17h30

    Bom, do jeito que sou mal acostumada, vivendo num pais no qual customer service eh absolutamente tudo, esse tipo de atitude de nao estar nem ai, ou mal tratamento, sao uns dos meus maiores pet peeves. Eh raro ser tratado assim aqui, mas de vez em qdo acontece, e eu fico furiosa, pois nao tolero mesmo -sou extremamente chata com isso.

    Isso tudo ai que vc descreveu ja seria motivo suficiente pra eu me mudar voando de pais sem pensar duas vezes.

    Responder
  4. Adriana - 15/12/08 - 18h01

    Lucia,

    Nossa, vc nao imagina oque QUANTO o Aaron reclama e odeia esse estilo dos Ingleses!! Eu detesto, mas pra ele eh literalmente o fim do mundo, pois como bom americano esta acostumado com tudo bem feito e com bom tratemento e sempre me enche o saco com “Se estivessemos nos EUA isso nao ia acontecer!”
    HAHAHAHAHAH

    Responder
  5. lucia - 15/12/08 - 19h51

    Dri, vc me fez rir, mas eh verdade, ele sabe bem como eh, pois tb foi spoiled aqui… Coitado, eu ia estar morrendo de reclamar tb. Rsrs

    Responder
  6. José Luiz - 15/12/08 - 22h53

    Nossa… nem fala dessa questão de atendimento na Europa… odiava quando estava em uma loja ou supermercado e era simplesmente expulso do lugar pq tinha chegado o horário de fechar… já cheguei a largar coisas que tinha na mão pra pagar só pq um lojista tirou um mostruário da loja que ficava na calçada enquanto eu estava vendo… sem contar aquela cara de que está fazendo um favor em te atender que me deixava com mais raiva ainda…

    Responder
  7. Laurinha/Tati brow - 16/12/08 - 09h15

    e como eu sei que estas coisas cansam mesmo.
    De fato nunca vi pais para tratar mal o cliente…ooopps..vi sim, a Italia! ehhe
    Kedi Miguxa que nao resp email? =(
    Beijos, saudades

    Responder
  8. Ro Costa - 16/12/08 - 09h52

    Nossa!!! A gente aqui reclama, mas tem lugar bem pior. Que saco!
    Forte abraço.

    Responder
  9. Virginia - 16/12/08 - 14h18

    Pelo menos aqui na terra Tupiniquim o direito do consumidor é mais forte. Desde a pubicação do CDC as coisas estão cada dia melhores. Mas não quer dizer que é o paraíso. Só hoje a TIM desligou 2x na minha cara… mas o que eu mais gosto é ameaçar: NÃO VAI FAZER? NÃO VAI DEVOLVER O $? ENTÃO VOU DIRETO NO JUIZADO ESPECIAL COBRAR O $ E O DANO MORAL! AHDUAHDUAHDUAHSDU
    Resolvem na hora!
    Bj

    Responder
  10. Daniela Pedrinha - 16/12/08 - 19h10

    Nossa… e eu reclamando de alguns serviços aqui no Brasil! Acho que enlouqueceria com esse sistema bancário daí… e viva a tecnologia, transferências e tudo o que podemos fazer online!

    Acho que a única coisa que ainda é ruim aqui é o maldito telemarketing, o SAC ou seja lá que nome tiver o atendimento ao cliente. Eu chego a pensar que é scanagem com os clientes..

    Responder
  11. Hilda - 18/12/08 - 16h24

    Nossa… mas que coisa! Serio??
    Eu nunca tive nenhum tipo de problema aqui… a unica coisa que me “encheu o saco” hoje foi ligar para o sac da TAM no Brasil e ficar horas esperando para ser atendida (detalhe: ligacao internacional), sem contar que a todo momento eles passaram a ligacao de um ramal para outro e ainda nao me deram nenhuma posicao precisa sobre um voo domestico que tenho no Brasil. Haja paciencia! Mas aqui, felizmente, nunca tive problema nenhum,nem mesmo para abrir conta em banco ou cartoes de credito.
    Bjs e feliz natal!

    Responder