28 Jan 2009
39 comentários

Roteiro de viagem para Londres

Atrações Turisticas, Batendo perna, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Roteiro, Roteiros de Viagem

Muita gente me pede sugestoes de roteiros de viagem/passeio por Londres ou outras cidades, e eu sempre fico meio com preguica de escrever. Ateh porque eh dificil sugerir alguma coisa pra alguem que eu nao conheco, nao sei doque gosta de fazer, qual ritmo etc.

Mas preparei esse roteiro pra uma amiga que vem pra Londres, e vai ficar apenas 3 dias, mas queria poder aproveitar bem! Eu sempre recebo muitas visitas de amigos e da minha familia, entao jah tenho uma roteiro “padrao” que faco com todo mundo, que vale como uma boa introducao a cidade, mesmo pra quem vai ficar mais tempo, e poderia fazer as cosias com mais calma.

No caso, a sugestao eh para um roteiro de 3 dias, mas pode ser reduzido (excluindo coisas) ou aumentado (passando mais tempo em cada lugar, ou incluindo coisas), que eh o basico do basico do que tem pra fazer em Londres.

Jah aviso que eh um roteiro ritmo intenso, sem muito tempo pra descansar, comer ou ficar sassaricando em lojas e tals. Mas prometo que vale a pena!

Dia 1:

Comecando o dia bem cedo (ou o mais cedo possivel, pra dar tempo de ver bastante coisa!), minha programacao geralmente comeca (ou termina) na Torre de Londres, porque fica pertinho da minha casa entao eh mais pratico.
– A Torre de Londres eh um museu super legal, que paga pra entrar, mas vale a pena, e as visitar guiadas dadas pelos guardas aposentados da Rainha valem muito a pena. Lah dentro fica o “armazem” de joias reais, num forte estilo banco de puro aco com metros de espessura guardando as coroas reais e todas as joias da rainha e da familia real. Cada diamante de fazer passar mal! Mas na verdade eu deixaria pra entrar na torre no fim do dia, ou em outro dia (mais a baixo).


– Em frente a torre esta a ponte da Torre (Tower bridge), que eh linda, e na minha opiniao o “cartao postal” mais legal de Londres! Se voce der sorte, pode ser que um barco grandao esteja passando bem na hora, e vai ver a ponte levantando! Rende otimas fotos “em serie”


– Ao Cruzar a ponte voce estarah no lado sul do Rio, o famoso South Bank que eh a “Orla” de Londres. O predio que parece um ovo, mas com um formato esquisito eh a prefeitura de Londres.

– Dai pra frente se prepare para uma boa caminhada pelo South bank. Nao tem TANTA coisa “famosa” pra ver nao, mas eh um passeio bem legal pela beira do Rio Tamisa, com bons cafes, bares, restaurantes, pontes etc. Nesse caminho voce vai passar por London Bridge (que nao eh NADA DEMAIS, soh uma estacao de trem bem chechelenta, mas turista adoooora tirar foto da placa). Ainda andando pelo South Bank, depois de London Bridge comeca a Queen’s Walk, e comecam a ter algumas coisas mais interessantes como o Tate Modern, Sheaspere Globe, Gabriel’s Wharf, ateh que chega no Acquarium e o London Eye. Se o tempo estiver bom, de uma voltinha no London Eye (caso isso seja uma coisa que vc quer fazer…eu nao acho que vale a pena), porque pode ser que o tempo nao fique bom por muito tempo!


– Do London Eye voce jah comeca a ter a visao do Big Ben! Atravesse a ponte de Westminster, (mas as melhores fotos sao tiradas ainda no lado sul do Rio, ou na propria ponte) onde voce vai ver o Big Ben e o Parlamento Britanico.
– Na praca do parlamento, alem dos obvios fica tambem a Westminster Abbey, que eh a igreja oficial da realesa Britanica. Onde as coroacoes e os casamentos reais acontecem. Eu nunca entrei, porque jah vi tanta igreja na vida, que nao acho que vale a pena pagar 15 libras, mas dizem que lah dentro eh legal, e tem varios famosos ilustres enterrados (como Izaac Newton por exemplo).
– De lah siga para Saint James Park. O parque eh um dos mais famosos em Londres, e se o tempo estiver bom, vai estar cheio de Ingleses fazendo fotossintese na grama. Os laguinhos sao cheios de cisnes e patos coloridos!
– No final do parque esta o Palacio de Bukingham! nao sei exatamente que horas eh a troca de guarda, mas fica TANTA confusao, que eh melhor tentar ir fora do horario, pra voce poder andar bem pelas ruas, tirar fotos, ver os guardinhas etc.


– De lah, siga pela avenida principal, cheia de bandeirinhas, e que termina em Trafalgar Square. Nessa praca enorme eh onde acontecem os protestos, manifestacoes, festas e comicios em Londres. Os Leoes e a Coluna de Nelson sao o marco da praca. Ao fundo esta o National Portrait Galery, um museu cheio de obras raras e sofisticadas (porem nao tao famosas).


– De lah, siga pela Haymarket Street ateh chegar em Piccadilly Circus, que eh a famosa Times Square de Londres, cheia de lojas, holofotes e paines luminosos coloridos.


– Saindo de Piccadilly voce tem duas opcoes de roteiros: Convert Garden ou Oxford Circus.

– Para Oxford Circus, suba pela Regent Street ateh a Oxford Street. Ambas as ruas sao lotadas de lojas legais e caras, bares, restaurantes e tal. Caso voce nao queria fazer compras, Oxford Street ainda eh um lugar bem legal pra passear e fazer um dos meus programas preferidos: people watching! Siga Oxford Street na direcao de Bond Street ateeeeeeh o final, e voce vai chegar em Marble Arch e a entrada para o Hyde Park.

– Para Convent Garden, siga Piccadilly para Leicester Square, onde ficam os cinemas e teatros (tambem conhecido como West end – a Broadway de Londres) e onde acontecem todas as Premieres de filmes em Londres.
– Siga pelo Soho e China Town ateh chegar em Convent Garden. Convent Garden eh uma praca, com um mini centro comercial charmosinho e MUUUUITOS bares e restaurantes em volta.

Partindo de ambas opcoes (Oxford ou Convent Garden (ou caso voce tenha feitos as duas!), a melhor coisa a fazer eh pegar um metro, pois dai pra frente as coisas ficam meio longe umas das outras.

– Pegue um metro ateh Saint Paul’s Cathedral, que eh a Catedral da cidade de Londres, e onde aconteceu o casamento da Pincesa Diana e Charles. Se for dia da semana, vah andando pelas ruas de Bank, que eh o destrito financeiro de Londres, a famosa “The City” onde estao todos os bancos e financeiras tradicionais. Na praca principal fica o Banco Central do Reino Unido, o Bank of England.

Se voce ainda tiver energia, e se nao for muito tarde, voce pode seguir andando por Bank ateh Tower Hill, onde fica a Torre de Londres (agora seria uma boa hora pra entrar na torre e encerrar o dia).

Pronto! Dia 1, London in a nutshell esta completo!

Dia 2:

No segundo dia, a melhor opcao eh tirar o dia pra ir nos museus/igrejas. Londres tem alguns dos museus mais legais da Europa, e todos sao gratis! Jah as Igrejas… todas sao (bem) pagas.

– Eu recomendo comecar o dia no British Museum, que na minha opiniao eh o mais legal e completo. Dah pra passar dias lah dentro, mas acho que em algumas horas ou uma manha dah pra ver tudo de interessante que tem lah (e tem muita coisa!).


– Uma outra boa opcao eh o National Galery em Trafalgar Square. Nao sou expert em arte, mas eles sempre tem umas exposicoes super legais.


– O Tate Modern eh o museu de arte moderna, e tem muitas pecas famosas do Salvador Dali, Picasso etc, e eles sempre tem umas exposicoes LOUCAS de arte moderna. Vale muito a pena dar uma passadinha rapida (caso voce nao tenha entrado no primeiro dia).
– O National History Museum tambem eh um dos meus favoritos! Ele eh um museu de historia natural, entao muitos turistas deixam de ir porque nao eh “historico”, mas o predio eh magnifico, de uma beleza incrivel, e se voce nao estiver a fim de ver exposicao sobre dinossauros, vale a pena no minimo passar na porta! Jah vale a pena!


– Na mesma rua do National History fica o Victoria&Albert Museum, que eh mais chatinho, mas tem umas exposicoes legais sobre fotografia, moda, moveis, etc.
– E ainda na mesma rua fica a Harrods, que eh a loja de departamenteo mais luxuosa de Londres, e que mesmo que voce nao tenha dinheiro pra comprar nada, vale a pena ir soh pra ver o interior espalhfatoso e exuberante da loja! Tudo eh coberto em outro, marmore, cristais… as escadarias, o elevador, os banheiros… principalmente a secao de comidas, chas e chocolates! Se for fim do dia, a Herrods eh uma boa opcao pra tomar o Cha da tarde (ou da Noite) em Londres!

Dia 3:

O terceiro dia eu deixaria “livre” pra voces terem tempo de voltar nos lugares que gostaram mais, ou nos lugares que nao deu tempo de ver direito na primeira vez, ou fazer compras.

Oooooou! Se voces forem do meus estilo de turista, que nao gosta de desperdicar tempo, e acha que ferias nao foram feitas pra descansar, minha sugestao pro terceiro dia seria:

– Camdem Town: nos fins de semana rola um mercado muito louco, mas vale a pena mesmo em dia de semana porque as lojas de Camdem sao igualmente loucas qualquer dia da semana. Tudo eh muito colorido e diferente (fotos, fotos, fotos!) e eh o reduto dos punks e moderninhos. Se prepare pra ver muitas pessoas de cabelo verde, lente de contato vermelha, e muita roupa de couro!

– Canary Wharf: Eh o novo distrito financeiro de Londres, com muitos arranha ceus, e predios super ultra modernos. A sede de todos os grandes bancos fica lah, com a vista para as Docklands (antigo porto de Londres) e tem um shopping subterraneo tambem bem legalzinho.

– Greenwhich: Greenwich fica ligeiramente fora do centro de Londres, mas dah pra chegar lah de metro, e eh facinho. Eu considero Greenwich um dos lugares imperdivieis de Londres, porque eh uma “cidade” muito fofa! Eh como se fosse um vilarejo dentro da metropole! Alem disso, eh lah que fica o Meridiano de Greenwhic que divide o mundo entre oriente e ocidente e define todos os fuso horarios do mundo. No alto do morrinho no centro do parque fica o planetario, o primeiro da Inglaterra e um dos primeiros de Londres, e em volta do parque tem varios museus bem legalzinhos.

Depois disso, acho que nao vai sobrar tempo nem energia pra mais nada! Mas eh a melhor maneira de conhecer Londres!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
39 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
39 comentários
  1. Francelli - 28/01/09 - 15h15

    Só ha uma coisa a dizer: FUI!

    Esse teu roteiro está redondinho, fechou todas comigo e meu marido, que também achamos que férias não é pra se descansar, heheh.
    Acho que ainda esse ano eu consigo meus 5 dias em Londres + 10 no resto da Europa (ainda não decidi que países conhecer, mas ha grandes chances pra França, Holanda e Alemanha).
    Com certeza o teu blog vai me ajudar muito a definir roteiros e o que fazer/onde ir em cada uma das cidades.
    Um beijo!

    Responder
  2. Tatiana - 28/01/09 - 16h35

    Dri, q dicas ótimas!!

    Uma sugestão legal seria dar dicas de restaurantes. Turistas sempre se ferram nessa e acabam comendo em lugares caros ou ruins pq não tem dicas locais.

    Super obrigada, já vou guardar aqui nos meus Favoritos!

    bj

    Responder
  3. Patricia - 28/01/09 - 20h05

    Adriana, achei seu blog através da comunidade “apaixonados pela Europa” e adorei! Muitas e excelentes dicas. Estou indo conhecer a Europa agora em fevereiro e esse roteiro de Londres está ótimo. Era bem o que eu precisava, já que vou ficar três dias em Londres e também acho que descansar a gente descansa em casa! Andei lendo seus posts sobre o casamento e estão emocionantes. Minha irmã casa em abril e juro que até chorei lendo teus textos e pensando “caraca!, minha irmã vai casar também!”. Parabéns por tudo. Adorei muuito!!

    Responder
  4. Renata B. - 28/01/09 - 21h27

    Adrianaa!!
    Nossa!!Muuito bom esse roteiro!!Adorei!!
    Como te falei no orkut, pretendo ir final do ano!!E ameii ver um post assim com todas essas dicas!!
    Como sempre o blog é ótimo!!Já vou salvar esse roteiro!!!
    Bju

    Responder
  5. heloisa - 28/01/09 - 22h26

    eu moro em greenwich!!! recomendo muito!!!!rsrsrs

    Responder
  6. Flavia - 28/01/09 - 23h32

    Ficou 10 mesmo seu roteiro, tbem concordo que ferias eh para andar e conhecer o maximo possivel!

    Responder
  7. Alison - 29/01/09 - 02h32

    Sensacional, soh de ver os pontos que vc sugeriu jah dah vontade de conhecer.
    Quando eu for pra Londrees eu vou me lembrar de vim aqui antes pra ler denovo este post ;)

    Beejo

    Responder
  8. Dedeia - 29/01/09 - 10h57

    miguxa,
    adorei o post mas tenho que te dizer que voce cometeu um grande erro de nao inluir East London no roteiro! Brick Lane, Hoxton Square, Columbia Flower Market tem que figurar na lista :)
    Beijos

    Responder
  9. Solange - 29/01/09 - 11h28

    Adriana,
    estaremos seguindo seu roteiro agora em fevereiro. Passaremos uma semanda.
    Adorei ter encontrado seu blog.
    Obrigada!

    Responder
  10. Mile - 29/01/09 - 21h58

    Eu fui a todos esses lugares, bom, quase todos. Que cidade incrível é Londres, sinto muitas saudades dos maravilhosos 4 dias que estive lá. Quero voltar.
    Bjoks

    Responder
  11. leticia - 02/02/09 - 17h25

    ai, que saudades de Londres!!
    seu roteiro me fez lembrar que fui muito nova (16) pra essa cidade tao rica culturalmente e nao aproveitei quase nada direito! preciso voltar…

    Responder
  12. antonio morais - 19/03/09 - 14h53

    Ola, adorei suas dicas de londres. Eu e minha mulher iremos passar 30 dias na Europa,dos quais 4 dias em Londres( 21/5 a 24/5).Vamos fazer o seu roteiro.
    Abraços
    Morais.

    Responder
  13. Amanda - 16/04/09 - 21h16

    Gostei do seu roteiro, mas queria saber se acha que vale a pena comprar um travel card ou oyster, ou aproveitar a promoção “2for1” (acho que só com travel card). Virei de Liverpool (talvez terei que ir e voltar para Liverpool se o avião para Lonres for mais barato), qual é a forma mais barata e rápida de fazer esta deslocação? É vantagem comprar um rail card?

    Responder
  14. Thaísa - 30/08/09 - 15h25

    Adorei seu roteiro.
    Vou passar 5 dias em Londres e adorei mesmo.
    Só q eu acho q vc poderia ter colocado os preços dos museus..
    Se você puder me passar por e-mail, eu agradeceria muito. E informar os que são de graça também.
    Será que tem algum site que eu encontro isso?

    Responder
  15. LUIZ CARLOS - 13/10/09 - 18h18

    OLA QUERIDA
    BOA TARDE
    ACHEI SEU ROTEIRO..AINDA NAO FUI ESTAREI VIAJANDO DO DIA 02/12/09 A 07/12/09 . TEREI UMA NOITE LIVRE MAIS 4 DIAS INTEIROS,COMO SEU ROTEIRO SAO DE 3 DIAS..O QUE VC ACRESXENTARIA AI PARA MIM.
    UM BEIJO
    MUITO OBRIGADO

    LUIZ CARLOS
    BH/MG

    Responder
  16. […] eu escrevi o Roteiro de viagem de Londres, uma de minhas sugestoes foi que o passeio deveria comecar ou terminar na area de Tower Bridge […]

    Responder
  17. Morgana Alves - 20/02/10 - 16h34

    Olá.Adorei as suas dicas. Vou pra Londres em novembro deste ano passar três noites e procurarei fazer o que você indicou.No entanto, no último dia estava pensando em ir a Greenwich passeando em um dos barcos pelo Tâmisa…Você indica alguma empresa específica?É melhor fazer o passeio de barco pela manhã ou pela noite?
    Morgana.

    Responder
    • Adriana - 20/02/10 - 17h00

      OI Morgana,
      Pessoalmente nunca fiz passeio de barco pelo Tamisa, entao nao tenho nenhuma empresa especifica pra indicar. Mas no geral, as empresas teem precos similares e o roteiro é mais ou menos o mesmo.

      Responder
  18. Marcelo - 17/06/10 - 16h35

    Olá Adriana!!!
    Estou indo para a Europa (Paris, Londres, Bélgica e Amsterdan) em SET/10 e só comprei euro, vc acha que terei dificuldade com essa moeda em Londres? Em Londres acheitam euro ou só libra???
    Muito obrigado!!!!
    Marcelo

    Responder
    • Adriana - 17/06/10 - 17h03

      OI Marcelo, a moeda oficial do Reino UNido eh a LIBRA, entao sim, voce tera muita dificuldades se tentar usar o Euro por aqui (ou em qualquer outro pais Europeu que NAO use Euro. Eles mantiveram sua propria moeda por um motivo, e tem aceitam moedas estrangeiras).
      Mas assim como em qualquer outro lugar do mundo, eh bem facil trocar seus Euros (ou dolares) por libras um vez que vc esteja aqui. Mas logicamente vc terah que trocar a moeda (perder dinheiro em taxa de cambio, comissao de cambio, etc) para fazer qualquer coisa, comer, beber, andar de metro e afins.

      Responder
  19. Marcelo - 17/06/10 - 16h51

    Esqueci!!!

    Vcs conhecem Liverpool????
    Já pesquisei que são duas horas de trem de Londres???
    Alguém poderia me orientar em qual estação de trem devo ir?
    Vcs indicam???
    Att,
    Marcelo

    Responder
    • Adriana - 17/06/10 - 17h04

      Eu fiz um post que explica direitinho como andar de trem no Reino Unido e como achar sua estacao de trem.

      Responder
  20. Marcelo - 20/06/10 - 15h58

    Adriana!!!
    Muito obrigado pelas dicas!!!!
    Estarei em Londres no final de setembro-10, se precisar de algo da Terrinha-Brasil é só pedir ok.
    Abraços,
    Marcelo.

    Responder
  21. valderes - 17/07/10 - 23h55

    Gostei das dicas, Parabéns, abraços. Obg.

    Responder
  22. Camila - 22/09/10 - 19h08

    Adriana,
    Ficarei hospedada na casa de um amigo em Londres e, a fim de evitar maiores gastos, quais outras cidades de UK que posso ir conhecer e voltar no mesmo dia? Qual o melhor meio de transporte para isso? Adorei as dicas! Parabéns pelo site!
    Camila

    Responder
  23. […] > Roteiro de três dias proposto pelo blog Dri Everywhere […]

    Responder
  24. Ivina - 17/06/11 - 03h36

    Boa Noite, como é bom poder contar com vc para tirar nossas dúvidas. Seu blog é maravilhoso. Então vamos lá:Vou ficar hospedada perto de st pancras(estação que chega o eurostar)gostaria de saber se essa regiao é perigosa?E se posso andar por lá a pé?E se é longe das atrações de londres? Desde já muito obrigada e boa noite.

    Responder
  25. Siomara - 18/06/11 - 19h37

    Adriana,
    Parabéns pelo blog,é realmente muito bom. Tenho três perguntas, por favor:
    1)Meu marido, eu e dois filhos adolescentes vamos ficar quatro dias em Londres e estou confusa sobre que tipo de ticket comprar para o transporte. Entrei no site do Oyster e achei bem confuso. Você poderia me ajudar?
    2)Vou precisar escolher entre Windsor Castle e o Hampton Court Palace. O que vale mais a pena?
    3)Como vamos viajar on a low budget, estou deixando para comprar entradas para um musical na TKTs da Leiscester Square – quem sabe não conseguimos bons preços?. Você acha que é uma boa decisão ou é melhor comprar aqui do Brasil?
    Obrigada e grande abraço.
    Siomara

    Responder
  26. […] > DriEverywhere: Roteiro de 3 dias […]

    Responder
  27. […] > DriEverywhere: Roteiro de 3 dias […]

    Responder
  28. […] pede sugestões sobre como organizar um roteiro em Londres, minha primeira referencia sempre é o roteiro de 3 dias que preparei ha um tempinho […]

    Responder
  29. Thiago - 16/12/11 - 23h00

    Ajudou muito pra eu montar meu roteiro.

    Responder
  30. Natália - 19/06/12 - 18h53

    Dri, estou indo em outubro pra Londres/Paris e o seu blog está me ajudando muito a definir roteiros e o que fazer/onde ir em cada uma das cidades. Só tenho uma dúvida, aquelas maquininhas de atendimento do metrô tem como opção escolher o idioma em espanhol, ou somente francês/inglês? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 19h01

      Sim, tem Espanhol sim!

      Responder
  31. Manoela Faria - 02/12/13 - 22h24

    Dry,

    Me ajuda a chegar em Greenwich desde a Catedral de St. PAul…
    Obrigada

    Responder
  32. Adalberto Ferreira - 10/04/14 - 13h41

    Dry, parabéns pelo post. Genial. Poderia informar que atrativos eu poderia realizar em 20 dias por toda a Inglaterra incluindo ai a Escócia? Pensei 5 dias escócia 2 Galez e 13 em Londres fazendo bate e volta. Alguma sugestão de idas e vindas. Grato.

    Responder
    • Adriana Miller - 10/04/14 - 13h57

      Oi Adalberto,

      Para mais detalhes sobre o que visitar em Londres, e vaaarias sugestoes de passeios bate e volta aqui perto, da uma olhada aqui nessa pagina:
      https://drieverywhere.net/guia-londres-dicas-e-informacoes/
      Na pagina sobre a escocia tenho um roteiro bem legal na fronteira entre o norte da Inglaterra e o sul da escocia e Edimburgo, alem de alguns posts sobre Edinburgo, Glasgow e a regiao das Highland.
      Alem de outros posts tambem sobre o Pais de Gales e Irlanda do Norte.

      Responder
  33. Marcio von Kriiger - 23/05/14 - 05h36

    Estou viajando para Londres daqui a 2 dias. Suas dicas me ajudarão muito. Thanks for all, Dri.

    Responder