14 Apr 2009
21 comentários

Veneza

Dicas de Viagens, Italia, Veneza, Viagens pela Italia

Veneza eh uma daquelas cidades que a de primeira, voce AMA ou ODEIA. Eh um lugar fascinante, como poucos no mundo, por ser tao unica. Por mais que existam varias outras “little Venices” pelo mundo, Veneza, soh Veneza.

Lah tudo eh muito. MUito velho, muito bonito, muito feio, muito charmoso, muito lotado, muito caro, muito, muito, muito. Na minha primeira viagem pra cidade, em 2004, tinhas tantas, mas tantas expectativas que no fundo no fundo fiquei decepcionada. Nao sei explicar porque, mas ainda dentro do aviao sexta a noite comentei isso com o Aaron, jah tentando prepara-lo com oque vinha pela frente.

Entao sabdo de manha, quando finalmente atravessamos a ponte e chegamos na estacao de trem, com a cidade ainda sob uma neblina fortissima, foi como se estivesse chegando numa cidade completamente diferente! Como as imagens na minha memoria eram decepcionantes, minhas expectativas estavam tao baixas, que a primeira visao de Veneza foi como se estivesse num universo paralelo.

Na verdade foi exatamente igual, porem dessa vez, tudo que me pareceu velho e mal cuidado, de repente se mostrou antigo e charmoso. Jah o Aaron que estava chegando na cidade pela prmeira vez adorou tudo, e como ele mesmo disse, pra onde olhassemos tinha um detalhe, uma janela, um varal, um cafe, uma velinha, um canal, uma ponte…. alguma coisa que era sensacional.

A cidade eh toda TAO velha, que chega a parecer que tudo foi posto ali de proposito. Que as pinturas foram cuidadosamente descascadas da parede, que os tijolos forem propositalmente exposto, e que o verde da agua foi manualmente pintado.

A cidade, por ser uma ilha (na verdade eh um arquipelago, formado por varias ilhas, milhares de canais e centenas de pontes) eh totalmente livre de carros, onibus ou qualquer outro meio de transporte que nao seja seus pes. Para distancias mais longas, existem os “vaporetto” que sao os onibus aquaticos, ou os taxis aquaticos, ou as gondolas (que na verdade nao sao meio de trasporte, e sim um passeio). Nos fizemos tudo a peh. Chegamos a cogitar andar de gondola, eu tentei negociar com varios gondoleiros e tal, mas em feriado prolongado, com a cidade lotada do jeito que tava, nao teve jeito, e nos recusamos a pagar 80 euros por um passeio de 30 minutos. Ha quem considere o passeio de gondola indispensavel, mas pra mim existem outras maneiras de conhecer a cidade sem ir a falencia!

A formacao de ilhas principal, que forma Veneza eh dividia nas regioes de San Marco, Dorsoduro, San Paolo, Santa Croce, Carnareggio e Castello. Em volta de Veneza tambem estao varias ilhas, e entre as mais conhecidas estao Giudecca, Lido, Murano e Burano.

Alem da cidade em si, os pontos turisticos mais famosos sao a Piazza San Marco com sua Basilica Bizantina espetacular, Palazzo Ducale e sua Ponte dos Suspiros, Peggy Guggenheim Museo, a Gallerie della’Accademia e a Basilica Santa Maria della Salute.

A Basilica de San Marco foi inicialmente contruida em 828 d.c. para guardar o corpo canonizado de Sao Marco, mas foi destruida por um incendio logo depois, e reconstruida em 1094, a pedido do Duque Domenico Contarini que achava que a Igreja era muito simples em comparacao com algumas das igrejas espalhadas pela Italia. Entao, a Igreja que vemos hoje, teve sua contrucao iniciada em 1094 mas soh virou Catedral em 1807, e foi construida com arquitetura Bizantina e estrutura Ortodoxa Grega, com 5 cupulas e em formato de cruz, que na epoca imitava a Igreja dos 12 Apostolos de Constantinopla (hoje Instambul na Turquia, e a Igreja jah foi destruida).

O Palazzo Ducale fica bem do lado da Basilica, e era a residencia do Duque e das forcas armadas Venezianas alem de ser o palacio da Justica e a antiga prisao. O palacio foi contruido no seculo 9. A Ponte dos Suspiros (Ponte dei Suspiri) conecta o palacio (prisoes velhas) a Prisao nova, que foi contruida pra abrigar a quantidade crescente de prisioneiros que eram enviados a Veneza.

A Ponte dos suspiros eh cheia de lendas e mitos, mas “historicamente” falando, foi nomeada “ponte dos Suspiros” poie era o local onde os prisioneiros davam seus ultimos suspiros de liberdade antes de passar o resto da vida nos calaboucos da cidade. Porem hoje em dia, a nova lenda diz que o casal que se beijar em baixo da ponte dos suspiros, sera apaixonada para sempre!

A Ponte dos Suspiros estava toda coberta por tapumes de restauracao.

A Basilica da Santa Maria della Salute eh uma dos simbolos mais conhecidos da paisagem Veneziana. A Igreja que fica na pontinha da regiao de Dorsoduro, e quase de frente pra Piazza San Marco, foi construida em 1630 em honra a Virgem Maria, quem a populacao acreditava ter sido responsavel por ter salvado a cidade da peste negra que assolou a regiao no seculo 15. Por fora, a Basilica eh impressionamentemente trabalhada e enorme, sendo quase que impossivel, ver a igreja toda de uma vez soh. Dizem que ela foi contruida para ser admirada de longe, e nao de perto. Por dentro, eh um grande espaco aberto, com uma cupula enorme e cercada por pinturas que retratam Cain e Abel, David e Golias e Abraao e sua consciencia.  

 

A Ponte Rialto, eh a principal ponte de Veneza, e por muitos seculos foi a unica ponte que cruzava o Grande Canal. A ponte original era de madeira, mas foi reconstruida para abrigar um mercado, e paesar de nao ser uma “copia” a ponte Rialto segue o mesmo modelo de pontes da Ponte Vecchio em Firenze, e tinha um importante influencia no comercio da regiao. Hoje em dia a ponte eh repleta de lojinhas de bugingangas turisticas, e o famoso Mercatto di Rialto.

 

 

Mais fotos de Veneza AQUI

 

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Lu Francesa - 14/04/09 - 10h12

    Pois é, Veneza ama-se ou odeia-se! Antes de ir tinha ouvido uma amiga falar que ficou decepcionada, então acabei não esperando nada e … eu adorei! Apesar de velha,cheirar ruim, eu achei linda e diferente! :)

    Q bom que o Aaron gostou e vc mudou de opinião :)

    Beijocas

    Responder
  2. Angie - 14/04/09 - 10h25

    Quando a gente tá do lado de quem se ama, fica tudo melhor, até Veneza, hehehe :-) Que bom que você curtiu!!! Lindas as fotos!!!
    Beijos, Angie

    Responder
  3. Raquel - 14/04/09 - 11h52

    Não conheço Veneza, ainda, mas logo logo quero ir.
    Das fotos que tenho visto ao longo dos anos, acho que essa tua descrição se enquadra perfeitamente, é tudo velho, caindo, mas parece tudo propositado, para tornar tudo mais sombrio e charmoso.

    Agora ao ver essas fotos fiquei tão melancólica, ainda hoje comentei com o João que eu era tão privilegiada por morar na Europa e nem sabia, não é por ser o continente onde está meu país, mas é que há tanta coisa linda para ver, cultura para absorver, história para aprender, e tudo isso à distancia de umas viagens curtas e super baratas.
    Fizeste-me viajar por Veneza, é tão bom viajar por fotos, por livros, por relatos, foi um verdadeiro regalo para os meus olhos.

    Uma curiosidade: essas fotos de vocês os dois juntos, vocês põe naquele tripé que me parece que o Aaron leva sempre ás costas ou pedem para alguém tirar?

    Beijos
    Raquel

    Responder
  4. Juci - 14/04/09 - 14h12

    Dri as fotos estao MARAVILHOSAS como sempre! :)

    Responder
  5. Alessandra - 14/04/09 - 14h37

    ahh, veneza..linda e mágica como sempre! acho uma cidade única, tenho boas recordações de lá! suas fotos ficaram ótimas!

    Responder
  6. Flavia - 14/04/09 - 18h50

    Estou boba com a cor destas fotos! Lindas! Lindas! e Lindas!!!

    Só uso esse tal desse Vivid a partir de agora! rs

    beijocas

    Responder
  7. Flavia - 14/04/09 - 18h50

    Estou boba com a cor destas fotos! Lindas! Lindas! e Lindas!!!

    Só uso esse o Vivid a partir de agora! rs

    beijocas

    Responder
  8. Marília - 14/04/09 - 20h12

    Dri… amei as fotos, como sempre. Tira uma dúvida: as águas de Veneza fedem? São muito sujas??
    Bjo

    Responder
  9. Flavia - 14/04/09 - 21h33

    Fazendo coro com a mulherada, as fotos ficaram lindas mesmo.

    bjs

    Responder
  10. Renata B. - 15/04/09 - 00h28

    Que ótimo que vc gostou de veneza agora!!!
    E o que o Aaron achou da Itália??Vc fala italiano que eu sei do blog e ele???
    Dri as fotos estão fantásticas!!Amei!!!E vc LINDA!!
    Beijoo

    Responder
  11. Adriana - 15/04/09 - 10h25

    OI Marilia,
    Depende da epoca do ano. Nesse fim de semana, os canais nao estavam fedendo nao. mas volta e meia vc passa por alguma ponte mais estreita (logo, circula menos agua no canal) e sente aquele odor de esgoto a ceu aberto delicioso…! Nunca fui no alto verao, quando dizem que o calor insuportavel faz com que a agua fique insuportavel. mas da outra vez que fui, em Maio, o cheiro jah estava bem mais forte!

    Renata,
    Eu falo Italiano (enferrujaaaado!) mas o Aaron coitado, esta juntando suas energias pra aprender o portugues ainda…

    Responder
  12. Renata R - 15/04/09 - 13h58

    Eu cheguei em Veneza no meio de uma foooorte chuva, muito frio e com o ouvido doendo. Confesso que xinguei o lugar e que decidi que me enquadraria no grupo dos que odeiam. Mas, num passe de mágica, depois de uma noite de sono, simplesmente fiquei encantada por Veneza. Tanto que o retorno está nos meus planos. :)

    Adriana, você pode me dar uma dica? Estou atrás de uma boa câmera fotográfica. E eu babo pelas suas fotos. Elas são lindas, com uma cor deslumbrante. Sua máquina é profissional? Difícil de manusear?

    Beijo.

    Responder
  13. Renata R - 15/04/09 - 14h08

    Ai, desculpa, desculpa! É que entrei aqui pelo link do Beauty e não vi que você já tinha postado sobre sua máquina!

    Obrigada mesmo assim! :)

    Responder
  14. Carol Gavião - 15/04/09 - 18h20

    Deve ser “ame ou odeie” mesmo. Meu avô vive falando do mal cheiro e dos ratos que mais pareciam gatos correndo de um lado para outro toda hora. Mas mesmo ouvindo essas coisas, morro de vontade de conhecer e os elogios sempre prevalecem. Quem amou, sempre recomenda.

    Adorei as fotos, sempre lindas!

    Beijos,

    Carol

    Responder
  15. Luffi - 28/06/12 - 01h23

    Veneza é Linda, adorei sua descrição e as fotos sao 5 estrelas em Setembro regresso desta vez com toda a familia, ai sim vai ser uma aventura

    Responder
  16. Fernanda Guimaraes - 22/09/13 - 16h15

    Dri quantos dias vc ficou/recomenda/acha necessário para Veneza? Levando se em conta o aeroporto Marco Polo. Bjaooo

    Responder
  17. Fernanda Guimaraes - 27/09/13 - 22h56

    Oi Dri! Quantos dias vc acha valido para Veneza? Bjssss

    Responder
    • Adriana Miller - 28/09/13 - 07h37

      No mínimo uns 3 dias – se puder passar mais tempo você pode aproveitar e conhecer as outras ilhas tambem (Murano).

      Responder
  18. Fernanda Guimaraes - 29/09/13 - 17h26

    Obrigada!!!

    Responder
  19. Henrique - 13/12/13 - 00h43

    Oi, Dri!
    Vou pra Itália no inverno, em fevereiro de 2014. Minha última parada lá será Veneza, depois de passar por uma estação de esqui.
    Minha questão é: vc acha que vale a pena ficar 2 dias inteiros em Veneza ou 1 dia basta?
    Estou na dúvida de estar muito frio e ficar desconfortável pra passear. Nesse caso, jogaria um dia de Veneza pra outra cidade que vou visitar, como Roma ou Florença.
    Se puder me ajudar, agradeço!
    Bjs,
    Henrique.

    Responder
  20. […] – mudou de opinião, de perspectiva do mundo e de expectativa (como por exemplo mina re-visita a Veneza uns anos […]

    Responder