12 Jan 2010
21 comentários

Valpariso y Viña del Mar

Chile, Dicas de Viagens, Valparaiso & Vina del Mar

Uma otima opçoao de passeio bate e volta pra quem for a Santiago é conhecer as cidades balnearias do Pacifico Valparaiso e Viña del Mar.

Ambas estao pertinho da capital e sao o “point” do verao dos Santiaguinos.

Valparaiso é a cidade principal, e hoje em dia é uma cidade relativamente grande, e nao só dobra de tamanho durante os mese sde verao, mas tambem é a sede atual do parlamento Chileno, que foi transferido de Santiago em 1990 apos a queda da ditadura militar. Alem de ainda ser um dos portos mais importantes da America Latina (mas perdeu seu posto depois da abertura do Canal do Panama).

Ambas cidades sao de facil acesso partindo de Santiago, mas mais uma vez optamos por utilizar uma agencia (a Turistik), pois minha mae nao gostou muito da ideia de pegar onibus, trocar de linha, depois pegar outro onibus, nao ter confirmacao de horios e etc e correr grandes chances de passar alguns perrengues. Entao a excursao foi uma boa opcao, mas ao mesmo tempo, uma grande decepcao!

Assim que chegamos em Valparaiso a primeira parada foi na casa do poeta Pablo Neruda, que realmente tem uma vista maravilhosa da cidade, mas a fila pra entrar no museu estava enorme e nao teriamos tempo de fazer tudo.

Até 1914 Valparaiso era o principal porto da casta oeste da America Latina, conectando o continente com a Asia e Africa.

Dai pra frente o passeio desandou! Tinhamos que voltar pro onibus daí a cerca de meia hora, entao aproveitamos pra dar uma voltinha pelos arredores, tirar fotos da vista e das casinhas coloridas. E nada do guia voltar… nada do guia voltar. Com quase meia hora de atraso o guia aparece, mas metade do grupo nao voltou (2 diferentes grupos de Brasileiros! Só pra acabar com nossa reputacao!).

Quando finalmente seguimos com o passeio, (mais de uma hora de atraso) já nao tinhamos tempo de fazer mais nada por Valparaiso. Pra piorar, o transito estava um caos!

Resultado, depois mais uma voltinha pela cidade, sem nem sair do onibus! Eu só ouvia meu pais bufando de raiva na poltrona atras da gente! Afinal Valparaiso eh uma cidade considerada patrimonio historico da Unesco, e nem sequer colocamos nossos pes na rua! E os predios historicos? E as casinhas coloridas lindas?! Nem uma fotinho pra contar historia…

Entao seguimos pra Viña de Mar, que fica bem do lado (acho que uns 20 minutos entre uma e outra). Pra nossa surpresa (NOT) e aumento da revolta com o estilo da excursao, paramos num restaurante “recomendado” pelo guia, que nem sequer ficava dentro de Viña del Mar!

Depois de pedir satizfação pro guia (que disse que o motivo de nao termos saido do onibus em Valparaiso foi a falta de seguranca na cidade e o atraso dos Brasileiros), abandonamos o resto do grupo, demos balao no almoco e seguimos (a pé mesmo!) para Viña del Mar, tentar aproveitar o resto do dia soh nos 4 – eu e meu pai liderando o grupo dos viajantes independentes forever LTDA!!!

Até tinhamos planejado dar uns mergulhos no oceano Pacifico, mas apesar de ser alto verao e um super sol, o vento estava de matar, com uma temperatura nada convidadtiva de miseros 20 graus, entao ficamos passeando pelo calcadao da cidade.

No fim do dia, nos juntamos ao grupo e fomos conhecer uma outra parte da cidade, o Museo Arqueologico, que tem um Moai original (as estatuas da Ilha de Pascoa – existem apenas 5 fora da ilha), mas que o guia nao nos deixou sequer entrar, e depois seguimos para o Parque Vergara que era a residencia de uma das familias mais ricas do Chile, e hoje em dia é o principal parque da cidade.

A excursao foi uma decepcao, mas o passeio realmente vale a pena!

Uma viagem independente para a regiao deve ser bem legal. Acho que a viagem de onibus entre Snatiago e Valparaiso dura menos de 2 horas, e saindo bem cedinho de manha, dah pra aproveitar bem o dia, e encaixar facilmente as duas cidades.

Para se locomover por Valparaiso, que eh uma cidade inteira construida nas escontas, use os bondinhos! cada bairro tem seu funicular, facilitanto a vida dos turistas e dando uma folga pra sua panturrilha!

Entre Valparaiso e Vina del Mar existem inumeras linhas de onibus e bondinho, alem de taxi eh ridiculamente barato no Chile – e uma vez chegando em Vina del mar, tudo fica por lah mesmo, a cidade eh compacta, concentrada na beira da praia e na rua de tras, lotada de bares restaurantes e afins.

Mais fotos de Valparaiso e Viña del Mar, AQUI.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Cris - 12/01/10 - 11h27

    Dri… Leio sempre seu blog mas nunca tinha comentado…..
    No Chile….nao compensa alugar um carro??? é muito dificil de se achar de carro?
    Morro de vontade ir para o Chile… mas realmente de excursao ja me da ate preguica….hehehehe
    Beijos…

    P.S.: As fotos estao cada dia mais lindas….

    Responder
    • Adriana - 12/01/10 - 11h32

      Oi Cris, Acho que compensa sim… mas pra falar a verdade nao cheguei a ver precos, nem disponibilidade de locadoras etc. A verdade eh que nenhum de nos 4 estavamos com disposicao de dirigir por lah. ateh as esdradas boas e tal, mas eh dificil (e perigoso) dirigir pelos Andes, e de carro alugado, onibus ou escursao nao elimina o principal problema do Chile: as distancias!
      Entao no nosso caso, nao queriamos o estresse de dirigir por um lugar que nao conheciamos bem, e sabiamos que nao seria facil de dirigir.

      Responder
  2. Clarissa - 12/01/10 - 12h04

    Oi Adriana, pena que não sabia da tua viagem, fomos para Santiago em abril e ficamos tb 4 dias. Contratamos um motorista no hotel – REMISE – o preço foi ótimo e fizemos todos os passeios em Viña del mar e Valparaíso no nosso tempo.
    Lindas as tuas fotos!
    Bjs Clarissa

    Responder
  3. Letícia R. - 12/01/10 - 12h53

    Adorei os relatos do Chile! Sou louca para conhecer um vinhedo e não tenho preconceito com Concha y Toro – também tenho garrafas deles rs… é um passeio que sempre recomendo aos meus pais. Eles são super viajandões, mas ainda não saíram do Brasil. Quando dei essa sugestão, os dois (que também amam um vinhozinho) se animaram demais! Mas meu desejo, meeeesmo, é conhecer algum vinhedo na Toscana, na época das margaridas, acompanhada pelo meu amor… ai, ai, que romântico hahaha!

    E, sem surpresa, gostei de ver a iniciativa de vocês quando abandonaram a excursão. Esses apertos e arroubos vão colorir os papos futuros de lembranças da viagem… e o casal Dri+Aaron não tem medo de perrengue, porque sabe aproveitar uma viagem!

    Não vejo a hora de acompanhar a cobertura da lista 2010! =)

    Responder
  4. Fernanda-Peru - 12/01/10 - 20h12

    Quando estive no Chile, alugamos um carro em Santiago e fomos até Valparaíso e Viña del Mar. Valeu a pena, preco bom e estrada ótima, tranquila! Depois deixamos o carro no aeroporto e seguimos para o Atacama, que realmente foi demais!!

    Responder
    • Marcela - 21/12/10 - 12h02

      Olá Fernanda…. estou indo para Santiago, em 4 pessoas, e pretendemos alugar uma carro so para passar a virada do ano em Viña del Mar e voltar… Pretendemos sair de Santiago a tarde, jantar por la e ver o fogos e por volta da 1h30 para Santiago.
      Vc acha tranquila a estrada?
      Qual o nome da locadora que vc utilizou?

      Abraço.

      Responder
    • Felipe Karam - 11/12/11 - 18h14

      A Fernanda comentou que foi de carro até Valparaíso de Viña del Mar. Será que poderia me informar qual foi a locadora de veículos? E se fez pesquisa, na época, o que levou em consideração para decidir pela locadora escolhida? Estamos indo ao Chile neste final de ano. Obrigado. Abraços.

      Responder
  5. CarlaZ - 12/01/10 - 22h10

    Putz…viajante independente muito melhor que qualquer passeio em grupo!

    Responder
  6. Roteiro de viagem no Chile - 13/01/10 - 17h12

    […] sugestao de passeio bate e volta eh Valparaiso e Vina del Mar, ambas pertinho de Santiago, e sao uma boa mostra de praia do Pacifico (agua gelaaaaada!), e boa […]

    Responder
  7. Georgia - 27/05/10 - 15h54

    Oi Adriana, estou aprendendo muito com seu blog! Vou pro Chile no início de setembro e estou q nem barata tonta pois vou pela free way pro Atacma e na volta fico mais 8 dias em Santiago por conta própria e já ouvi todo tipo de conselho! enfim, vc acha q nesta época seria muito complicado ir da carro a Valparaiso e Vina de mar? Vc contratou essas excursões ainda no Brasil ou em Santiago durante sua estada?
    Agradeço desde já e adorei seu blog!

    Responder
    • Adriana - 27/05/10 - 15h59

      Eu contratei tudo diretamente lah em Santiago. Acaba saindo bem mais em conta doque pela Internet, e o spasseios estao sempre disponiveis o ano todo, e todos os dias.
      Eu nao dirigiria no Chile, pois achei as estradas que cruzam os Andes bem cascudas, mas sei que tem gente que prefere encarar estrada doque participar de escurssao, entao depende de cada um!

      Responder
  8. Regina Helena - 29/06/10 - 17h22

    Adorei seu blog! Vou voltar sempre aqui! Uma dúvida: Dá para fazer Viña del Mar e Valparaíso em um dia inteiro? Caso positivo, o que eu não poderia deixar de ver em ambos lugares? Detalhe: eu vou mês que vem, inverno. Obrigada pela resposta!!! Beijo!

    Responder
  9. Ivaldo Barbosa - 15/10/10 - 12h56

    Adriana,

    Ainda não fiz nenhum viagem fora do Brasil, me interessei pelo Chile, te pergunto:
    Entre final de janeiro e inicio de fevereiro é verão no Chile?
    Eu adoro tomar banho no mar e caminhar, quais lugares vc recomenda?

    Um abraço.

    Ivaldo

    Responder
    • Adriana - 15/10/10 - 14h04

      Sim!
      Chile e Brasil estao no mesmo continente e no mesmo hemisferio, entao as estacoes do ano sao sempre as mesmas.

      Mas se sua intencao eh “fazer praia”, as praias do Brasil sao muito m,elhores que as do Chile que sao praias do Pacifico, muito mechidas e de agua fria.

      Responder
  10. Luise - 21/12/10 - 15h17

    21/12/10
    Oi,
    Adriana

    estou querendo realizar um passeio nesses mesmos lugares que vc foi,entretanto meu marido prefere ir para Itacaré.
    Vale realmente ir conhecer esses lugares e os valores de hotéis?
    obrigado-abç-Luise

    Responder
  11. walmor ely - 04/01/12 - 01h42

    Parabéns, lindo, cheguei de lá dia 27.12.11, faz uma semana
    de moto, me apaixonei pelo Chile.
    Voltaremos. Abraço.

    Responder
  12. Marcia - 12/02/12 - 23h28

    Por favor me deem um help em escolher um Hotel (pode ser Albergue ou Apto) com precinho acessivel e bem localizado pra visitar os points a pe. Vou dia 23.02 com meu marido onde ficarei por 11 dias. Adorarei dicas tbe do que fazer e onde ir,
    bjs,

    Responder
  13. Estou indo para o Chile semana que vem e pensei em fazer o passeio para as cidades com a Turistik… mas acabei de mudar de idéia e vou alugar um carro!

    Responder
  14. Polliana Ribeiro - 11/10/12 - 14h36

    Oi, Adriana… estive recentemente no Chile e validei muitas das suas dicas. Nesse post sobre Valparaíso (http://acrosstheuniverse.blog.br/um-passeio-a-valparaiso-e-vina-del-mar) falei sobre sua experiência frustrante com agências.

    Responder
  15. João Henrique - 14/10/12 - 23h26

    Ola Adriana
    Acabei de chegar do Chile e fiz Valparaiso e Viña del Mar por conta própria e foi super tranquilo. São duas cidades cheia de atrações e é facílimo pegar o ônibus na estação central ( rodoviária ). Tem 4 empresas que viajam para lá a cada 15 minutos…enfim…fujam de excursão !!!

    Responder
  16. Alberto Rafael - 08/01/15 - 14h17

    Olá, dá pra fazer Viña del mar e Valparaiso num mesmo dia, de ônibus e ainda voltar para Santiago?

    Responder