04 Apr 2010
10 comentários

Dahshur e Saqqara

Cairo, Dicas de Viagens, Egito

Se voce achava que as Piramides de Gizé sao os monumentos mais antigos do mundo, então é porque voce ainda nao ouviu falar de Saqqara e Dahshur!

Saqqara foi a primeirissima piramide a ser contruida no mundo, e só pra colocar as proporções em perspectiva, quando a piramide de Cheops (a maior e mais antiga da plataforma de Gizé) foi construida Saqqara já tinha muitos seculos de vida, e já era considerado um monumento “historico” usado como modelo para outros faraós.

Na verdade Saqqara era um complexo com 11 piramides e varios outros monumento funerarios, e estavam totalmente enterrados na areais do deserto ateh meados do seculo 20. A principal e mais importante (e tambem a mais antiga) é a Piramide de degraus (Step Pyramid) de Zozer, construida por Imhotep para abrigar os corpor dos falecidos Faraos, suas familias, cidadaos de alto escalao na sociedade da epoca e oficiais do exercito.

A Piramide de degraus foi a primeira estrutura de pedra a ser construida pelo homem (que se tenha registro). A construção foi feita em 6 estagios, e a cada novo degrau, os construtores iam descobrindo que ao modificar parte da tecnica e o material, a estrutura poderia continuar subindo. Dai pra frente as maravilhas arquitetonicas do Egito floresceram!

Ao redor da piramide os sarcofagos, tumbas e templos aidna estao sendo pouco a pouco escavados e estudados, e ainda em 2006 uma nova “leva” de mumias foram achadas no inteior de uma das estruturas.

Na entrada do complexo de Saqqara esta tambem o museu de Imhotep, que fica meio esquecido entre grandes monumentos – resolvemos entrar por acaso para nos refrescar no ar condicionado e acabamos descubrindo uma grande maravilha! Quase todas as reliquias descobertas no complexo de SAqqara estao expostos ali, com esculturas, mumias e sarcofagos que datam de 3000 a.c.!!!

A tecnica de contrução de piramides de Saqqara deu origem as piramides de Dahshur, a cerca de 11km de distancia.

No complexo de Dahshur, 3 das piramides originais ainda estao de pé, e a area só foi aberta a turistas em 1996 – por estar tao afastada do Cairo, passear em Dahshur é como ter uma piramide particular só pra voce!

As duas piramides principais sao a Piramide Curvada e a piramide vermelha.

A Piramide Curvada foi a primeira tentativa de construir uma piramide sem degraus, apos a conclusao de Saqqara – os arquitetos do faraó Sneferus começaram a empilhar as pedras em algulos levemente curvados, até que a estrutura interna começou a ceder, e entao os angulos modaram de 56º para 43º graus, que originou o nome da piramide.

Por dentro, suas camaras ainda conservam a estrutura original de madeira, que balanceavam a instabilidade das pedras curvadas, e esta fechada ao publico.

Bem ao lado esta a Piramide Vermelha, que foi a primeira piramide construida em angulos retos, e que serviu de “molde” para as piramides de Gizé.

Os arquitetos foram os mesmos, seguindo o mesmo projeto, porem consertando oque nao tinha dado certo de primeira. O nome “Vermelho” é derivado da tonalidade das pedras usadas em sua estrutura, já que a piramide em estado original era coberta por tijolos de pedra branca.

A Piramide Vermelha é aberta ao publico, e a entrada é de graça (vem incluida no preço do ticket normal), e como o complexo é semi deserto (longe demais do Cairo e nao atrai muitos grupos de turistas) estava praticamente vazio!

Apesar do calor de matar, resolvemos arriscar! Afinal não é todo dia que temos a oportunidade de entrar numa piramide!

A entrada é assustadora! Uma portinha minuscula ha 125 metros do chao, e ao olhar lá dento só se vê escuridão: Fomos descendo agachados, protegendo testas e cabeças e se segurando com todas as forças no corrimão!

Valeu o sacrifico!

Apesar de nao ter nada pra ver lá dentro, é sem duvida interessante ver como eram as camaras que abrigavam os tumulos dos faraós, e é dificil acraditar que embaixo daquela montanha de pedras está aquela salinha!

Lá em baixo o ar é rarefeito, e o pouco que sobra tem um cheiro fortissimo de amonia, oque dá uma sensação de abafamento agoniante! Voce tenta desesperadamente respirar, mas o ar que entra queima suas narinas e garganta… sso sem falar no cansaço nas pernas e braços depois de descer os 150 metros praticamente de cocoras!

O pior?É lembrar que ainda temos que voltar!

A unica maneira de chegar a Saqqara e Dahshur é de carro ou tour – ambas ficam bastante afastadas do Cairo e nao existe trabsporte publico que chegue lá perto.

Nos algumaos um carro/taxi arranjado pelo nosso albergue e pagamos 150 libras Egipcias – na verdade o tour incluiria tambem Manphis e Gizé, mas já tinhamos ido a Gizé no dia anterior, entao nosso passeio durou apenas meio dia (das 8:30 as 14:00). Achamos que íamos conseguir negociar o preço, por estar cortando uma parte do tour-padrão, mas acabamos caindo no golpe do motorista e pra nao ter encheção de saco acabamos pagando 200 libras Egipcias (que dá +- 30 dolares).

Para entrar em cada uma dos sitios arqueologicos (Dahshur + Saqqara) custa 60 Libras, e estudante paga meia.

Adriana Miller
10 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
10 comentários
  1. glau - 05/04/10 - 00h47

    oi adriana, obrigada pela resposta sempre prompt!
    q assustador essa sua descricao de entrar na piramide, alias o post todo da uma aula incrivel de historia.
    thanks
    .-= glau´s last blog ..Life in the UK test =-.

    Responder
  2. Maria Antonietta - 05/04/10 - 01h47

    Dri, essa viagem está sendo mesmo uma aventura! Primeiro aquela história do carro que já foi uma loucura (aliás, muita loucura!) e agora esse corredor fininho, com aquela entrada medonha! Só de olhar as fotos já fiquei com falta de ar! E quem me garante que aquela portinha vai permanecer aberta até a volta? Mas deve ter sido bem interessante, melhor ainda para a gente que pode acompanhar só pelas fotos, sem passar esse sufoco! Estou adorando os posts! Boa viagem para vcs!

    Responder
  3. Larissa - 05/04/10 - 13h41

    Oi Dri, posso te chamar assim ?!!rs
    tem pouco tempo que conheço o seu blog e já esta entre os meus preferidos. Adooorooo viajar e por isso acabo viajando nas suas fotos… hehe
    Estou gostando muito e cada dia entro em um lugar diferente já que tem muita materia no seu blog…
    Beijos,
    Larissa

    Responder
  4. Sonia - 05/04/10 - 22h52

    Oi Dri! Os lugares são mesmo fantásticos! E vcs estão bem elegantes! Adorei!

    Responder
  5. Jacqueline - 21/04/10 - 11h06

    Dri, vc fala de ticket… a àrea das piramides è acessìvel somente a pagamento??

    Responder
    • Adriana - 21/04/10 - 11h08

      Sim, todas elas.
      No Egito vc paga por tudo!
      As areas arqueologicas sao todas cercadas e muradas, e pra sequer ver ou chegar lah perto vc tem que pagar um entrada que varia entre 50 e 100 Libras Egipcias (entre 10 e 20 dolares)

      Responder
  6. Elizabeth - 12/03/12 - 14h07

    Olá,
    seu site é lindo e maravilhoso!!!
    Suas dicas são super pertinentes e temos muito em comum!!!
    Tb adoro moda e história!!! Parabéns pelo site!!!!
    Gostaria de ter outras informações sobre a sua viagem para o Egito como por exemplo o nome do albergue q vc se hospedou, e regiões boas para ficar, onde comer e boas compras (lembrancinhas).
    Será a minha próxima viagem!!!
    Aguardo contato!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 12/03/12 - 15h52

      Oi Elisabeth, se nao me engano o albergue que ficamos se chama “Africa Hostel” e esta linkado em algum dos posts da serie do Egito. Da uma olhada nos posts da categoria “Egito” que esta tudo por la! :-)

      Responder
  7. […] (taxi, arranjado direto no albergue) e fomos passar o dia nos arredores de Cairo, nas Piramides de Dahshur e Saqqara. Ambas ficam afastadas do centro do Cairo e demoram bastante tempo pra chegar lah, entao considere […]

    Responder
  8. Luis Alberto - 01/06/15 - 00h41

    Meus agradecimentos por ter me levado a realizar parte do meu sonho que é visitar estas obras, e poder passar a mão nelas. E meus parabéns por você ter realizado. Boa Sorte !!!

    Responder